As 18 melhores ideias de vídeo para o YouTube

por | jun 23, 2021 | Youtube | 0 Comentários

Se você é um criador de conteúdo para o YouTube, é normal que em algum momento você tenha passado por algum bloqueio criativo. Então selecionamos aqui algumas ideias de vídeo para o YouTube que podem te ajudar a traçar estratégias de conteúdo.

Essas soluções são aplicáveis em todos os segmentos e nichos, inclusive quem ainda está iniciando ou pretende iniciar uma carreira como social mídia na plataforma do Google ou em outras.

Ideias de vídeo para o YouTube: dicas para iniciantes

O YouTube é a maior plataforma de vídeos. Com mais de um bilhão de usuários, domina cerca de um terço dos internautas em todo o mundo.

Ele também possui o maior mecanismo de busca do mundo, ou seja, produzir vídeos para o YouTube significa impulsionar seu SEO e aumentar o seu engajamento. Claro que esse é o desejo de todo social media.

Escolher o tema do canal é um ponto bastante importante, pois ele será a base para começar a planejar as estratégias de conteúdo. Só no segmento de Games, por exemplo, existem diversos formatos diferentes como gameplays, análises, listas e diversos outros formatos de conteúdos que vão depender apenas da sua criatividade e público que deseja conquistar.

Então o recomendável seria seguir a linha que você se sentir mais a vontade.

Saiba Mais: Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

Após decidir o tema e o tipo de conteúdo relacionado a ele que você pretende abordar, faça uma boa apresentação do canal. Elaborar uma descrição e uma foto de capa criativa que representem bem você e a cara do seu canal é uma boa forma de chamar atenção do público.

Boa parte dos videomakers costumam aparecer em suas produções, envolvendo uma exposição um pouco maior. Também existem criadores que optam pelo anonimato, escolhem um pseudônimo e não mostram o rosto em seus vídeos. Esse estilo de produção é conhecida como ”Canal Dark”.

Essa modalidade vem sendo bastante explorada por ser mais fácil de produzir conteúdo, além de contribuir para o aumento da frequência de vídeos.

Ideias de vídeo para o YouTube

1. Vídeos de Receitas

Vamos começar nossa lista falando de um tema que todo mundo gosta: comida. É muito normal as pessoas procurar receitas na internet. Se você tem talento na cozinha talvez possa ser uma ótima opção explorá-lo criando tutoriais de alguns pratos e dicas para ajudar quem ainda está começando.

Claro que existem diversos outros formatos relacionados a culinária que podem ser explorados. Se você é uma pessoa que costuma viajar bastante, um exemplo, seria interessante mostrar pratos típicos de determinadas regiões do país e do mundo, aproveitar e comentar também sobre a cultura local e como isso impacta na gastronomia.

Dessa forma, além de amantes de culinária, você irá diversificar o seu púbico e ganhar ainda mais engajamento.

2. Vídeos de Viagens

Aproveitando que falamos sobre viagem no tópico anterior, vamos expandir esse tema. Viagem é uma ideia bastante ampla também, pois você pode focar em diversos outros aspectos de uma região. No geral, tudo é voltado para o turismo: conhecer o lugar, uma cultura diferente, a qualidade de vida dos habitantes, entre outras coisas.

Você também pode gravar vídeos sobre dicas de lugares para passar as férias, hospedagem e atividades que fazem bastante sucesso na região, e ainda apresentar pontos turísticos comentando um pouco sobre a história e curiosidades.

Outro aspecto interessante seria a economia e a qualidade de vida do lugar, que é uma informação bastante relevante entre os nômades digitais, pessoas que trabalham com a internet e levam a vida morando em locais diferentes de tempos em tempos.

Saiba Mais: Os 18 melhores podcasts de viagens para acompanhar

3. Vlog

O vlog é um formato de vídeo que pode ser criado independente de qual seja a temática do seu canal.

Esse tipo de vídeo recebe esse nome por se tratar de um blog em formato de vídeo e funcionam tanto no formato solo, como um vídeo isolado falando algo sobre si, como também na forma de vários vídeos seguidos e divididos em tópicos diários, popularmente conhecidos por Daily Vlogs.

São vídeos onde o criador aparece mostrando um pouco sobre sua rotina e as vezes relacionando a vida pessoal com a profissional. Os canais focados em desenvolvimento pessoal geralmente fazem esse tipo de conteúdo para poder se conectar melhor com o seu público, a medida que transmitem as suas experiências e comentam acontecimentos do seu dia a dia.

4. Vídeos de Opinião

Os canais de opinião se popularizaram bastante nos últimos anos, por se tratar de um formato relativamente fácil de se fazer e ser algo bastante abrangente. Você pode criar conteúdo de opinião sobre diversos temas seja: cinema, games, assuntos de grande repercussão na mídia, política e entre outros vários temas.

Embora não exija que você seja um grande especialista na área, é importante que você tenha algum conhecimento a respeito do assunto para compartilhar uma opinião bem fundamentada.

A forma como você irá abordar o vídeo também é essencial, pois precisa seguir um caráter educativo, e não ofensivo, já que vão existir pessoas que discordam do seu ponto de vista. Claro que nem todo tema é passivo de mera opinião, e quando for, procure distinguir da melhor maneira possível fatos de opinião pessoal para não haver risco de fake news.

5. Vídeos de Reactions

Como o próprio nome já sugere, é um tipo de conteúdo que consiste em reagir a outros vídeos, eventos e até mesmo trechos de filmes e conteúdos antes nunca vistos por quem está fazendo o React.

Como você já deve imaginar, é um formato bastante simples de se fazer, mas requer um pouco de sagacidade por parte do autor para elaborar comentários interessantes e engraçados e despertar o interesse de seu público. Existem canais focados em Reacts, como o canal Reagindo, que atualmente já possui mais de 480 mil inscritos.

ideias de video para o YouTube

6. Review de Produtos

Comprar produtos pela internet é algo bastante comum nos dias atuais. Mas como ter certeza da qualidade do produto que você quer adquirir? Uma forma interessante é pesquisar por vídeos de reviews. Neles o criador irá explicar as especificações do produto, fazer alguns testes e compartilhar suas primeiras impressões sobre ele.

Esse é um formato de vídeo bastante popular entre os canais de games e tecnologia, por se tratar de algo que requer mais cuidado na hora da compra.

A review não precisa ser apenas de produtos, você pode gravar também review de serviços e fazer comparativos de preços e benefícios com outros do mesmo ramo.

Por exemplo, recentemente chegou ao Brasil o serviço de streaming da Disney, o Disney+. Naturalmente muitas pessoas vão querer saber se vale a pena assinar e o que ele tem de melhor em relação aos seus concorrentes Netflix, Prime Video ou GloboPlay.

Review é um tipo de conteúdo bastante popular e abrangente, basta escolher algo que está sendo bem repercutido, e claro, conhecer bem o produto ou serviço que deseja apresentar.

7. Vídeos de Unboxing

O unboxing se assemelha bastante a uma review, porém de uma forma bem menos técnica. Os Youtubers costumam mostrar para o seu público os ”Recebidos da Semana” que podem ser presentes de fãs ou até mesmo de empresas afim de divulgar sua marca.

Também é um tipo de conteúdo bastante fácil de fazer, pois é só gravar você abrindo o pacote do mesmo jeito que ele chegou, mostrando a forma como foi embalado e, o mais importante, o que tem dentro. Mas não se engane: apesar da simplicidade desse formato, ele também faz sucesso e rende bastante visualizações.

Saiba Mais: Como viralizar no Tik Tok?

8. Vídeos de Tutoriais

Os vídeos de tutorial tendem a ser um pouco mais trabalhosos, pois dependendo do assunto, será necessário que seja explicado de forma bastante detalhada ou simplificada para que pessoas com conhecimentos menos aprofundados possam entender.

Assim como outros tópicos dessa lista, o vídeo de tutorial é um formato de conteúdo bastante abrangente e procurado, pois abrange desde coisas mais simples do cotidiano, até assuntos mais complexos que podem render uma série de vídeos, por exemplo.

9. Vídeos de Estudos

Além de entretenimento, a internet também é um bom lugar para adquirir conhecimento. Existem vários canais de estudo com dicas para vestibular e videoaulas completas e gratuitas no YouTube. É um tema de vídeo que pode ser explorado de várias formas. Vai depender do seu domínio do assunto e também da sua criatividade.

Você pode criar uma playlist apenas com dicas de como ter um bom desempenho nas provas do Enem e absorver melhor o conteúdo. Devido a importância e dificuldade de muitos no exame, esse tipo de vídeo acaba sendo bastante requisitado.

Porém, nada impede que você misture conhecimento e entretenimento, como é o exemplo do canal Impérios AD que aborda temas de história em formato de animação com humor.

ideias de video para o YouTube
10. Vídeos de Curiosidades

Vídeos de curiosidades também são um ótimo entretenimento, mas requer um pouco de conhecimento em edição para que seja mais dinâmico e atrativo. Você pode falar sobre famosos e assuntos relacionados a cultura pop, ou até mesmo tratar de temas de conhecimentos gerais como meio ambiente e outros temas do cotidiano mundial.

Caso seja especialista em alguma área (um médico ou nutricionista, por exemplo), você pode fazer vídeos no formato ”mitos e verdades” desmistificando alguns conceitos popularmente aceitos e dando algumas dicas. Esse tipo de conteúdo costuma ter, em média, 10 minutos de duração, ou um pouco mais caso seja um compilado.


11. Vídeos de Games

Agora vamos falar sobre um dos temas de muito sucesso na plataforma e com uma grande possibilidade de vídeos que podem ser criados a partir dele: os jogos eletrônicos. Com um público de todas as idades, os games possuem um leque de possibilidades de conteúdo bastante diversificado.

Você pode fazer vídeos de análise, listas com os melhores jogos, Gameplays e entre outros.

Além disso, com um pouco de senso de humor e conhecimento de edição, você também pode fazer montagens de suas Gameplays, que é o caso de canais como Games EduUu e Player 94.

Com o crescimento do mercado de games mobile, vários canais começaram a produzir conteúdo relacionado. Nesses casos não são apenas as Gameplays, como também tutoriais de emuladores e dicas de como configurar de forma adequada o seu setup.

Saiba Mais: Os 10 melhores emuladores de Android para PC

12. Vídeos de Listas

Certamente os vídeos de listas é um formato que a grande maioria das pessoas inexplicavelémente adora, o que pode ser uma boa alternativa para conseguir movimentar o canal na ausência de ideias. Como mencionado anteriormente, você pode criar listas com conteúdos de jogos. Mas está longe de parar por aí: o tema pode ser explorado de várias formas independente do que se trate o seu canal.

Por exemplo, um canal sobre cinema pode criar uma infinidade de listas com temas variados como ”10 melhores filmes do catálogo da Netflix”, ”7 melhores filmes de 2021”, ”5 melhores filmes de terror de todos os tempos” e entre tantos outros.

Além da possibilidade de explorar temas diversos, o formato de listas também pode ser algo sobre você mesmo contando sobre os melhores momentos da sua vida, como um TOP 5 coisas que não gosta (ou o contrário), algo bem comum em Vlogs. Pode parecer bobagem, mas existem muitas pessoas que apreciam esse tipo de conteúdo especialmente vindo de influenciadores que elas gostam e admiram.

13. Lives

As transmissões ao vivo, além de serem ótimas para aumentar o alcance orgânico do seu canal, também podem ser transformadas em conteúdo perene e disponibilizadas na aba de vídeos do canal. É também uma forma de interagir diretamente com seus seguidores e permitir que eles possam fazer perguntas. Outra ideia é criar uma live apenas para interagir com o público.

No geral o conteúdo das lives é algo relacionado ao canal, e é bastante indicado fazer cobertura de eventos, videoaulas, desafios de Gameplay, podcasts, entre outros.

Isso vai variar conforme o perfil do seu público. A cobertura de eventos como o Oscar, por exemplo, faz bastante sucesso entre os canais de cinema, e da mesma forma eventos de games como a E3 também geram muito engajamento entre os entusiastas de jogos eletrônicos.

ideias de video para o YouTube

14. DIY – Do it Yourself

Do it Yourself é um termo em inglês que significa ” Faça Você Mesmo ”, e como o nome mesmo sugere, são vídeos ensinando as pessoas a fazer algo sozinhas com as próprias mãos. Esse estilo de conteúdo faz bastante sucesso não só no YouTube, como também em outras redes sociais.

No geral, os vídeos ensinam coisas básicas e úteis do nosso dia a dia, como cozinhar, fazer e consertar móveis, criar decorações e até mesmo artesanato.

Os vídeos não precisam ser muito longos e nem requer tanta edição, apenas que seja uma explicação clara do quê e como está fazendo. E dependendo do conteúdo ensinado, é importante passar todas as informações de segurança para evitar qualquer tipo de acidente.

15. Podcasts

Os vídeos de podcasts estão fazendo muito sucesso mundo a fora e existem diversos canais focados exclusivamente nesse formato. É similar a uma entrevista, mas de forma mais informal e descontraída como um bate-papo entre amigos.

Os apresentadores convidam pessoas conhecidas entre o público para uma conversa, tratam de assuntos que estão em evidência e interagem com a sua audiência permitindo que os mesmos possam enviar perguntas.

Um dos canais mais famosos a produzir conteúdo desse tipo é o Flow Podcast. Além deles, outros canais passaram a introduzir o formato de forma relacionada a temática do canal como o caso do Z-Cast do canal de games Zangado.

16. Vídeos de Conteúdo Informativo

É muito comum hoje em dia as pessoas se atualizar sobre as noticias do Brasil e do mundo pela internet. Inclusive alguns grandes jornais já possuem canais no YouTube. Diferente dos vídeos de opinião, conteúdo informativo precisa se basear em fatos e abordar a notícia da forma mais isenta possível, caso contrário poderá prejudicar a credibilidade do seu canal.

Esse formato de vídeo com informação é mais apropriado para jovens jornalistas que desejam desenvolver seu trabalho de forma independente.

17. Vídeos de Paródia

As paródias são uma forma divertida de explorar um tema que está em alta no momento e criar versões engraçadas. Em razão disso, seu conteúdo é muito perene, pois perdem força quando o tema da paródia sai de moda.

Por ser uma releitura cômica de algum hit de sucesso, você precisa compor uma música baseada na letra da canção original de modo que fique engraçada e seu público reconheça a referência.

Além das paródias, existem diversas formas de criar conteúdo humorístico no YouTube.

Um ótimo exemplo são as famosas pegadinhas. Esse estilo de conteúdo na verdade foi inspirado nos programas de auditório como o do Silvio Santos, que já fez muito sucesso no passado. Porém, é preciso ter bastante cuidado com o tom das brincadeiras para evitar problemas, pois a reação de quem está involuntariamente participando pode não ser das melhores.

18. Vídeos de Resenhas

As resenhas são uma forma de expressar sua opinião a respeito de um conteúdo como um livro ou filme. Se assemelha bastante com vídeos de opinião, porém com um conteúdo mais voltado ao entretenimento, promovendo um debate sobre pontos importantes destacados no produto.

Canais sobre cinema e literatura fazem muito conteúdo nesse formato. O tempo de duração vai variar conforme a obra que será estudada, então é importante se aprofundar bem para que seu vídeo tenha um conteúdo rico em informações, além de observar detalhes muitas vezes deixados de lado por outros criadores de conteúdo.

Saiba Mais: Social Media: o que é, sua função e 4 livros sobre o assunto

Sabemos como é difícil muitas vezes ter boas ideias de conteúdo para o YouTube. Com certeza, um dos fatores mais importantes que podem te ajudar nesses momentos é conhecer bem o seu público e procurar diversificar o conteúdo conforme o seu nicho de mercado.

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

Yoga Online: 16 canais para praticar onde quiser

A prática do yoga vem se tornando cada vez mais comum, pois traz inúmeros benefícios para a saúde. Através da internet é possível fazer yoga online de onde quer que você esteja. O objetivo do yoga é: Conectar corpo e mente, por meio de exercícios que são capazes de...

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Como converter vídeo em MP3? Confira as 11 melhores opções

Quer saber como converter vídeo em MP3? Então veio ao lugar certo! Separamos algumas opções para você conseguir fazer essa conversão, confira no post a seguir. Você ouve músicas ou até mesmo aulas no YouTube, mas quer ter a liberdade de ouvir quando e por onde quiser?...

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

CCB Online: como assistir aos cultos pela internet

Quer aprender a como assistir os cultos da CCB online e acompanhar os conteúdos? Nesse texto vamos explicar o passo a passo de como acompanhar as transmissões de maneira fácil e rápida. Prepare-se para anotar as nossas dicas e tire suas dúvidas de uma vez por todas....

Como monetizar um canal no YouTube?

Como monetizar um canal no YouTube?

Você conhece as formas mais conhecidas de como monetizar um canal no YouTube? Existem diversas formas de você ganhar dinheiro com o YouTube, já que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda vinda desta rede social. Embora seja trabalhoso e competitivo, ser um...

YouTube Clips: O que é e como usar?

YouTube Clips: O que é e como usar?

Você já ouviu falar no YouTube Clips? Desde de sua criação em meados de 2005, o YouTube passou por várias mudanças tanto em seus termos de serviço, como também em suas funcionalidades. Inicialmente a plataforma de vídeos só tinha suporte para conteúdo mais curtos. Já...

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Como baixar música do YouTube para pen drive?

Você é do tipo que costuma armazenar músicas em mídia digital para ouvir a hora que quiser sem precisar estar conectado a uma rede de internet? Já ouviu alguma música no YouTube que gostou muito mas não encontrou em nenhum lugar para baixar? Saiba como baixar música...

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Como encontrar ideias de vídeos para gravar?

Se você trabalha com produção de vídeo, seja no YouTube, em redes sociais como Instagram, TikTok e outras plataformas de vídeos, provavelmente você já enfrentou momentos de falta de criatividade para produzir conteúdo para a sua audiência, o famoso "branco de ideias"....

Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

Tags para YouTube: como escolher as melhores para vídeos?

O YouTube é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, além de ser uma ótima ferramenta de trabalho, distração e hobby. Mas se você quer usar essa plataforma para produzir e compartilhar seu conteúdo em vídeos, você precisa ter um mínimo de conhecimento. Existem...

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo?

Como fazer live no Youtube e Instagram ao mesmo tempo? Com o aumento do número de redes sociais, estar em vários lugares é fundamental. Fazer lives é uma forma muito prática e eficiente de aumentar o engajamento do seu público. Ela permite a interação direta e pessoal...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Stories

Planner 2022 para imprimir
Planner 2022 para imprimir
20 modelos para usar o ano todo
Mensagem de Natal para WhatsApp
Mensagem de Natal para WhatsApp
As mais compartilhadas
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Como fazer um cartão de crédito do Flamengo?
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo
Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais compl
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app
Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app

Pin It on Pinterest

Planner 2022 para imprimir Mensagem de Natal para WhatsApp Como fazer um cartão de crédito do Flamengo? Novo Bitrix24: Conheça as novas funções que deixarão o CRM ainda mais completo Hotmart Sparkle: tudo o que você precisa saber sobre o app