Monitorar concorrentes: 9 ferramentas de acompanhamento

por | maio 24, 2019 | Facebook | 6 Comentários

Diversas empresas têm por hábito avaliar seus resultados, desempenho e estratégias. Mas algo que nem todas fazem é monitorar concorrentes. O monitoramento, também conhecido como benchmark, é uma estratégia importante para qualquer negócio. Saiba como monitorar a concorrência nas mídias sociais e também como é feito o monitoramento dos concorrentes.

Qual a importância da análise da concorrência?

Ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo pode ser muito importante para o negócio. Grandes marcas investem muito para monitorar a concorrência, pois isso as mantém à frente no mercado.

Quando você avalia o que outras empresas estão fazendo, acaba criando uma visão mais clara sobre os diferenciais do seu próprio negócio.

E a tecnologia veio para facilitar a vida de quem não dispõe de muito tempo e, muitas vezes, não tem nem dinheiro para isso.

Atualmente, existem muitas ferramentas e sites com funcionalidades que auxiliam a monitorar as redes sociais e a fazer análise da concorrência.

Nesse vídeo, a Camila ensina 3 maneiras de monitorar concorrentes:

Vamos falar deles também ao longo do post e separamos mais 6 formas de monitorar concorrentes. Acompanhe!

MONITORAR CONCORRENTES: FERRAMENTAS GRATUITAS

1. PÁGINAS PARA ACOMPANHAR NO FACEBOOK

O próprio Facebook disponibiliza uma função para que você possa acessar alguns dados dos concorrentes. Ela fica dentro da parte de informações sobre a sua página.

Com ela, você obtém os seguintes dados sobre as páginas das empresas que quer acompanhar: número de curtidas, crescimento da página, número de publicações feitas e o envolvimento com as publicações feitas na semana.

Veja como é fácil usar esse recurso:

Passo 1. Entre em sua página do Facebook e acesse a guia Informações, no menu à esquerda da tela;

Passo 2. Em Visão Geral, role a página até encontrar a seção Páginas para Acompanhar;

Passo 3. Nesta seção, clique em Adicionar Páginas;

Passo 4. No pop-up que irá abrir, use a caixa de pesquisa para localizar a página dos seus concorrentes. Selecione os que deseja acompanhar clicando em Acompanhar Página;

Passo 5. Você poderá monitorar até 5 páginas concorrentes. Ao final, clique em Concluir.

Feito isso, sempre que você acessar essa seção, poderá monitorar concorrentes Facebook e ver as informações sobre as páginas deles, como mostrado no vídeo que mencionamos no início do artigo.

2. TRANSPARÊNCIA DA PÁGINA NO FACEBOOK

Agora, se você não quer ver apenas o crescimento das outras empresas, mas também deseja acompanhar o trabalho que elas estão desenvolvendo, pode monitorar os anúncios que elas estão veiculando.

Para aumentar a transparência do que é feito dentro da rede social, o Facebook permite ver quais são os anúncios que cada página está veiculando.

Essa ferramenta tem como principal objetivo evitar publicidade fraudulenta, mas você pode usá-la para monitorar concorrentes e também se inspirar em conteúdos para anúncios e posts nas redes sociais.

Para fazer isso, é só acessar a página do Facebook que você deseja ver os anúncios e rolar a tela até encontrar a seção Transparência da Página. Ao clicar em Ver Tudo, localize a opção Ir para a Biblioteca de Anúncios.

monitorar concorrentes

Pronto! Uma nova página irá abrir e nela você poderá ver todos os anúncios ativos naquela página no momento.

Por esse caminho, além de verificar os anúncios ativos, você também fica sabendo quando a página foi criada, se o nome foi alterado, de onde são os administradores e até mesmo se ela foi mesclada com alguma outra.

O mais legal dessa funcionalidade é que você não precisa usá-la apenas para ficar de olho em seus concorrentes. Você também pode acessar para acompanhar o que as grandes marcas estão fazendo, como o mercado vem inovando nos anúncios e se inspirar.

3. SIMILARWEB

Para usar a SimilarWeb é muito fácil, basta digitar no menu superior o endereço do site do seu concorrente e pronto! Um relatório cheio de informações será gerado e você pode até fazer o download em PDF.

Nele, você tem dados como: a quantidade de visitas recebidas nos últimos meses, o engajamento do público com o site, de onde está vindo o tráfego do site, o quanto é tráfego orgânico e quanto é pago, e mais uma série de informações.

A SimilarWeb é uma das ferramentas para análise de concorrentes mais completas, se considerarmos seus recursos gratuitos. Imagina então se você contratar um plano pago.

No plano pago, você poderá fazer uma análise comparativa entre vários endereços de concorrentes, por exemplo.

4. GOOGLE ALERTAS

Já falamos dessa ferramenta do Google aqui no blog, pois ela é muito útil, simples de usar e o melhor: é totalmente gratuita.

Para fazer o monitoramento dos concorrentes, basta você cadastrar o nome, endereço do site e qualquer informação dele serão enviados alertas para o seu email sempre que surgirem no Google.

Adicione também palavras-chave do seu nicho e que tenham a ver com o seu negócio para acompanhar o que está sendo falado sobre o assunto e receba notificações do Google Alerts.

5. SOCIAL BLADE

Se você quer monitorar redes sociais de seus concorrentes, esse site é o ideal. O Social Blade ajuda pois mede em tempo real o volume de seguidores e a quantidade de interações geradas por uma determinada conta.

Você poderá monitorar redes sociais como: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, Tik Tok, entre outras.

6. UBERSUGGEST

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita para monitorar concorrentes. Com ele você consegue verificar o número de palavras-chave orgânicas que ele posiciona e qual a estimativa de tráfego total para essas palavras-chave.

Além disso, ele dá a pontuação do domínio (domain score), a quantidade de backlinks recebidos e o tráfego por mês durante os últimos 12 meses. Vale muito a pena testar.

MONITORAR CONCORRENTES: FERRAMENTAS PAGAS

Se você busca relatórios mais completos para aprimorar ainda mais a sua estratégia na busca de seus clientes, listamos abaixo algumas ferramentas pagas para monitorar concorrentes que você precisa conhecer.

Elas podem vir a ser um grande investimento para o seu negócio!

7. SEMRUSH

A SEMRush é uma das mais conhecidas e usadas por quem é social media ou trabalha com marketing digital.

Ao digitar a palavra-chave, você terá o relatório sobre a quantidade de busca, o tráfego e principais sites que ranqueiam para esse termo.

Ao digitar o link do site do seu concorrente, por exemplo, a plataforma disponibiliza uma série de informações, incluindo: quantos backlinks que ele tem, quais as palavras-chave que ele ranqueia e quais termos geram maior tráfego.

A SEMRush é paga, mas possui um período de teste de 7 dias.

8. MENTION

O funcionamento do Mention é bem parecido com o do Google Alertas, porém ele é mais focado em monitorar redes sociais, blogs e vídeos.

É só cadastrar um assunto, termo ou palavra-chave e você verá tudo o que estão falando sobre isso na internet. E você também pode ser notificado por email.

Ao contrário da ferramenta do Google, essa é paga mas você pode fazer um teste gratuito por 14 dias.

9. BUZZSUMO

Quando o assunto é monitorar redes sociais, o Buzzsumo é umas das ferramentas mais eficientes.

Para se ter uma ideia, com ele você consegue saber qual foi a postagem nas redes sociais do seu concorrente que mais teve compartilhamentos em um determinado período.

Também é possível criar alertas de palavras chave, para ser notificado cada vez que ele postar algum conteúdo sobre ela. E ainda fornece excelentes relatórios comparativos entre seus concorrentes.

Para monitorar concorrentes e ter acesso a todas essas funcionalidades, é preciso assinar um dos planos pagos da ferramenta. Mas você pode ter um gostinho fazendo o teste de 7 dias grátis.

Estratégia Competitiva – Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência

Agora que você sabe como monitorar concorrentes, quero saber se você também tem monitorado os números do perfil do Instagram da sua empresa.

O Instagram Insights é uma ferramenta nativa da rede social que te ajuda a obter informações importantes sobre a sua conta.

Continua depois da publicidade

Tags:

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

6 Comentários

  1. josiel

    Parabéns pelos ótimos conteúdos aqui disponibilizados de forma gratuita, seu site é muito top. Acompanho o seu trabalho a um certo tempo, e você é uma das referência no assunto do marketing digital.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Josiel
      Obrigada pelo feedback
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Lucia Winther

    Obrigada. Nas minhas duas páginas não há a seção Páginas para acompanhar.
    Como criar ou encontrar isso?

    Responder
  3. Danilo Murbach Silva de Oliveira

    Olá Camila,
    Eu não estou encontrando de jeito nenhum a guia “Informações”.
    Ela fica na minha página de usuário do Facebook ou na página do concorrente que quero monitorar? Não a
    encontro em ambos, pode me ajudar por favor?
    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Oi, Danilo
      Na sua página. No novo layout ela fica no menu lateral esquerdo.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest