Maquiagem para festa de 15 anos: 15 dicas para arrasar

por | fev 21, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Escolher a maquiagem para festa de 15 anos pode trazer muita indecisão, afinal, é um passo muito importante para uma debutante, fora a pressão de todo o resto da festa. Por isso, hoje você irá aprender dicas incríveis e ver alguns exemplos para se inspirar e arrasar na make.

Fazer 15 anos é um momento mágico para a grande maioria das adolescentes, é o momento da transição de menina para uma mulher adulta e mais madura. A festa de comemoração de 15 anos é o sonho de quem deposita essa expectativa nesta data.

Tudo tem que sair perfeito, desde a escolha das cores da festa até a maquiagem, que tem um peso importantíssimo para compor o visual e enaltecer a beleza e autoestima da aniversariante. É muito importante conhecer algumas dicas e estar atenta a alguns detalhes.

O tema da festa, as cores que irão compor todo o cenário, a cor do vestido, horário e duração da festa, local…Acredite, tudo isso faz parte do conjunto de coisas que devem ser levados em consideração na hora de escolher a maquiagem para o seu grande dia.

Também é importante você se conhecer, saber qual é o seu estilo e o que vai te agradar. Por exemplo, não adianta você ter personalidade forte e querer fazer uma maquiagem extremamente “meiga” ou vice-versa. A maquiagem também deve respeitar e transmitir a sua essência.


Independente se é você mesma que irá fazer a maquiagem ou se ela será feita com um profissional da área, você deve se conhecer e deixar claro para essa pessoa o que você gosta, o que não gosta e que imagem você quer passar.

Dicas para planejar a sua maquiagem para festa de 15 anos

Vamos lá, primeiramente atente-se aos detalhes da festa, desde os menores até os mais relevantes. Isso vai te ajudar a escolher uma maquiagem que combine com as particularidades de sua festa.

O tamanho da festa

Se sua festa for uma festa mais informal, com poucos convidados e decoração simples, então a sua maquiagem também pode seguir o mesmo ritmo e puxar para o lado mais básico.

Já se a cerimônia é algo mais luxuoso e elaborado, aí já é uma boa alternativa a maquiagem também ser mais elaborada, marcante e sofisticada.

Hora da festa

Assim como seguir o estilo da festa, também é necessário estar atenta ao horário. Pois, a depender do momento do dia e do clima, a make pode ser mais pesada ou não.


Caso a festa seja de dia, a maquiagem escolhida deve ser mais leve e com cores mais neutras. Isso porque uma pele mais carregada e um olho com cores muito fortes, definitivamente não combinam.

Além disso, de dia o clima está mais propenso ao calor, o que pode fazer com que a maquiagem derreta e acabe não resistindo ao suor e sabemos que a debutante terá que se movimentar muito.

Já para noite, é liberado usar uma make mais marcante e ousada. O acréscimo de brilho e lápis de olho é permitido sem medo de errar. Só dependerá do seu estilo e daquilo que te agrada.

Em ambos os horários do dia, os cuidados e o preparo da pele devem ser levados a sério. É isso que vai fazer diferença na duração e na fixação da maquiagem.

Local

Pensar no local também é interessante, já que, quando se trata de um ambiente fechado é possível que o calor interfira ainda mais na maquiagem. Nesse caso, uma preparação de pele mais leve pode ser a melhor opção.


Em um ambiente aberto, mais ventilado, as chances da make se desmanchar por conta do calor é menor. Mas, independente disso, a dica é a mesma: preparar a pele com excelência.

Assim, preste atenção também na duração da festa e se a sua maquiagem vai aguentar ou se em algum momento vai precisar de retoque, por exemplo.

Logo mais comentaremos tudo que você precisa saber sobre como preparar sua pele e quais são os produtos são necessários e a ordem correta para aplicá-los.

Estilo e personalidade

Como comentamos, não adianta você querer transparecer a imagem de alguém que você não é. O ideal é que você se sinta confortável e que a maquiagem se adeque a sua personalidade.

Cor do vestido de debutante

Por uma questão de harmonia, é importante prestar atenção na cor do vestido com as cores da maquiagem. Imagine só: um vestido rosa e tons de verde na make, não ficaria legal.


Não precisa combinar, mas também não pode destoar tanto e causar confusão na imagem. Por isso, caso tenha dúvida, opte por tons neutros em sua make, elas combinam com tudo.

Saiba Mais: Penteados para festa: 50 modelos para se inspirar e arrasar

Colorimetria: o que é?

A colorimetria pode te ajudar na hora de escolher a sua maquiagem, seu vestido, as cores da sua festa. Por isso, falaremos brevemente a seguir sobre o que é isso.

Trata-se de um estudo, baseado na ciência, em que é capaz de apontar as cores e os tons que combinam para cada pessoa. Assim, realça os pontos fortes na imagem e valoriza ainda mais a beleza.

Quem nunca vestiu uma roupa de determinada cor e sentiu que distorceu totalmente a imagem, envelheceu ou não valorizou nem um pouco? Pois é, a colorimetria surge para ninguém passar mais por isso.


Cada um possui uma paleta de cores, que combinam com a pele. Ela se baseia na matriz, intensidade e saturação que cada pessoa possui.

Existem vários profissionais da área que oferecem consultoria para ajudar a montar a sua paleta de cores, mas também é possível fazer a sua paleta ao entender um pouco mais sobre esse processo.

Antes de mais nada, é indispensável saber quais são as cores primárias e secundárias. As primárias incluem amarelo, vermelho e azul; as secundárias abrangem roxo, verde e alaranjado.

Os tons quentes são as cores vermelho, laranja e amarelo. Já os tons frios são as cores azul, verde e roxo. Existem ainda as cores terciárias, que são basicamente as misturas dos tons das cores secundárias. Essas são vizinhas das cores secundárias, dentro do círculo.

Quando essas cores são dispostas no chamado círculo cromático, elas ficam de frente para a outra, gerando um contraste entre primárias e secundárias. São as cores complementares.


maquiagem para festa de 15 anos

Reprodução: Imagem/Pinterest

O contraste é exatamente o que faz haver equilíbrio e harmonia entre as cores. É como se fosse um jogo, onde uma cor pode anular a outra. Por exemplo, para anular o vermelho usa-se o verde.

Tanto que na hora da maquiagem, para camuflar espinhas e manchinhas vermelhas na pele é indicado justamente um corretor esverdeado, já que uma cor é capaz de anular a outra.

Sabendo disso, agora é preciso encontrar a temperatura da sua pele. Existem três tipos, sendo elas o tom quente, frio e neutro. Há algumas técnicas para descobrir a sua.

O primeiro jeito para encontrar a temperatura da sua pele é observando as veias do seu braço. Caso elas sejam mais puxadas para o verde e amarelo, isso indica que é quente.


Caso as veias sejam mais puxadas para o tom de azul ou roxo, então isso indica que a sua temperatura é fria. Mas, se você não conseguir diferir então isso quer dizer que sua temperatura é neutra.

A outra maneira para descobrir a temperatura da sua pele, é pegar um tecido prata, para representar os tons frio e um dourado, para representar os tons quentes. Veja qual se destaca e combina mais em você.

Pessoas que possuem a temperatura quente, podem apostar em tons alaranjados, vermelhos e amarelos. Quem possui pele fria, combina com roxo, rosa e azul. Já as neutras combinam com todas as cores.

Com essas informações, você pode ter maior facilidade na hora de decidir a sua maquiagem e as cores que irão fazer parte dela.

Passo a passo para uma maquiagem simples

Agora que você já sabe todos os aspectos a serem considerados e como a colorimetria pode ajudar a escolher a sua maquiagem, vamos falar um pouco sobre o que é preciso para o passo a passo da make perfeita.


Como já dissemos, a preparação da pele é a parte principal e fundamental para garantir que sua make permaneça intacta durante a festa.

Os produtos precisam ser aplicados na ordem correta e com um espaço de tempo, o suficiente para que a pele absorva por completo, entre um e outro.

Enquanto alguns possuem a função de proteger a pele, outros ajudam a inserção da nutrição dos ingredientes. Uma dica valiosa é usar produtos mais leves primeiro, depois os mais pesados.

Olha só essa listinha de itens básicos que você precisa ter em sua necessaire, com a ordem correta de aplicação e o papel de cada um em sua pele.

1. Limpeza: Água micelar ou sabonete facial

O primeiro passo da preparação é a limpeza profunda da pele, isso pode ser feito com um sabonete facial específico para sua pele, líquido ou sólido, ou também com uma água micelar.


A água micelar é responsável por retirar resíduos de poluição, diminuir a oleosidade, dá brilho e tonifica a pele de maneira delicada e não prejudicial ao nosso rosto.

2. Tônico

O tônico facial também pode entrar na categoria limpeza, pois ele é capaz de substituir a água micelar e remover as impurezas invisíveis a olho nu. Ele também é calmante e cicatrizante.

Esse produto é um grande aliado principalmente para as mulheres que sofrem com a pele oleosa, além de ajudar os poros a estarem prontos para receber o hidratante.

3. Hidratação: creme facial

Para hidratar a pele, é preciso escolher um creme que atenda às suas características. Se tem a pele seca, use um creme indicado para pele seca, o mesmo vale para pele oleosas e mistas.

E não se engane, usar creme hidratante não vai fazer com que sua pele fique mais oleosa, pelo contrário: vai ajudar a controlar o sebo produzido pela sua pele e reduzi-lo para que isso não interfira no resultado final da make.


4. Protetor solar

Caso a maquiagem seja para o dia, é indispensável o uso do protetor solar que assim como o hidratante, também deve ser um específico para o rosto e para seu tipo de pele.

5. Primer: o salvador dos poros abertos

O primer tem uma função importantíssima na maquiagem que é a de fechar os poros, evitar a oleosidade e fazer com que a durabilidade da make aumente ainda mais.

6. Base, corretivo e pó

Depois de todo esse processo de purificação e hidratação da pele, é hora de aplicar a base, o corretivo e o pó. O corretivo pode variar entre várias cores para diferentes finalidades e o pó para selar e finalizar a pele.

Você provavelmente já deve ter visto uma paleta de corretivos com diversas cores, mas você sabe para que serve cada uma? Se não, vai aprender agora!

Cores de corretivos e funções

Branco: o corretivo na cor branca serve como uma base para receber a sombra e o iluminador.


Amarelo: O amarelo é responsável por disfarçar e neutralizar as olheiras, que possuem um tom mais arroxeado, e também pequenos hematomas na pele.

Verde: O verde é capaz de disfarçar manchinhas avermelhadas de espinhas e de cicatrizes.

Lilás: O corretivo lilás neutraliza manchas marrons e amarelas, como manchas de sardas, por exemplo.

Rosa: Já o rosa é capaz de disfarçar manchas esverdeadas.

Vermelho: O vermelho tem a finalidade de disfarçar as manchinhas esbranquiçadas. Algumas mulheres também usam na área dos olhos, para as olheiras.


Marrom: O corretivo marrom é utilizado para fazer o contorno no maxilar, maçãs do rosto e testa.

Laranja: Por fim, o tom de corretivo laranja neutraliza tons mais escuros como azul ou roxo.

O pó fica como um dos últimos da etapa. Existe pó para todos os gostos, pó compacto, pó solto, pó translúcido… mas a intenção é uma só: selar a maquiagem para que ela dure por mais tempo, não derreta e nem tenha oleosidade.

Para finalizar, um blush para dar um aspecto de saúde e deixar a maquiagem mais natural. Tome cuidado com o tom e com a quantidade do produto.

Assim, está finalizada a preparação de pele ideal para suportar horas de festa e te deixar linda. Veja a seguir algumas fotos e vídeos para te inspirar a escolher o resto da make como sombras e batom.


Saiba Mais: Penteados para cabelo curto: as 40 melhores inspirações

Fotos de maquiagem para te inspirar

Maquiagem para debutante dourada

Fazer uma maquiagem profissional com produtos baratos é o sonho de todo mundo. Por isso, a Tainara Reis ensinou uma make fácil e clássica, com produtos acessíveis. Confira:

maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos

Inspirações de maquiagem para debutantes morenas

maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anosmaquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos

Saiba Mais: As 50 melhores inspirações de penteados para cabelos cacheados

Inspirações de maquiagem para festa noite

As maquiagens para festas que são na parte da noite podem ser mais ousadas, com brilhos e tons mais escuros. Quem gosta, pode apostar sem medo.

maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos

Inspirações de maquiagem para festa de quinze anos convidada

Se você não é a debutante, mas a convidada de uma festa de 15 anos, também pode encontrar inspirações por aqui. Veja algumas ideias para esse dia especial:


maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos
maquiagem para festa de 15 anos

Saiba Mais: Unhas decoradas 2022: as 53 mais bombadas das redes sociais

Dicas Finais

Se você, assim como grande parte das iniciantes na maquiagem, tem dificuldade para colar cílios postiços e fazer delineado, calma! Também trouxemos a solução para esse dilema. Veja alguns tutoriais com dicas essenciais.

Como fazer delineado

 

A maquiagem fox eyes também vem ganhando espaço no mundo das blogueiras, é um delineado diferenciado que causa um impacto ainda maior no olhar. Aprenda:

Como colar cílios postiços

Tudo na vida exige prática, então para fechar as nossas dicas aí vai mais uma: treine! Faça e refaça as maquiagens, teste produtos e faça comparações entre os resultados. Dessa forma, você saberá o que mais lhe agrada e irá se aperfeiçoar nas técnicas.

Saiba Mais: Maquiagem simples: os 5 melhores tutoriais do YouTube



Entidades: Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.