Se eu fizer ranking com as perguntas que eu mais recebo, com certeza essa estaria nos primeiros lugares: Como escolher o nome ideal para o meu negócio? Então, hoje vou responder a pergunta do milênio.
“Camila, quando eu for criar um negócio no Facebook, eu crio uma página com o meu nome ou com o nome da minha empresa? Como escolher o nome ideal para o meu negócio”
Não sei porque eu ainda não escrevi sobre uma das perguntas que mais recebo. Então, para começar, vou responder o clássico: depende, e explicarei o por que. Vou te dar duas opções para você decidir qual é o melhor caminho para você.
Qual o nome ideal para o meu negócio?
Empresas geralmente possuem uma marca, certo? Mas, se você perceber, eu tenho uma fanpage com o meu nome. Quer saber o motivo? Porque eu sou a marca. O meu nome é o negócio e sou eu que estou à frente das câmeras.
Então, se você tem um negócio ou quer abrir um e não vai ficar à frente das câmeras, na minha opinião, não faz sentido usar o seu nome.
É muito melhor você criar uma marca, para que você possa colocar outras pessoas para fazerem a comunicação da empresa.
Se você vai ser o rosto dessa empresa, a pessoa que irá divulgá-la e promovê-la? Faz sentido criar uma página com o seu nome. Se não, foque na criação da sua marca.
Agora, você pode estar pensando:
“Tá, mas Camila, se eu criar uma empresa com meu nome, quando ela crescer eu não vou poder vender, pois ela está ligada a minha pessoa”.
Vou te dar o exemplo da Chanel. A Chanel é uma empresa global, que possui lojas no mundo inteiro, fatura bilhões e tem o nome de sua criadora, Coco Chanel. Ela faleceu há anos e mesmo assim alguém continuou tocando essa marca, que atualmente está ainda mais valiosa no mercado.
Nem sempre isso é uma realidade. Logicamente, se você vender uma marca, a sua imagem vai junto.
Se você pegar outros exemplos de marcas que têm o nome de seus criadores, começará a perceber que é possível criar uma empresa com seu nome e ela se tornar uma marca global.
Se você está criando um negócio do zero, tem a possibilidade de construir a sua autoridade primeiro, e depois passar essa autoridade para o negócio que você quiser. Assim, poderá criar sua página, ser uma pessoa conhecida e reconhecida dentro do seu segmento, para depois passar essa influência para o que você quiser.
Vou dar um exemplo para você entender
Vou usar o caso do Flávio Augusto como um segundo exemplo. O Flávio já tinha vários negócios, já era um empreendedor e criou a página Geração de Valor, onde acabou sendo muito conhecido como pessoa.
A partir do momento que ele se tornou uma autoridade dentro do seu mercado, tudo que ele estiver envolvido e que recomendar tem terá um peso maior.
O MeuSucesso.com é um grande exemplo disso, pois é uma startup recente que está indo muito bem, pois tem muito da força e da autoridade do Flávio recomendando esse portal. Claro, além de todo o conteúdo e qualidade do site.
Esse é um ponto importante que você pode construir!
Você constrói o seu nome, seu posicionamento e depois pode passar isso para seu negócio e para os negócios de um parceiro, fazendo uma transferência de autoridade.
Basicamente a regra que eu sigo é a seguinte: você estará à frente desse negócio? Lá na frente você gostaria de construir uma autoridade para passá-la para outros negócios ou para parceiros? Então você pode criar uma página sua e promover o seu nome.
Porém, se você não vai ficar à frente desse negócio, se não vai ser o “garoto propaganda”, eu não vejo muito sentido em você criar uma página com o seu nome. Crie com a sua marca, para você ter a ajuda de outras pessoas que farão a divulgação dela para você.
Na hora de escolher o nome ideal para o meu negócio, o mais importante é pensar mais na frente, lá no futuro. Você pensa em ficar conhecido ou não? Qual a melhor alternativa para você? Faça essas perguntas e escolha o que é melhor para o seu negócio.
Assista ao vídeo:
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