As 13 melhores câmeras para iniciantes

por | jul 1, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

A escolha de uma câmera é um passo muito importante para quem está começando uma carreira como fotografo. Mas você sabe quais são as melhores câmeras para iniciantes? Essa é a dúvida de muitos aspirantes e a verdade é que não existe uma resposta definitiva.

A escolha da câmera deve ser feita de acordo com as suas necessidades no momento e do capital você dispõe para investir inicialmente.

Melhores câmeras para iniciantes

De acordo com alguns especialistas, a melhor câmera para iniciantes é aquela que permite mudar as lentes, além de poder ser usada a medida que você desenvolve as suas habilidades. Para te ajudar, existem alguns detalhes que devem ser observados quando você procura pela câmera ideal.

A qualidade da imagem

Uma imagem com riqueza de detalhes, clareza e uma boa nitidez é um requisito importante para quem deseja realizar trabalhos de alta qualidade. Essas características só podem ser encontradas em grandes sensores DSLRs e câmeras sem espelho (Mirrorless). E esse é um ponto que os diferencia de máquinas comuns.

Controles de fácil manuseio para iniciantes

Para quem ainda está aprendendo, é necessário que a câmera possua modos automáticos simples e que faça você se sentir confiante para começar a trabalhar. Ainda que tenha alguns comandos mais avançados (que te permitam ir aprendendo com o tempo), as funções mais básicas precisam ser as mais simplificadas possíveis.

Modelos manuais

Além do modo automático, a câmera precisa ter um modo manual amigável para que você possa configurar as opções de exposição e o foco. Afinal de contas, você está em um processo de aprendizagem e naturalmente chegará um ponto em que irá saber mais sobre fotografia que a própria câmera.

Lentes intercambiáveis 

A medida que for desenvolvendo suas técnicas, em algum momento você irá desejar explorar o potencial de diferentes tipos de lentes. Para não precisar recorrer a uma outra câmera, é interessante que escolha uma que possibilite fazer a troca. Os modelos com lentes intercambiáveis permitem separar o corpo de uma lente para que sejam adquiridas separadamente.

Custo-benefício

Para quem ainda está começando, pode ser que você não possua muito dinheiro para gastar ou simplesmente não queira investir tanto logo de início.

É altamente recomendável que você comece devagar para ter certeza se esse é mesmo uma profissão ou hobby que deseja seguir, pois não é legal gastar uma fortuna em uma câmera e se arrepender logo em seguida.

melhores câmeras para iniciantes

Saiba Mais: Os 10 melhores sites para remover fundo de fotos online

Antes de decidir qual câmera comprar, você primeiro precisa definir que tipo de trabalho deseja fazer com ela. Existe hoje no mercado uma infinidade de tipos e modelos de câmeras fotográficas com especificações diversas para atender a diferentes demandas. Vamos conferir alguns:

Câmeras DSLR

As câmeras DSLRs (Digital Single – Lens Reflex ou Reflexo Digital de Lente Única, em português) são aquelas que possuem um espelho mecânico que reflete a luz que vem da lente para o visor.

Em outras palavras, elas usam um conjunto de espelhos e prismas para refletir a imagem que você está prestes a capturar para o visor. Para estudantes e fotógrafos iniciantes que desejam investir um pouco mais em troca de uma alta qualidade de imagem, as DSLRs são uma ótima opção.

Além da possiblidade de lentes intercambiáveis, essas câmeras contam com diversas configurações personalizáveis como foco, distância e ISO, em um visual robusto e com muitos recursos profissionais. Por conta de seu tamanho, esse modelo não é muito recomendável para usuários que desejam uma câmera mais versátil para tirar fotos de viagem, pois existem opções mais leves e sem perda da qualidade de imagem.

