Meu Negócio Google: 6 formas de gerar mais visibilidade

por | jun 29, 2021 | Google | 0 Comentários

O Meu Negócio Google é uma ótima ferramenta para ajudar na localização da sua empresa, receber avaliações de consumidores, compartilhar fotos de produtos e novidades sobre a marca, aumentar o alcance da organização, entre outros benefícios.

Neste artigo, além de mostrar quais são as melhores dicas para gerar mais visibilidade, vamos cobrir os seguintes tópicos:

  • O que é o Meu Negócio Google?
  • Quais são os benefícios do Meu Negócio Google?
  • Quem pode ter uma página no Meu Negócio Google? 
  • Como criar empresa no Google Meu Negócio? 
  • Como gerar mais visibilidade no Meu Negócio Google? 
  • Como usar o Meu Negócio Google em segmentos específicos? 

Vamos mostrar ainda diversas dicas para que você aprenda como lidar com o Meu Negócio Google em alguns setores, como: área da saúde, empresas de serviços e concessionárias. Acompanhe! 

Saiba Mais: Como funciona o Google?

O que é o Meu Negócio Google? 

Trata-se de uma ferramenta gratuita e prática que permite que qualquer empresa e organização possa gerenciar a sua presença na internet e no maior buscador do mundo, o Google. Por meio dela, você consegue não só inserir a sua página na pesquisa, mas também sua localização no Google Maps.

O empreendedor pode ajudar os consumidores a localizar o seu negócio, contar a história da marca e editar as informações de forma bastante simples. 

Quais são os benefícios do Meu Negócio Google?

O Meu Negócio Google traz diversas vantagens para uma empresa. Conheça abaixo quais são as mais importantes:

1. Gerenciamento de informações

Vamos iniciar a nossa lista falando da gestão de informações.

Você tem total autonomia para administrar os dados que as pessoas visualizam sobre a empresa, produto ou serviço no Google. Quando elas identificam a sua marca no Google Maps e nas pesquisas, elas têm acesso a dados, como horário de funcionamento do estabelecimento, site, endereço e redes sociais. 

2. Interação com os consumidores 

Meu Negócio Google

No Meu Negócio Google, você pode ler e interagir com seus clientes quando eles fazem avaliações sobre os seus produtos ou serviços. Além disso, é possível mostrar fotos sobre a marca e todos os itens que possam surpreender os clientes antes de efetuar uma determinada compra. 

De acordo com o Meu Negócio Google, as companhias que adicionam imagens em suas páginas costumam receber 42% a mais de pedidos de rota no Google Maps. Outro dado interessante é que eles recebem 35% a mais de cliques para entrar no seu site. 

Por isso, você deve ter um cuidado especial com a qualidade das fotos. Escolha bons ângulos, cuide da iluminação e dê preferência para aquelas imagens que representam a sua marca da melhor forma possível. A junção desses fatores é determinante para o sucesso das suas fotos. 

3. Dados interessantes sobre os seus clientes

Vamos finalizar a nossa lista de benefícios falando sobre os dados que são fornecidos para o proprietário da página. Por meio deles, você consegue descobrir como é o comportamento do consumidor no ambiente online.

Por exemplo: a ferramenta ajuda a identificar quantos usuários entraram em contato direto com a sua empresa por meio do telefone que é divulgado na Pesquisa Google e no Maps.

Para ter resultados cada vez mais assertivos, recomendamos construir e monitorar campanhas inteligentes para entender quais são os pontos que precisam ser ajustados e quais são aqueles que trouxeram retorno positivo para o seu negócio. 

Quem pode ter uma página no Meu Negócio Google? 

A ferramenta é indicada para estabelecimentos físicos ou para um negócio que atende na residência do consumidor.

Ela foi desenvolvida para aproximar o contato entre marcas e clientes durante um determinado horário. É recomendada para pequenas, médias e grandes empresas. No caso de negócios maiores, a ferramenta também tem uma funcionalidade para administrar diversas localizações. 

Como criar empresa Google Meu Negócio? 

Agora que você já sabe o que é Meu Negócio Google, quais são os seus benefícios e para quem é indicado, vamos fazer um cadastro na ferramenta? Confira o nosso passo a passo abaixo. 

Antes de mais nada, é importante destacar que a ferramenta pode ser utilizada de três formas: computador, Android, iPhone e iPad. Basta escolher a alternativa que melhor combina com o seu perfil. Para este artigo, priorizamos o tutorial para o computador:

Passo 1: No computador, faça login no Google Meu Negócio. Para ter acesso ao sistema, você precisa ter uma conta no Google, por meio do Gmail (serviço gratuito de correio eletrônico desenvolvido pelo Google);

Passo 2: Após fazer o login na sua conta do Google ou criar uma conta, recomendamos clicar em “Próxima”. Nota: o mais indicado é fazer o cadastro com o domínio de e-mail comercial. Isso é importante porque será a conta da marca;

Passo 3Agora, você deve adicionar o endereço do seu empreendimento. Em seguida, selecione a opção “Próxima”;

Passo 4Neste momento, você deve escolher como seu negócio será exibido no Google Maps. Aqui, existem dois caminhos para seguir: empresas que recebem consumidores no endereço comercial e empresas que não recebem consumidores no endereço comercial;

Se você tem um negócio local, informe o seu endereço comercial e clique em “Próxima”. Caso atenda consumidores fora do endereço comercial, lembre-se de deixar claro quais são as regiões de cobertura;

Para os empreendedores que não recebem os clientes no estabelecimento, informem o endereço do estabelecimento. Na parte inferior, selecione “entrego produtos e presto serviços para meus clientes” e selecione “Próxima”. Você deve informar ainda quais são as suas regiões de cobertura e, depois, clicar em “Próxima”;

Passo 5: A quinta etapa é bem simples. Você deve pesquisar e selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, basta clicar em “Próxima”;

Passo 6Adicione o número do seu aparelho móvel ou URL do site. Depois, você deve clicar em “Concluir”;

Após todas essas etapas, você deve fazer a verificação do seu estabelecimento. Isso quer dizer que o proprietário informa ao Google que é o responsável pelo negócio. Assim, evita que outras pessoas possam fingir que é o dono do seu empreendimento. 

Durante a etapa do cadastro, existe a possibilidade de recuperar Google Meu Negócio. Para isso, basta solicitar a propriedade do perfil. O passo a passo é bastante simples e gratuito. 

Como gerar mais visibilidade no Meu Negócio Google? 

Se você chegou até aqui, está querendo saber diversas dicas para gerar mais visibilidade para o seu negócio, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos listar as orientações mais importantes. Conheça! 

1. Atualize o seu perfil 

Vamos iniciar as nossas dicas falando da importância de atualizar o seu perfil constantemente. Verifique o horário de funcionamento, endereço e telefone de contato.

Imagina a seguinte situação. O seu negócio informa no Google que está funcionando aos sábados, até às 18 horas. Quando o consumidor chega ao estabelecimento, a sua loja está fechada. Sem dúvidas, o cliente ficará frustrado e poderá avaliar negativamente o seu negócio no Google. 

2. Incentive os clientes a avaliar a sua empresa 

No Meu Negócio Google, as avaliações dos consumidores são muito importantes. Por isso, estimule os compradores a contar como foi a experiência com a sua marca. Diversos estudos já comprovaram que os clientes têm o hábito de adquirir um produto ou fechar um negócio quando tem um contato com análises positivas sobre uma empresa. 

Após as avaliações dos consumidores, procure responder os clientes. Em caso de avaliações positivas, agradeça a avaliação. Em caso de avaliações negativas, procure entender o problema e mostre quais são as soluções que serão oferecidas pela empresa. 

3. Faça publicações constantes sobre a sua empresa 

Uma funcionalidade bastante interessante no Meu Negócio Google é a possibilidade de fazer publicações sobre a sua empresa. Esse processo pode ser feito por meio de textos, vídeos, imagens e até eventos. 

As publicações precisam ser constantes porque elas permanecem ativas somente por uma semana. Por isso, reserve um período em sua agenda para cuidar desse tipo de conteúdo. É uma ótima dica para garantir um diferencial competitivo no mercado. 

4. Ative a opção de troca de mensagens 

A troca de mensagens funciona por meio de um chat online. Por meio dessa funcionalidade, você pode conversar com os clientes que têm dúvidas sobre um determinado produto ou serviço da sua empresa. 

5. Crie um FAQ de perguntas e respostas 

Você também pode desenvolver uma seção de perguntas e respostas no Meu Negócio Google. Nela, é possível tirar as principais dúvidas dos clientes. Dessa forma, você aumenta a interação com os usuários que podem se tornar consumidores da marca pelos próximos dias. 

Um dos erros mais comuns entre os proprietários da página é apenas habilitar essa função no Google Meu Negócio. Para utilizar essa funcionalidade com mais assertividade, recomendamos filtrar o conteúdo que está disponível para os visitantes.

Dessa forma, você consegue eliminar respostas repetidas ou aquelas que não são adequadas para a sua audiência. 

6. Faça descrições com o máximo de informações 

Nunca é demais lembrar o quanto é importante escrever uma descrição completa sobre o seu negócio. Quanto mais informações são adicionadas pelo proprietário, mais chances ele terá de atrair clientes.

Para escrever uma descrição incrível, você precisa informar dados, como: há quanto tempo o seu negócio está ativo no mercado, quais são os serviços e produtos que a marca oferece, quais são os diferenciais se comparado aos correntes, entre outros. 

Como usar o Meu Negócio Google em segmentos específicos? 

A partir de agora, vamos mostrar algumas orientações sobre como você pode usar o Meu Negócio Google nas principais áreas do mercado, como prestadores de cuidados de saúde, concessionárias e empresas de serviço. 

Meu Negócio Google para prestadores de cuidados de saúde

A ferramenta é uma ótima opção para prestadores de cuidados de saúde. Dentre os mais comuns, encontram-se: médicos, terapeutas e dentistas. Por meio dessa tecnologia, você pode acrescentar informações sobre os seus serviços. É uma excelente oportunidade de mostrar os principais detalhes da sua clínica, além de interagir com os pacientes. 

Com poucos cliques, você pode definir quais são as informações que os pacientes podem visualizar sobre o seu negócio. Uma das principais vantagens do Google Empresas é que o empreendedor consegue adicionar links para que os pacientes marquem consultas de forma online. 

Você também pode adicionar os serviços de saúde que são oferecidos para os pacientes. A maioria dos profissionais acrescentam visitas domiciliares, diagnósticos e procedimentos. Outro ponto positivo é que o proprietário da página pode postar imagens para mostrar aos pacientes quais são os pontos positivos da clínica. 

Quando o paciente busca por um prestador de cuidados de saúde no maior buscador do mundo, a sua página pode aparecer nesses resultados. Alguns fatores ajudam a melhorar o posicionamento do seu perfil, como a distância, a relevância e o destaque da sua clínica.

A página pode exibir os seguintes dados: site, rotas, número de telefone, avaliações de pacientes, fotos e um breve resumo sobre a clínica. 

Meu Negócio Google para concessionárias 

O segmento de concessionárias no Google é bastante concorrido. Porém, existem algumas estratégias que ajudam a potencializar os seus resultados e fazer com que a página seja exibida com mais frequência no buscador. 

O primeiro passo é ter uma atenção especial com a atualização das informações. Se o seu negócio contém detalhes de departamentos específicos, analise se os dados estão atualizados, como horários de funcionamento ou números de contato das áreas de vendas e serviços.  

Outra dica interessante é atualizar o perfil com diversas fotos. Elas ajudam não só na interação com os consumidores, mas impactam positivamente na classificação nos resultados da pesquisa. A ferramenta permite incluir vários tipos de imagens, como: foto de capa e foto da empresa. Você também deve colocar a logo no Google Meu Negócio. 

Para ter sucesso no Meu Negócio Google, você precisa desenvolver uma descrição mais precisa e que seja envolvente para o leitor. Lembre-se de seguir as recomendações do buscador para as empresas. Caso contrário, terá mais dificuldades para conseguir um bom posicionamento. 

No Google Empresas, quanto mais informações, melhor para o seu negócio. Por isso, busque oferecer detalhes precisos e que chame a atenção. Informe se o local oferece Wi-Fi para os clientes, quais são os tipos de pagamento permitidos, entre outras questões relevantes para fazer o cliente ir até você. 

Meu Negócio Google para empresas de serviços 

Ao ativar o serviço de mensagens, os clientes podem falar diretamente com o perfil do seu negócio. Neste momento, busque responder as perguntas com agilidade. A troca de mensagens é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação com os consumidores. 

As empresas de serviço também podem ativar as cotações. Quando esse recurso é acionado, os clientes podem solicitar uma cotação dos serviços que são oferecidos pelo seu negócio. 

Quando o consumidor faz uma cotação, você recebe uma mensagem no aplicativo do Google Meu Negócio, é enviado um e-mail com um formulário de resposta, e o empreendedor pode responder o cliente em qualquer um dos lugares.

Por meio dessas informações, você consegue analisar os pedidos mais solicitados pelos clientes e melhorar a interação com os consumidores em potencial.

Nunca é demais lembrar que as mensagens devem ser respondidas em até 24 horas. Caso contrário, a sua reputação ficará prejudicada no ambiente online.

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