Massagem relaxante: 7 movimentos simples e eficientes

por | mar 9, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Se você sofre com dores musculares, tensão, ansiedade, estresse e outros problemas parecidos, uma coisa que pode ajudar é uma boa massagem relaxante. Você pode acabar aliviando problemas causados por essas situações, inclusive problemas de postura. Com isso, você acaba melhorando a sua saúde, resultando em um bem-estar quase imediato após a massagem relaxante.

Com uma massagem relaxante, você pode melhorar o fluxo sanguíneo do seu corpo e aumentar a sua temperatura corporal. Isso acaba liberando as toxinas que ficam presas nos músculos.  Você ainda pode utilizar combinações com elementos como velas, aromas, pedras e muito mais. Abaixo, separamos tudo que você precisa saber para aplicar uma boa massagem relaxante.

Saiba mais: Mãe cansada 2022: 10 ideias para te ajudar a relaxar

O que é uma massagem relaxante?

Se você ainda não sabe exatamente o que é uma massagem relaxante, não se preocupe, vamos te explicar. Essa é uma técnica de massagem que mescla movimentos mais firmes com movimentos suaves em determinados locais do corpo. Essa movimentação acaba estimulando o corpo a liberar hormônios relaxantes como a ocitocina, o que faz com que a pessoa se sinta melhor.

A ocitocina, por exemplo, alivia a sensação de medo e melhora o estresse, de forma muito semelhante à serotonina. Com ela, o humor da pessoa é normalizado, junto da sensação de dor, sensibilidade e os batimentos cardíacos. 


Saiba mais: Brinquedos Pop It: os 10 melhores para relaxar

Quais são os tipos de massagens relaxantes?

De forma geral, ao menos levando em conta o normal, todo o tipo de massagem é relaxante, contudo, dependendo do tipo de problema que a pessoa tenha, vai existir um tipo de massagem mais adequado para isso, gerando um maior resultado. Elas podem funcionar como terapia corporal, para que o corpo se recupere de algum trauma. Entre as massagem relaxante, as mais comuns estão citadas abaixo:

Saiba mais: Os 130 melhores ditados populares para usar e seus significados

Massagem relaxante bambuterapia

Como o próprio nome sugere, a bambuterapia utiliza bambus de diferentes tamanhos na massagem relaxante, sendo uma técnica de origem francesa. Além de ser uma técnica relaxante, ela também oferece benefícios estéticos, já que funciona um tipo de drenagem linfática e reduz medidas.

Massagem relaxante com vela quente

Essa massagem relaxante pode ser conhecida como Melted Candle ou Candle Massage. Seu funcionamento é bem simples, com a aplicação de cera derretida diretamente na pele em uma temperatura entre 38°C e 39°C. Essa técnica funciona na redução de estresse e relaxamento momentâneo.


Massagem relaxante com pedras quentes

Uma das técnicas mais antigas de massagem relaxante, considerada milenar, também é uma das mais buscadas. As pedras quentes são aplicadas diretamente na pele, assim o calor das mesmas é espalhado pela musculatura corporal, causando assim uma sensação de relaxamento à medida que se espalha. Isso reduz os sintomas de hiperatividades e as tensões do corpo.

massagem relaxante

Massagem relaxante reflexologia

Outra bastante conhecida, essa técnica de massagem relaxante funciona através de pontos de pressão nos pés e nas mãos, assim, a energia dos órgãos internos podem ser estimuladas ou desbloqueadas. As zonas citadas servem como um minimapa para que o massagista saiba como atuar no corpo, cada ponto de pressão corresponde a um órgão diferente.

Saiba mais: Como fazer brinquedos para gatos? As 10 melhores ideias para copiar

Os benefícios de uma massagem relaxante

A massagem relaxante é muito indicada para pessoas ansiosas e angustiadas, justamente devido aos seus efeitos calmantes. Assim, não só a parte psicológica é afetada positivamente, mas todo o corpo. Dessa forma, além de mais calmo, a massagem trará um efeito revigorante, após a sessão você provavelmente se sentirá mais disposto.

Saiba mais: Glamping: O que é e os melhores destinos para acampar


As contraindicações de uma massagem relaxante

Antes de marcar ou fazer a sua massagem relaxante, é preciso estar atento a algumas coisas, já que, como praticamente tudo, a massagem relaxante pode ter algumas contraindicações. Dependendo de várias circunstâncias, alguns movimentos podem causar graves lesões corporais ou piorar mais ainda alguns pequenos traumas que você possa ter no corpo.

Assim, o massoterapeuta precisa conhecer com antecedência as informações principais da sua saúde antes de aplicar qualquer massagem, dessa forma tomando a melhor decisão e escolhendo a melhor técnica de massagem, caso veja que pode ser aplicada. Caso tenha um diagnóstico duvidoso ou incompleto, a massagem relaxante acaba sendo contraindicada. 

Entre as principais situações onde a massagem é contraindicada, temos: doenças mentais, graves, câncer, queimaduras recentes, feridas abertas, trombose, fraturas não solidificadas, osteoporose, hemorragias, flebite e febre infecciosa. 

Saiba mais: Desenhos para colorir: onde encontrar os mais bonitos?

Dicas para fazer uma boa massagem relaxante

Na hora de realizar uma massagem relaxante, você não deve ficar atento somente aos movimentos, técnicas e tipos de massagem. Existem algumas dicas que podem te auxiliar na hora da massagem, são elas: Retire todos os seus anéis, jóias e relógio antes de começar; Verifique se está com as unhas cortadas; Opte por fazer a massagem no chão ao invés da cama, caso não tenha a maca adequada; Utilize óleos vegetais ao invés de hidratantes corporais; e Coloque uma música relaxante para melhorar ainda mais o ambiente.


Saiba mais: Os 11 melhores apps e dicas para dormir mais rápido

7 movimentos para fazer uma boa massagem relaxante

Agora que você conhece mais sobre a massagem relaxante, está na hora de conferir alguns ótimos movimentos que você pode utilizar na hora da massagem. Abaixo, listamos sete desses movimentos que vão deixar a pessoa que você está aplicando a massagem bem relaxada e satisfeita. 

1- Deslizamento transversal

Para começar, temos o deslizamento transversal, sendo um movimento mais indicado para massagens nos membros inferiores. Na lateral do membro, você irá utilizar as duas mãos para deslizar de cima para baixo, estimulando toda a região com movimentos leves e calmos. 

2- Movimentos circulares

Nessa manobra, você precisará utilizar toda a sua mão para realizá-la, ao pressionar de forma leve com movimentos circulares a pele, você conseguirá gerar uma sensação de relaxamento ao repetir o movimento algumas vezes.  

3- Passo de elefante

Para esse movimento, você irá precisar de uma toalha, sendo mais indicada para a massagem relaxante na região dos glúteos. Por cima da toalha, você irá fechar as mãos e pressionar o glúteo algumas vezes.


4- Amassamento

O diferencial da técnica de amassamento, é que ela pode ser usada de duas formas diferentes: transversal ou circular. Na região da massagem, coloque as mãos sobrepostas e pressione de forma leve e lenta a área, você pode usar movimentos circulares, transversais ou variar entre ambos.

Saiba mais: Como achar jogos escondidos do Google?

5- Posição cumprimento

Indicada para os membros superiores, o movimento de posição cumprimento é um dos mais interessantes. Com uma só mão, será preciso utilizar na parte externa do membro uma técnica amassando e deslizando na região. 

6- Posição valsa

Muito parecida com a citada acima, você também irá deslizar e amassar os membros da região superior do corpo. A principal diferença é que, ao invés de realizar na parte externa, essa massagem é feita na parte interna do membro. 

7- Facial

Por último, como um movimento de massagem relaxante, temos o facial, que como o próprio nome indica, é feito na face da pessoa. Nele, a principal dica é realizar movimentos que vão de baixo para cima e de forma circular, utilizando especialmente as pontas dos dedos, não a palma da mão, assim, aos poucos você irá passar por toda a face até chegar nas têmporas. 


Saiba mais: Presente Dia das Mães criativo: ideias diferentes para presentear


Entidades: Spotify

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.