Um erro muito comum ao se falar sobre as câmeras DSLRs, é associar esse modelo a possibilidade de mudar de lente. Mas isso não tem nada a ver: nem todas possuem um sistema de lentes intercambiáveis. A sigla indica apenas a forma como a imagem é gerada, que é diferente de outros casos onde o Viewfinder é independente da lente. Em câmeras Mirrorless e Superzoom, a imagem exibida no visor LCD ou no próprio Viewfinder é gerada eletronicamente, por exemplo.

Saiba Mais: Como colocar fotos no destaque do Instagram?

Câmeras Mirrorless

As câmeras Mirrorless, como o próprio nome já diz, são aquelas que não possuem espelho que leva a imagem até o visor. Como já mencionado, a imagem é gerada eletronicamente e possibilita que o fotógrafo possa visualizar a foto a ser clicada através da tela LCD ou por um visor eletrônico, como é o caso de câmeras mais avançadas. Essa característica faz com que elas sejam bem mais leves que as DSLRs.

Esse tipo de câmera também é capaz de trocar as lentes além de possuir comandos manuais, o que traz uma qualidade profissional ao equipamento. Pela praticidade e o material mais leve que as DSLRs, se torna uma opção viável para quem deseja fazer fotos em viagens.

Isso sem contar que hoje no mercado existem várias câmeras Mirrorless tão potentes quanto as DSLRs, o que atraiu muitos profissionais para trabalhar com elas em fotos de casamento pela melhor mobilidade.

Entre as câmeras Mirrorless, as que mais se destacam são as das marcas FUJI e SONY, pela alta qualidade de imagem e leveza. É notável uma tendência para que todas as câmeras ofereçam visores cada vez mais precisos, com melhor resolução e simulação do resultado final cada vez mais próximos do que será registrado pela câmera.

Porém, é importante ressaltar que qualquer tela de exibição alimentada pela câmera irá consumir bateria tornando o tempo de utilização consideravelmente menor, o que pode ser considerado o maior problema desse tipo de equipamento.


Câmeras Instantâneas

As câmeras instantâneas são aquelas que precisam de filme fotográfico e a foto já sai impressa na mesma hora após o clique. Esse tipo de câmera havia parado de ser fabricado devido a forte concorrência das câmeras digitais, mas recentemente a produção foi retomada devido a alta procura.

Uma das maiores vantagens das câmeras instantâneas seria o seu peso, alguns modelos chegam no mercado pesando até 300g. Entretanto, apesar de serem leves e mais compactas que as câmeras profissionais, elas possuem um número de ajustes e recursos muito limitado, o que faz das câmeras instantâneas um modelo recomendável apenas para fotógrafos iniciantes e amadores.

Câmeras para Esporte (Action Cam)

Recomendadas para fotógrafos iniciantes que farão fotos em lugares e situações excepcionais como trilhas e esportes radicais no geral, as câmeras de ação possuem especificações modernas e apresentam uma maior resistência a poeira, quedas e água.

Diferente das câmeras DSLRs e Mirrorless, elas buscam ser leves, compactas e práticas para serem usadas em qualquer lugar, além de oferecer um sistema de estabilidade mais avançado.

Esse tipo de câmera é o mais recente entre todos da lista e se tornaram muito populares por representar uma evolução no ramo de fotografia, pois além da praticidade, entregam uma qualidade de imagem e vídeo satisfatória.

Em razão da alta procura por estas máquinas, é possível encontrar diversos modelos no mercado, com diferentes especificações e tamanhos variados, sendo a maioria de porte pequeno.

Saiba Mais: Galaxy S21 Ultra 5G: Quantas câmeras e tudo sobre o lançamento

Agora você já está por dentro das melhores câmeras para iniciantes a serem consideradas no momento de comprar uma câmera profissional. Então preparamos uma lista com algumas máquinas fotográficas recomendadas para iniciantes ou estudantes de fotografia com base no que já foi dito:

Nikon 610D

Essa é um modelo do tipo DSLR e conta com um sensor CMOS de formato FX com 24,3 megapixels, com capacidade de capturar imagens incrivelmente detalhadas com gradações de tonalidades suaves.

Além disso, possui um modo de disparo contínuo de 6fps podendo capturar 6 imagens por segundo sem perder a nitidez. O modo de obstrução silenciosa é perfeito para quem precisa realizar trabalhos sem chamar atenção.

Para saber mais sobre essa câmera, é só clicar conferir no site da Nikon.

Nikon D3300

Se o que você procura é uma câmera pequena que ofereça conforto e mobilidade sem abrir mão de um bom desempenho para capturar imagens em alta definição, a Nikon D3300 talvez seja uma ótima opção. Apesar de ser pequena e leve, ela conta com um poderoso sensor de imagem capaz de capturar até os mínimos detalhes com nitidez.

Com seus 24,2 megapixels, essa câmera possui um ótimo desempenho mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Mesmo se tratando de um modelo DSLR, é uma câmera recomendada até mesmo para quem deseja fazer fotos de viagem. Muito disso se deve ao seu tamanho compacto medindo apenas 133,1 x 99,8 x 78,8 mm e pesar por volta de 410 gramas. Você poderá conferir mais detalhes dessa câmera incrível também no site da Nikon.

Nikon D7000

A Nikon D7000 é um modelo do tipo DSLR e possui um sensor de imagem CMOS formato DX de 16,2 megapixels que proporciona imagens realistas com cores vívidas, com baixa taxa de ruído e gradações de tonalidades suaves. Apesar de sua alta tecnologia, é uma câmera de corpo surpreendentemente portátil e suficientemente resistente para qualquer situação.

Essas câmeras são capazes de realizar gravações de vídeo em Full HD a 24 quadros por segundo e ainda acompanham um recurso que permite fazer pequenos cortes em suas produções ou salvar frames de vídeos no próprio dispositivo.

Ela também oferece um sistema de foco automático satisfatório e com resultado intermediário.

Nikon Coolpix W300

Compacta, com capacidade de gravação em 4K e estabilização incrível de imagens e vídeos, essa incrível Action Cam da Nikon possui proteção contra a água capaz de suportar até 30 metros de profundidade. Além disso, é resistente a gelo e a poeira, fazendo dela a câmera ideal para qualquer condição climática.

A Nikon Coolpix W300 entrega imagens em zoom de grande angular e o sensor CMOS de 16MP proporciona capturas de alta qualidade até mesmo em condições de baixa luminosidade. Ela conta também com fácil conectividade e seguimento de GPS.

Para saber mais sobre a W300, basta conferir no site da Nikon.

Canon EOS 6D Mark II

A 6D Mark II é a câmera perfeita para você liberar a sua visão criativa. Ela possui um sensor CMOS full-frame de 20,2 megapixels com uma sensibilidade de ISO de 40.000 e um processador Digic 7.

Essa DSLR foi feita pensada para fotógrafos que desejam aumentar a qualidade de suas fotos com a ajuda de um sensor que permite a captura de belos retratos e paisagens de alto nível, mesmo em ambientes com pouca luz.

Para mais detalhes, é só conferir o site da Canon.

Canon EOS Rebel T6i

É a nova câmera da linha EOS e se destaca pela versatilidade além de permitir que fotógrafos iniciantes possam realizar ótimas capturas de imagem com muita facilidade.

A Rebel T6i conta com um sensor CMOS (APS-C) de 24.2 megapixels de resolução que proporciona fotos bastante detalhadas, limpas e com aspecto natural. Seu sistema AF trás um foco automático, rápido e preciso para que você possa fazer vídeos em Full HD sem se preocupar.

Além de possuir tecnologia de conexão wireless, a Rebel T6i também possui NFC (Near Field Communication) embutido para que o fotógrafo possa conectar a câmera de forma rápida e fácil com qualquer dispositivo compatível e transferir arquivos com um bluetooth.

Para saber mais sobre a Rebel T6i, é só acessar o site da Canon.

