Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma

por | jul 29, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Investir no ecommerce, como na Loja Tray, vem sendo um caminho bastante visado por donos de lojas ou pessoas que querem começar seu próprio negócio. Existem diversas plataformas que permitem a criação de uma loja virtual, como a Shopee, Aliexpress, Nuvemshop e diversas outras.

Contudo, agora chegou a vez de falarmos da Loja Tray, quais são as vantagens, o que é necessário e como você pode criar a sua loja virtual na plataforma.

Se você está em busca de criar o seu próprio negócio, esse caminho pode ser a solução, já que uma loja virtual é um negócio em alta para o público e bem mais rápido e prático do que criar uma loja física.

Vamos conferir mais a respeito da Loja Tray.

Saiba Mais: Live Commerce: o que é e porque está bombando?

Vantagens de se ter uma loja Tray

Loja Tray

Caso você ainda tenha dúvidas sobre abrir ou não uma loja virtual, seja uma loja Tray ou em outra plataforma, separamos algumas vantagens que esse negócio pode ter e que pode acabar te convencendo a investir na área.

Veja a seguir alguns benefícios que você terá ao investir no commerce online:

24 horas de atendimento

Se em praticamente todas as lojas físicas, o trabalho é feito somente no horário comercial, uma loja virtual permite vendas e atendimento ao cliente 24 horas durante 7 dias por semana.

Os produtos e serviços que você estará disponibilizando aos clientes estarão disponíveis de forma online durante todo o dia. 

Além disso, essa é uma opção bastante segura, já que não tem como alguém arrombar a porta ou quebrar a vitrina da sua loja para te roubar. E após uma venda, o dinheiro cai diretamente em uma conta, estando seguro no banco. 

Não há limites geográficos para venda

Nas lojas físicas, caso você não integre o negócio a algum marketplace e também faça vendas virtuais, você sofrerá com as limitações geográficas vendendo somente para aqueles clientes próximos de você.

Em um negócio virtual como na Loja Tray, a internet cuidará de eliminar essas limitações e barreiras de alcance, expandindo ainda mais seu público. 

Dessa forma, produtos que você normalmente venderia somente em Brasília, por exemplo, podem ser entregues em São Paulo ou até mais longe.

Dependendo de como você montar seu negócio online, até mesmo vendas internacionais podem ser feitas. 

É cômodo

Uma loja virtual garante o conforto de seus clientes e consumidores, sendo esse um dos motivos do ecommerce ter se tornado tão buscado e tão acessado pelo público. Muitos não querem mais ou não possuem tempo de ir de loja em loja para comprar algo.

Por isso, eles fazem praticamente todas as suas compras de forma virtual e no conforto de casa. 

Caso a loja virtual também tenha uma loja física perto de sua casa, há também quem prefira fazer a compra de forma online e apenas retirar o produto na loja, caso não queiram pagar o frete ou não queiram ficar esperando vários dias para a entrega.

Isso acaba poupando bastante tempo do cliente. 

Várias promoções

As lojas online permitem que os vendedores façam promoções de forma mais espontânea e rápida, garantindo que a divulgação também seja feita na internet, como em redes sociais e propagandas, chegando muito mais rápido aos clientes.

Diferente de uma loja física, onde a promoção pode demorar um pouco até chegar aos ouvidos dos consumidores.

Isso também aumenta o controle de seu negócio, já que você pode informar as mudanças nas promoções com poucos cliques ou informar quando algum produto estiver esgotado.

Além do mais, você também poupa uma boa grana com material impresso, já que não será necessário gastar dinheiro com panfletos e cartazes para a sua loja. 

Saiba Mais: Os 8 melhores cursos de e-commerce

O que é necessário para criar a Loja Tray?

Antes de você criar sua loja Tray na plataforma, existem algumas coisas que você precisa se informar, já que são extremamente necessárias para abrir seu negócio virtual.

Separamos elas para te ajudar, já que podem ser processos bastante burocráticos antes de pôr sua Loja Tray em ação. 

No próprio menu do site da Tray, há uma aba chamada Recursos. Lá, você poderá encontrar informações sobre a logística, gestão, canais de vendas e muito mais. 

Loja Tray

Documentação básica

Embora seu negócio esteja se encaminhando para ser uma loja virtual, isso não significa que você não precisará de documentos para formalizar a sua marca.

Ou seja, você precisará correr atrás de documentações como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição estadual, alvará de funcionamento e diversos outros.

A recomendação para essa etapa é que você tenha um contador para te auxiliar durante o processo para que você não deixe passar nenhum documento ou informação necessária. Isso garante também que a sua loja pague corretamente os impostos necessários e esteja de acordo com a legislação vigente.

Legislação

O Decreto 7.962, uma nova Lei de E-commerce que foi promulgada em 15 de março de 2013, diz que nenhum negócio e comerciante pode descumprir as normas definidas para as lojas online.

É necessário que você leia e preste bastante atenção no Decreto, prevenindo problemas jurídicos no futuro. 

Entre as normas, estão algumas recomendações como: ter endereço físico e virtual, expor todas as características do produto vendido, detalhar o preço e custos adicionais, garantir mecanismos de segurança para proteger o pagamento e dados dos clientes, além de diversas outras normas. 

Tributação e custos

Não se engane. Embora possam ser menores do que o de uma loja física, um negócio virtual também terá seus custos. Então é importante ficar atento a isso para realizar uma boa gestão de sua loja Tray ou qualquer outro negócio virtual

Uma dica é considerar que, inicialmente, seus gastos estão divididos em três categorias:

  • Recursos relacionados a área de TI e a estrutura básica do site, como layout, por exemplo;
  • Operação do seu negócio online;
  • Divulgação da sua marca e produtos/serviços.

É bastante complicado dizer um valor exato que você irá gastar, já que dependerá bastante do plano da plataforma que você escolherá, sua área de atuação, o tamanho da loja virtual e etc. 

Além disso, você também precisa prestar atenção ao regime de tributação. Ele irá depender bastante da natureza jurídica que terá a sua empresa.

Então, tenha a certeza de pesquisar sobre o assunto e saber os detalhes para evitar maiores complicações. 

Logística

Embora possa ser um processo meio chato, o ideal é que você dedique tempo para garantir uma logística funcional e boa, tanto para você como para seu cliente. Isso garante boas experiências para os usuários, que com certeza vão comprar mais vezes de você.

Garanta uma plataforma simples de usar, com formas de pagamento simples e fretes acessíveis e rápidos. Para isso, você pode considerar que as entregas sejam feitas por transportadores ou pelos Correios.

Defina se você venderá através de marketplaces, os tipos de contratos que você vai fechar, qual vai ser seu investimento em Marketing e etc. 

Saiba Mais: Como criar uma loja virtual: 6 ferramentas para ecommerce

Com que tomar cuidado ao abrir sua Loja Tray?

Existem alguns pontos que você deve ter cuidado na hora de abrir a sua loja Tray online. Ao fazer isso, você vai aumentar as chances do seu negócio dar certo e diminuir as chances de problemas. 

Análise da concorrência

Não ache que só porque a sua Loja Tray será virtual, que você não sofrerá com a concorrência no mercado digital. Talvez, a concorrência poderá ser ainda maior do que tendo uma loja física.

Com apenas um clique o cliente pode achar uma outra loja online que vende o mesmo produto com um preço mais barato. Então, é aconselhável estar sempre conferindo as lojas concorrentes e os preços de seus produtos. 

Crie uma lista com os principais concorrentes online que vendem o mesmo produto que você, depois monitore eles periodicamente e veja como você pode adaptar a sua Loja Tray e fazer com que o cliente escolha o seu negócio ao invés dos deles. 

Para isso, você pode fazer pesquisas diretamente com os fornecedores e clientes da sua loja. Ou até mesmo utilizando o Google para ir atrás de produtos semelhantes aos seus que são vendidos online. 

Público-alvo

Uma das primeiras coisas que você deve definir na hora de abrir a sua loja online é o que você irá vender e, especialmente, para quem seu produto ou serviço é focado.

Quando você descobre qual é o seu público-alvo, você consegue definir o tipo de produto que eles buscam no mercado e os produtos e serviços que eles mais precisam. Isso faz com que você evite itens parados no estoque ou com pouco giro.

Além do mais, definir o seu segmento ajuda na hora de se comunicar com o público irá ajudar você a desenvolver estratégias de marketing que atraem o seu público. Além disso, você também desenvolve uma identificação entre o público e a sua marca, garantindo recorrência e fidelidade. 

Defina os fornecedores

Ter fornecedores dos produtos de confiança é fundamental para a sua loja Tray. As mercadorias são um dos pontos cruciais para definir a reputação de toda a sua loja online. Então trate de escolher produtos de qualidade para seus clientes. 

Busque por fornecedores que respeitem os prazos de entrega, avalie as opções de pagamento que eles disponibilizam, confira a reputação de cada um no mercado, as condições dos materiais vendidos, ou seja, priorize a qualidade ao invés do preço. 

Mix de produtos

O Mix de produtos nada mais é do que o conjunto de mercadorias que possuem o maior potencial de venda entre seus clientes.

Não há como definir com clareza qual será o mix perfeito. Contudo, você pode recorrer a algumas dicas para ter o mix aproximado para achar os produtos mais funcionais para seu negócio. 

Se você está começando no ecommerce, indicamos que você foque em uma pequena variedade de produtos e aos poucos vá aumentando suas mercadorias.

Escolha apenas uma categoria para dar destaque no início e dentro dessa categoria, procure por variedades dos produtos. Por exemplo, comece vendendo roupas e ofereça variedades entre masculinas, infantis e femininas. 

Como criar a sua loja virtual Tray?

Loja Tray

Agora que você já sabe do que precisa e onde focar sua atenção, vamos te explicar como abrir a sua loja Tray online. Vale ressaltar que antes de começar a criar a sua loja, será preciso escolher um dos planos oferecidos pela Tray. Entre os planos estão:

  • Plano Iniciante: R$49 por mês e a opção de cadastrar até 100 produtos com 10 mil visitas;
  • Plano Básico: R$99 por mês e a possibilidade de cadastrar até 500 produtos tendo 25 mil visitas;
  • Plano Avançado: R$199 por mês com até 1.000 produtos cadastrados e 35 mil visitas; 
  • Plano Profissional: R$499 por mês, 5 mil produtos cadastrados e até 60 mil visitas na loja;
  • Plano Executivo: R$749 por mês e a possibilidade de cadastrar produtos ilimitados e ter visitas ilimitadas. 

Depois de escolher o seu plano, você já poderá começar a criar a sua loja Tray na plataforma.

Informações da loja

As informações das lojas estão entre as obrigatórias que são exigidas por lei que citamos acima. Além disso, elas também aumentam a credibilidade de sua marca, facilitando com que o consumidor confie em você. Afinal, quem compraria algo de algum lugar onde não sabemos telefone, CNPJ e nem outra informação?

Além disso, informações como endereço também são utilizadas para calcular o frete dos produtos, pois o CEP de sua loja será usado como CEP de origem para determinar o valor da entrega pelas transportadoras ou Correios, por exemplo.

Por isso, quando estiver cadastrando a sua loja Tray, procure completar a maior quantidade de dados possíveis, e tente não deixar nenhum campo em branco. 

Defina categorias e subcategorias

Após inserir os dados da loja, o próximo passo que a plataforma exigirá será a escolha das categorias e as subcategorias dos produtos da sua loja. Ao fazer essa categorização da sua loja, será mais fácil para os seus clientes encontrem os produtos vendidos. 

Uma dica que damos é utilizar nomes simples, já que também é fácil organizar e editar quando você quiser. Por exemplo, crie uma categoria chamada: Acessórios, depois acrescente as subcategorias: pulseiras, anéis, relógios, colar, brincos e etc.

Cadastre os produtos

Após inserir as categorias, é a vez de cadastrar os produtos que você irá vender. Procure sempre relacionar os produtos às categorias e subcategorias que você criou anteriormente. Busque sempre colocar imagens detalhadas, como peso e tamanho do produto para o cálculo do frete, a quantidade em estoque e etc. 

Isso é importante pois quanto mais informações e detalhes você acrescentar, menos dúvidas os clientes terão, o que também vai melhorar o ranqueamento da sua loja Tray em plataformas de busca como o Google

Caso você já tenha todos os seus produtos categorizados em uma planilha, a plataforma Tray também permite que você importe todos os dados da planilha para o cadastro na loja, o que otimiza muito o seu tempo.

Faça o mesmo com as variações de produtos

Ao cadastrar mais variações de produtos, você acaba facilitando a vida do seu cliente na hora de adquirir o material. A Tray permite que você acrescente produtos “Simples” e “Duplas” e são neles que você acrescentará as variações. Por exemplo, inserindo diversos tamanhos de roupas e calçados, diferentes voltagens de aparelhos, cores de produtos e etc.

Contudo, cuidado para não exagerar, menos na maioria das vezes pode ser mais. Então não exagere nas variações e coloque apenas algumas opções pontuais para seus clientes. 

Saiba Mais: Como abrir um negócio de assistência técnica de informática?

Defina formas de pagamento

É preciso ter extremo cuidado na hora de configurar as formas de pagamento da sua loja Tray. Não falamos apenas para o cliente ter como fechar o pedido e você receber o seu dinheiro com as vendas, mas também porque isso pode definir a confiança do consumidor na sua loja, além de taxas extras, fretes, demora para entrega e mais.

É um padrão da plataforma Tray ter o intermediário Yapay habilitado e configurado para pagamentos.

Você também possui a opção de editar e configurar o Yapay da forma que achar melhor, como adicionando mais parcelas, por exemplo. Contudo, você precisará entrar em contato diretamente com o Yapay para validar as regras para alteração.

Também há a opção de inserir novas formas de pagamento na sua loja, como Boleto Bancário. Além disso, a integração será feita diretamente com o banco, sem precisar de algum intermediador. Atualmente, somente algumas agências bancárias fazem essa integração com a plataforma. São eles: Banrisul, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Vale ressaltar que será preciso que você entre em contato com o banco e solicite uma solução de pagamento para ecommerce. Depois, basta seguir os seguintes passos listados abaixo para inserir o Boleto como forma de pagamento. Vale ressaltar que a aba de atendimentos da Tray explica o processo detalhadamente.

Passo 1. Vá até as configurações da Loja Tray, busque por “Formas de Pagamento” e depois vá em “Ver todas outras formas”;

Passo 2. Procure pela alternativa de “Boleto Bancário”, e selecione o quadro azul com um lápis para editar;

Passo 3. Na próxima janela, vá até a aba “Financiamento” e informe se um R$ adicional no pedido será necessário;

Passo 4. Configure a faixa de preço do carrinho de compras. Assim, ele poderá utilizar essa opção de pagamento (deixe as opções indo de “0,00” até “0,00” para contemplar todos os pedidos);

Passo 5. Existe também a aba “Descontos”, onde você poderá configurar os possíveis descontos ou valores extras que contemplarão a forma de pagamento de boleto;

Passo 6. Após isso, você poderá selecionar essa forma de pagamento para todas as formas de frete e envios. Depois, basta ir ao final da página e salvar;

Passo 7. Retornando na aba de “Configurações” você irá selecionar a plataforma e depois “Tecnologia”. Lembre-se: essa será a parte onde você vai inserir os dados ligados ao banco e não a loja Tray. Depois, basta novamente ir ao final da página e salvar com os dados que você adicionou;

Passo 8. Para poder finalizar a configuração, vá até o ambiente “BackOffice” do banco e edite o URL para retorno. Com isso a comunicação entre o banco e a plataforma será possível, gerando também os pedidos notificados;

Passo 9. Você ainda terá que editar também a parte de “Vencimento fixo do boleto” e “Dias para vencimento”. Na primeira opção, marque a alternativa “Sim” na plataforma e depois acrescente a quantidade de dias para o vencimento. Caso você marque “Não”, o boleto será configurado para vencer no mesmo dia da compra do produto;

Passo 10. Na aba de “Status” da Tray, clique em “Em teste” na forma de pagamento para checar se o boleto está funcionando corretamente. Depois vá em “Salvar” no canto inferior direito da página;

Passo 11. Uma janela possibilitando a simulação de uma compra teste aparecerá. Confira as informações na tela e clique em “Gerar pedido e fazer teste”.

Frete e o envio

Muitas lojas online acabam não se enquadrando nos requisitos exigidos pelos Correios para abrir um contrato.

Na Tray isso pode não ser um grande problema. A plataforma desenvolveu o sistema Frete Fácil, que gera as etiquetas de envio, permitindo que os produtos sejam entregues através dos Correios.

Além do mais, o vendedor recebe até um desconto do valor normal, que pode chegar a até 50% do valor regular de envio.

Personalize o e-mail

A Loja Tray possui diversos e-mails que são enviados de forma padrão e instantânea de acordo com as ações feitas nas lojas virtuais.

Então o conselho é para você separar um tempinho e personalizar para ficarem com a cara da sua loja e não ficarem muito genéricas. Com apenas alguns cliques, a Tray permite aos usuários alterar essas mensagens.

Invista em Marketplaces

As lojas Tray podem fazer a integração com diversos marketplaces do mercado, mas o mais popular e mais utilizado na plataforma é o Mercado Livre.

Ao ir no menu de “Marketplaces” nas configurações da Tray e escolher a opção de “Mercado Livre”, você consegue fazer essa integração e logo em seguida já colocar os anúncios dos seus produtos.

Tenha um bom Layout

O layout de sua loja virtual merece sua atenção, já que ele pode transmitir o seu profissionalismo para o cliente. Afinal, todos ficam com um pé atrás quando entram em um site de vendas que possui um layout duvidoso, não é mesmo?

Para te ajudar a ter uma boa identidade visual na sua loja Tray, separamos alguns tópicos que você deve ficar atento:

Páginas de sua loja

Você pode utilizar as páginas para informar os clientes um pouco mais sobre a loja, como seu início, suas políticas, quem são os funcionários, missão, valores e visão da empresa e muitas outras.

Você pode até mesmo criar algumas páginas focadas em explicar como efetuar pagamentos nos produtos, como realizar as trocas, devoluções e solicitar reembolso e etc. Dessa forma, sempre que o cliente tiver alguma dúvida, poderá ter soluções nessas páginas.

Logo

Essa é praticamente a marca da sua empresa, o símbolo que o cliente irá automaticamente ligar sua loja virtual.

Faça uma boa pesquisa e estude formas de criar uma logo que passe uma imagem positiva.

Edite as cores

É importante ter cores básicas ligadas a sua marca, cores essas que serão predominantes na sua loja virtual.

Por exemplo, a Shopee possui o clássico laranja, as Americanas possui o vermelho. Quais seriam as suas cores? Tente fazer essa ligação com a sua logo, escolhendo as mesmas cores para ambos. 

Integre as redes sociais

A Tray permite que os vendedores incluam os ícones das redes sociais em sua loja. Dessa forma, os clientes são encaminhados para as redes sociais com alguns cliques, sendo também uma ótima forma de publicidade.

Com isso, os clientes poderão te seguir nas plataformas virtuais e acompanhar suas postagens de promoções, novos produtos e etc. Isso facilita até mesmo que eles te marquem em publicações e divulguem a sua marca para os amigos.

Tenha banners

Banners são ótimas formas de anunciar cupons de descontos, promoções, redes sociais e tudo relacionado a sua loja. Normalmente, eles ficam localizados no topo da sua loja virtual, acima até mesmo do menu.

Você também pode usar essa alternativa para dar avisos aos consumidores. É aconselhável montar o banner com as cores predominantes de sua marca, além de sempre deixar a logo da sua loja visível.

Invista no domínio

Inicialmente, a maioria das lojas virtuais tendem a ter um domínio compartilhado com a plataforma. Contudo, isso pode não ser muito bom e pode até mesmo tirar um pouco da credibilidade que a loja possui com seus clientes.

O investimento em um domínio próprio pode aumentar a confiança do consumidor e o deixar mais seguro para efetuar compras.

A Tray oferece a possibilidade de você cadastrar o seu próprio domínio de forma gratuita. Mas lembre-se que você já precisa ter adquirido uma hospedagem.

Para isso, vá nas “Configurações” de sua loja Tray, depois vá até “Minha loja” e clique em “Domínio da Loja”. Após isso, vá na opção “Incluir Domínio”, em azul, e na janela que abriu clique em “Entendi, vamos começar”. Depois de conferir todas as informações, vá em “Continuar” no final da página.

Depois, insira seu domínio, com a presença do “www.”, e vá em “Verificar domínio”, também ao final da página. Caso não tenha um igual, ele será registrado e depois você só precisa clicar em “Continuar”, novamente. 

Depois, efetue as configurações da hospedagem que você adquiriu para o domínio anteriormente e aguarde até 4 horas para que ele seja ativado.

Quando tudo estiver correto até esse período, vá em “Continuar” para efetuar o último passo do SSL para garantir a segurança do domínio. Lembrando que o SSL é pago, mas você terá as opções de inserir o domínio com SSL contratado e sem o SSL na Loja Tray.  

Saiba Mais: O que é plano de negócios e como montar um do zero?

Curso Primeiros Passos da Tray

A Tray também oferece um curso com o objetivo de te ajudar a criar e configurar a sua loja virtual na plataforma.

Você irá aprender todas as informações básicas necessárias para a administração de seu negócio online. Você receberá materiais de apoio no curso e terá acesso a vídeo aulas interativas. 

No final, caso você tenha acertado mais de 70% do questionário necessário, você receberá um certificado.

Para conferir o curso e efetuar a sua matrícula, basta acessar o link do Curso Primeiros Passos da Tray. Você pode até considerar e enviar uma proposta diretamente para outros participantes para ter parceiros certificados para trabalhar junto de outras lojas Tray.

Saiba Mais: Customer Success: Tudo o que você precisa saber

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Entidades: Google

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