Olá, tudo bem?
No dia 21/04, o Facebook lançou 3 mudanças no algoritmo que distribui o conteúdo dentro da rede social, mais conhecido como Edgerank.
Nas mudanças anunciadas, estão 3 pontos importantes:
1. Mais conteúdo de páginas que você interage mais
Segundo o Facebook, havia uma regra para minimizar posts repetidos de páginas em sua linha do tempo. Isso era mais forte para quem tem poucos amigos, o que poderia causar uma série de posts da mesma página, o que, segundo eles, era ruim para a experiência do usuário. Desta forma, a primeira mudança no Edgerank é esta: é possível que você veja mais posts da mesma página no seu feed de notícias.
2. Mais relevância para amigos próximos
Com o aumento do número de amigos que cada um de nós tem no Facebook, fica cada dia mais difícil acompanhar o que acontece com eles. Por isso, a segunda mudança é dar mais relevância para o conteúdo de pessoas que somos mais próximas no Facebook, ou seja, pessoas que interagimos mais com seu conteúdo, curtindo, comentando, compartilhando suas publicações. Com isso, é mais provável que veja mais conteúdo de pessoas que são realmente importantes para você.
3. Menos ações de amigos
Uma noticia não muito boa para as páginas é a diminuição de posts promovendo ações de amigos. Segundo o Facebook, os usuários não gostam de ver posts de amigos comentando ou curtindo conteúdo de páginas que eles não curtem. Por isso, esse tipo de engajamento deverá aparecer menos no seu feed.
Pelo o que parece, os compartilhamentos permanecem como os formatos de engajamento mais “quentes” e este tipo de post, de conteúdo compartilhado, deverá permanecer. Isso, para as empresas não é uma boa notícia, pois comentários e compartilhamento de fãs, devem atingir menos pessoas e, o alcance orgânico diminuir.
Minha opinião
Eu gostei das 3 mudanças no Edgerank. Como usuária, realmente o ponto 3 é algo que não faz muito sentido e pode trazer conteúdos desinteressanes para o feed. Como empreendedora e por entender a importância do alcance orgânico, achei que mais um desafio para nós usarmos o Facebook. Já prevejo as matérias nos grandes portais matando o Facebook, #mimimis da queda do alcance e tudo o que vejo sempre que algo muda.
Mas, a regra é clara: as regras mudam e você precisa aprender a jogar para vencer, não parar porque ficou mais difícil. “Quando a maré sobe, todos os barcos sobem”. Por isso, se você tem uma estratégia, isso será um filtro. Somente os mais preparados sobem a maré.