10 modelos de casas pequenas para te inspirar

por | jun 16, 2022 | Compras | 0 Comentários


A sociedade atual passou a criar novos conceitos de imóveis pequenos, deixou de pensar apenas em imóveis voltados para famílias grandes e passou a adotar imóveis para pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos. Um segmento que cresceu muito foram os chalés, sobrados, ou modelos de casas pequenas que tem o seu toque.

Modelos de casas pequenas: plantas e projetos para se inspirar

Hoje em dia existem projetos de modelos de casas pequenas que são muito modernas e podem surpreender qualquer pessoa que tenha o sonho de sua casa própria. Torna-se comum que as pessoas que moram em modelos de casas pequenas, sonhem com um investimento de uma casa maior. Mas às vezes isso não se torna possível, pelo fato do investimento de uma casa grande ser muito alto.

Mas isso não quer dizer que você venha a desanimar! Já existem projetos de casas pequenas e modernas que podem encher os olhos de quem vê, isso porque foi feita uma boa escolha principalmente na parte dos revestimentos e móveis certos para que os ambientes sempre fiquem limpos e aconchegantes.

Essas casas podem ficar bonitas e acolhedoras, podem até ter um closet e uma varanda mesmo que pequena, você sabia? Basta você fazer uma boa escolha, que seja adequada a você e a sua família e ter um leque de plantas de casas pequenas para escolher a sua.

Casas com 1 quarto

Casas com plantas com apenas um quarto normalmente são o primeiro imóvel de recém casados ou de pessoas que desejam ou precisam morar sozinhas por um tempo.


Podem ser estudantes universitários que vão estudar longe de sua cidade natal, pessoas que precisaram se mudar devido a trabalho ou até mesmo aquelas que buscam a sua independência.

Casas com apenas um quarto podem ser versáteis mesmo sendo pequenas. Abaixo veja alguns modelos desse tipo de imóveis.

Modelo 1

No modelo de planta abaixo, podemos ver que a casa conta com um quarto amplo, cama de casal, com criados mudos e cômoda para TV, janela para melhor arejar, planta para decorar.  A casa também conta com uma sala de jantar, cozinha bem equipada com tudo o que você precisa e área de serviço, o banheiro bem espaçoso com banheira, uma área de serviço onde você pode secar suas roupas e também ter o closet junto, um modelo bem moderno hoje em dia.

E concluindo vem à sala, contendo um conjunto de sofás, com rack para TV, centro de mesa e também com um modelo de janela bem bacana, para deixar seu lar bem arejando e aconchegante.

modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest


Modelo 2

No modelo abaixo, temos uma casa com apenas 1 quarto, com cama de casal, uma pequena varanda e um espaço para home office, incluindo uma pequena biblioteca, com um quarto amplo e com espaços funcionais. Também há uma sala de TV com um sofá e uma janela para arejar o ambiente.

Em outro cômodo foi criada uma sala de estar, com um pequeno sofá e uma mesa para 3 cadeiras com uma pequena cozinha integrada. Há também outros dois pequenos cômodos que são a área de serviços, com uma máquina de lavar e secar e um pequeno banheiro.

Nota-se ser uma casa bem aconchegante e muito arejada. Vendo que em todos os cômodos existem janelas ao redor. A casa mesmo pequena tem um ambiente harmonizado, muito bem dividida, inclusive, com privacidade entre os cômodos.

modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Casas com 2 quartos

Plantas de casas simples que tem dois quartos são práticas para quem tem um ou dois filhos. Se você optar por ter mais filhos, será necessário adicionar mais um quarto para não deixar crianças dormindo no quarto com as camas apertadas.


Acontece de plantas de modelos de casas pequenas e simples, terem dois banheiros, sendo um de uso comum e o outro de quarto suíte para o casal. Caso não exista esse espaço para fazer um banheiro suíte, você poderá fazer um banheiro entre os quartos onde daria para ser usado acomodando a necessidade de todos os moradores..

Uma dica para quem quer economizar no espaço na planta de uma casa de dois quartos é fazer uma cozinha integrada com a mesa de jantar, onde o espaço para os quartos ficaria maior conseguindo aproveitar melhor os ambientes.

Modelo 1

Essa casa conta com uma sala com sofá amplo, rack para TV e centro de mesa. A sala de estar é integrada com a sala de jantar que é composta por uma mesa com 3 cadeiras. No cômodo seguinte, uma cozinha pequena, em formato quadrado.

Há também um corredor de acesso aos quartos, sendo um quarto com cama de casal, roupeiro e 2 mesas de cabeceira. No quarto seguinte, um pouco menor, uma cama de solteiro também com um roupeiro e uma bancada para home office.

No corredor, para aproveitar o espaço, foi colocado mais uma bancada para uso de computador, seja para home office ou estudos e também um maleiro. No fim do corredor, há uma banheiro social, já que nenhum dos quartos possuem suíte. Este é mais um exemplo de uma casa que mesmo pequena, comportam 2 quartos, sendo muito bem divididos.


modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Modelo 2

Neste modelo, a casa tem uma sala de estar com um rack e TV, centro de mesa, além de 1 sofá e 2 poltronas. Esta sala de estar é integrada com a sala de jantar que dispõe de uma mesa com 6 cadeiras e uma bancada de cozinha americana.

A cozinha é do tipo americana, em formato retangular, dividindo espaço com a porta de entrada da casa. Há um pequeno corredor de acesso aos quartos que são separados por um banheiro social, tendo em vista que nenhum dos quartos possuem suítes.

Um quarto com cama de casal, um roupeiro e dois criados mudos. O segundo quarto tem uma cama de solteiro, um roupeiro e um criado mudo.

Todos os cômodos dispõem de janelas para deixar o ambiente mais ventilado e dependendo de sua localização, favorecer a luz natural.


modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Modelo 3

Neste modelo de casa, muito semelhante a anterior, há um diferencial interessante: os roupeiros são de embutir e já fazem parte da estrutura construída.

A cozinha em formato quadrado tem dois portais de acesso, facilitando para quem entra no imóvel e deseja ir direto à cozinha e um outro acesso para quem deseja acessá-la através da sala de jantar e estar.

Neste modelo, a sala de jantar é composta por uma mesa redonda e quarto cadeiras. A sala de estar é composta por um rack para a televisão, um sofá, uma poltrona, além de um centro de mesa e mais dois móveis para abajur.

Um pequeno corredor dá acesso a dois quartos e um banheiro que os separa. Ambos os quartos possuem cama de casal e, como dito anteriormente, roupeiros embutidos.


O banheiro, que tem função social, atende aos dois quartos, sendo pequeno mas bem funcional. No pequeno corredor, ainda há um pequeno maleiro, também embutido.

modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Plantas de casas com 3 quartos

Se caso você tiver uma área maior e quer investir em uma planta de três quartos, mesmo que você não tenha filhos, é importante ter quartos a mais, para quando você for receber visitas, ou der funções para os cômodos, como fazer closet e escritório.

Neste caso, você vai precisar aumentar a quantidade de banheiros para uma casa de planta de três quartos. Você poderia fazer dois banheiros suítes e um banheiro de uso comum, ou você também tem a opção de fazer um banheiro suíte e um banheiro entre os dois quartos.

A tarefa de escolher plantas de casas pequenas, não é fácil, principalmente se a necessidade da pessoa for para casas com dois quartos, onde haja família com filhos. A família deve procurar um profissional e colocar suas necessidades para tentar conseguir um projeto que caiba dentro de seu orçamento e que supra a necessidade que a família busca.


Existem alguns projetos de casas pequenas com plantas de apenas dois quartos que por serem simples, oferecem aos moradores um enorme conforto e praticidade.

Não é porque simplesmente são casas pequenas que não precise ou a fachada venha a ser esquecida. Seja ela com frente de casa em pedra, tijolo, ou casa de madeira, a fachada de casas pequenas deve ter bastante atenção. Essas fachadas de modelos de casas pequenas ficam interessantes em cores claras e com janelas de madeira ou alumínio, tendo um design minimalista.

Modelo 1

Neste modelo de casa no estilo sobrado, onde a garagem é no térreo com espaço para dois carros e um espaço amplo. Uma escada garante o acesso da garagem para o primeiro andar.

A casa se assemelha a um apartamento, com cômodos compactos.

A escada dá acesso ao meio da casa, de frente a sala de estar. Ao lado da escada fica o banheiro social com fácil acesso a dois dos quartos da casa. Estes quartos são de solteiro, sendo um com duas camas e o outro com apenas uma. Ambos com roupeiros e mesas de cabeceira.


Do outro lado do imóvel ficam o quarto de casal e a cozinha, além de um outro pequeno banheiro.

No quarto de casal há uma cama de casal, um roupeiro e duas mesas de cabeceira. Em frente a cama, um rack com TV. Já em frente ao quarto, há o acesso para uma cozinha pequena e no fundo da cozinha uma porta de acesso a um pequeno banheiro.

modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Modelo 2

Neste modelo, todos os três quartos estão lado a lado, um após o outro. São três quartos, sendo dois deles com camas de casal e um roupeiro e o outro com uma cama de solteiro, um roupeiro e uma pequena mesa de home office.

A casa dispõe de uma pequena varanda que dá acesso a sala de estar composta por um sofá grande e um rack para TV. Um pequeno corredor rente ao quarto número dois dá acesso ao banheiro e também a cozinha. A cozinha é ampla com uma mesa e quatro cadeiras para as refeições.


Ao fundo da cozinha, há uma porta com acesso a área externa.

modelos de casas pequenas

Fonte: Pinterest

Modelos em vídeo vídeo para você se inspirar

Modelos de casas pequenas 1

Neste vídeo do Youtube do Canal Faça Você, é mostrado uma planta com um modelos de casas pequenas em 3D. Esta casa têm dois quartos, banheiro, cozinha e sala, tendo um total de 40m².

Modelos de casas pequenas 2

Neste vídeo do Canal Dutram Construção, você verá um sobrado construído numa pequena área 58,5m². Apesar de pequeno, o sobrado é muito bem dividido, incluindo uma garagem. A apresentação em 3D será uma imersão para você se inspirar.

Modelos de casas pequenas 3

Neste vídeo do Canal Casa Pequena, você verá um projeto de casa com 56m², com 2 quartos e cozinha americana.


Porque é importante contratar um profissional para fazer as plantas de modelos casas pequenas?

Para desenhar uma planta de uma casa seja ela pequena ou grande, você precisa de uma ajuda de um profissional como um arquiteto ou engenheiro que possa desenvolver um projeto de casa que você precisa. Nesse caso, um projeto para que você possa construir uma casa pequena.

Uma casa simples ou até mesmo casas modernas podem ser construídas de diversos materiais de construção, como madeira, alvenaria, pedra natural, dentre outros. Essa escolha pode ser definida em conjunto com o profissional escolhido por você para desenvolver o seu projeto.

Antes de iniciar um projeto de construção da casa, o profissional precisa saber onde você pretende fazer a casa, se em um campo, cidade, ou na praia. O profissional precisa saber as dinâmicas das pessoas que vão morar no local e entender as suas necessidades.

Se torna indispensável a contratação de um profissional capacitado para fazer projetos de casas pequenas porque eles vão saber fazer a avaliação das condições do terreno, se possui algum acidente no solo, vai avaliar o tamanho correto da área, aproveitando ao máximo o espaço e fazer a construção de casas pequenas com ambientes mais integrados e que sejam funcionais e confortáveis.

Saiba Mais: Feirão Digital da Casa Própria da CAIXA: como participar?


Dicas para ter sua casa pequena

As plantas de casas simples podem ser funcionais e práticas. O importante é saber como distribuir os cômodos de acordo com o espaço que você tem disponível e dar uma prioridade as necessidades que sua família precisa.

Até um terreno pequeno e simples é capaz de trazer muito conforto, beleza em sua decoração e funcionalidade. Para isso acontecer, é necessário que um arquiteto seja contratado para melhor aproveitar o espaço que se tem para a construção.

1. Para uma casa pequena, a palavra é planejamento

A palavra correta a ser usada é planejamento, quando o assunto é planta de casa pequena. Mais do que o tamanho do terreno ou o orçamento que você tem disponível no momento, o que realmente importa é saber determinar com precisão as necessidades da sua família e colocar isso no papel de modo claro e objetivo.

Portanto, mesmo que o  terreno seja pequeno, ele será capaz de abrigar com muito conforto e funcionalidade o sonho da sua casa própria. Dessa forma, a melhor maneira de começar a buscar esses objetivos, é observando atentamente o que já existe disponível em outros locais.

Colocando em valor, plantas de modelos de casas pequenas sempre estiveram em alta, principalmente pelo fato do baixo custo. Assim, a primeira moradia de muitas pessoas é uma casa pequena, que seria perfeito para pessoas querem moram sozinhas, ou recém casados ou para famílias pequenas.


Saiba Mais: Casas pré-fabricadas: 7 inspirações para construir a sua

2. Defina quantos quartos e banheiros atendem a sua necessidade

É importante saber quantos quartos você precisa ter no seu projeto para organizar onde cada quarto vai ficar e a quantidade de banheiros para atender a demanda que você necessita.

Como já dito anteriormente, uma boa casa inicia com um bom planejamento e a melhor casa que você pode ter é aquela que atenda todas as suas necessidades, de tamanho, funcionalidades, cômodos, móveis e principalmente a quantidade de pessoas que você têm ou planeja ter na sua moradia.

Se você planeja uma casa com mais de 2 pessoas, então possivelmente precisa de mais privacidade. Então a sugestão é que você priorize pelo menos um banheiro em suíte.

Se você recebe hóspedes, ou planeja ter filhos, é boa opção incluir em seu projeto um quarto a mais ou até dois.


3. Opte por móveis planejados

Os móveis planejados podem fazer a mágica de transformar um ambiente pequeno parecer amplo e que comporte todos os seus bens materiais sem parecer que estão descasados com a sua casa ou que pareçam entulhados.

Um arquiteto pode lhe indicar um bom marceneiro para lhe ajudar nesta missão.

Móveis planejados são de fato mais caros que os móveis modulares, destes que já estão prontos nas lojas, pois eles realmente são feitos de acordo com a sua necessidade e com o espaço que você tem disponível.

Abaixo será mostrado alguns vídeos sobre móveis planejados e seus custos em imóveis pequenos

Neste vídeo do Canal Letícia Garcia é mostrado um apartamento com 44m² e toda sua marcenaria com custos. Neste caso, não se trata de uma casa e sim de um apartamento, mas os custos de marcenaria são muito semelhantes.


Isso certamente irá lhe ajudar a ver como os móveis planejados podem valorizar muito o seu espaço além de trazer beleza aos cômodos.

Neste vídeo do Canal Meiri Coracini, é mostrado uma casa de 70m², do projeto Minha Casa Minha Vida, detalhando todos os seus custos com os móveis planejados e mais uma opção para você se inspirar com relação aos móveis e ver a vantagem de tê-los.


Entidades: Pinterest | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas