Mãe cansada 2022: 10 ideias para te ajudar a relaxar

por | fev 28, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Mãe cansada 2022: esse artigo é para você, uma mãe cansada que precisa de meios e dicas para relaxar e descansar a mente e o corpo. Fique conosco até o final para conferir tudo que você pode fazer de diferente no seu dia a dia para te ajudar.

Ser mãe é algo lindo, mas nem todo mundo conhece a verdade por trás das noites mal dormidas e da rotina cansativa de tentar dar o seu melhor todos os dias, em todos os momentos em prol do bem estar dos seus filhos.

Mas, muitas vezes ser mãe também é um desafio, pois além da rotina cansativa com um filho, as mães também precisam lidar com serviços domésticos, trabalho e outros afazeres.

Já existe uma pressão de que as mães devem ser perfeitas, tomar as decisões certas e não podem falhar em nenhuma etapa da maternidade, o que não ajuda em nada.

Desde o período da gravidez a mulher já escuta com comentários de terceiros sobre o que ela deve ou não fazer, e a não ser que esses conselhos venha do seu médico ou do médico do seu filho, deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro.


Mãe Cansada 2022: Como o cansaço pode afetar na vida de uma mãe?

Se você é mãe de primeira viagem, certamente ainda está aprendendo a lidar com toda a sobrecarga e o estresse que vem junto com essa tarefa. São novos hábitos, horários bagunçados, sono desregulado, inexperiência e várias dúvidas que surgem a todo instante.

Ficar com o sono desregulado já é o suficiente para o nível de estresse aumentar consideravelmente e por alguns meses é muito provável que sua rotina seja assim. Fora as outras tarefas do dia a dia que, se não forem bem gerenciadas, viram uma bola de neve.

Isso pode gerar desgaste, tanto físico quanto emocional. A mente cansa e o corpo reflete, o cansaço fica evidente e se você não tomar alguma atitude, essa situação pode tomar proporções drásticas e mais complexas de serem revertidas.

Esse esgotamento físico e mental gerado pela rotina pode ainda afetar os seus relacionamentos em casa, com o marido ou com os outros filhos, por exemplo. Ou até mesmo refletir no seu desempenho no trabalho.

Dessa forma, você não consegue dar 100% de si para ninguém, nem para o seu filho e nem para você mesma. Por isso, é de extrema importância tirar um momento para si e cuidar da saúde e do bem-estar, do corpo e da mente.


Pensando nisso, vamos lhe dar várias dicas interessantes para que você possa introduzir na sua vida e aliviar esse cansaço que está nos seus ombros. Continue conosco para saber mais.

10 ideias para te ajudar a relaxar

1. Faça exercício físico

Que a prática de atividade física é de extrema importância para o corpo humano, todos sabem. Ela é responsável por uma maior qualidade de vida, previne doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Mas ela também é essencial para a nossa saúde mental, pois quando praticamos um exercício, o nosso corpo é capaz de liberar endorfina (o famoso hormônio da felicidade). Este por sua vez, age no cérebro de maneira a reduzir o estresse, ansiedade, mal humor e ajuda o corpo a relaxar.

Logo, fazer exercícios proporciona a sensação maravilhosa de bem-estar, que é tudo que você precisa nesse momento. Fique ciente de que além de estar cuidando do corpo, você estará cuidando também do psicológico, colocando-os em equilíbrio.

E mais: saiba que você não tem que necessariamente se matricular em uma academia para começar a se exercitar, você pode fazer isso em casa.


Essa é uma atividade que também pode ser feita com a companhia dos filhos, crianças com energia precisam gastá-la e nada melhor do que uma atividade física para isso. Torne esse momento descontraído e divertido para ambos, mas não esqueça do foco principal.

O canal Exercícios em casa possui uma variedade de treinos para você fazer no conforto da sua casa. Basta escolher entre os vários conteúdos disponibilizados gratuitamente e começar.

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2. Aposte na dança

A dança é uma grande aliada na redução do estresse e na prevenção da depressão. Além disso, ajuda na perda de peso, melhora a postura, a memória e o equilíbrio. É uma atividade divertida, cheia de benefícios e que você também pode incluir o seu filho.

Para isso, também existem vários canais legais como o Daniel Saboya, onde há coreografias para variados gêneros. Separe um momento do seu dia, ainda que seja apenas 15 minutos, vá para a frente da TV e seja feliz.


3. Cuide da sua alimentação

Já ouviu aquela frase “você é o que você come”? É a mais pura verdade e a gente te explica o porquê! Alimentos têm o poder de agir sobre nosso corpo e nosso cérebro, através da alimentação você pode combater e prevenir várias doenças, incluindo a depressão.

Saiba Mais: Como ter uma alimentação saudável? 25 fontes de inspiração

Ao ingerir alimentos ricos em carboidratos e açúcar, por exemplo, faz com que o corpo fique em estado de cansaço, ao invés de dar energia e sustentar. Isso acontece devido ao fato dos índices de glicemia ficarem oscilando, exigindo que o corpo produza doses maiores de insulina.

Então, saiba como ter uma alimentação saudável e tente encontrar e manter o equilíbrio entre o que é realmente necessário para nutrir de verdade o seu corpo e o que você gosta e costuma comer. Afinal, uma guloseima ou outra não está proibida.

Saiba Mais: Os 10 melhores apps para ter uma alimentação saudável


4. Tire um tempo apenas para você

Ter um momento para cuidar de si é mais do que necessário. Qual foi a última vez que você fez um skin care ou deu aquela hidratação no seu cabelo? Se permita fazer esses pequenos rituais, eles possuem um alto poder de relaxamento e bem-estar.

Assistir o seu filme ou série favorita, ler um bom livro, escrever ou colocar algum hobby em prática também é super válido. O foco é fazer com mais frequência algo que te faça se sentir bem, sem que você se sinta culpada por estar tirando um tempo para você.

Não fique presa no pensamento: “tenho que fazer tudo” e aceite que você é humana e que também precisa de um tempo sozinha consigo. Uma boa mãe não deixa de ser uma boa mãe por também querer ser uma mulher que também cuida da aparência e da saúde mental.

Veja algumas dicas e receitinhas caseiras que podem ser muito úteis para o seu spa day:

5. Tome banhos relaxantes

Para banhos na banheira, você pode usar e abusar de coisas como sais minerais, que possuem ingredientes que além de auxiliar na limpeza, também é capaz de relaxar os músculos e até mesmo aliviar dores.


Mas, se você está pensando que é preciso uma banheira para tomar um banho relaxante, você está enganada! Inclusive, os sais minerais também podem ser incluídos nos banhos de chuveiro.

Uma sugestão, é fazer a mistura em um recipiente e após o banho, despejar pelo corpo.

Além do mais, há várias outras dicas para fazer do banho, um momento de relaxamento. Separe sua melhor playlist e bote-a para tocar no banheiro, apague as luzes (acredite, isso faz toda a diferença) e use velas aromáticas.

Você pode ainda utilizar óleos essenciais como camomila, lavanda, cedro. Basta pingar uma pequena quantidade no piso, dentro do box, antes de começar o banho. Pronto! Está garantido o seu banho relaxante caseiro.

6. Tenha momentos de lazer com suas amigas

É importante fazer programas como ir comer um lanche, assistir um filme no cinema ou andar pelo parque ou apenas uma troca de mensagem ou ligação, que seja. Você precisa conversar, distrair a mente e nada melhor do que as amigas para te dar apoio e refúgio.


Ainda que você não tenha mais do que meia hora para fazer isso, use o tempo que você tem, seja ele qual for. Não fique esperando o momento certo ou uma folga da vida corrida para fazer uma simples ligação, as circunstâncias nem sempre irão colaborar como você espera.

7. Medite ou faça Yoga

Se você soubesse o poder do yoga e da meditação você estaria fazendo nesse momento. Reconectar mente e corpo para conseguir equilibrar todos os aspectos da sua vida é tudo que você precisa em um momento assim.

Garantimos que você não irá se arrepender de conhecer essas práticas e começar a inseri-las na sua vida. Hoje, existem diversos apps e aulas disponíveis no YouTube para te ajudar a aprender.

Saiba Mais: Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

8. Delegue as tarefas

Você não precisa dar conta de tudo sozinha, se você é casada, seu marido não só pode como deve te ajudar nas tarefas domésticas. Vocês podem pré-estabelecer o que cada um fará no dia e assim, não fica pesado para ninguém.


Não tenha receio de pedir ajuda com as tarefas e de delegar aquelas tarefas que outras pessoas da casa podem fazer. A união faz a força e toda ajuda é bem-vinda.

9. Durma bem

O ideal para um ser humano é dormir de 6 a 8 horas por noite, mas sabemos que mães de recém-nascidos não têm esse privilégio. Aproveite todos os momentos em que seu bebê dormir, para dormir também ou alterne com o pai os cuidados com o bebê para que ambos possam dormir tranquilos sabendo que o outro estará em alerta.

10. Cuide da sua vida sexual

O sexo possui um papel importante no alívio do estresse e também influencia diretamente na vida do casal. Com a vinda do bebê, o cansaço e a falta de um tempo a sós, a vida sexual pode ser um pouco prejudicada.

Por isso, tente inovar e tirar um tempo apenas para vocês dois. Afeto e contato físico também fazem parte desse pacote, logo, ainda que vocês estejam cansados, é interessante investir em massagens, um jantar romântico, programas a dois e surpresas.

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Aplicativos para meditar e dormir melhor

Como mencionado, a meditação e o yoga podem ser grandes aliados no combate ao estresse, ansiedade e cansaço. Por isso, também trouxemos algumas opções de aplicativos para que você possa praticar em casa.

1. Medite.se

O Medite.se está disponível para Android e iOS. É um app que conta com meditações guiadas, de forma gratuita e em português. Você pode acompanhar sua evolução, meditar com um grupo de pessoas e baixar os áudios para meditar offline.

mae cansada 2022

2. Sattva

O Sattva, disponível para Android e iOS, é outra ótima opção de app para começar a meditar. Dentro dele, é possível registrar seu humor antes e após a prática, para que assim você possa acompanhar o seu desempenho.

A ferramenta possui um timer que mede o tempo das suas sessões e também um monitor de frequência cardíaca.

3. Aura

O Aura (Android | iOS) é um tanto mais sofisticado, já que seus usuários podem ter um guia personalizado. Para a ferramenta apresentar um conteúdo indicado para você, ela estuda sua rotina e seu nível de estresse.


4. Calm

O Calm (Android | iOS) é um app que irá te ajudar a meditar, dormir melhor e a melhorar a sua concentração. Dormir bem faz parte do combo “como relaxar”.

Portanto, faça o download e usufrua dessa ferramenta maravilhosa, que disponibiliza meditações guiadas, exercícios de respiração, histórias para dormir e músicas para relaxar.

5. Insight Timer

O Insight Timer (Android | iOS) conta com mais de 100 mil sons para meditação, além de um guia para controlar e combater a ansiedade e possibilidade de meditação em grupo.

6. Smiling Mind

O Smiling Mind (Android | iOS) possui meditações para os adultos mas também disponibiliza meditações para crianças acima de 7 anos, o que pode trazer muitos benefícios para os pais e para os filhos.

7. Mindbliss

O Mindbliss (Android | iOS) é outra alternativa de app para meditação, que conta com exercícios de respiração, hipnoterapia (que estimula o desenvolvimento da mente e do corpo) e sons em 3D.


8. 5 minutos

O app 5 minutos (Android | iOS) é indicado para aquelas pessoas que não dispõe de muito tempo para praticar alguma atividade, ele promete tomar apenas 5 minutos do seu dia para conseguir melhorar a sua qualidade de vida.

Você recebe instruções de respiração e postura, que com o passar do tempo vão melhorar o seu humor e a sua disposição. É possível agendar sessões no app.

9. Zen

O Zen (Android | iOS) além de oferecer exercícios de relaxamento, também é capaz de ajudar a combater a insônia, ansiedade e o estresse, através de vídeos e áudios.

10. Meditopia

O Meditopia (Android | iOS) também vai te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, além de ser eficiente na meditação. Ele disponibiliza sons e contos que visam diminuir o estresse e relaxar antes de adormecer.

Dicas Extras

Mais uma dica interessante, é fazer parte de uma comunidade na internet, onde você possa conversar com outras mães que passam pela mesma situação. Nada mais acolhedor que um desabafo de uma mãe cansada para outras mães cansadas.


No grupo e blog “ Confissões de uma mãe cansada ” no Facebook é possível encontrar mensagem de desabafo de uma mãe cansada, carta de uma mãe cansada, reflexões, memes e conteúdos em geral sobre a maternidade.

Podemos considerar que laços capazes de serem criados pela internet, já que o sentimento é um só: ” a mãe cansada que habita em mim, saúda a mãe cansada que existe em você “.

Sinais de depressão pós parto

Falar sobre a depressão pós parto é necessário e vamos trazer esse assunto de forma breve, para que você entenda o que é e quais são os sinais de alerta sobre essa condição.

A depressão pós parto acomete milhares de mulheres ao redor do mundo e ela pode ocorrer até o primeiro ano de vida da criança. O que pode acabar afetando o vínculo mãe e filho, além das consequências da doença.

Entre as causas, estão a privação de sono, falta de atividade física, alterações hormonais, alimentação ruim, quadro depressivo antes da gravidez, transtornos mentais como ansiedade, gravidez indesejada e falta de apoio.


Os sintomas podem incluir um sentimento intenso de tristeza e angústia, pessimismo, cansaço, irritabilidade, ansiedade, choros, fadiga, alteração do sono, falta ou excesso de apetite, falta ou excesso de cuidado com o bebê e em casos mais graves, pensamentos suicidas e alucinações.

Nesse caso, é preciso procurar por ajuda profissional especializada, no caso um psiquiatra. Somente ele poderá diagnosticar e fazer o tratamento correto.

Por fim, esperamos que você consiga aproveitar ao máximo todas essas dicas e implementá-las no seu dia a dia, conseguindo relaxar verdadeiramente.

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