Internet Banking Caixa: como acessar e usar?

por | jun 15, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

O Internet Banking Caixa é um aplicativo que trouxe mais praticidade para os clientes da Caixa Econômica Federal. Por meio dele, você pode executar diversos serviços e garantir conforto e menos burocracia durante a rotina. A ferramenta é gratuita e ocupa pouca memória do seu aparelho móvel.

Para completar, ela é segura e os seus dados não são compartilhados com outras pessoas. Neste artigo, vamos abordar os principais detalhes que envolvem o Internet Banking Caixa. Acompanhe!

  • O que é Internet Banking Caixa?
  • Vale a pena usar o Internet Banking Caixa?
  • Internet Banking Caixa é seguro? 
  • Como acessar Internet Banking Caixa? 

Saiba Mais: Como fazer transferência pelo PIX Caixa?

O que é Internet Banking Caixa? 

Trata-se de uma alternativa que facilita a rotina dos clientes da Caixa. Por meio dela, você tem acesso a instituição financeira 24 horas, diariamente, em qualquer cidade do mundo. Com poucos cliques, você pode utilizar vários tipos de serviços, entre os quais: consultas, pagamentos, transferências, investimentos, simular financiamentos e até solicitar empréstimos. 

O acesso ao banco online pode ser feito de várias formas, seja por meio de um computador ou pelo aplicativo móvel.

O lado positivo é que o usuário não precisa ser um especialista em internet para usufruir de todos os benefícios, uma vez que o sistema é bastante prático, inclusive, para as pessoas que não têm domínio de ferramentas online. 

Vale a pena usar o Internet Banking Caixa?

Sim. O sistema traz diversas vantagens para o consumidor. A primeira delas é a praticidade. A tecnologia funciona todos os dias da semana, em qualquer horário. É um ótimo benefício, especialmente para as pessoas que não têm como ir à Caixa durante o horário comercial.  

Outro ponto positivo é que o sistema do Internet Banking Caixa é adaptável para atender consumidores com necessidades especiais. Além disso, o usuário consegue concentrar todas as contas em um único lugar, e o acesso é liberado não só para as Pessoas Físicas, mas também Empresas e Governo. 

O cliente da Caixa também tem acesso a vários canais para conversar com a instituição financeira. O telefone para atendimento da Caixa é 0800 104 0 104. O atendimento para o Caixa cidadão é de 0800 726 0207. O contato do SAC é 0800 726 0101. A ouvidoria da instituição financeira é 0800 725 7474.

O atendimento da agência digital para capitais e regiões metropolitanas é 3004 8104. Nas demais regiões, basta ligar para 0800 208 8104. O time de especialistas estará disponível das 08h às 22h, exceto finais de semana e feriados.

Internet Banking Caixa é seguro? 

Antes de fazer o download do aplicativo Internet Banking Caixa, muitos usuários têm dúvida se o serviço é seguro. É importante frisar que os seus dados não são compartilhados com outras pessoas. 

A ferramenta contém um adicional de segurança. Aqui, são instalados programas que garantem a proteção de acessos tanto de contas como de serviços e produtos. Dessa forma, a instituição financeira desenvolveu um ambiente seguro para que todas as pessoas façam transações bancárias com segurança e confiança.  

A instalação do adicional ou módulo de segurança da Caixa é obrigatória para todos os clientes. Caso contrário, o sistema não autoriza o acesso aos serviços que estão disponíveis no aplicativo.

Nunca é demais lembrar que a Caixa é uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil e do mundo. Ela está no mercado desde 1861, desenvolvendo produtos e soluções que atendem as necessidades dos clientes. 

Como acessar o Internet Banking Caixa? 

O usuário pode acessar a conta Caixa de duas formas: pelo aplicativo no celular e computador. No primeiro caso, o sistema está disponível na Play Store e App Store. Já no computador, você deve acessar o site oficial da Caixa e clicar em “Acessar minha Conta”

O aplicativo da Caixa é liberado para os computadores que contém os requisitos de sistema operacional Windows, Linux e Mac Os.

Internet Banking Caixa: Usuário e senha internet

Para acessar a conta do banco pelo celular ou computador, você deve cadastrar o usuário a senha pelo Internet Banking Caixa. No aparelho móvel, o seu usuário será o CPF. Basta criar uma senha de oito números. Já no computador, você deve escolher uma senha de seis a oito caracteres, que deve corresponder a letras e números.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante ter uma senha de fácil memorização. Dessa forma, você não terá problemas para entrar no aplicativo. Por outro lado, opte por uma senha que não seja fácil de identificar, como a sua data de aniversário. 

O aplicativo também permite que o usuário entre no sistema por biometria. No primeiro acesso, você deve preencher os campos de usuário e senha, em seguida, ativar o botão. No acesso seguinte, basta colocar sua digital no leitor do aparelho móvel. 

Se o proprietário da conta trocar de celular ou formatar o aparelho, será necessário fazer novamente o cadastro da biometria. Aqui, é importante frisar que a biometria permite acesso somente para à conta. As movimentações financeiras são liberadas apenas com a assinatura eletrônica. 

Saiba Mais: Como recuperar senha do Caixa Tem?

Internet Banking Caixa: Assinatura eletrônica

O usuário do Internet Banking Caixa também precisa criar uma senha para autorizar pagamentos, transferências e ativar outros tipos de serviços. Você deve digitá-la quando for executar transações seguras e movimentações financeiras. Por isso, ela não deve ser informada para nenhuma pessoa. 

O cadastro pode ser feito de duas maneiras: no aplicativo e, em seguida, fazer o desbloqueio no autoatendimento ou ir diretamente ao autoatendimento. Para cadastrar no aplicativo, é bem simples. Veja abaixo! 

  1. Clique no ícone “Senhas e Configurações”; 
  2. Toque na opção “Senhas e Acesso”;
  3. Clique em “Assinatura Eletrônica”;
  4. Escolha a sua conta e selecione o botão “Cadastrar assinatura”;
  5. Verifique e aceite o Termo. 

Em alguns casos, o botão de “Cadastrar Assinatura” pode não estar ativo. Se você estiver com esse problema, recomendamos procurar a agência mais próxima. Assim, o gerente pode excluir a Assinatura Eletrônica anterior. 

  1. Digite a Assinatura Eletrônica e toque em “Confirmar”; 
  2. Vá com o seu cartão chip ao terminal de autoatendimento. Nele, você deve fazer o seguinte caminho: Outros Serviços > Senhas e Validações de Acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica, digite seu CPF e confirme.

Pronto, agora você pode aproveitar todos os serviços que estão disponíveis no Internet Banking Caixa. 

No total, existem dois tipos de assinatura eletrônica: assinatura eletrônica simples e assinatura eletrônica múltipla. 

  • Simples: destinada para contas com um ou dois titulares, onde os dois clientes estão autorizados a fazer transações bancárias. A assinatura será com 6 dígitos numéricos; 
  • Múltipla: destinada para contas, onde no mínimo dois titulares devem assinar para executar uma transação bancária. A assinatura será com 8 caracteres, sendo composta por letras e números. 

Se o usuário escolher uma assinatura eletrônica e não lembrá-la quando for acessar o aplicativo, ele deve solicitar um novo acesso para a instituição financeira. A assinatura será provisória, com validade de até 15 dias para troca. 

Em alguns casos, o cliente pode ter dificuldades para desbloquear a assinatura eletrônica no autoatendimento. Nessas situações, o banco bloqueia a conta devido a riscos de fraude.

Para resolver esse problema, ligue para o Suporte Tecnológico da Caixa. O contato para capitais é 3004-1104. Nas demais regiões, o número é 0800 726 0104.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação às diferenças da senha e da assinatura eletrônica. Apesar de serem parecidas, cada uma tem as suas particularidades. Na primeira, o cliente utiliza junto com o usuário para ter acesso a conta. Já a assinatura eletrônica é indicada para finalizar pagamentos, transferências, entre outros serviços. 

Internet Banking Caixa: Cadastro de dispositivo 

O dispositivo é todo aparelho que o cliente utiliza para acessar o banco virtual. Dentre os mais comuns, encontram-se: computador, tablet ou smartphone (celular).

O cadastro é essencial porque o sistema consegue descobrir de qual dispositivo foi executada a transação. O percurso para fazer o cadastro no Internet Banking Caixa é o seguinte. 

  1. Selecione o ícone “Senhas e Configurações”;
  2. Clique em “Cadastrar Dispositivos”;
  3. Clique em “Gerenciar”; 
  4. Escolha um apelido que servirá como identificação do seu dispositivo;
  5. Estabeleça o período em que ele será cadastrado. 
  6. Defina a melhor alternativa na opção “Como deseja ativar este dispositivo” – por outro aparelho que já tem cadastro ou pelo autoatendimento;

Se você optou por ativar um outro aparelho cadastrado, vá para o outro aparelho, clique no ícone “Senhas e Configurações”, “Gerenciar Dispositivos”, defina o dispositivo que não está autorizado e selecione o botão “Ativar Dispositivo”.

Se você optou por ativar no Autoatendimento, vá até uma agência bancária, coloque o cartão da conta, toque em “Desbloqueio de celular/computador e acompanhe as solicitações da tela. 

Agora, o seu aparelho está autorizado a efetuar pagamentos, transferências e outros serviços no Internet Banking Caixa. 

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Como aumentar o Score Serasa: 5 dicas infalíveis

Você sabe como aumentar o Score Serasa através de atitudes simples, que podem ser implementadas em seu cotidiano a partir de hoje? Continue conosco para conferir as nossas dicas. Score vem da palavra inglesa e quer dizer pontuação. O Score Serasa é uma pontuação que o...

Como assistir a Fazenda ao vivo e online?

Como assistir a Fazenda ao vivo e online?

A 13º edição de A Fazenda começará em breve! Descubra nesse post como assistir a Fazenda ao vivo e online. O reality show está no ar desde 2009 e tem ganhado muita repercussão desde sua última edição, pela diversão que tem proporcionado. A Fazenda é um reality show de...

O que é a plataforma VTEX para e-commerce?

O que é a plataforma VTEX para e-commerce?

Quem trabalha com e-commerce sabe da importância de ter uma boa plataforma online. São várias funcionalidades, a se atentar, por exemplo: a integração de pagamento, o registro de produtos, design da sua loja virtual, entre diversos outros recursos. Dessa forma, um dos...

Mensagens Dia dos Pais: como fazer a sua online?

Mensagens Dia dos Pais: como fazer a sua online?

O Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, uma data tão especial que abre oportunidades de criar boas lembranças com aquele que é o nosso primeiro amigo. Por esse motivo, não deixe de presentear o seu pai, de enviar as tradicionais mensagens Dia dos Pais e de curtir...

Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

Como abrir reclamação na Anatel? 4 formas

As dores de cabeça causadas por conta das operadoras de telecomunicação são mais comuns do que deveriam. Assim, geralmente tentamos resolver o problema direto com as empresas. Mas em alguns casos fazer dessa forma se torna inviável ou a paciência se esgota. Quando...

Como pagar boletos com cartão de crédito?

Como pagar boletos com cartão de crédito?

Você sabia que tem como pagar boletos com cartão de crédito? Isso mesmo que você leu! Embora não seja muito conhecida e utilizada, essa alternativa pode acabar sendo excelente alternativa. Além do mais, dependendo da situação, pode ser mais aconselhável saber como...

Comprar na Olist é confiável? Saiba tudo aqui

Comprar na Olist é confiável? Saiba tudo aqui

A pergunta "Olist é confiável" é uma das mais comuns quando envolve essa empresa. A indecisão é justificável, especialmente porque a companhia é uma das mais comentadas do segmento eletrônico.  Para ajudá-lo a responder essa dúvida, vamos mostrar quais são os...

Como vender pelo Magalu Marketplace?

Como vender pelo Magalu Marketplace?

Você conhece o Magalu Marketplace e como ele funciona? Neste post, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a plataforma. O Magalu Marketplace é uma plataforma de venda na internet do Magazine Luiza, uma rede de varejistas. Os marketplaces têm se tornado...

Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma

Loja Tray: como montar sua loja virtual na plataforma

Investir no ecommerce, como na Loja Tray, vem sendo um caminho bastante visado por donos de lojas ou pessoas que querem começar seu próprio negócio. Existem diversas plataformas que permitem a criação de uma loja virtual, como a Shopee, Aliexpress, Nuvemshop e...

Como tirar print screen no Mac?

Como tirar print screen no Mac?

Se você mudou de sistema operacional e ainda não sabe como fazer print da tela no mac, você está no lugar certo. Com certeza, você já precisou tirar print de algo, seja no celular ou no computador e talvez ainda não saiba como tirar print screen no Mac. Existe uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest