Modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

por | fev 15, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Você sabia que o modelo de currículo certo pode te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga? O currículo, também conhecido como curriculum vitae é um tipo de texto que tem como objetivo reunir informações profissionais de uma pessoa, como as experiências e qualificações profissionais, formação acadêmica, seus pontos fortes, entre outros dados.

Por meio dele, empresas e empregadores, interessados em expandir a equipe, avaliam sua compatibilidade com a vaga oferecida. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ferramentas como um currículo estruturado da maneira correta podem ajudar você a se destacar dos outros candidatos. Muitos dos participantes são descartados do processo seletivo simplesmente por não fazer uma boa apresentação de seu currículo.

Assim como existe uma roupa ideal para cada tipo de evento, também existe um modelo de currículo diferente para cada empresa e cargo. Tudo irá depender do cargo que o candidato está buscando, ou seja, estagiário, menor aprendiz, trainee, gerente, coordenador, entre vários outros. É muito importante que se tenha definido seu perfil profissional e quais objetivos deseja alcançar em sua vida, pois isso facilitará na hora de selecionar as informações para o currículo.

Alguns processos seletivos especificam o formato de currículo que o candidato deverá enviar. Para isso, você precisa conhecer os principais tipos para estar de acordo com o que o empregador exige.

Quais são os tipos de currículo?

Há duas espécies de currículo: Lattes e Vitae. O primeiro é destinado a estudantes ou acadêmicos e reúne informações sobre a trajetória acadêmica como publicações em revistas, apresentação de seminários, prêmios e outros feitos.


O CV (Curriculum Vitae) é requisitado no mercado de trabalho para concorrer a vagas de emprego. 

O modelo de currículo se diferencia de acordo com o que se pretende destacar, ou seja, cada tipo tem seu modo de ser elaborado e formatado para dar mais relevância às suas informações. Vejamos os tipos mais utilizados:

1. Currículo Cronológico

Se você quer valorizar a sua trajetória profissional, o currículo cronológico é o mais indicado. Desse modo, o tópico das experiências profissionais deve estar no topo. Já a secção de habilidades pode estar mais ao meio do documento.

A principal vantagem do currículo cronológico é a facilidade de analisar o candidato, pois é simples e objetivo. Esse tipo de currículo deve ser evitado por profissionais com pouca bagagem no mercado de trabalho, como recém-formados e estudantes. Também não é recomendado utilizar o currículo cronológico para vagas em que se valorizam mais as capacidades do que as experiências.

 2. Currículo Temático

Este tipo de currículo é recomendado para pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho ou em mudança de carreira. No currículo temático, valoriza-se as habilidades que o indivíduo possui, ou ainda competências relacionadas à função exigida, como dominar uma ou mais línguas estrangeiras.


Caso, haja alguma experiência profissional, ela poderá ser adicionada uma seção ao final do currículo. Esse tipo de currículo é desvantajoso para pessoas que já possuem uma carreira solidificada, pois não valoriza tanto o histórico profissional.

3. Currículo Misto

Um currículo modelo misto busca equilibrar as suas informações. No topo, são destacadas as competências e habilidades relacionadas à vaga. Enquanto que no meio, são inseridos os dados sobre formação acadêmica e experiências profissionais do candidato organizados cronologicamente. 

4. Carta de Apresentação

Uma carta de apresentação é um texto que você envia junto ao currículo. É um tipo de texto narrativo e que, como o nome sugere, serve para apresentar o candidato ao recrutador.

Nela, deve-se mostrar que você atende as exigências da vaga e o seu potencial para contribuir com a empresa. Com uma boa carta, você potencializa seu currículo.

Agora que você sabe quais os tipos de currículo existentes, que tal conhecer os 9 modelos de currículos mais usados? Desse modo, você pode escolher o currículo ideal de acordo seus objetivos profissionais.


Modelo de currículo prontos para usar

Modelo de currículo para vaga de estágio

modelo de currículo

O estagiário é a pessoa que está vivenciando na prática o conhecimento construído na instituição de ensino. Em geral, é o primeiro contato do estudante com a sua área de trabalho.

Nesse modelo de currículo, ressalta-se cursos profissionalizantes e de idiomas, trabalhos voluntários, programa de intercâmbio e até o link do currículo Lattes ou portfólio acadêmico. Caso haja alguma experiência profissional prévia, ela poderá ser incluída no modelo a fim de realçar as habilidades do candidato.

Modelo de currículo para jovem aprendiz

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

A Lei 10.097/2000 permitiu a criação do Programa Jovem Aprendiz, o qual é destinado para jovens entre 14 e 24 anos que estudam e desejam trabalhar. A contratação ocorre por empresas de médio e grande porte e com duração de, no máximo, dois anos. 

Assim como o estagiário, o jovem aprendiz geralmente não possui experiência profissional e esse é o primeiro contato dele com o mercado de trabalho. Então, as dicas para organizar o currículo são similares às usadas para o estágio.

A dica aqui é: atente-se à escrita, busque ser claro e objetivo ao colocar seus dados. Priorize vivências úteis para a vaga, incremente com cursos e idiomas, intercâmbios, trabalhos voluntários, estágios e habilidades desenvolvidas ao longo da sua vida acadêmica e pessoal.


Modelo de currículo para vaga de Trainee

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

O Trainee é o profissional que se formou recentemente ou está próximo de se formar. As empresas os procuram para treiná-los em áreas específicas. Esse treinamento varia entre um e dois anos, de modo que o trainee aprenderá diversas funções dentro da corporação.

As principais características buscadas em um currículo para trainee são as práticas profissionais que articulem as suas competências. Você pode incluir no modelo de currículo: alguma atividade voluntária, organização de palestras ou eventos desse porte, projetos de sua autoria, prêmios, atuação no exterior e atividades desempenhadas em empresas júnior.

Modelo de currículo para o primeiro emprego

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

Inserir-se no mercado de trabalho pode ser um desafio para muitas pessoas. Por isso, o currículo para o primeiro emprego é o que mais causa dúvidas e dificuldades nas pessoas. Contudo, não se preocupe o download desse modelo de currículo é rápido e simples de usar.

Saiba Mais: Como fazer seu currículo para o primeiro emprego

Modelo de currículo para recém-formado

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

O recém-formado é um profissional que, muitas vezes, encontra dificuldade na hora de montar o currículo, pois não sabe ao certo quais informações priorizar.


É essencial que seja usado um modelo de currículo que exponha sua vontade de atuar na área. Desse modo, destaque seu histórico acadêmico com os eventos que participou, como congressos e seminários. Também é importante ressaltar os prêmios recebidos, projetos, artigos publicados em revista, cursos e idiomas que você domina. 

Modelo de currículo para Gerente

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

Para cargos de nível elevado, o candidato deverá se basear em um currículo cronológico, pois ele irá realçar a carreira profissional.

Procure focar em atividades que desempenhou dentro de outras empresas, pois irá demonstrar ao recrutador sua maturidade profissional para aquela vaga. Descreva seu objetivo no topo e depois detalhe suas experiências profissionais.

O modelo de currículo para gerência deve ser fácil de analisar, ou seja, objetivo e simples.

Modelo de currículo Word

O Word é um programa de texto da Microsoft que conta com vários tipos de documentos. Nele, há vários modelos de currículo para você escolher e editar de acordo com seus propósitos.


São mais de trinta modelos diferentes para usar gratuitamente. Confira alguns modelos de currículo disponíveis no Word:

Modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

Modelo de currículo Google Docs

O Google Docs é um conjunto de aplicativos que permite ao usuário editar e criar.  Dentre as suas ferramentas, é possível fazer textos e salvá-los online para acessar em qualquer lugar e a qualquer momento.

Os Documentos Google contam com cinco modelos de currículo.

modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

Modelo de currículo Canva

Modelos de currículo: 9 modelos prontos para usar

Saiba Mais: Canva online: o que é e 5 passos para começar a usar

O Canva é uma plataforma online de criação e edição de design. Contém diversos tipos de artes visuais como infográficos, cartaz de divulgação, convite de aniversário, cartão de visita e muito mais.


Muitos posts de mídias sociais são criados a partir dele, mas você sabia que também é possível fazer seu currículo com o Canva? Você só precisa acessar o site do Canva e ir até a ferramenta de busca, procure por “currículos” e depois selecione um modelo de sua preferência e comece a editar. 

O que não colocar em um modelo de currículo?

Apesar do modelo de currículo direcionar quais informações colocar, algumas pessoas podem ficar perdidas na hora de editar o documento.

Então, fique atento para não cometer erros gramaticais, colocar informações irrelevantes para a vaga, desrespeitar os outros candidatos, inserir número de documentos e endereço.


Entidades: Microsoft

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.