Assim como o Youtube, que divulgou seu novo programa para auxiliar quem quer criar conteúdos na plataforma, o Facebook também lançou um novo projeto, só que focado em ajudar pessoas do mercado publicitário.
Esse projeto leva o nome de Facebook Rise (que na tradução literal significa “Ascender”, “Crescer”) e foi divulgado essa semana. Ele será totalmente online, gratuito e em português. O público-alvo são os profissionais que foram afetados pela pandemia do coronavirus.
O grande objetivo do programa é ajudar aqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho ou perderam seus empregos nesse período de crise, através de recursos e ferramentas.
Entre os recursos oferecidos estão certificações do Blueprint e também treinamentos públicos que são obrigatórios para quem é funcionário do Facebook, como o curso “Gerenciando Viés Inconsciente”.
“O Rise é parte do nosso compromisso com o Brasil e, em especial, com as pessoas do mercado publicitário. Queremos contribuir e oferecer recursos para que esses talentos consigam se recolocar, ou até mesmo, entrar no mercado de trabalho”, explica Débora Nitta, Head de Agências do Facebook Brasil.
Conteúdos abordados
Os conteúdos do Facebook Rise serão uma mistura de aulas gravadas e sessões ao vivo com convidados. O programa baseia-se em 3 pilares: Reaprender, Reinventar e Recomeçar. Cada um dos pilares possui objetivos distintos, mas que se completam.
Confira abaixo os conteúdos de cada um deles:
Reaprender = novas habilidades para o seu currículo
Nesse pilar, os conteúdos abordados serão em vídeo, mas contarão também com playbooks, apresentações e artigos sobre tendências.
Os principais serão cursos online, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos digitais do participante. Tudo isso será gratuito e o usuário também terá a possibilidade de tirar a certificação do Facebook.
O primeiro conteúdo será uma sessão introdutória sobre o programa Facebook Rise, que é obrigatória para todos.
Reinventar = evolução pessoal também importa
O segundo pilar será composto por vídeos e cursos, além de bate-papos com profissionais que são referências no mercado. O foco aqui será na cultura inclusiva, empoderamento e desenvolvimento pessoal do participante e no autocuidado com a sua saúde física e mental.
O primeiro bate-papo ocorrerá no dia 21 de julho e será com Gustavo Borrmann, parceiro de Agências Criativas do Facebook, sobre a importância da criatividade no seu negócio.
Recomeçar = inspiração para seguir adiante
O terceiro e último pilar tem como foco a inspiração. Nele, o Facebook promete trazer palestrantes para abordar questões de resiliência, transformação e inovação. Serão histórias reais de pessoas que se reinventaram em momentos de crise e que transformam a comunidade de agências publicitárias.
Como participar do Facebook Rise
O Facebook Rise conta com um site onde os profissionais de publicidade podem se cadastrar para acessar todos os conteúdos.
Além disso, conta com um grupo no Facebook que tem como objetivo fomentar a troca de experiências, dicas e busca ser um espaço para os participantes tirarem suas dúvidas.
Site para cadastro no Facebook Rise
Grupo Facebook Rise no Facebook
Embora o projeto seja destinado a profissionais do mercado publicitário que não estão trabalhando no momento, os conteúdos estarão disponíveis para qualquer pessoa que queira se cadastrar.
A iniciativa é 100% online, gratuita e não possui data limite para inscrição. Os conteúdos começam em julho e vão até dezembro de 2020.