Como usar o housekeeping para otimizar seu local de trabalho

por | jul 19, 2021 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Ter um local de trabalho organizado é essencial para ter produtividade e qualidade de serviço. O housekeeping pode te ajudar com isso, já que o programa japonês é criado totalmente para a otimização do seu local de trabalho.

Embora o conceito possa parecer simples e de fácil implementação, ele pode fazer total diferença no seu dia-a-dia de esforço. Venha conhecer mais sobre o housekeeping.

O que é housekeeping?

O housekeeping, ou traduzindo livremente “cuidando de casa”, pode ser justamente o que você precisa para otimizar o seu local de trabalho e melhorar o seu rendimento e qualidade de vida. 

Esse programa que você pode aplicar seja trabalhando em home office ou de forma presencial, também é conhecido como 5S, devido às palavras bases e técnicas em japonês que guiam o programa e começam com a letra S.

Esse conceito de housekeeping foi criado no Japão e propõe a limpeza, organização, arrumação, padronização e disciplina no local de trabalho. O programa começou sendo implementado em casas domiciliares, mas com o tempo foi adaptado para também ser aplicado nas empresas e negócios.

O “cuidando de casa” acabou desenvolvendo o espírito de equipe nos funcionários, reduzindo custos, prevenindo acidentes e diminuindo o desperdício de mão de obra.

Já que essa é uma filosofia que pode ajudar bastante no seu dia-a-dia no trabalho, separamos o significado de cada um dos 5S e os benefícios de usar o housekeeping. Veja abaixo:

Saiba Mais: Carteira Digital de Trabalho: o que é e 2 formas de acessar

O significado dos 5S

Housekeeping

Imagem: Blog Dynargie Brasil

 

Agora que você sabe o que é housekeeping, vamos explicar o que cada um dos 5S significam neste programa que pode te auxiliar durante os processos de produção e trabalho:

1. Seiri (Senso de Utilização)

É importante deixar no espaço de trabalho somente aquilo que é útil, além de sempre organizar todos os recursos e materiais disponíveis para que você possa efetuar as suas tarefas. Procure organizar por uso, ou seja, deixe os materiais que você mais utiliza o mais próximo possível e os que você menos utiliza podem ficar mais distantes. 

Com isso, você irá liberar espaço para ficar à vontade enquanto trabalha e vai racionalizar o uso dos materiais, evitando desperdício. A longo prazo, isso vai deixar sua empresa ou negócio com uma condição de eficiência máxima. 

2. Seiton (Senso de Arrumação)

Deixar o local de trabalho sempre arrumado, sem objetos jogados ou guardados em lugares inadequados faz você economizar bastante tempo e energia que você gastaria tentando encontrar determinada coisa. É essencial ter um sistema de comunicação visual eficiente e rápido acesso a todos os materiais necessários.

O seiton pode te ajudar a manter a organização de documentos e estoque da sua empresa, por exemplo, diminuindo também o risco de acidentes. Um dos conceitos da filosofia do housekeeping é de que a falta de tempo não deve ser uma justificativa para a desordem.

3. Seiso (Senso de Limpeza)

Não adianta você eliminar as coisas inúteis e definir um sistema de organização se não pretende manter também a higienização dos materiais e do local de trabalho. Os recursos que você possui à sua disposição precisam sempre estar limpos.

A limpeza aumenta a sua disposição para trabalhar, além de melhorar a imagem do seu negócio e empresa e deixar os produtos apresentáveis. Além do mais, um ambiente limpo também colabora para a sua saúde e de seus funcionários, evitando doenças, alergias e infecções. Ou seja, além do fator psicológico, a limpeza também é essencial para o fator físico.

4. Seiketsu (Senso de Normalização)

As etapas citadas acima não podem ser feitas uma vez ou outra. É preciso ter uma normalização e rotina para sempre manter a limpeza, organização e utilidade do local de trabalho e dos materiais. Esses conceitos não podem ser algo abstrato no ambiente. Então se você planeja implementar o housekeeping, é preciso ter práticas rotineiras e uma melhoria contínua.

No começo, pode ser necessário se forçar a realizar cada uma das práticas citadas. Mas com o tempo isso vai se tornando natural e a manutenção de seu ambiente de trabalho será tratada como rotina e feita de forma quase imperceptível. Isso vai gerar a otimização da sua empresa e resultados cada vez melhores.

5. Shitsuke (Senso de Disciplina)

No housekeeping, o shitsuke pode ser o conceito mais subjetivo e abrangente, já que depende também da individualidade de cada uma das pessoas envolvidas no negócio e na empresa. Esse programa não deve ser implementado apenas como um hábito ou atividade, ele deve ser incorporado e assimilado por cada funcionário das mais altas até as mais baixas patentes. 

Embora possa parecer simples implementar cada um dos conceitos citados acima, as mudanças e o sucesso de cada um vai depender bastante das atitudes de todos os envolvidos.

Pode ser difícil quebrar alguns costumes para aplicar o programa housekeeping. Contudo, se cada um se esforçar para o sucesso do programa, os resultados podem ser benéficos e a mudança pode significar o melhor para todos.

Os benefícios do housekeeping

A implementação do housekeeping pode causar uma revolução dentro da sua empresa. Confira o que pode melhorar com o programa:

Maior qualidade de serviço

O programa mostra grandes resultados quando até mesmo grandes empresas como McDonalds utilizam o housekeeping para otimizar seu local de trabalho. Os serviços de atendimento, produção da comida e entrega da empresa foram todos baseados no sistema 5S.

Então se funciona para a gigante do mercado, por quê não fazer uma tentativa de implementação mesmo se o seu negócio for pequeno?

Previne acidentes

O 5S e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) são praticamente um só, onde um auxilia o outro para melhorar a segurança no local de trabalho através do housekeeping. A segurança vem através da organização e da limpeza do ambiente, dois dos conceitos mais importantes do 5S.

Com isso, máquinas são bem utilizadas e possuem uma manutenção correta, objetos ficam sempre em seu lugar, evitando acidentes e situações imprevisíveis, o chão está sempre limpo para evitar escorregões e machucados, além de diversos outros acidentes.

Otimização do tempo

O housekeeping pode servir perfeitamente para as empresas do setor industrial. Por exemplo: se o intervalo de tempo das linhas de montagem não forem conferidos de forma rigorosa e regular, essa falha pode gerar atrasos na produção e entrega dos produtos.

Caso uma única máquina apresente defeito ou pare por algum motivo, todo o processo é prejudicado, já que todas as outras máquinas em sequência também vão parar.

Com um ambiente mais organizado, limpo e funcional, esses problemas podem ser evitados e as metas diárias terão uma maior garantia de serem alcançadas. Isso também faz com que todos os funcionários exerçam suas funções com perfeição e as máquinas continuem trabalhando.

Maior previsão

A incerteza é um dos maiores inimigos de uma empresa, independente de seu ramo de atuação. Contudo, a incerteza também é um resultado da falta de organização, que gera desordem e obstáculos para o sucesso da mesma.

As condições de organização e higiene mínimas são essenciais para manter tudo no cronograma e seguir a previsão de entrega, produção e realização de serviços.

Sem isso, não tem como calcular o que vai ou não acontecer na sua empresa e negócio.

Maior produtividade

Diversos estudos científicos comprovam que a organização e cuidado com o local de trabalho melhoram e aumentam consideravelmente a produtividade de seus funcionários. Isso porque o local acaba aumentando a estima do funcionário e gera um sentimento de pertencimento àquele local.

Então, a implementação do 5S não serve apenas para buscar o melhor para a aparência da sua empresa, mas também o melhor para a produção e o melhor para os seus funcionários. Com o 5S, você pode montar cronogramas de atividades e entregas, gestão de equipe, feedbacks e muito mais.

Saiba Mais: Redes sociais no trabalho: 11 etiquetas básicas para usar

Continua depois da publicidade

Entidades:

Tags:

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Ter um sentimento de gratidão em qualquer área da vida torna o dia a dia mais prazeroso e dá mais ânimo para enfrentar os desafios diários. Além disso, saber dizer obrigado dá uma sensação de leveza não só para a pessoa que agradece. Dessa maneira, mesmo que você...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

De acordo com o site Google Trends, a busca por como criar um site de vendas grátis aumentou bastante nos últimos meses. O aumento na busca por esse termo pode ser justificado pela facilidade de iniciar um novo negócio. A missão de vender online pode ser uma ótima...

Franquias baratas: como começar com pouco dinheiro?

Franquias baratas: como começar com pouco dinheiro?

Foi-se o tempo em que ser empreendedor era uma oportunidade restrita a um determinado grupo. Agora existem franquias baratas e que não exigem investimentos altos para que uma pessoa tire uma ideia do papel e abra um negócio com pouco dinheiro.   Para ajudá-lo a...

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

O Portal da Drogaria é um sistema que atua com uma administração de qualidade e fornecimento de infraestrutura para vários programas de desconto em medicamentos. Desenvolvido em 2006, foi idealizado para fazer integração de farmácias e convênios nos programas de apoio...

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

A Sankhya Brasil é indicada para aquelas empresas que não sabem para onde está indo o seu dinheiro ou que têm dificuldades para cuidar da administração de pessoas, tomar decisões estratégicas ou que não conseguem ter uma visão completa sobre o seu negócio.  Se você...

O que significa CDL e como ela pode ajudar seu negócio

O que significa CDL e como ela pode ajudar seu negócio

Você já ouviu falar ou sabe o que significa CDL? A CDL está presente em todo o Brasil, com o objetivo de ajudar os lojistas locais a desenvolver seus negócios e ter condições melhores para suas operações. O apoio as empresas do país não se resume apenas a negócios já...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest