Influenciadores Digitais: o que é e 3 motivos para parcerias

por | jun 25, 2020 | Redes Sociais | 4 Comentários

Com o crescimento da utilização das redes sociais, uma nova profissão despontou: a dos influenciadores digitais que nada mais são do que produtores de conteúdo que têm influência sobre uma grande audiência. 

Esses influenciadores digitais costumam trabalhar gerando conteúdo sobre marcas e produtos, em parceria com empresas que buscam divulgação. Com isso, temos uma estratégia chamada de Marketing de influência, que está cada vez mais intrínseca na comunicação das marcas de sucesso. 

Porém, não são apenas as grandes marcas que podem trabalhar com esse tipo de marketing. Pequenas e médias empresas conseguem aplicar essa estratégia, desde que saibam como encontrar o influenciador certo para investir. 

Nesse texto, levantamos questões importantes que você deve considerar se quiser trabalhar com influenciadores digitais para divulgar uma marca. Confira: 

Porque investir em marketing com influenciadores digitais

O marketing com influenciadores digitais está se popularizando e há algumas razões para isso. Aqui listamos 3 delas, que consideramos como as principais vantagens dessa estratégia:

1. Acelera a divulgação do seu negócio

Principalmente para quem está começando, essa estratégia faz com que você consiga ter um contato muito próximo com um público que é igual ou muito parecido com o seu. Você “pega carona” nesse ativo construído pelo influenciador;

2. Bom custo benefício

Na maioria das vezes, dependendo do tipo de influenciador que você contrata, o custo benefício costuma ser muito atrativo, se comparado com o investimento que você faria em outros tipos de marketing;

3. Prova social e autoridade
Os influenciadores digitais costumam ter uma autoridade já construída com o seu público. Com isso, sua marca acaba sendo beneficiada por eles. A confiança que eles demonstram no seu negócio é passada para o público. 

Saiba Mais: Quem tem mais seguidores no Instagram: Top 20 de 2020

Tipos de influenciadores digitais

Ao optar por trabalhar com marketing de influência, é importante ter em mente que existem tipos de influenciadores digitais. Cada um deles terá suas vantagens e você terá que analisar melhor aquele que atende os objetivos da sua marca. 

Mega Influenciadores 

São aqueles com milhões de seguidores e abrangência nacional ou até internacional. Geralmente, eles costumam trabalhar com grandes marcas, devido ao seu nível de abrangência e também porque os seus valores são mais elevados. 

Micro Influenciadores 

Consideramos como micro influenciadores digitais aqueles que tem um audiência de até 100 mil pessoas. Eles costumam ter um conteúdo mais direcionado e muitas vezes até mesmo nichado. Geralmente, os seus valores são mais acessíveis.

Influenciadores locais 

São perfis que trabalham com foco em cidades ou regiões específicas. Os valores costumam variar de acordo com o tamanho do perfil. Eles costumam trabalhar com empresas locais ou grandes marcas que estejam em busca de ações mais direcionadas. 

Como escolher um influenciador digital para contratar 

O primeiro passo, antes de contratar um influenciador ou firmar uma parceria com ele, é definir quais são os seus objetivos. Defina o que você espera agregar para a sua marca por meio desse marketing: mais seguidores, mais vendas, posicionamento de mercado, etc. 

Com isso em mente, não tem mistério. Procure por influenciadores digitais que trabalhem com conteúdos ligados ao seu negócio e que alcancem o público que você deseja atingir. Ou seja, se você tem um restaurante local, trabalhar com influenciadores da sua região é o mais adequado. Se o seu negócio é uma revenda de carros, buscar por influenciadores que abordem esse nicho é o correto. 

Depois de encontrar influenciadores digitais que se enquadrem no perfil de conteúdo e público que você deseja, é importante avaliar duas questões: valores e engajamento. 

Valores

Aqui não estamos falando em preço, mas sim de princípios e ideais. Busque por influenciadores digitais que transmitam os mesmos valores que o seu negócio.

Se sua marca apoia o movimento LGBT, por exemplo, não faz sentido trabalhar com influenciadores digitais que tenham um histórico de homofobia. Mesmo que eles se enquadrem perfeitamente em questões de conteúdo e nicho, isso pode acabar sendo um tiro no pé. 

Engajamento

Antes de contratar um influenciador, peça a ele informações sobre suas taxas de engajamento. Verifique também, no próprio perfil, como se dá a relação dele com o público. Geralmente, os produtores de conteúdo já tem apresentações ou mídia kits que reúnem esses dados. 

Um ponto importante é desconfiar de influenciadores digitais que aceitam divulgar o seu produto sem ao menos conhecê-lo. Isso mostra que o relacionamento que ele tem com o público pode ser muito frágil, a ponto de ele estar disposto a indicar algo que não conhece ou realmente gosta. 

Depois de escolher o influenciador 

Depois de avaliar todos os pontos que listamos aqui e chegar a um influenciador com o qual você deseja trabalhar, é importante que você efetivamente acompanhe o trabalho que ele fará para a sua marca.

Esteja atento se ele cumprirá com o que foi acordado entre vocês e procure resguardar a imagem da sua empresa. Faça um contrato que aborde todos os pontos de como a parceira irá funcionar:

  • Qual é a ação;
  • Formas de pagamento;
  • Obrigações do influenciador;
  • Uso de nome, voz e imagem do influenciador;
  • Causas de uma possível rescisão.

Esse último é um dos pontos mais relevantes do contrato. É de extrema importância deixar acordada a possibilidade de quebra da parceria para alguns casos: se o influenciador se envolver em algum escândalo, por exemplo. 

Também é interessante deixar registrado em contrato questões de confidencialidade e de não concorrência. Além de garantir que toda a ação será feita de acordo as políticas de publicidade das plataformas usadas para divulgar a campanha. 

Quando a campanha acabar 

Ao fim da ação que você planejou com o influenciador, peça que ele te envie um relatório com os dados da campanha. O ideal é, no momento da contratação, já deixar claro que você espera receber esses números. Com isso, você poderá avaliar a eficácia da ação e a possibilidade de voltar a investir nesse influenciador.

Também crie formas para que você mesmo consiga mensurar alguns dados. Oferecer um cupom de desconto exclusivo para o público do influenciador, por exemplo, permitirá que você saiba quantas vendas a parceria gerou. 

Saiba Mais: Isso é Marketing: Para ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar

O marketing de influência pode garantir excelentes resultados para o seu negócio. Não é a toa que o mercado para os que são influenciadores digitais segue crescendo e que cada vez mais empresas têm adotado essa estratégia de marketing digital. Porém, é preciso fazer um bom planejamento. 

Lembre-se sempre que seus seguidores nas redes sociais precisam ter algum tipo de conexão com o influenciador.

Se você pensa em trabalhar com marketing com influenciadores, esteja atento a cada um dos pontos que levantamos nesse texto. Eles certamente irão te ajudar a conduzir a campanha de maneira mais eficaz e assertiva.

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Entidades: Instagram

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4 Comentários

  1. Adriana

    bn Camila. Eu sou confeiteira no inicio do negocio, mas ja tenho expertise em alguns produtos. gostaria de entender se caso faça o curso Social Sell, eu posso ser meu próprio influenciador? Potencializar a venda dos meus produtos????

    Responder
    • Camila Porto

      Oi, Adriana
      Em http://www.socialsell.com.br você tem todas as informações sobre o curso. Se ainda ficar dúvidas, nessa página tem um chat direto com a nossa equipe
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  2. Joice Moura

    Realmente é uma ótima ideia fazer essa parceria, ás vezes temos muito dificuldade ao divulgar nossos produtos !
    Creio que este post vai ajudar muita gente assim como eu !

    Responder
    • Equipe Camila Porto

      Que bom, Joice
      Continue acompanhando nossos conteúdos
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

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