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Como monetizar as publicações nas redes sociais?

Você trabalha com internet? Então venha conferir esse post para saber como monetizar as publicações nas redes sociais.
Sumário

As redes sociais podem ser ótimas aliadas para te ajudar a ganhar dinheiro na internet. Mas para isso, você também precisa saber como monetizar as publicações nas redes sociais.

Para começar, vamos te explicar direito o que isso realmente significa. Monetizar pode ser explicado, basicamente, como o processo de transformar algo em dinheiro. Neste post, vamos citar as redes sociais e suas ferramentas como algo que você poderá usar para gerar conteúdo e esse conteúdo será transformado em dinheiro. 

Mas não é somente com o conteúdo criado que você vai gerar uma monetização. Você pode trabalhar de diversas formas para ganhar dinheiro, já que as redes sociais são ótimas escolhas para ganhar dinheiro na internet.

Alguns outros exemplos que podemos citar são conteúdos pagos, trabalhos com afiliados e até vendas online. Por isso, separamos a seguir as principais maneiras para você monetizar publicações nas redes sociais. 

Saiba Mais: Como ganhar dinheiro com Marketing Digital? 13 áreas para explorar

Como monetizar as publicações nas redes sociais

Abaixo, você encontrará algumas opções para monetizar as publicações nas redes sociais. Para facilitar a sua busca, separamos as alternativas por redes sociais como Instagram e redes digitais, canal no YouTube e vídeos, além de blogs. 

Monetização do Instagram e outras redes sociais

Quando se trata de redes sociais, a melhor opção para você monetizar e ganhar dinheiro talvez seja o Instagram. Os métodos que vamos listar abaixo são ótimas formas de monetizar as publicações nas redes sociais, mas talvez você tenha maior facilidade de fazer funcionar no Instagram.

monetizar as publicações nas redes sociais

Quando se trata de ferramentas oferecidas como a possibilidade de gravar e editar vídeos longos e curtos, Stories e fotos, por exemplo, o Instagram está um passo à frente das outras redes por disponibilizar uma variedade maior de ferramentas e variações das mesmas.

Essas características da plataforma pode facilitar na hora de gerar o conteúdo para monetizar. Mas nada te impede de também aplicar esses caminhos nas outras redes sociais e monetizá-las também.

Saiba Mais: Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Publicações patrocinadas

Se você possui um perfil no Instagram com muitos seguidores ou quer investir na rede social, saiba que esse pode ser um ótimo caminho. Uma conta com, no mínimo, 10 mil seguidores e com um bom engajamento na internet pode acabar gerando uma receita de US$100 por postagem. Mas se você possui uma quantidade menor de seguidores, também existem formas para ganhar dinheiro. 

As empresas podem chegar a oferecer US$10 a cada mil seguidores. Esse valor também pode ser maior ou menor dependendo do seu nicho.

Ou seja, se você trabalhar diretamente com publicidade e publicações patrocinadas, você pode ter uma renda mais do que satisfatória. Nada te impede de monetizar as publicações nas redes sociais além do Instagram. Você pode fazer o mesmo com seu Tik Tok ou Facebook, por exemplo, já que também é possível monetizar ambas com seus posts patrocinados. 

Esse tipo de monetização também serve para blogs. Então se você quer criar um blog, você pode vender espaços de propaganda ou fazer posts de resenhas falando sobre produtos e empresas relacionados ao seu nicho e público-alvo.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados nada mais é do que recomendar produtos ou sites usando links e códigos específicos. Cada vez que alguém comprar algo usando o seu código ou através do seu link, você ganhará uma porcentagem do valor.

Uma alternativa é se tornar um afiliado da Amazon por exemplo, já que a plataforma possui uma grande quantidade de vendas diárias. Aproveite e confira como participar do Programa de Afiliados da Amazon. Outras redes de afiliados que você pode considerar são:

A melhor parte dessa forma de monetização é que você não precisa produzir conteúdo ou manter um produto. Basta divulgar o link e a loja da qual você é afiliado fará o resto.

Você pode divulgar de diversas formas. Pode usar o Tik Tok ou Facebook para compartilhar o link ou deixar disponível na sua bio do Instagram e até mesmo nos Stories.

Você também pode fazer um vídeo para IGTV ou Reels explicando como funciona o link ou montar um post no feed. Se você possui um canal no YouTube, também pode deixar o link na descrição ou nos comentários do vídeo.

Monetização do YouTube com o Google Adsense

monetizar as publicações nas redes sociais

Se você gosta de trabalhar com vídeos, então o YouTube possui maneiras excelentes para gerar dinheiro. Se você já tem um canal ou planeja criar um, é importante já ter um nicho definido e um público fiel para que isso dê certo.

Saiba Mais: 6 dicas para monetizar vídeos no YouTube e aumentar seus ganhos

Marketing em vídeo

O marketing de vídeo segue o mesmo raciocínio das publicações patrocinadas do Instagram misturado com o marketing de afiliados, contudo em formato de vídeos.

Tudo que você precisa fazer é produzir vídeos com mais qualidade e colocar anúncios neles. Uma forma de fazer isso é com o Google AdSense, uma ferramenta que permite ao usuário inserir anúncios de empresas de terceiros e ter um lucro em cima deles. A própria ferramenta coloca o anúncio nos seus vídeos e sempre que alguém clicar nele, você receberá uma porcentagem do valor obtido na sua conta.

Caso isso dê certo e seu perfil cresça ainda mais, você também poderá ser contratado por empresas para gravar propagandas, divulgar produtos e serviços e etc. Você também pode fazer o mesmo e monetizar as publicações nas redes sociais em vídeos, fazendo propagandas e anúncios patrocinados em ferramentas como o IGTV do Instagram ou nos vídeos do Facebook e, principalmente, do Tik Tok.

Outras formas de monetizar o YouTube:

  • Visualizações: O YouTube paga aos seus produtores de conteúdo usando a regra CPM (custo por mil). A cada 1000 visualizações que você tiver, receberá um valor entre R$1 e R$ 19 no Brasil, ou entre 0,25 e 4,50 dólares;
  • Produtos do canal: Você pode vender seus próprios produtos e serviços usando seu canal para fazer propagandas. Uma ótima opção caso você tenha uma loja de vendas online ou dê cursos sobre algum assunto;
  • YouTube Premium: Sempre que algum assinante do Premium assistir algum vídeo seu, você receberá uma porcentagem da receita gerada por causa da sua audiência;
  • Clube do canal: Se você decidir criar um clube, as pessoas que se tornarem membros e participarem do clube terão que pagar uma mensalidade definida por você. Será sua responsabilidade também decidir os conteúdos exclusivos e benefícios disponíveis no mesmo, podendo ser vídeos inéditos, lives, bastidores, bate-papos e etc. Você precisa ter mais de 30 mil inscritos no youTube para liberar o clube;
  • Super chat e super stickers: Esse é o valor que seu público terá que pagar para que as mensagens deles apareçam em destaque quando você estiver realizando uma live no YouTube.

Monetização de Blogs

monetizar as publicações nas redes sociais

Atualmente, criar um domínio na internet e desenvolver um blog não é algo muito difícil.

Além do mais, você poderá focar o mesmo em um nicho que você goste. Por exemplo, se você gosta de cinema, pode criar um blog a respeito, o mesmo vale se você gosta de literatura, empreendedorismo ou cozinhar, por exemplo.

Se você souber as maneiras corretas de monetizar as publicações nas redes sociais e nos blogs, pode ganhar uma boa quantia em dinheiro trabalhando com o que te faz feliz.

Saiba Mais: Webinar: o que é e 11 ferramentas para criar o seu

Produtos informativos

Uma forma de gerar monetização é com vendas de produtos informativos a respeito do assunto do seu blog. Você pode oferecer cursos online caso você tenha um grande conhecimento e/ou formação sobre o assunto e compartilhar seu conhecimento em forma de conteúdos.

Você pode até mesmo realizar eventos online e vender ingressos no blog para o público participar. 

Vale ressaltar que você também não precisa ter necessariamente um blog para realizar essas vendas de produtos informativos.

Você pode fazer tudo apenas com as landing pages e ferramentas de gerenciamento de e-mail. Essas vendas também podem ser feitas através das redes sociais, como Instagram via Direct e compartilhamento de link na bio, Stories e feed, por exemplo. As outras redes sociais como Facebook e Tik Tok são ótimas opções de divulgação.

Ofereça um serviço/Venda produtos

Se você gosta de artesanatos e desenhos ou quer trabalhar com vendas de produtos, a utilização de um blog pode ser uma boa opção para fazer o seu negócio funcionar.

Uma outra alternativa é vender livros que você escreveu sobre o tema nichado do seu blog. Ou ao invés disso, vender livros de outros gêneros escritos por você, se criar uma loja online com conteúdos variados. Além do mais, também é uma ótima forma de decolar a sua carreira de escritor, se você tiver interesse.

Você também pode trabalhar com a venda de serviços, caso você seja especialista em algum assunto ou possua uma habilidade que você tem domínio com maestria.

Diversas pessoas estão dispostas a pagar por isso, e você pode trabalhar fazendo palestras, coaching, freelancer, consultorias e várias outras coisas. Assim como os produtos informativos, você também pode monetizar as publicações nas redes sociais vendendo através delas as suas habilidades e conhecimentos. Além de serem uma ótima forma de divulgação, é claro.

Elementos essenciais para que a monetização funcione

Antes de você começar a investir tempo e suor nas formas de monetizar publicações nas redes sociais, saiba que o processo não será fácil e instantâneo. Construir uma marca na internet e ganhar dinheiro com ela irá exigir muito mais do que você está imaginando e não é algo para todos.

Existem alguns elementos essenciais que você precisa saber e explorar ao máximo para que a monetização funcione. Veja a seguir:

Tráfego

Quanto mais tráfego você tiver nas redes sociais, mais pessoas a sua mensagem irá alcançar, e quanto mais pessoas você alcançar, maior será o valor que você ganhará em uma rede social. Quanto mais você crescer nas redes sociais, mais fácil será para você conseguir mais seguidores. 

Por exemplo, é mais fácil você ganhar 100 mil seguidores quando já possui 100 mil, do que ganhar 100 mil novos seguidores quando está começando um perfil do zero.

Quanto menos seguidores/inscritos você tiver, mais as pessoas pensarão que a sua marca não é tão interessante. Por isso, aumentar cada vez mais o tráfego é essencial para que você possa monetizar as publicações nas redes sociais. 

Engajamento

O engajamento é ainda mais importante do que o tráfego, então você precisa ter cuidado redobrado com ele. Como você sabe que os seus milhares de seguidores estão prestando atenção e gostando do que você fala e publica nas redes sociais? É simples, você usará o engajamento para saber. Afinal, do que adianta ter milhares de seguidores se ninguém está te ouvindo?

Medir e informar sobre o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e reações, por exemplo, será uma tarefa para o engajamento. Para que você consiga monetizar as publicações nas suas redes sociais, será preciso ter uma combinação e equilíbrio entre tráfego e engajamento. 

Proposta da marca

A proposta da marca nada mais é do que as informações que as pessoas precisam saber sobre você para que elas tenham interesse em consumir o seu conteúdo.

Se você fizer isso bem feito, os seus lucros quando monetizar as publicações nas redes sociais poderão ser muito maiores do que se você não se preocupar com a proposta ou fizer mal feito.

Você precisará criar um conteúdo de valor e que seja relevante para o seu nicho, para que você adquira a confiança e a fidelidade do seu público. Somente depois de ter garantido isso, é que você poderá começar a vender produtos e realizar publicidades, por exemplo.

Saiba Mais: Seja um Youtuber: como criar um canal no YouTube

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