Canon 5D Mark III

Contando com seus 22,3 megapixels, a 5D Mark III possui uma performance inigualável no processamento e um sensor Full Frame poderoso que garante a entrega de imagens de altíssima resolução.

Sua tecnologia ótica especial de foco automático reticular de alta densidade contém 61 pontos e uma gama de ISO estendida de 100-25600, tornam a EOS 5D Mark III ideal para registrar fotos em várias ocasiões, como casamentos, fotos em estúdio ou áreas abertas.

A 5D Mark III também possui funcionalidades avançadas para gravação de vídeo, tornando possível realizar trabalhos profissionais como captura de filme com qualidade de cinema em Full HD.

Graças ao seu sensor CMOS e poder de processamento de imagens do Canon DIGIC 5+, a performance de filmagem de até 6fps proporcionam nitidez e desempenho sensacionais mesmo em cenas rápidas. Não é incomum ver muitas das superproduções atuais utilizarem essa câmera.

Saiba Mais: 5 aplicativos para transformar foto em desenho

Panasonic Lumix LX 10

Com 20,1 megapixels, essa câmera compacta da Panasonic entrega fotos claras e nítidas, além de possuir uma tela inclinada LCD de 3 polegadas para selfie com toque traseiro. A Lumix LX10 também grava vídeos em 4K em até 30 quadros por segundo.

Mesmo se tratando de um modelo do tipo Mirrorless, ela trás um anel de controle manual montado na lente para controlar a exposição, semelhante as câmeras do tipo DSLR.

Assim como a Rebel T6i, a Lumix LX10 também possui conexão WI-FI e carregamento USB para auxiliar nas viagens. Mesmo não possuindo um foco automático muito preciso, essa câmera conta com um superzoom e estabilidade de imagem bastante interessante.

Sony Cyber-Shot DSC-HX80

A Sony Cyber-Shot DSC-HX80 é uma câmera compacta e líder de mercado. Ela traz um recurso de superzoom potente com aproximação de até 30 vezes e entrega capturas de tela nítidas, claras e sem ruído.

Ela oferece um funcionamento avançado bastante intuitivo graças aos seus controles simples, além de uma velocidade extraordinária e uma gama mais ampla, sendo ideal para estudantes e profissionais iniciantes.

A HX80 conta também com uma resolução de 24 megapixels, foco automático e tecnologia de conexão wireless e NFC, proporcionando conforto e praticidade para realizar trabalhos de alta qualidade.

Sony A9

Contando com um sensor CMOS Stacked Full Frame e resolução de 24,2 megapixels, essa câmera do tipo Mirrorless entrega uma alta performance no processamento de vídeos e imagens.

A Sony A9 possui um sistema AF de 693 pontos e gravação de 20GPS que garante vídeos em Ultra HD/4K. Além disso, ela contém uma tela LCD de 3 polegadas TouchScream 1.44m, e obturador eletrônico silencioso.

A Sony A9 ainda oferece um sistema de foco automático rápido e estável mesmo em lugares com baixa iluminação, e conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Go Pro Hero 8 Black

A Hero 8 faz parte da nova geração de câmeras presentes no varejo nacional. Trazendo muitas melhorias em relação a sua antecessora (a Hero 7), essa câmera traz a segunda geração do Hypersmooth, o sistema de estabilização da GoPro que dispensa a necessidade de um gimbal.

Ela possui um design moderno e por se tratar de um modelo do tipo Action Cam, a Hero 8 conta com um sistema de proteção contra água sem a necessidade de uma caixa estanque.

As vantagens dessa câmera não se limitam somente a sua construção. Ela também oferece resolução de 12 megapixels e é capaz de realizar gravações em 4K a 60 quadros por segundo, além de conexão Wi-Fi.

Go Pro Fusion

Sendo mais um modelo do tipo Action Cam, a Go Pro Fusion possui um sistema de estabilidade parecido com as demais câmeras dessa marca, porém se destaca por permitir gravar vídeos em 5,2K  em 360° para não perder nada.

O sistema de proteção contra água é mais limitado que o da Go Pro Hero 8, mas ainda assim é capaz de suportar 5 metros de profundidade.

Talvez o maior ponto ”negativo” dessa câmera seja o seu peso e tamanho fora do padrão dos modelos Go Pro. Isso se deve ao tamanho da sua bateria que consegue filmar o dobro do tempo de outras Go Pro.

Yi 4K

A Yi 4K é a câmera de ação da Xiaomi, empresa chinesa que teve um expressivo crescimento nos últimos anos por oferecer um ótimo equilíbrio de custo e benefício em seus produtos. Essa câmera conta com um sensor de 12 megapixels e capacidade de gravação 4K a uma taxa média de 30 quadros por segundo.

O que mais se destaca é a presença de um recurso que mantém o foco automático calibrado durante a gravação de vídeos. A função corrige em tempo real a precisão do foco, resultando em capturas de vídeo bem profissionais.

As melhores câmeras para iniciantes

Ingressar em uma carreira como fotógrafo não requer apenas dedicação, mas também um equipamento de qualidade. E isso demanda um investimento inicial considerável.

Uma outra alternativa para quem ainda está começando seria uma câmera semiprofissional, que geralmente são mais baratas e proporcionam uma ótima qualidade de imagem.

 

Continua depois da publicidade

Entidades:

Como numerar as páginas no Word: passo a passo completo

Como numerar as páginas no Word: passo a passo completo

Quem nunca sofreu tentando numerar páginas de forma correta em algum arquivo no Microsoft Word? Essa função é muito necessária em trabalhos de faculdade como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), relatórios de trabalhos e outros documentos. Então, hoje vamos te...

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Lalamove: vale a pena usar o rival do Rappi? Saiba tudo

Quem não gosta de uma comodidade, não é mesmo? E graças à internet as pessoas têm facilidades em comprar produtos sem precisar sair de casa, obter descontos em compras e muitas outras vantagens. Dessa maneira, não basta comprar um item de qualidade. A entrega também...

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Polishop telefone e canais de atendimento: confira tudo aqui

Você sabe qual é o Polishop telefone e todos os canais de comunicação da empresa? É sempre bom ter essas formas de contato ao seu alcance. Por isso, separamos o Polishop telefone e os canais de atendimento, mas antes de conferir, saiba mais sobre o que é a empresa....

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Netshoes telefone e canais de contato: seja atendido rápido

Você sabe qual é o Netshoes telefone e as outras formas de entrar em contato com a empresa? Neste post separamos todos os canais de comunicação para entrar em contato com a Netshoes. Para quem não conhece, a Netshoes é uma das principais empresas brasileiras, focada...

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Novembro Azul frases: as 141 mais legais para compartilhar

Você sabe quais são as melhores Novembro Azul frases? Neste post, vamos listar algumas frases para você usar neste importante mês do ano. Mas antes, é preciso entender mais sobre o que é o Novembro Azul e qual o seu objetivo. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul...

Como assistir NFL ao vivo e online?

Como assistir NFL ao vivo e online?

Você sabe como assistir NFL ao vivo e online, sem perder os seus jogos preferidos? Antes de tudo, é bom entender em detalhes o que é a NFL. A National Football League, também conhecida mundialmente como NFL, é a liga de esporte profissional dos Estados Unidos de...

As 24 melhores dicas para economizar água

As 24 melhores dicas para economizar água

A água não é recurso natural infinito como algumas pessoas podem a vir a achar. Muito pelo contrário, é preciso preservá-la para que não aconteça problemas no futuro ainda mais sérios do que ocorre hoje. Para contribuir de forma benéfica na preservação da água, tornar...

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

AME Digital como funciona e usar para receber cashback?

Se você procura por detalhes sobre AME Digital como funciona, chegou ao lugar certo. A partir de agora, terá acesso a várias informações importantes.  O serviço, que está disponível no Google Play e na App Store, tem como uma das principais características o cashback,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest