Maquiagem formatura: 65 ideias incríveis para todos os estilos

por | Última Atualização Nov 10, 2022 | Maquiagem


Como escolher a melhor opção de maquiagem formatura? Para te ajudar nessa missão, vamos trazer inspirações incríveis para todos os estilos, além de dicas e truques indispensáveis para que sua make fique intacta.

O baile de formatura é um dos momentos mais esperados na vida de todos os estudantes. Se trata de uma cerimônia que marca uma fase importante de nossas vidas e simboliza uma transição importante na vida acadêmica, seja ela o fim do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior ou fim de um curso de formação, por exemplo.

E claro que uma celebração tão grande exige traje, maquiagem e penteado mais elaborados, principalmente para os formandos. Hoje, especificamente, iremos te dar ideias de maquiagem, tanto para eventos de dia quanto para eventos à noite.

Vamos te auxiliar para que você consiga harmonizar a maquiagem com a cor do seu vestido e com o horário da festa. Além disso, você também pode adotar todas as dicas que traremos, não só para esse dia tão especial, mas para as fotos de convite de sua festa de formatura e ainda para outras ocasiões.

Independente se você irá contratar uma maquiadora ou se fará a maquiagem por conta própria, você precisa saber de alguns truques que falaremos a seguir e também precisa se conhecer, pois é de extrema importância que a make não fuja do seu estilo. Afinal, é indispensável se sentir bem consigo mesma e confortável.

Saiba Mais: Maquiagem simples: os 5 melhores tutoriais do YouTube

Estilos de make: o que dizem sobre você

Uma “simples” maquiagem pode dizer muito da sua personalidade, assim como a maneira que você se veste, seu corte de cabelo e a cor das madeixas. Tudo isso diz muito sobre o que uma mulher é pelo lado de dentro. Cada uma possui um gosto diferente para maquiagem. Há as que preferem maquiagens mais leves, outras mais curtem makes marcantes e mais pesadas, por exemplo.

Se você ainda tem dúvida sobre o seu estilo de maquiagem, confira a seguir alguns estilos mais comuns de maquiagem e o que cada um pode dizer sobre sua personalidade. Isso te ajudará a definir os seus gostos e estilo e escolher a maquiagem ideal para o dia da formatura.

Maquiagem formatura para mulher ousada e descolada

Mulheres com personalidade muito forte costumam ser ousadas em todas as áreas de sua vida. Quando se trata da aparência, acessórios e roupas chamativas, tanto na cor quanto no estilo, fazem parte desta ousadia. E na maquiagem isso não é diferente.

Aqui não existe aquele termo “olho tudo, boca nada” ou “boca tudo, olho nada”. Uma make ousada é olho tudo e boca tudo também. Nesse tipo de maquiagem, podemos encontrar tons mais fortes e marcantes, como batons chamativos, sombras com tons fortes, delineadores coloridos (que cada vez mais tem ganhado força nas maquiagens) e claro, uma quantia generosa de iluminador.

Maquiagem formatura para mulher romântica

De um extremo a outro, as mulheres que possuem uma personalidade mais romântica geralmente preferem makes mais discretas e delicadas. Uma preparação de pele mais leve e tons de sombra e batom mais neutros são uma boa pedida.

Isso não as impede de utilizar delineado e blush. Mas aqui eles são utilizados de uma maneira mais sútil.

Maquiagem formatura para mulher decidida e prática

Praticidade é o sinônimo daquela mulher que não gosta muito de enrolar na hora de se maquiar. Logo, elas gostam de utilizar maquiagens básicas, com produtos multifuncionais como um BB Cream que seria basicamente uma base com protetor solar. Tudo isso para não perder tanto tempo na frente do espelho fazendo uma make.

Muitas vezes, a maquiagem simples pode ser ainda mais bonita que uma maquiagem mais elaborada. Entretanto, tudo isso dependerá se a maquiagem está ou não de acordo com  a sua personalidade. Por isso a importância de conhecer o seu estilo.

Em maquiagens mais simples, é comum encontrarmos tons mais terrosos, sombras bem esfumadas e batons claros ou escuros. Podemos brincar com os tons neutros e alcançar um resultado incrível.

Basicamente, você pode se basear nesses três estilos para encontrar o seu. Seja uma sombra mais leve ou um sombra brilhosa, um batom mais escuro ou um mais claro, uma base mais leve ou uma base de alta cobertura. Todas ficam lindas e estilosas.

Saiba Mais: Maquiagem para madrinha de casamento: As melhores dicas para este dia especial

Maquiagem Formatura: Dicas para planejar a sua

Horário da festa

Como já mencionamos, até mesmo o horário da sua formatura influencia no tipo de maquiagem que você irá escolher, se poderá ser mais “pesada” ou não. Se a festa acontece durante o dia, é indicado que a maquiagem contenha tons mais neutros para ficar mais harmônico.

Além do mais, a depender da época do ano, o clima de uma festa de dia pode ser mais quente e isso pode ocasionar suor e acabar derretendo a sua maquiagem e prejudicando sua durabilidade.

Já para uma festa de formatura durante a noite, é 100% liberado ousar mais na make, com brilho e cores marcantes. Independente do horário, o cuidado com a pele na pré-maquiagem é que fará toda diferença na fixação e duração da sua make. Fique tranquila, pois também vamos falar sobre isso adiante.

Local da formatura

Também é fundamental pensar no local da festa, o que poderá afetar diretamente a sua maquiagem, pois em se tratando de um ambiente fechado, voltamos ao problema do calor que pode acabar danificando a maquiagem.

Logo, caso o ambiente seja um ambiente muito fechado, como um salão de festas, uma preparação de pele mais leve pode ser a melhor opção.

Cor do vestido

Combinar as cores da sua maquiagem com a cor do seu vestido também pode ser uma opção, caso você goste dessa ideia de combinação. Além disso, não é apenas uma questão das cores serem exatamente iguais, mas sim de tomar cuidado para não destoar muito e acabar gerando uma confusão na imagem.

Por exemplo, uma maquiagem muito marcada e escura com vestido preto pode deixar o look muito pesado. Logo, nesse caso, você pode apostar em maquiagens com tons mais neutros, pois são uma ótima opção para criar um equilíbrio.

Saiba Mais: Vestidos de Formatura 2022: 50 modelos para todos os estilos

Maquiagem Formatura: Passo a passo para uma makeup perfeita

Partindo do ponto de que você mesma irá fazer a sua maquiagem, nós trouxemos um guia simples com passo a passo para você fazer uma ótima preparação de pele e arrasar. Existe uma ordem correta para fazer a aplicação dos produtos para fazer com que a maquiagem fique mais bonita e dure mais na pele. Veja a seguir.

1. Limpeza

Fazer a higienização correta da pele é o primeiro passo para começar a prepará-la. Para isso, você vai precisar de um sabonete facial, sólido ou líquido e de uma água micelar. Após lavar o seu rosto com o sabonete, a água micelar terá o papel de tirar qualquer resíduo que ainda tenha ficado na pele.

Ela é responsável por retirar resíduos de poluição, dar brilho e tonificar a pele de maneira delicada e não prejudicial ao nosso rosto. Além de contribuir para a maquiagem, a água micelar também regula a oleosidade, ajuda na textura da pele e traz equilíbrio ao pH.

Lembre-se de que a nossa pele é sensível. Portanto, não esfregue o rosto com força e aplique a água micelar com delicadeza com um pedaço de algodão.

2. Tonificar a pele

O tônico facial é semelhante a água micelar. Ele é indicado para remover resquícios que ainda tenham ficado na pele e também para evitar a obstrução dos poros e ajudar na absorção da hidratação e do resto dos produtos. Além disso, ele ainda é cicatrizante e calmante.

O tônico é um grande aliado contra a pele oleosa e uma dica de ouro é escolher tônicos que não possuem álcool em sua composição, pois pode ocasionar o ressecamento da pele e deixar a maquiagem craquelada.

3. Hidratar a pele

A hidratação é um passo fundamental. E para isso é importante escolher um creme que atenda as necessidades da sua pele. Por exemplo, caso a sua pele seja oleosa, você deve escolher um produto específico para pele oleosa. O mesmo vale para pele mistas e secas.

O que acontece se a sua pele não estiver bem hidratada? A ausência de uma boa hidratação vai fazer com que a pele comece a reter água de outros produtos que você aplicará, interferindo diretamente no resultado final da sua make.

4. Use protetor solar

Proteger a pele contra os raios ultravioletas é indispensável. Além dessa barreira de proteção, o protetor solar também ajuda a evitar manchas e o surgimento de linhas de expressão. Não se esqueça de usar um protetor solar facial, específico para o rosto.

5. Aplicação do Primer

O primer é o salvador da pátria, ou melhor, dos poros abertos. Ele possui a função de fechar os poros, evitar e controlar a oleosidade, hidratar a pele e melhorar a durabilidade da maquiagem. Além do mais, disfarça cravos e rugas.

6. Aplicação do corretivo

O corretivo é o que irá cobrir e disfarçar aquelas imperfeições que acabam incomodando, como manchas e olheiras, além de ajudar a iluminar. Cada cor de corretivo tem uma função específica, veja só:

Amarelo: o corretivo amarelo pode neutralizar e disfarçar as olheiras, assim como outros hematomas na pele que possuam um tom arroxeado.

  • Branco: o corretivo branco funciona como um auxílio para melhor pigmentação de sombras e iluminador;
  • Laranjado: o tom de laranja serve para neutralizar tons escuros como o roxo ou azul. Caso esteja com uma mancha ou hematoma na pele ele irá camuflar bem;
  • Lilás: o corretivo lilás é indicado para neutralizar manchas amareladas ou amarronzadas, como as sardas, por exemplo;
  • Marrom: o marrom é utilizado para fazer o contorno, marcando as maçãs do rosto, o maxilar, a testa e o nariz;
  • Rosa: o corretivo rosa camufla manchas esverdeadas;
  • Verde: o corretivo verde esconde manchas avermelhadas, como de cicatrizes e espinhas.
  • Vermelho: Por fim, o corretivo vermelho camufla manchas esbranquiçadas e também pode ser utilizado na área das olheiras.

7. Aplicação da Base ou BB Cream

Depois de aplicado o corretivo, chegou a hora da base que conta com uma alta cobertura. Além da base, existe também o BB Cream que pode substituí-la, uma opção mais leve e suave que pode fazer o papel de base, protetor solar e primer em um só produto.

Se você ainda tem dificuldade para descobrir o seu tom de base certo, veja também o vídeo da Bruna Malheiros do YouTube com dicas certeiras para te ajudar a não errar mais.

8. Pó e Blush

Para selar e finalizar a maquiagem, utilizamos o pó. Pode ser o pó compacto, solto ou translúcido, busque aquele que funciona melhor para a sua pele. Essa etapa será responsável por selar a make, fazendo-a durar por mais tempo e espantar a oleosidade da pele.

Por fim, a aplicação do blush deixa a maquiagem um pouco mais natural, trazendo um aspecto de saúde. Dessa maneira, está finalizada a preparação da sua maquiagem de formatura.

Saiba Mais: Maquiagem para festa de 15 anos: 15 dicas para arrasar 

Maquiagem Formatura 2022: 20 Ideias incríveis

Agora, para te ajudar a escolher a maquiagem para os olhos e o batom ideal, trouxemos várias inspirações do Pinterest e mais algumas dicas extras para você arrasar.

Pincéis e suas funções

Maquiagem formatura

Como colar cílios postiços?

Maquiagem Formatura Dia

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Maquiagem Formatura Noite

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Saiba Mais: Penteados para formatura: 55 ideias para um look perfeito

Maquiagem Formatura Simples

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Maquiagem Formatura pele morena

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Maquiagem formatura convidada

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Maquiagem para fotos de formatura em estúdio

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Cabelo e maquiagem para formatura

Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura
Maquiagem formatura

Saiba Mais: Penteados para festa: 50 modelos para se inspirar e arrasar

MAIS LIDOS

Entidades: Pinterest | Youtube

Ceia de Natal perfeita: 17 dicas comprovadas Melhores Filmes Netflix para maratonar O que olhar no carro antes de viajar? Receitas de drinks fáceis para fazer 19/11: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino Filmes de natal: 09 lançamentos para assistir em família Ovos Perfeitos: Dicas de Especialista para a Escolha Certa no Supermercado Como o Follow Up vai te ajudar a vender mais?