Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

por | maio 20, 2021 | Youtube | 1 Comentário

Se você trabalha com produção de vídeo, seja no YouTube, em redes sociais como Instagram, TikTok e outras plataformas de vídeos, provavelmente você já enfrentou momentos de falta de criatividade para produzir conteúdo para a sua audiência, o famoso “branco de ideias”. Isso acaba sendo normal, pois com o tempo o conteúdo vai ficando cada vez mais escasso e pode faltar assunto para você produzir vídeos. Com o objetivo de te ajudar e inspirar, separamos algumas ideias de vídeos para gravar, além de algumas ferramentas e maneiras de você encontrar novas ideias de vídeos para gravar.

Cabe a você adaptar cada uma das nossas dicas para o assunto que você aborda no seu canal do YouTube ou em outras plataformas. Ao invés de adaptar, você pode escolher um formato para criar um quadro somente mudando os assuntos abordados em cada um, por exemplo. Dependerá de como você quer levar o seu canal e seus vídeos.

Vamos conferir algumas ideias de vídeos para gravar:

Saiba Mais: Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Ideias de vídeos para gravar

1.Vlogs

Como o próprio nome sugere, os vlogs são parecidos com os blogs, mas em formato de vídeo. Caso você tenha um conteúdo mais geral sendo abordado em seus vídeos, ou que permitam esse tipo de formato, você pode criar os famosos “daily vlogs” ou vlogs diários. Para os que não conhecem, esse é um formato onde o dia-a-dia de quem está gravando será mostrado, misturando a vida profissional com a vida pessoal.

Com esse formato, você pode fazer propagandas de uma forma mais interessante e dinâmica, além de criar uma proximidade com seu público. Neste tipo de vídeo, é mais aconselhável utilizar menos efeitos visuais e falar de maneira mais espontânea e solta com a câmera, como se fosse uma conversa com os amigos. Dessa forma, você cria uma intimidade com o público do seu canal. 

2.Reviews

As reviews ou resenhas, podem ser ótimas pedidas de conteúdo se você é especialista ou possui um grande conhecimento e proximidade com alguma área. Você pode fazer vídeos dando sua opinião sobre determinados produtos, primeiras impressões e etc. Mas você não precisa se limitar a um produto. Você também pode fazer reviews de filmes, séries, livros, músicas e diversos outros assuntos. 

Neste caso, o mais importante é que você seja completamente sincero com a opinião, já que este é um formato de vídeo baseado especialmente na sua credibilidade.

3. Listas

Listas é um conteúdo que normalmente interessa muito aos telespectadores de todas as redes sociais. Você pode aproveitar isso e fazer algumas para o seu canal. Devido às grandes possibilidades que este tipo de vídeo tem, você terá conteúdos para um bom tempo.

Você pode falar sobre as suas músicas, livros, filmes e séries preferidas, por exemplo, montando uma lista para cada uma, sendo uma ótima maneira de ter ideias de vídeos para gravar.

Além de aumentar o seu conteúdo, você pode fazer várias listas de cada série, filmes, álbum de música/artista e assim por diante, rendendo conteúdo por um longo período. Tudo que você precisa fazer é definir o tema, a abordagem, o objetivo e gravar.

4. DIY (“Do It Yourself” ou “Faça Você Mesmo”)

Se você é o tipo de pessoa que tem talento com as mãos e está sem conteúdo para os seus vídeos, então utilizar essa sua habilidade pode ser uma ótima solução. O DIY (Do It Yourself), significa em tradução livre “Faça Você Mesmo”, são vídeos onde a pessoa faz coisas com a própria mão. Além de novo conteúdo para seu canal e redes sociais, você também estará disseminando o seu conhecimento para outros. 

Você pode ensinar a cozinhar, decorar, organizar, pintar, desenhar, consertar objetos e etc. Nessa categoria, as opções são extensas. Basta escolher o que você sabe fazer melhor e ensinar em frente a câmera. 

5. Reaction

O Reaction talvez seja o mais fácil para você fazer, além de também poder ser bastante extenso, permitindo que você foque seu canal apenas nisso ou crie um quadro somente com vídeos de reaction, por exemplo.

Como o próprio nome sugere, este conteúdo consiste em reagir às coisas, podendo ser outros vídeos, músicas, memes, comentários e etc, em que você pode fazer praticamente tudo. Por isso, acaba sendo um ótimo quebra galho para quando você estiver sem ideias de vídeos para gravar.

Contudo, é importante ressaltar que este tipo de vídeo rende um engajamento por um período menor, já que depende do que estará em alta no momento de gravação. Uma dica é pedir a opinião de seus seguidores e inscritos para saber o que eles querem que você reaja.

Saiba Mais: Como converter video do YouTube em MP3?

6. Perguntas e Respostas

Se o seu canal é focado em um determinado assunto, como marketing digital, cinema, música ou empreendedorismo, por exemplo, então vídeos no estilo perguntas e respostas podem ser uma ótima alternativa se você está sem ideias de vídeos para gravar.

Você pode utilizar os comentários dos vídeos antigos, mensagens recebidas nas redes sociais ou perguntar se os seus inscritos possuem dúvidas sobre algum determinado assunto. Com base nas respostas, você grava um vídeo esclarecendo essas dúvidas.

Ao fazer isso, você também trará uma nova dinâmica para o seu canal e redes sociais, fazendo com que seu público se identifique com o seu conteúdo e aproxime produtor e público.

7. Tutorial 

Dependendo do que você irá ensinar através do tutorial, você pode precisar desenvolver algo com uma maior duração, tempo de preparo e cuidado aos detalhes. Mas você também pode aproveitar para criar algo sem muita edição e descrever como as pessoas podem fazer algo de forma simples. Além do mais, nem todo tutorial precisa ser algo sério, você pode fazer algo mais “relaxado” e também se divertir no processo de gravação. 

8. Depoimento

Os vídeos de depoimento tendem a ser mais pessoais com uma visão de quem está falando. O depoimento pode impactar mais o público, podendo ser feito de uma forma mais descontraída ou de uma maneira mais séria. Com este tipo de vídeo, você pode dar sua opinião sobre determinado assunto ou situação, mostrando o seu ponto de vista.

Pode também esclarecer algo se você estiver envolvido em alguma situação ou algo que esteja sendo falado com seu nome, por exemplo. O depoimento também permite que você compartilhe a sua experiência com algo. Exemplo: falar sobre uma viagem, experiência assistindo alguma série ou filme, lendo um livro e etc. 

9. Entrevistas

O vídeo no formato entrevista pode ser interessante não somente ao público, mas também para você. Para ele, você precisa contar com outra pessoa, um convidado que será entrevistado e que você pode gravar. As possibilidades são grandes, com o convidado podendo ser algum influencer digital, algum profissional da área que você foca seus conteúdos em vídeos no canal, alguém para falar sobre algum assunto específico e etc. 

Contudo, em uma entrevista você não vai apenas trazer o convidado e começar um bate-papo. Após definir o assunto que você abordará, quem será o(s) convidado(s), será preciso se preparar. A dica é estudar sobre a pessoa que vai participar do vídeo e sobre os assuntos que você planejou abordar na entrevista. 

Como exemplo, digamos que o seu canal é focado em cinema e você vai falar sobre como o roteiro de alguma produção é feito. O convidado pode ser algum roteirista de cinema, por exemplo. Para a entrevista, será preciso conhecer o entrevistado, quem é ele, onde trabalhou ou trabalha, qual a formação, quais roteiros escreveu e etc.

Além de também estudar sobre os assuntos relacionados a roteiros de cinema que você pretende abordar, como o processo de criação, adaptação de um livro para roteiro de cinema e assim por diante. 

Saiba Mais: Quanto ganha um Youtuber?

Como encontrar ideias de vídeos

Nós já citamos algumas ideias de vídeos para gravar, mas elas não vão durar para sempre ou podem não combinar com o seu conteúdo, por exemplo. Abaixo, vamos listar formas e ferramentas que podem te ajudar na hora de ter ideias de vídeos para gravar. 

1. Autocomplementar do YouTube

Ideias de vídeos para gravar

O Autocomplementar do Youtube nada mais é que as sugestões que a plataforma disponibiliza quando você começa a digitar algo na barra de pesquisa. As indicações estão organizadas pelos termos mais buscados pelos usuários da plataforma e são definidos pela palavra-chave que você usou para fazer a sua busca.

Você não só poderá saber os interesses do público ao analisar os resultados, mas também pode observar quais temas são mais buscados dentro da área de conteúdos que você posta. Com isso, poderá desenvolver ideias de vídeos para gravar baseados nos resultados disponibilizados pelo Autocomplementar. Tudo que você precisa fazer é dar uma mão ao YouTube, e começar a digitar algo na barra. 

Saiba Mais: Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

2. Ubersuggest

Ideias de vídeos para gravar

Essa ferramenta foi desenvolvida pelo especialista em SEO e marketing digital Neil Patel. Com o Ubersuggest, você só precisa digitar a palavra-chave sobre o assunto que desejar e a plataforma irá gerar diversas sugestões de palavras-chave. Com isso, você pode adaptar as mesmas para ideias de vídeos para gravar, já que são conteúdos relacionados aquele determinado assunto.

Além do mais, você também recebe relatórios que mostram a estimativa e dificuldades de visitas de outras pessoas àquele conteúdo.

3. Answer The Public

Ideias de vídeos para gravar

Existem diversas formas de fazer uma pesquisa, seja através de uma pergunta ou utilizando palavras-chaves. O Answer The Public é uma ferramenta criada para ajudar aqueles que gostam de pesquisar através do método de fazer perguntas. Assim, você pode pesquisar sobre determinados assuntos na plataforma e com os resultados obtidos você pode adaptar para ideias de vídeos. 

Além do mais, você também poderá saber o que seu público-alvo busca na internet e o que desperta maior interesse e visualizações. Isso pode acabar trazendo uma maior segurança na hora de gravar, afinal de contas, você já sabe que aquelas ideias de vídeos para gravar já estão dando resultados na internet em outro nicho.

Saiba Mais: 10 melhores plataformas de geração de leads

4. Reciclagem de Ideias

É sempre bom recorrer a vídeos antigos que você gravou. Neles, você pode encontrar alguns trechos que você cita algum determinado assunto, ferramenta, lista ou algo do tipo. Naquele material eles acabaram sendo coadjuvantes, mas podem acabar tendo potencial para protagonizar um vídeo somente sobre aquele determinado assunto que você citou.

Normalmente, os vídeos antigos estão recheados de ideias de vídeos para gravar, podendo ser uma mina de ouro que não está recebendo a devida atenção. Você só precisa reassistir cada um com atenção. 

5. Pesquise no Google

O Google sempre acaba sendo uma ótima opção de pesquisa. Sempre que você tiver um branco de ideias de vídeos para gravar, pesquise no grupo o assunto que você aborda nos seus vídeos como marketing digital, empreendedorismo, cinema e etc.

Com isso, você poderá ver quais são os resultados que aparecem primeiro e assim saber o que o público mais procura que seja relacionado àquele assunto. A partir disso, você poderá analisar e encontrar diversas ideias de vídeos através dos resultados do Google. Depois, é só adaptar tudo para o formato audiovisual e gravar. 

6. Faça pesquisa com o público

É preciso lembrar que o seu conteúdo é voltado para um público, então se você estiver sem ideias de vídeos para gravar, por quê não perguntar para o público o que eles querem ver? Afinal de contas, são eles que irão assistir. Por esse motivo, não existem pessoas melhores e mais confiantes para obter as novas ideias de vídeos para gravar.

Você pode recorrer às redes sociais para fazer essa pesquisa, através de enquetes no Facebook e Instagram, por exemplo, e pedir para as pessoas enviarem as ideias no direct ou através de outras plataformas como o Twitter. Depois, é só analisar quais temas foram os mais pedidos, estudar como fazer um vídeo e gravar.

7. Utilize as redes sociais

Ainda fazendo uso das redes sociais, existem algumas maneiras de você conseguir ideias de vídeos para gravar. Você pode conferir grupos no Facebook sobre o tema de seu canal ou seguir páginas sobre o mesmo assunto. Ou você pode utilizar o Instagram e o Twitter para procurar por conteúdo através de hashtags e perfis especializados em um determinado assunto.

Além do mais, você poderá ter uma base do que o público mais busca e gravar vídeos sobre esses assuntos.

Saiba Mais: Letras para Instagram: 8 opções para mudar a fonte do Instagram

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Instagram | Youtube

1 Comentário

  1. Lissa ramayana Brito do amaral

    Obrigada por me ajudar viu

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Criptomoedas para 2022
Criptomoedas para 2022
Quais são as apostas do mercado?
Bolos Vulcão
Bolos Vulcão
As 7 melhores receitas do YouTube
Corretora de criptomoedas
Corretora de criptomoedas
as 10 melhores para investir
Descobrir senha de WiFi
Descobrir senha de WiFi
Confira os 10 melhores
Legendas para fotos Tumblr
Legendas para fotos Tumblr
As 175 mais incríveis para usar em seu perfil

Pin It on Pinterest

Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas Descobrir senha de WiFi Legendas para fotos Tumblr