Magazine Luiza: uma grande aposta no Social Commerce

por | ago 26, 2011 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Vamos ser francos. Quando se fala de Social Commerce, é difícil encontrar um grande varejista online brasileiro que seja referência neste modelo de negócio. Grandes e-commerces até oferecem espaços para comentários, trocas de experiências, mas nada muito grandioso. Porém, acabamos de conhecer uma referência de Social Commerce no mercado nacional.

O Magazine Luiza, uma das primeiras lojas físicas nacionais a vender pela Internet, com início das operações em 2000, saiu na frente e agora alia o F-commerce, O-commerce (e-commerce no Orkut) e o Social Commerce em suas ações de varejo online.

Magazine Luiza, Maria, João, Zézinho…

O Magazine Você, é um canal de vendas pelo Facebook e Orkut. Funcionando como um aplicativo, será possível criar uma loja personalizada e, qualquer pessoa, vender os produtos do Magazine Luiza pelas duas redes sociais.

Em linhas gerais, o Magazine Você funciona como os banners de afiliados, comuns em blogs e sites. Ao clicar no banner, a loja identifica a procedência do clique e, se compra for realizada, o dono do blog recebe uma porcentagem do valor da compra.

Porém, ao invés de um banner, o “afiliado” cria uma loja dentro da sua rede social favorita, escolhe quais produtos deseja inserir em sua vitrine e inicia o processo de personalização da loja. Todo o procedimento de compra, pagamento, entrega e cobranças ficam sob responsabilidade do Magazine Luiza.

Cada categoria de produto possui uma taxa de comissão, que varia entre 2,5% e 4,5%.  Assim, é possível criar lojas únicas, de acordo com a preferência de seus criadores.

Para entender melhor como o Magazine Você funcionará, assista ao vídeo a seguir:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=enlMrBlmpeE&feature=player_embedded]

Soluções para empreendedores

Sem dúvida, o Magazine Você é uma solução interessante para quem quer utilizar as redes sociais como uma ferramenta de receitas, mas ainda não quer ou não pode investir em um negócio próprio. Para quem deseja montar um e-commerce, o Magazine Você pode ser uma ótima escola.

Além o Magazine Você, outra ferramenta que permite a criação de um F-commerce (e-commerce no Facebook) é o Facebook Storefront do Bloompa. Uma das maiores vantagens do Storefront é o fato de você não precisar ter um e-commerce para vender online. Caso você seja inexperiente neste mercado, pode criar sua loja diretamente no Facebook e vender pela rede social.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UXkTihTnaec&feature=player_embedded]

Assim como o Magazine Você, o Facebook Storefront do Bloompa é uma ótima opção para quem quer fazer parte do Social Commerce, mas conta com poucos recursos ou experiência.

Resta-nos torcer para que o Social Commerce do Magazine Luiza, não se torne apenas F-commerce ou O-commerces como comentamos neste post.

Para saber mais sobre o Magazine Você acesse o Facebook do Magazine Luiza.

Continua depois da publicidade

Tags:

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Ter um sentimento de gratidão em qualquer área da vida torna o dia a dia mais prazeroso e dá mais ânimo para enfrentar os desafios diários. Além disso, saber dizer obrigado dá uma sensação de leveza não só para a pessoa que agradece. Dessa maneira, mesmo que você...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

De acordo com o site Google Trends, a busca por como criar um site de vendas grátis aumentou bastante nos últimos meses. O aumento na busca por esse termo pode ser justificado pela facilidade de iniciar um novo negócio. A missão de vender online pode ser uma ótima...

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

O Portal da Drogaria é um sistema que atua com uma administração de qualidade e fornecimento de infraestrutura para vários programas de desconto em medicamentos. Desenvolvido em 2006, foi idealizado para fazer integração de farmácias e convênios nos programas de apoio...

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

A Sankhya Brasil é indicada para aquelas empresas que não sabem para onde está indo o seu dinheiro ou que têm dificuldades para cuidar da administração de pessoas, tomar decisões estratégicas ou que não conseguem ter uma visão completa sobre o seu negócio.  Se você...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest