O Instagram está cada vez mais investindo em novos recursos para empresas. Com isso, surgem dúvidas e mitos do Instagram sobre a utilização da rede social para negócios. Esses mitos podem estar baseados em simples achismos ou até mesmo em interpretações erradas. Por vezes, tudo não passa de um mal entendido.
O fato é que não podemos nos deixar levar por esses mitos, pois isso pode acabar prejudicando nossa estratégia, engajamento e até mesmo nossas vendas no Instagram. Por isso, separamos aqui 3 mitos do Instagram que podem estar prejudicando o seu negócio.
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3 mitos do Instagram para negócios
#1 Likes não importam mais
Esse mito surgiu depois que o Instagram deixou de mostrar o número de likes nas publicações e passou a deixar esse dado disponível apenas para o dono da conta. Desde então, algumas pessoas passaram a acreditar que o número de likes não é mais importante e que não precisam mais se preocupar com isso.
Mas isso não é verdade, pois:
- Likes ainda ajudam a avaliar a relevância do seu conteúdo e a aceitação dele pelo seu público;
- Receber curtidas significa ter engajamento. Isso é extremamente importante para o algoritmo do Instagram e é o que determina o alcance orgânico que suas publicações terão.
- Você pode criar públicos personalizados de envolvimento com base em quem interagiu com suas publicações, isso inclui pessoas que curtiram elas.
Ou seja, não é só porque não aparece para o seus seguidores que deixou de importar. Os likes, na verdade, estão deixando de ser uma métrica de vaidade e assumindo um papel muito mais estratégico, focado na entrega do conteúdo e na construção do público.
#2 Perfis pessoais têm mais alcance
Há quem acredite que perfis pessoais conseguem um alcance maior que as contas empresariais. Isso também é mito.
Segundo o Instagram, ambas têm as mesmas possibilidades de alcance. Por isso, as estratégias de crescimento podem ser aplicadas para qualquer tipo de conta.
O que sempre enfatizamos é que ter um perfil comercial te garante acesso a recursos exclusivos que são essenciais para o seu negócio, como:
- Métricas;
- Possibilidade de criar anúncios e promover publicações;
- Instagram Shopping;
- Botões de contato na bio.
#3 O Instagram não é bom para empresas, pois não deixa usar links
Foi-se o tempo em que o fato de não poder usar links nas legendas das publicações no Instagram era um problema. Algumas pessoas ainda tem certa resistência a isso, mas é preciso considerar que a rede social é principalmente um canal de relacionamento.
Além disso, existem pelo menos 6 opções de link para você usar no Instagram:
- Link na bio;
- Serviços como o Linktree, que permitem deixar vários links na bio;
- Stories, nesse caso apenas para contas com mais de 10 mil seguidores;
- Shoppable post, com produtos marcados usando o Instagram Shopping;
- Mensagens Diretas, conversando diretamente com seus possíveis clientes;
- Anúncios no feed e no Stories (nesse caso não é preciso ter mais de 10 mil seguidores).
Viu? Basta um pouquinho de jogo de cintura e criatividade para não depender de ter links nas legendas. É possível, sim usar o Instagram como fonte de tráfego para o seu negócio.
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Esses são apenas alguns dos mitos que afetam diretamente quem usa o Instagram como um canal de vendas para o seu negócio. A medida que a rede social evolui novos mitos vão surgindo e é preciso estar atento para não acabar caindo em algum deles.
Uma dica importante é sempre testar. Se você tem dúvidas se algo pode ou não funcionar para o seu negócio, faça testes. Invista um pouco de tempo para descobrir práticas e estratégias que podem trazer bons resultados para o seu negócio.