Instagram Lite: tudo sobre a versão mais leve do Instagram

por | ago 17, 2021 | Instagram | 0 Comentários

Você já precisou lidar com o problema de ter pouco espaço disponível no celular? Para evitar que isso aconteça, é sempre bom ter aplicativos leves ou versões mais leves dos seus aplicativos mais usados, como o Instagram Lite.

Essa versão da rede social ocupa apenas 2MB de memória no seu aparelho.

O Instagram Lite foi desenvolvido e pensado para dispositivos mais simples, que possuem pouco espaço de armazenamento e velocidade de processamento mais baixa.

Lançado no primeiro semestre de 2021, o aplicativo, assim como o Facebook Lite, por exemplo, é mais limitado, mas nada muito drástico. 

Contudo, precisamos destacar que o Instagram Lite está disponível apenas para aparelhos com sistema Android, até o momento. Ou seja, usuários de aparelhos com sistema iOS ou Windows Phone não poderão realizar o download.

Você usuário de Android pode baixar o app na Google Play Store.

Nicholas Brown, o gerente de produto global do Instagram, confirmou que o Instagram Lite não possui planejamento para ser desenvolvido para aparelhos da plataforma Apple.

Segundo ele, os critérios de desenvolvimento, como público-alvo e outros, não se aplicam aos aparelhos com sistemas iOS.

Assim, separamos os principais pontos que você deve saber sobre o Instagram Lite para decidir se vale ou não a pena utilizar essa “versão mais leve” da rede social.

Saiba Mais: Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Para quem e como o Instagram Lite foi pensando?

Instagram Lite

O principal objetivo dessa versão do aplicativo é possibilitar o acesso a rede social para todos os usuários do mundo, independente do dispositivo ou plataforma de utilização. Além das pessoas que possuem conexões lentas com a internet e pacotes de dados caros ou limitados.

Segundo informações do próprio Instagram, que você pode conferir a versão traduzida no Canaltech, foi utilizada uma tecnologia semelhante a do Facebook Lite para deixar o aplicativo no menor tamanho possível.

Explicando de forma resumida, uma grande parte do código acaba sendo rodado pelos servidores do próprio Instagram, e isso exige menos dos celulares dos usuários.

O público-alvo principal do Instagram Lite, segundo representantes da empresa, são os usuários de países emergentes, como o Brasil. Após alguns levantamentos, constataram que esses usuários necessitam de algumas especificidades para usufruírem do Instagram com total capacidade.

Entre essas especificidades estão: fragmentação de dispositivos e modelos defasados, ou seja, as pessoas tendem a comprar aparelhos com tecnologias ultrapassadas; tipos de banda larga e rede, a maioria dos usuários depende de conexão 2G ou 3G, não possuindo internet de alta velocidade.

Além dessas, também temos os planos de dados que costumam ser limitados e comportamento dos usuários, com descrições curtas nas ações do aplicativo. Com esses indícios, o Facebook constatou que as atividades do Instagram aumentaram.

O Instagram Lite acaba resolvendo todas essas limitações.

Saiba Mais: 10 ferramentas para agendar posts no Instagram

Quais recursos ficaram de fora e quais são as principais diferenças?

Instagram Lite

Devido ao seu recente lançamento, e também para manter o baixo consumo de memória e espaço, algumas funções estão indisponíveis no Instagram Lite.

Entre as principais, temos: a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, criação de Reels e IGTV, e o Instagram Shopping.

Além disso, algumas outras funções foram limitadas, como o suporte ao IGTV, que permite apenas a pré-visualização dos vídeos.

Contudo, o próprio Instagram já comentou que esses recursos podem acabar ficando disponíveis ou sendo expandidos com o tempo.

Os Stories também possuem limitações, e alguns stickes não estão disponíveis para os usuários. Além disso, é possível usar apenas os Stories normais, a ferramenta de “Mãos livres” e o Boomerang. Ou seja, os Stories são consideravelmente mais limitados no Instagram Lite.

Instagram Lite

A ferramenta de direct também possui suas limitações, e no primeiro momento é possível mandar apenas mensagens por escrito. Ou seja, os áudios e as chamadas de voz não estão disponíveis.

Saiba Mais: Como funciona o Explorar do Instagram?

Como estão os anúncios e recursos comerciais?

Além do Instagram Shopping, como citamos acima, as opções de anúncios e as ferramentas que envolvem as contas comerciais não estão disponíveis no Instagram Lite.

Além disso, as contas comerciais também passaram a ser mostradas apenas como contas pessoais para os usuários. 

Segundo a empresa, ainda não há uma previsão de quando os recursos comerciais serão inseridos no aplicativo de versão lite.

Contudo, eles confirmaram que estão trabalhando nessas funções indisponíveis neste primeiro momento para que elas sejam lançadas o mais rápido possível. 

Saiba Mais: Como deixar espaço em branco no Instagram?

Vale a pena usar o Instagram Lite?

Mas afinal de contas, o Instagram Lite vale ou não vale a pena? Isso irá depender. Se você se encaixa no público-alvo que descrevemos acima, então sim, o Instagram Lite é uma ótima ferramenta que servirá perfeitamente para uso pessoal nas redes sociais. 

Com ele, o usuário que busca algo mais simples poderá interagir com outras pessoas, marcar e enviar mensagens para os amigos e muito mais através da ferramenta. Ela possibilita para eles uma experiência completa e bem próxima às funções básicas normais do Instagram.

Mas caso você utilize a plataforma como uma ferramenta de trabalho e precise de mais recursos, então o Instagram Lite não é a ferramenta certa para você, já que a maioria das funções necessárias para o que você busca não estão disponíveis nessa versão. 

Contudo, diversas pessoas começaram a utilizar o Instagram devido a remoção das limitações com essa nova versão, e outros usuários irão migrar para ela.

Por isso, como criador de conteúdo, seu público pode acabar aumentando e talvez seja necessário repensar seus conteúdos para esses usuários.

Saiba Mais: O que é Close Friends no Instagram?

Continua depois da publicidade

Entidades:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr