Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

por | ago 18, 2011 | Facebook | 14 Comentários

Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

Sabe aquela frase: “Não basta ser pai, tem que participar”? Então, digamos que uma empresa nas redes sociais viva o mesmo dilema. Não basta postar conteúdo, interagir e divulgar seus produtos, tem que saber o que estão falando sobre a marca. Monitoramento é uma das principais áreas das ações na web, que, felizmente, permite a coleta de informações sobre a reputação das marcas de forma mais simples, se comparado ao marketing offline.

Como nem todas as empresas são uma Gatorade da vida, que tem um centro de monitoramento de marca semelhante a uma sala da NASA, hoje você vai conhecer algumas ferramentas gratuitas para monitorar sua marca no Facebook. Só por curiosidade, assista no vídeo a seguir o humilde centro de monitoramento da Gatorade:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=InrOvEE2v38&feature=player_embedded]

Pau para toda obra

Vamos começar com os buscadores sociais. Em tese, eles funcionam como o Google, porém realizam as buscas especificamente nas redes sociais. Se você reparar, até o visual é semelhante ao Google. O bom deste tipo de buscador é que eles abrangem várias redes sociais, o que facilita a coleta de dados.

Buscadores sociais

  • 48ers: No 48ers é possível segmentar as buscas de acordo com a rede social desejada. Simples, mas quebra um galho.
Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas
  • Socialmention: Não permite a segmentação de resultados por rede social, porém permite a divisão das buscas de acordo com categorias, como: blogs, comentários, eventos, vídeo, áudio, etc. Sua vantagem é a possibilidade de cadastrar alertas que podem ser enviados por email contando o histórico da sua marca diariamente.
Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas
  • SocialSearching: Aqui a conversa é curta e grossa: ou busca no Twitter ou no Facebook. Na busca no Facebook você pode pesquisar entre os comentários dos seus amigos ou entre todos os usuários do Facebook.
Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas
  • Kurrently: O Kurrently é semelhante aos demais serviços, com possibilidade de busca no Twitter, Facebook, Google, Bing, YouTube e Baidu.
  • Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

Direto na fonte

Para quem quiser se manter ligado no que falam sobre as marcas no Facebook, nem precisa sair da rede social. Use a barra de busca do Facebook, digite os termos que deseja monitorar e vá até mais “Veja mais resultados”.

Em seguida, basta clicar em “Publicações de todos” e receber direto da fonte as menções da sua marca no Facebook. Provavelmente, todos os buscadores citados acima utilizam este recurso, porém os resultados são exibidos dentro dos seus respectivos sites.

Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

Quase um divã

Com foco somente no Facebook, outros serviços de monitoramento de marca ajudam a entender e a identificar o desempenho das marcas na rede social. A partir destas ferramentas, uma empresa pode saber se suas estratégias estão gerando resultados e os clientes aderindo às suas ações no Facebook.

Ferramentas de desempenho

  • Momentus – Community Health Score: uma ferramenta muito simples, mas ajuda a retirar algumas médias da atuação das empresas no Facebook. No final da análise, sua fanpage recebe uma nota e entra para o ranking das melhores posicionadas de acordo com a categoria do seu negócio no Facebook. O legal desta ferramenta é que é possível acompanhar a concorrência.
Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas
  • Edgerank Checker: nós já falamos sobre o Edgerank aqui no blog. Para quem não sabe, Edgerank é um cálculo que o Facebook faz para determinar quais páginas têm preferência para aparecer no feed de notícias dos fãs. As páginas que gerarem mais engajamento com este fã aparecem mais em seus feeds. O Edgerank Checker é uma ferramenta que exibe a sua pontuação no Edgerank do Facebook. Por ser pago, o serviço só fornece alguns dados, mas que ajudam na hora de uma avaliação.
Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas
  • Fangager: O Fangager é muito interessante, com ele é possível identificar os fãs mais ativos de uma fanpage e separar os dados de acordo com semanas, dias ou meses.

Quase um Google

Poucas pessoas usam o buscador Bing da Microsoft. Entretanto, depois da parceria da empresa de Bill Gates com o Facebook, o esquecido Bing pode ser uma excelente ferramenta gratuita de monitoramento. O fato é que o Bing Social oferece alguns resultados que nenhum dos buscadores acima forneceu.

Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas

Considerações

Por serem ferramentas gratuitas, você pode utilizar todas da forma que preferir (frase “usar sem moderação” não cabe aqui, pois estamos falando justamente de usar estas ferramentas para monitorar marcas (rs)).

É claro que existem dezenas de opções muito mais completas do que as citadas neste post, mas em sua maioria, são pagas e, por sinal, muito bem pagas. Se sua empresa possui um alto volume de menções nas redes sociais que precisa ser monitorado, investir em uma ferramenta paga pode ser a melhor alternativa.

Entretanto, se sua marca não precisa controlar tanto o que fala dela ou tem recursos escassos, ferramentas gratuitas, se usadas em conjunto com a inteligência, dão conta do recado. Não se esqueça que o próprio Facebook oferece estatísticas valiosas sobre o desempenho de sua fanpage. Não deixe de conferi-las periodicamente.

Caso você conheça outras ferramentas de monitoramento, compartilhe com todos no espaço de comentários.

Até a próxima!

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Youtube

Tags:

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

14 Comentários

  1. Emily Figueiredo

    Camila, ia só comentar que acabei aparecendo no seu print, rs… Mas preciso deixar registrado também que o post foi muito útil. obrigada! =)

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Emily, era você? Tem algum problema você aparecer? Viu só como é bom tomar cuidado com o ue se escreve na web. Nunca se sabe quando uma blogueira louca pode tirar um print. Se você quiser, borro seu rosto. ahaha. Bjos

      Responder
  2. Emily Figueiredo

    Camila, ia só comentar que acabei aparecendo no seu print, rs… Mas preciso deixar registrado também que o post foi muito útil. obrigada! =)

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Emily, era você? Tem algum problema você aparecer? Viu só como é bom tomar cuidado com o ue se escreve na web. Nunca se sabe quando uma blogueira louca pode tirar um print. Se você quiser, borro seu rosto. ahaha. Bjos

      Responder
  3. fabianafaria

    48ers salvou a minha vida. Obrigada, hehehe…

    Responder
    • Anônimo

      Legal!

      Responder
  4. fabianafaria

    48ers salvou a minha vida. Obrigada, hehehe…

    Responder
    • Anônimo

      Legal!

      Responder
  5. Endrigo Tesch

    Impressionante como os caras da Gatorade são preocupados…….Chegar num nível desse tem que ser mesmo pra botar pra quebrar em termos de produto.

    Responder
    • Anônimo

      Verdade. Preocupados e com grana

      Responder
    • Anônimo

      Verdade. Preocupados e com grana

      Responder
  6. Endrigo Tesch

    Impressionante como os caras da Gatorade são preocupados…….Chegar num nível desse tem que ser mesmo pra botar pra quebrar em termos de produto.

    Responder
    • Anônimo

      Verdade. Preocupados e com grana

      Responder
    • Anônimo

      Verdade. Preocupados e com grana

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest