Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTube

por | dez 1, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Está sem ideias para ceia de Natal? Não precisa se preocupar. Existem centenas de pratos que podem compor sua mesa, dos mais simples até os sofisticados. Mas todos têm um detalhe especial em comum, cada refeição listada neste conteúdo é deliciosa.

Além disso, tem receitas para todos os gostos. Para que tudo dê certo nas festas de final de ano, é preciso se organizar direitinho. E com isso, é importante separar o que vai ser feito para a ceia.

Para te ajudar nessa missão, neste post você vai conferir várias ideias de refeições que podem ser feitas especialmente para o Natal.

E o melhor de tudo: vai ser possível perceber que não precisa ser a Ana Maria Braga para mandar bem nas refeições. Com um pouco de prática, você vai conseguir fazer.

Ideias para ceia de Natal

Vale dizer que o texto está organizado em quatro tópicos:

  • Refeições de entrada;
  • Acompanhamentos;
  • Prato principal;
  • Sobremesas.

Além disso, em todos os casos vamos colocar um link para o YouTube explicando como preparar as receitas com um passo a passo.

Saiba Mais: Presentes de amigo secreto: 58 ideias de até R$50

Dito isso, confira, a seguir, os melhores pratos para se fazer no Natal.

Ideias para Ceia de Natal: Entradas

A lista começa com os aperitivos de entradas que são ótimas guloseimas para abrir o apetite.

1. Presentinhos de queijo coalho

Os presentinhos de queijo coalha são muito fáceis de serem feitos. Além de ser gostoso, eles podem ficar bem bonitos como decoração da sua ceia.

Ideias para ceia de Natal - foto 1Foto: Reprodução/Panelaterapia

2. Petisco simples

Não é todo prato que precisa passar por uma mega elaboração, existem refeições que só o simples já é o suficiente, como é o caso do petisco simples. Aqui, só é necessário tomates-cereja, folhas de hortelã, fatias de presunto e cubos de queijo mussarela.

3. Brie empanado

Como você já deve ter percebido, o queijo é um alimento que proporciona diversas variedades de entrada para a ceia de Natal. Para empanar o seu brie, vai ser necessário farinha de trigo, farinha de rosca e parmesão ralado.

Também vale dizer que o tempero é a gosto e é preciso fazer a fritura com óleo bem quente, para que o resultado final do brie empanado fique delicioso.

4. Canudo cremoso

A primeira etapa para fazer o delicioso canudo cremoso é preparar o recheio à base de milho, creme de leite, requeijão e frango desfiado.

Após finalizar o recheio, você vai precisar colocar nos canudos e pode até mesmo acrescentar azeitonas, assim dando um visual ainda mais bonito.

5. Bruschetta italiana

A bruschetta italiana é ideal para quem ama refeições onde o tomate é o alimento principal.

Além disso, os amantes de pão de sal (pão francês) também vão adorar esse aperitivo.

6. Canudos de maionese de atum

E para quem adora alimentos na qual o item principal é derivado do mar, o canudo de maionese de atum pode ser uma ótima alternativa para compor a sua mesa de natal.

7. Canapés decoradas de árvore de Natal

Não é apenas a sala da sua casa que pode ter árvore de natal.

A mesa da sua ceia também pode ser composta com alimentos com o formato desse item de decoração. E o melhor de tudo é que os canapés são uma delícia.

8. Salada de maionese

Claro que não pode faltar nessa lista a tradicional salada de maionese, ainda mais quando ela pode ser feita de uma forma mega cremosa.

Como dica, misture muito bem todos os ingredientes na hora que estiver preparando a receita, assim vai deixar o prato ainda mais gostoso.

9. Confit de tomate

Essa é mais uma recomendação para quem não dispensa o tomate.

Vale ressaltar que esse prato é bem leve, ideal para as pessoas que mesmo na ceia continua pensando no peso.

Assim, não deixe de aproveitar o delicioso confit de tomate.

10. Salpicão de frango

E para encerrar os pratos desse tópico, a última indicação é do salpicão de frango.

Aqui, o frango precisa ser desfiado e refogado em temperos a gosto e somente depois adicionar os outros ingredientes.

Pode apostar que o resultado final vai ser uma receita deliciosa.

Ideias para Ceia de Natal: Acompanhamentos

Para uma ceia de Natal ficar completa, é preciso ter aqueles acompanhamentos super gostosos.

Só não pense que é preciso de muitos ingredientes para as fazer os pratos. Algumas guloseimas levam poucos itens, mas o resultado é sensacional.

Então, confira as refeições selecionadas para esse tópico.

1. Farofa de Natal

Essa parte do texto não poderia começar diferente. A farofa de Natal é um dos acompanhamentos mais essenciais na ceia de Natal e não é para menos: esse prato é de fato uma delícia.

2. Batata assada

Quem não gosta de batata? Existem incontáveis pratos possíveis de serem feitos com esse alimento.

Mas, neste caso, a indicação fica para a batata assada perfeita, que é super simples de ser preparada. Basicamente só são necessárias as batatas, manteiga e alguns poucos temperos a gosto.

3. Arroz com amêndoas

Agora, se você quer um prato com tom um pouco mais sofisticado que o tradicional, mas sem perder a rapidez e facilidade da preparação, o arroz com amêndoas pode se encaixar perfeitamente.

4. Arroz ao champagne

Se você não curtiu tanto a indicação anterior, uma outra alternativa é o arroz ao champagne, que é muito simples de preparar e pode agradar os seus convidados da sua ceia natalina.

5. Arroz à grega

E para encerrar a “sessão arroz”, a indicação é o tradicional arroz à grega, que leva muitos ingredientes para ser feito, mas o resultado deixa ele com uma cara bem robusta.

Além disso, essa receita é bem nutritiva e hiper colorida, certamente vai chamar a atenção na mesa.

6. Purê de batata perfeito

Olha ela aqui novamente, a perfeita batata, ou melhor, neste caso, o purê de batata perfeito.

Esse acompanhante é ideal para todos. Isso porque sempre tem o convidado que não gosta de vários pratos, mas, sem dúvidas, ao menos o purê de batata ele vai gostar.

7. Bacalhau cremoso

O bacalhau é outro prato indispensável na sua ceia de natal.

Sendo assim, para fazer o bacalhau cremoso é preciso ter o peixe bem desfiado, dessalgado e colocar ele nos demais ingredientes.

Para conferir como fazer esse acompanhante, é preciso ver esse vídeo no YouTube.

8. Cuscuz marroquino

Cuscuz como acompanhante? Sim, isso mesmo.

Com essa refeição, é possível ter uma combinação com outros pratos que vai deixar sua mesa natalina bem linda.

Ainda vale destacar que o cuscuz marroquinho tem um modo de preparo muito prático.

9. Fricassê de frango

Se você quiser ver os olhos dos convidados brilhando ao comer a refeição que preparou, você precisa dedicar um tempinho para fazer o fricassê de frango cremoso, que é uma delícia para suas festividades natalinas.

10. Abacaxi caramelado

E mais uma vez para encerrar o tópico, a indicação fica para um prato clássico nas ceias de natal. O abacaxi caramelado é uma delícia, simples de fazer e gasta pouquíssimos ingredientes.

Ideias para Ceia de Natal: Prato principal

Agora chegou o momento de passar as indicações das refeições mais importantes de qualquer mesa natalina, os pratos principais.

Com isso, prepare os ingredientes e faça aquela ceia de dar “água na boca” só de ver.

1. Costela bovina assada

Pense em um prato que pode ser suculento! De longe, você ver e já quer comer imediatamente.

Isso tudo pode se tornar possível com a costela bovina assada, que cai no gosto de diversas pessoas, até mesmo aqueles que são mais exigentes.

2. Peru com farofa

A farofa por si só já é um ótimo prato. Agora, usar esse acompanhante com o peru é para se elevar o patamar da ceia de Natal.

Então, essa refeição é uma ótima maneira de agradar todos os convidados que amam um bom Peru na farofa.

3. Peru fácil de preparar

O Natal simples também é bonito. Se você juntar um prato simples aqui, outro ali e colocar uns enfeites, no final a sua ceia ficará maravilhosa, de encher os olhos e abrir o apetite só de olhar.

Então, o peru fácil de preparar é uma boa alternativa para as pessoas que querem mandar bem na cozinha, mas não gastar tanto tempo nos preparos.

Ideias para ceia de Natal - foto 2Foto: Reprodução/Canal Maria Antonia

4. Peru recheado natalino

Esse prato é mais indicado para ser feito no jantar de Natal, porque ele demanda um certo tempo para ficar totalmente pronto.

Sendo assim, é preciso colocar o peru por cerca de 12 horas dentro da geladeira com uma marinada de cachaça, cerveja, alho, cebola, cenoura, água, e mais alguns outros ingredientes, como mostra esse vídeo.

5. Peru de Natal suculento

Com alguns poucos temperos, você consegue fazer um belíssimo peru suculento para servir a todos os convidados e familiares.

É bem capaz que alguém te pergunte o segredo desse peru. Se você falar que usou poucos ingredientes, a pessoa vai se surpreender.

6. Chester de Natal ao molho de laranja

Muita gente passa o ano inteiro pensando na ceia do Natal, o momento de comer o Chester, uma tradicional ave que é vista no Natal dos brasileiros.

Neste caso do Chester de Natal ao molho de laranja, o grande diferencial é o molho de acompanhamento que usa manteiga, azeite, cebola, suco de laranja e farinha de trigo.

O suco de laranja pode parecer estranho inicialmente, mas pode apostar que esse é o toque especial.

7. Rocambole de carne moída e bacon

Uma outra opção de prato principal de natal além dos diversos tipos de peru é o rocambole, que neste caso é recheado com carne moída e bacon.

Além de ser um prato bem gostoso, os ingredientes são bem em conta.

8. Lombo de porco

Agora, se você prefere carne de porco ou quer ampliar seu cardápio, a indicação é fazer um delicioso e suculento lombo suíno.

Aqui, você vai precisar de um pouco mais de ingredientes se comparado com outros pratos já listados. Mas não se preocupe: não é nada de outro mundo, você irá conseguir encontrar os itens facilmente.

9. Tender super suculento

Se você não conhece ou não sabe fazer um tender, essa é a sua oportunidade perfeita para preparar uma refeição incrível que vai dar água na boca de todas as pessoas que comerem esse prato.

O tender super suculento é tão gostoso que pode ser usado até mesmo como refeição principal da sua ceia de Natal.

10. Receita de Turducken

Se você busca arrasar e colocar sua ceia de Natal com outro patamar, o turduken é uma refeição mega sofisticada.

Mas é importante deixar claro que para preparar esse prato vai ser necessário desembolsar um valor financeiro acima se comparado com os outras refeições, ou seja, não é algo para quem busca ter uma maior economia.

De toda forma, se isso não for um empecilho para você, pode colocar o turduken na sua ceia. Ele com certeza vai chamar toda a atenção.

Ideias para Ceia de Natal: Sobremesas

Depois de tudo, ainda tem que sobrar um espaço para comer a sobremesa, certo?

Ainda mais quando as refeições são incrivelmente deliciosas, como são os casos de todos os pratos a seguir:

1. Tronco de Natal feito de rocambole

Esse é um dos pratos mais incríveis que você vai encontrar para a sua ceia de Natal.

Além de ser muito gostoso, a decoração é incrível e vai ficar perfeito na sua mesa.

Se juntar com outros itens listados anteriormente, a sua ceia vai ficar linda. Vale muito a pena preparar o tronco de Natal feito de rocambole.

Ideias para ceia de Natal: as melhores do YouTubeFoto: Reprodução/Cakepedia

2. Delícia de Pêssego

A delícia de pêssego é um modelo de pavê que neste caso recebe a cobertura de gelatina o que deixa a refeição mais saborosa e também dá um visual lindo para a sua ceia.

3. Rabanada de Panetone

Rabanada já é bom, agora, rabanada com panetone é ainda melhor.

Sabe o que estimula ainda mais a fazer essa refeição? Os ingredientes não são caros e é super simples de se encontrar. Em qualquer mercado, você irá achar os itens.

Além disso, você ainda pode dar um upgrade nesse prato ao colocar uma calda de chocolate.

4. Sobremesa gelada

A sua ceia de Natal não pode ficar sem uma sobremesa gelada, que além de ser muito gostoso, vai agradar os convidados que preferem comer alimentos frios.

Vale destacar também que essa guloseima tem um cheiro ótimo por conta da essência de amêndoas.

5. Taça de morango do Natal

Olha só essas taças, uma decoração perfeita! Imagine elas ao lado do tronco de Natal feito com rocambole.

Com os presentinhos de queijo coalho e um prato principal, a sua ceia vai ser um espetáculo.

Ideias para ceia de Natal - foto 4Foto: Reprodução/ Bruna e você na confeitaria

6. Marido gelado

Marido gelado é uma sobremesa que tem, tradicionalmente, três camadas: uma de creme branco, uma de creme de chocolate e na última cobertura é composta com claras em chantilly.

Sem dúvidas é uma das melhores guloseimas que você pode fazer a sua ceia de Natal.

7. Sobremesa de morango

Mais um prato que usa o morango como ingrediente principal, afinal, essa fruta é muito gostosa, certo?

De toda forma, essa guloseima é para se comer fria, que basicamente usa apenas um creme branco de amido, leite, creme de leite e leite condensado.

8. Bombom na travessa

Estamos quase finalizando o conteúdo e não poderia deixar de colocar pelo menos uma refeição que usa bombom como item principal da receita, correto?

Então, somente com seis itens: o bombom, uva verde, leite condensado, creme de leite, leite Ninho e chocolate meio amargo, é possível fazer uma sobremesa muito deliciosa, o bombom na travessa.

9. Pavê de biscoito de maizena

Esse é mais um modelo de pavê para você fazer na sua ceia de Natal e comer com toda a família.

O pavê de biscoito de maizena não usa tantos ingredientes para ser preparado e rende bastante, todo mundo que comer vai ficar satisfeito.

10. Torta alemã

E para encerrar por completo a lista, a última indicação é a torta alemã. A base dessa sobremesa é composta de um creme preparado com manteiga, açúcar, gema, essência de baunilha e creme de leite.

O resultado final é lindo e pode ter certeza que vai encher os olhos dos seus familiares e convidados.

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr