Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

Hashtag: 10 etiquetas básicas para você usar melhor

Aprenda o que é hashtag, como usá-la e mais 10 mandamentos para aprender a usar esse recurso da melhor maneira para o seu negócio

hashtag

hashtag não é mais uma novidade no mundo virtual. Apesar de ter surgido e se popularizado no Twitter, hoje ela é utilizada em praticamente todas as redes sociais, principalmente no Instagram.

No início, hashtags era apenas uma forma de classificar assuntos no Twitter e encontrar mais facilmente quem falava do mesmo tema.

Hoje, até mesmo as empresas colocam a hashtag em suas postagens. Mas você sabia que o uso de hashtags têm uma função?

Há quem as coloque em suas postagens apenas para “entrar na modinha”, sem nem perceber que poderia usar esse recurso a favor da estratégia de marketing digital do seu negócio.

O QUE É HASHTAG?

Hashtag é a junção de duas palavras em inglês: hash, que significa jogo da velha e tag que quer dizer etiqueta.

Continua depois da publicidade

O símbolo # é muito conhecido – e assim chamado por várias pessoas – como jogo da velha, por mais que seu nome verdadeiro seja cerquilha. Ou sustenido, no caso dos músicos.

O fato é que, no mundo das redes sociais, podemos definir a hashtag como uma palavra ou frase antecedida pelo símbolo do jogo da velha.

Mas por que uma etiqueta? Simples: pelo fato de que todo e qualquer assunto que utilize hashtags está categorizado e organizado.

Afinal, a hashtag cria um link e, quando você clica nele, é direcionado para todas as postagens que também têm essa categorização.

QUAL É A FUNÇÃO DA HASHTAG?

Apesar de dar um toque diferenciado à postagem, principalmente no Instagram, as hashtags não são apenas um adorno. Seu principal objetivo é ajudar as pessoas e empresas a alcançar um público ainda maior.

Além disso, servem também para classificar postagens, de forma a deixá-las categorizadas em um mesmo tema.

Imagine a seguinte situação: você precisa saber o que vem sendo publicado sobre cães vira-latas. Basta digitar na busca #caesviralatas e você tem acesso a todas as imagens e posts feitos sobre esse tema.

Para as empresas, a hashtag ajuda a descobrir o que vem sendo falado sobre um tema ou nicho e ainda a atingir novos públicos. Gerar vendas e descobrir o que seu público-alvo gosta também é a função das hashtags.

O detalhe é que, em cada rede social, a hashtag tem uma finalidade:

No Instagram: é a criação de comunidades e também uma descrição curta de um conteúdo publicado de foto ou vídeo;

No Facebook: tem a mesma função que no Instagram, porém ainda não popularizou tanto. Então a maioria dos usuários não a utilizam;

No Twitter: o objetivo é a categorização de posts, tanto que temos os Trending Topics sinalizando os assuntos mais falados.

COMO USAR A HASHTAG?

Para usar e até mesmo criar uma hashtag é simples. Basta colocar a cerquilha (#) seguida de uma palavra, frase ou até emoji que represente sua postagem.

Com base no que vemos em sites das redes sociais, as regras “oficiais” para criar hashtags são:

  • Ela precisa ser escrita como uma palavra única, sem espaços;
  • Você pode incluir números, mas sinais de pontuação e caracteres especiais (como $ e %) não funcionam.
  • Você pode usar letras maiúsculas ou minúsculas e intercalar entre elas. Isso não afeta o uso e nem a busca da hashtag. O que muda uma, na verdade, é quando você usa acentuação.

Saiba Mais: Transformando palavras em dinheiro 

Continua depois da publicidade

Então #paodebata, por exemplo, é uma hashtag e #pãodebatata é outra. Ambas querem dizer a mesma coisa e podem ter publicações diferentes.

No entanto, é preciso cuidado. Você não pode colocar qualquer palavra ou inserir hashtags que estão em alta, na moda, em suas postagens.

Quer dizer, você até pode, mas não deve!

Tudo que é colocado em uma publicação precisa se relacionar com o que está escrito ou exibido através de imagens e vídeos. Caso contrário não fará sentido para o seu negócio.

O que queremos dizer é que existem algumas “regras de bom uso das hashtags” e você precisa ter bom senso na hora de fazer suas publicações, até mesmo para que elas não tenham o efeito contrário: prejudique seu post.

DICAS DE COMO USAR HASHTAG

Para que você não faça feio nas redes sociais, separamos algumas dicas de como usar e tirar proveito das melhores hashtags para o seu negócio:

1. PESQUISE QUAIS SE RELACIONAM AO SEU CONTEÚDO

Usar hashtags não envolve apenas colocar na prática. Antes de começar a aplicar em seu negócio, você terá que fazer uma boa pesquisa.

Primeiro, liste palavras que representam o que você faz ou tenham a ver com seu produto ou serviço. Em seguida, busque nas redes sociais por elas com a hashtag.

Por exemplo, você é um autor independente que vende seus livros. Pesquise hashtags gerais como #livro, #autornacional, #literaturanacional. Ou até mesmo mais nichadas como #autorescuritibanos, e por aí vai.

2. OLHE A CONCORRÊNCIA

Você sabe quais hashtags seus concorrentes estão utilizando? Eles vêm obtendo retorno em curtidas e comentários?

Continua depois da publicidade

Observe as mais gerais, as hashtags relacionadas com a sua persona e veja quais você pode adicionar as suas redes sociais.

3. APOSTE MAIS EM HASHTAGS ESPECÍFICAS E NÃO NAS GENÉRICAS

Tags muito genéricas como, por exemplo, #cachorro, #amor, #viagem, até podem ser utilizadas.

Mas se você for pesquisar por elas (como falamos na primeira dica), verá que existem milhões de publicações. Então, a chance de a sua se destacar é muito pequena.

A nossa dica é pensar em algo um pouco mais específico, que esteja ligado ao seu negócio e que facilite as pessoas encontrar você.

Por exemplo: #FestasCuritiba ou #MaquiagemCuritiba são mais específicas que #festas e #maquiagem.

Uma dica para saber quais são as hashtags mais utilizadas por um determinado negócio ou nicho é usando aplicativos geradores de hashtag.

4. USE AS QUE TEM A VER COM SUA POSTAGEM

Enquanto estiver pesquisando, você vai ver as hashtags mais populares, que são as que têm um alto volume de postagem naquele dia.

Ainda assim, não utilize apenas porque são as hashtags mais usadas nas outras redes sociais. Tudo que você escrever em uma legenda precisa ter a ver com a postagem.

Por exemplo, se você está falando sobre uma torta da sua loja, pode usar hashtags como #tortademorango #lojadebolos. Mas não #TBT ou #DiadoJornalista.

Por mais que estejam em alta naquele momento, não se relacionam com tortas e raramente alguém chegará ao seu negócio por meio desse tipo de hashtag.

5. TRABALHE COM A SUA LOCALIZAÇÃO

Em vez de colocar apenas #sorvetes, por que não inserir #SorvetesCuritiba ou #SorvetesSP em sua postagem? Assim fica mais fácil para as pessoas saberem em que cidade seu negócio está localizado.

Essa dica vale inclusive para bairros e regiões populares: #SorvetenaPaulista #SorvetenoAltodaXV.

É também uma ótima forma de achar seu perfil na busca, pois se eu tiver vontade de tomar um sorvete no meu bairro ou na minha cidade, posso pesquisar a hashtag no Instagram e visitar o perfil.

6. NÃO ESCREVER PALAVRAS DEMAIS

#Vocênãoprecisaescreverumafraseenormeemumaunicahashtag

Embora você provavelmente tenha entendido a mensagem que colocamos acima, dificilmente alguém chegará até o perfil do seu negócio pesquisando uma hashtag tão grande.

Por isso, seja objetivo!

7. NÃO COLOCAR # EM CADA PALAVRA

#se #você #faz #isso #está #fazendo #errado

Lembre-se o que falamos antes nesse artigo: cada hashtag se tornará um link que une todas as publicações sobre aquele assunto.

Ao colocar cada palavra como uma # você está apenas desperdiçando caracteres da sua postagem.

8. NADA DE EXAGEROS

Cada rede social impõe o seu limite para o máximo de tags que você pode colocar em uma postagem. No Instagram, por exemplo, você pode usar até 30 hashtags na legenda de uma publicação.

Porém, muitos especialistas indicam que não se deve abusar e utilizar todas, pois isso piora o alcance. Por isso, vale aquilo que dissemos antes: use o bom senso!

Nada de exageros, foque sempre no que é essencial.

9. CRIE UMA PARA SUA MARCA

Você já reparou o quanto é fácil buscar por postagens de uma determinada marca apenas pesquisando seu nome antecedido pelo jogo da velha? Além disso, é uma ótima forma de engajar seu público.

Por exemplo, a marca Havaianas. Se você pesquisar por #havaianas, encontrará diversas pessoas utilizando e mostrando os produtos da empresa. Eles ainda lançam hashtags específicas para campanhas ou novas coleções, como #PorDiasMaisHavaianas.

Então crie uma tag para sua marca e incentive seus clientes a usar. Assim, mais pessoas saberão quem é você.

10. PESQUISE ANTES DE POSTAR

Escolheu quais tags vão fazer parte da sua publicação? Então, pesquise um pouco o significado delas.

Há casos em que tags são utilizadas de forma irônica ou negativa e você não deseja associar essa imagem ao seu negócio, não é mesmo?

Sem falar que algumas foram banidas pelo Instagram por exemplo, e isso pode fazer com que sua conta seja punida e tenha o engajamento restrito, o famoso shadowban.

Então, sempre é bom pesquisar!

Agora que já sabe o que é uma hashtag e como pode usá-la em suas postagens nas redes sociais, você também pode conferir o nosso post com as 100 tags mais usadas no Brasil e no mundo.

As hashtags não são as únicas que exigem cuidados em uma postagem. Outros elementos em posts do Instagram também pedem atenção.

Por isso, selecionamos os 35 aplicativos para Instagram, das mais diversas utilidades como: edição de fotos e vídeos, agendar posts, relatórios, Instagram Stories, entre outros.

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

18 Comentários

  • Avatar
    Ana caroliana
    Responder

    Sou corretora de imóveis, quais as dicas de # vc me daria?

    • Avatar
      Andressa Elesbão
      Responder

      Oi, Ana.
      Faça como sugerimos na postagem, liste palavras ou frases que tenham a ver com o seu negócio. Depois pesquise qual o uso delas nas mídias sociais.
      Abraços, #EquipeCP

  • Avatar
    Ana caroliana
    Responder

    Sou corretora de imóveis, quais as dicas de # vc me daria?

    • Avatar
      Andressa Elesbão
      Responder

      Oi, Ana.
      Faça como sugerimos na postagem, liste palavras ou frases que tenham a ver com o seu negócio. Depois pesquise qual o uso delas nas mídias sociais.
      Abraços, #EquipeCP

  • Avatar
    Fábio
    Responder

    Excelente artigo! Existe alguma ferramenta que sugira hashtags com base em uma palavra ou segmento? Onde eu posso pesquisar as melhores hashtags para usar? Alguma dica? 🙂

  • Avatar
    Fábio
    Responder

    Excelente artigo! Existe alguma ferramenta que sugira hashtags com base em uma palavra ou segmento? Onde eu posso pesquisar as melhores hashtags para usar? Alguma dica? 🙂

  • Avatar
    Juliana
    Responder

    Olá, minha dúvida é o uso do acento nas hashtags. Devemos usar ou não?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Juliana
      Tente pesquisar essas hashtags e ver como são mais usadas. Contudo, até onde sabemos o ideal é não usar
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Juliana
    Responder

    Olá, minha dúvida é o uso do acento nas hashtags. Devemos usar ou não?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Juliana
      Tente pesquisar essas hashtags e ver como são mais usadas. Contudo, até onde sabemos o ideal é não usar
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Juliana
    Responder

    Oi, Glaucia, minha dúvida permanece no seguinte. No meu tipo de negócio, vejo # com e sem acento sendo bastante usadas. Mas sempre leio para não colocar pois atrapalharia a pesquisa. Pelo visto, colocar ou não o acento é mais uma questão para facilitar a experiência do usuário, estou certa?

  • Avatar
    Juliana
    Responder

    Oi, Glaucia, minha dúvida permanece no seguinte. No meu tipo de negócio, vejo # com e sem acento sendo bastante usadas. Mas sempre leio para não colocar pois atrapalharia a pesquisa. Pelo visto, colocar ou não o acento é mais uma questão para facilitar a experiência do usuário, estou certa?

  • Avatar
    Jones
    Responder

    Olá! Gosto de colocar a primeira letra de cada palavra (quando é mais de uma palavra, evidentemente) maiúscula para facilitar a leitura. é correto fazer isso? Influencia em algo negativo em relação ao objetivo ?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Jones
      Não temos informação sobre isso. Mas se ao pesquisar pela hashtag suas publicações aparecem normalmente, isso não deve influenciar.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Jones
    Responder

    Olá! Gosto de colocar a primeira letra de cada palavra (quando é mais de uma palavra, evidentemente) maiúscula para facilitar a leitura. é correto fazer isso? Influencia em algo negativo em relação ao objetivo ?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Jones
      Não temos informação sobre isso. Mas se ao pesquisar pela hashtag suas publicações aparecem normalmente, isso não deve influenciar.
      Um abraço, #EquipeCP

    • Avatar
      Equipe Camila Porto
      Responder

      Qual sua dúvida, Maria?
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial