iLovePDF: como editar e converter PDFs

por | maio 12, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


O iLovePDF é uma ferramenta que passou a ser muito utilizada nos dias de hoje. É comum trabalharmos com o formato PDF, já que é praticamente universal e de fácil acesso, com a possibilidade de visualizar documentos em qualquer hora e lugar e de qualquer aparelho. Como é um arquivo comum, o iLovePDF apresenta diversas formas de trabalhar e otimizar os arquivos, com edições e conversões em diferentes formatos.

O que é um PDF?

Antes de aprender a modificar o arquivo, você precisa conhecer o iLovePDF. O Portable Document Format (PDF), chamado no Brasil de Formato Portátil de Documento, é um formato de arquivo criado pela desenvolvedora Adobe Systems, responsável pela criação de diversos outros programas utilizados na atualidade. O objetivo da empresa foi criar um formato que representasse os documentos de maneira independente do aplicativo em que foi formatado, seja ele hardware ou sistema.

Este formato é ideal para impressões e visualizações de arquivos e muito utilizado por sua facilidade de receber e enviar. Outro aspecto que torna o formato tão popular é o tamanho dos arquivos compartilhados. Podemos dar como exemplo de um arquivo diagramado que possui fotos e gráficos de alta qualidade e geralmente chegam a pesar vários megabytes, mas que, quando convertido em PDF, fica mais leve.

Quando se trata de fotografias, como foi citada anteriormente, apesar de reduzir o tamanho, o PDF consegue manter a qualidade das imagens e texto, tornando a impressão e armazenamento do material produzido mais simples.

Vantagens de utilizar o formato PDF

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o PDF, chegou a hora de entender melhor quais são as vantagens de utilizar esse formato de arquivo.


Fidelidade

Quando PDF converte o arquivo do programa utilizado, ele consegue garantir a integridade das informações apresentadas. Sua maior característica é conservar as imagens, fontes, edições e layouts do documento produzido originalmente, independentemente da plataforma utilizada para sua criação.

Devido a essa versatilidade, o problema de não conseguir abrir arquivos recebidos, por não ter a plataforma utilizada para sua criação, foi praticamente extinta. Com o PDF, você pode abrir o conteúdo do arquivo em qualquer lugar e aparelho, seja ele um computador, celular ou tablet.

O que é o iLovePDF?

Agora que você já conheceu o PDF e as vantagens de utilizar esse formato, chegou a hora de compreender como funciona o iLovePDF, uma plataforma segura para tratar seus arquivos.

O iLovePDF é uma plataforma em português e com um nível de segurança extremamente alto na edição e conversão de arquivos. Nela, você pode editar, comprimir, juntar, dividir, organizar, proteger, converter e realizar diversas outras atividades com as suas muitas funções. O site é certificado pela PDF Association, pela ISO 27001 e pela SSL Encrypted e é o web app número um para edição fácil de PDFs entre todas as ferramentas.

Layout do site

Por ser uma das principais ferramentas deste tipo, o iLovePDF apresenta um layout completamente intuitivo e de simples navegação. Com esse diferencial, fica cada vez mais fácil trabalhar com essa tecnologia que facilita o dia a dia.


iLovePDF

Saiba Mais: 12 sites para baixar livros em PDF de forma legal

Arquivos que podem ser convertidos para PDF no iLovePDF:

  •  Word PDF;
  • Excel PDF;
  • JPG PDF;
  • PowerPoint PDF;
  • HTML PDF.

Vale ressaltar que, para todos os formatos citados acima, é possível ajustar a orientação e margem das páginas.

Arquivos que podem ser convertidos de PDF para outro formato:

  • PDF Word;
  • PDF Excel;
  • PDF JPG;
  • PDF Powerpoint;
  • PDF PDF/A.

Esta conversão acaba sendo um pouco diferente do anterior pois alguns formatos, como o Word, não permite ajustar a página. Para isso, é preciso entrar diretamente no arquivo e modificar a configuração na aba “Layout da Página”. Já o formato JPG permite ajustar o tamanho da margem e a orientação.

Saiba Mais: Corretor de Texto: os 11 melhores sites e apps para baixar

Como converter arquivos no iLovePDF?

  1. O primeiro passo para converter um arquivo em PDF é acessar o site iLove PDF. Em seguida, procure no canto superior da tela a aba “converter PDF”;

iLovePDF

2. Depois, selecione o tipo de arquivo que deseja converter para PDF. Na nova página, escolha ou arraste o arquivo do seu computador ou conta do Google Drive e Dropbox para a tela do iLovePDF;


iLovePDF

3. Após escolher, você poderá adicionar outros arquivos antes de fazer a conversão;

iLovePDF

4. Em seguida, selecione a opção “converter em PDF” e pronto. Você pode baixar o arquivo ou ainda compartilhar o link e salvar na nuvem do Google Drive.

iLovePDF

Saiba Mais: Converter PDF: 10 ferramentas para facilitar a sua rotina

Ferramentas para organizar no iLovePDF

O iLovePDF apresenta cinco ferramentas de extrema utilidade para organização do seu arquivo.

Modalidades disponíveis na organização

  1. Juntar PDF: Com essa função você consegue juntar e/ ou mesclar PDFs, além de colocar na ordem que você preferir;
  2. Dividir PDF: Nesta modalidade é possível estipular escolher um intervalo de páginas, separar uma página ou converter cada página do documento em apenas arquivo PDF independente;
  3. Remover página: Na remoção de páginas é possível selecionar e retirar as páginas que você não precisa do seu PDF. Após remover, basta baixar o arquivo apenas com as folhas que precisa;
  4. Extrair página: A extração é muito similar ao dividir páginas. Com ela você consegue separar apenas a página desejada e descartar o restante do arquivo;
  5. Organizar PDF: Arrastando e soltando as miniaturas que simulam as folhas do PDF, é possível organizar o arquivo da forma que você preferir. Outra função da organização é a de adicionar e excluir páginas e reorganizá-las para formar um PDF totalmente diferente do original.

Saiba Mais: Como juntar PDF: as 9 melhores formas


Ferramentas para otimizar no iLovePDF

Esta função conta com apenas duas variações. Mesmo o número de atividades disponíveis sendo menor neste item, ele ainda é de grande utilidade quando é preciso compartilhar um arquivo maior com a limitação de tamanho imposta pelo e-mail, por exemplo.

Modalidades disponíveis na otimização

  1. Comprimir PDF: Possibilita reduzir o tamanho do arquivo PDF. Apesar de diminuir o tamanho, mantém a qualidade;
  2. Reparar PDF: Corrige um arquivo PDF corrompido. Nesta função, o iLovePDF irá arrumá-lo totalmente ou parcialmente, a depender do dano apresentado.

Ferramentas para editar no iLovePDF

Mesmo com as várias possibilidades já apresentadas, o iLovePDF ainda tem outras modalidades que podem ser exploradas, como o modo editor. Confira agora o que é possível fazer quando o assunto é edição.

Modalidades disponíveis na edição

  1. Rodar PDF: permite mudar a orientação do PDF, virando para direita ou esquerda, para cima e para baixo;
  2. Inserir números de páginas: No iLovePDF, você consegue colocar números nas páginas de seu arquivo com facilidade. Basta escolher a fonte, tamanho, posição e formato;
  3. Inserir marca d’água: Quem nunca sonhou em ter a marca d’água de sua empresa nos documentos de negócios? Com o iLovePDF, você pode fazer isso de graça e sem ser um expert das edições. Assim como a opção anterior, aqui você pode escolher a fonte, tamanho, posição e formato ou simplesmente colocar uma imagem de fundo;
  4. Editar PDF: Na edição, você poderá inserir, em um PDF, comentários, destaques ou, até mesmo, um texto novo.

Saiba Mais: Como numerar as páginas no Word: passo a passo completo

Como editar PDF no iLovePDF?

  1. Para editar um PDF na plataforma, selecione a opção “todas as ferramentas” e escolha o campo “Editar”;

iLovePDF

2. Depois de selecionar o arquivo, você terá um leque de opções para editá-lo;

iLovePDF

3. Quando terminar a edição, clique na opção “editar PDF” no canto inferior da tela e pronto.


Ferramentas para segurança no iLovePDF

Com toda certeza, o que mais queremos é ter a segurança na hora de trabalhar com arquivos pessoais ou profissionais. Para atender essa demanda, o iLovePDF disponibiliza 3 funções:

Modalidades disponíveis na segurança

  1. Desbloquear PDF: Sabe aqueles arquivos que você precisa visualizar, mas não tem a senha? Então, com o iLovePDF isso não é problema, apenas remova as senha e pronto, está disponível para seu uso;
  2. Proteger PDF: Está com medo de compartilhar arquivos pessoais e ter seus dados e informações vazadas? O iLovePDF também resolve este problema. Com a função de proteger você consegue colocar senhas em seus PDFs para torná-los mais seguros;
  3. Assinar PDF: Assinar eletronicamente nunca foi tão fácil. Com essa modalidade, você pode assinar seus arquivos digitalmente de forma rápida.

iLovePDF Premium

Como toda boa plataforma, o iLovePDF apresenta um serviço exclusivo para apoiadores. Com o upgrade para o premium, o usuário passa a ter acesso a diversas funcionalidades só para assinantes:

iLovePDF

  • Acesso completo às ferramentas iLovePDF;
  • Processamento de documentos ilimitado;
  • Trabalhe na Web, em Móvel e em Desktop;
  • “PDF Converter”: ferramenta usada em arquivos scaneados em Word com o ROC, assine com assinaturas digitais, converta para PDF/A;
  • Sem anúncios;
  • Apoio ao cliente

Para explorar as funcionalidades, acesso o site do iLovePDF ou baixe o aplicativo online.


Entidades: Adobe | Google

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.