O que é o Google Trends? Saiba como usar nas suas estratégias

por | jun 9, 2022 | Google | 0 Comentários


O Google oferece diversas ferramentas bastante úteis, especialmente para quem trabalha diretamente com a internet, uma delas é o Google Trends. Ideal para quem otimiza as estratégias de Marketing Digital utilizando técnicas de Search Engine Optimization – SEO, o Google Trends ajuda bastante na hora de realizar o monitoramento das estratégias e saber em que a persona mais está interessada e o que ela mais procura.

O Google Trends funciona com pesquisas de termos e palavras-chaves, que vamos explicar mais para frente. Assim, devido a grande utilidade desta ferramenta, neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito e como você pode usar o Google Trends em seu favor.

Saiba Mais: Google Flights: como achar passagens aéreas mais baratas?

O que é o Google Trends?

google trends

Um dos vários objetivos do Google é proporcionar uma boa experiência de pesquisa para seus usuários, mas a ferramenta também leva em consideração as pesquisas que uma pessoa que trabalha com produção de conteúdo online precisa fazer. Para essas pessoas, o buscador desenvolveu o Google Trends, permitindo que o criador de conteúdo saiba quais são as palavras-chaves e assuntos de maior interesse dos usuários.

As respostas para essas pesquisas se originam diretamente da base de dados do Google. Além disso, essa é uma ferramenta totalmente gratuita. Indo além, o Google Trends permite que o usuário faça comparações dos resultados de termos diferentes, avaliando também o progresso de pesquisa de algum assunto e a sazonalidade do mesmo. Os resultados são obtidos com dados coletados desde 2004, com exceção de buscas com caracteres especiais ou com baixo volume de pesquisa.


Assim, com essa ferramenta de pesquisa, você saberá quais são as palavras-chaves mais buscadas, as dúvidas mais comuns, em quais regiões as pesquisas são mais feitas, o que é mais tendência para o Marketing Digital e muito mais.

Saiba Mais: Adblock Google Chrome: os 11 melhores para usar hoje

Como funciona o Google Trends?

Para que todas essas informações estejam disponíveis no Google Trends, o Google organiza e armazena todas as pesquisas feitas por seus usuários em suas ferramentas, como o próprio buscador e o YouTube, por exemplo. Contudo, é importante ressaltar que somente as informações de pesquisa ficam registradas, dados pessoais dos usuários são removidos. As pesquisas feitas pelo mesmo usuário em pouco tempo e também buscas que possuem poucos volumes também não são registradas.

Sempre que o criador de conteúdo pesquisa por algo no Google Trends, um gráfico com as variações de buscas refletindo o interesse da persona em um determinado período, é criado e disponibilizado. A ferramenta permite também que o usuário organize os resultados por localização, tipo de pesquisa (notícias, YouTube, imagens ou na web) ou tempo que deseja analisar.

O Trends facilita ainda mais o trabalho de quem não tem tempo ou disposição para analisar variações de pesquisa de determinadas palavras-chaves. Todo final de ano, a ferramenta realiza um relatório com as buscas mais frequentes em determinadas regiões, facilitando o trabalho dos criadores de conteúdos e empresas.


Saiba Mais: Raposo FRP: Como remover conta do Google e desbloquear o celular

Quais as funcionalidades do Google Trends?

Além das funções que citamos até o momento, o Google Trends também possui algumas funcionalidades que permite a maior segmentação dos resultados obtidos em suas pesquisas. Assim, as formas que você tem de fazer a sua pesquisa e segmentar o resultado são:

  • Tempo: Você pode filtrar suas pesquisas por tempo, de qualquer data e hora, até 2004;
  • Localização: Você pode segmentar por localização para identificar movimentos globais e encontrar tendências de determinadas cidades;
  • Temas: É possível filtrar os resultados por temas, como entretenimento, política, esporte e etc;
  • Tipo de busca: Uma outra forma bastante interessante de filtrar os resultados das suas pesquisas e descobrindo se elas foram feitas por notícias, web, YouTube ou imagens.

Saiba Mais: Como criar um site no Google? Saiba tudo aqui

Por que você deve usar o Google Trends?

Agora que você já conhece mais o Google Trends, separamos alguns motivos do porque você deve usar essa ferramenta na prática e como ela pode ajudar no seu dia-a-dia.

1. Produção de conteúdo

Por disponibilizar os termos e palavras-chaves mais buscadas no Google, o Trends pode ser uma ótima forma de encontrar novos conteúdos que gerem engajamento. Assim, você pode ter certeza que o conteúdo que está produzindo é de interesse do seu usuário, não apenas mais um entre vários.


Você pode se aprimorar com o tempo, ao saber que um determinado assunto passou a ser mais buscado online, você pode gerar conteúdos mais completos a respeito. Isso pode fazer com que você torne a sua página online mais relevante, atraindo mais visitantes com os conteúdos mais buscados.

2. Realizar ações na hora certa

O Google Trends permite que o usuário analise picos de interesse do público sobre determinados assuntos, uma grande vantagem para as estratégias de marketing. Com isso, o profissional consegue planejar e antecipar o calendário editorial de publicação com muita antecedência e organizar o planejamento de campanhas de links patrocinados.

Saiba Mais: O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

3. Encontrar tendências

Se você quer se aprimorar cada vez mais, pode encontrar tendências de mercado dentro da sua área de atuação. Você pode buscar por termos relacionados no Google Trends e encontrar as palavras-chaves mais buscadas, também ficando informado sobre as que não são tão utilizadas.

Essa função pode ser útil até mesmo para quem trabalha com e-commerce, já que poderá ficar por dentro das novidades disponíveis para aprimorar seus serviços. Você pode até mesmo aplicar novas funções dentro da sua loja virtual. Isso ainda ajuda a conhecer mais o seu consumidor, sabendo seus interesses e como você pode os alcançar. 


4. Comparação entre termos

O mercado está cada vez mais concorrido, assim, nas suas ações de Marketing Digital, é preciso ser cada vez mais preciso para obter os melhores resultados. Você precisa acertar sempre nos anúncios e, para isso, o Google Trends oferece estatísticas com as melhores escolhas de palavras possíveis para você alcançar o seu público-alvo, podendo conferir até os sinônimos das palavras. 

Isso permite que você compare alguns termos entre si, concluindo qual a melhor opção e qual irá gerar os melhores resultados. Podem existir situações em que a palavra em português é mais adequada, já em outras o termo em inglês pode ter melhores chances de sucesso.

Saiba Mais: Como tirar o Yahoo do Google Chrome: 4 formas

5. Planejamento para campanhas

Ao ter acesso sobre os interesses do momento de seu público, fica muito mais simples realizar os seus planejamentos para campanhas, sabendo se está ou não em um bom momento para fazer uma promoção ou lançar algum produto, garantindo sempre bons resultados. Também tem como saber quando será este melhor momento, caso não seja agora, influenciando positivamente até o seu orçamento, que não será gasto em momentos desnecessários.

6. Identificação de público-alvo

O público-alvo é um dos pontos mais importantes de qualquer empresa, e-commerce ou serviço. O mesmo acontece em uma estratégia de Marketing Digital, afinal, ela será direcionada para uma audiência, então é importante conhecer a mesma. Com o Trends, você pode conhecer as principais tendências do mercado, o que é mais buscado e onde é mais buscado, consequentemente, você fica por dentro dos interesses do seu público e saberá o que eles mais estão buscando.


7. Monitoramento de concorrência

Quanto mais a concorrência aumenta, mais será exigido de você, então não basta apenas saber os melhores conteúdos para criar ou o que o seu público quer, você também precisa estar de olho na concorrência. Então, você pode usar o Google Trends para saber se o seu concorrente está sendo muito buscado e quais os serviços e produtos do mesmo estão sendo mais buscados.

As respostas podem fazer você entender mais sobre o mercado de trabalho e saber quais diferenciais os outros possuem que você não tem. Assim, você pode adaptar o seu negócio para oferecer os mesmos diferenciais ou até outras vantagens que a concorrência não possui.

Saiba Mais: Meu Negócio Google: 6 formas de gerar mais visibilidade

Google Trends: como usar da melhor forma

Agora, separamos algumas dicas para você usar o Google Trends em sua potência máxima, além de alguns recursos que podem ser bem interessantes para o seu negócio.

1. Pesquise um termo

Logo na página inicial do Google Trends, você verá que o site conta com dois pontos principais, sendo o corpo e o cabeçalho. O cabeçalho fica na parte superior, onde o usuário terá acesso ao menu principal da ferramenta. Você também terá a barra de pesquisa no centro da página, onde poderá pesquisar as palavras-chaves ou os tópicos que deseja.


Ainda na página inicial, você terá o corpo, onde terá informações como os assuntos mais buscados daquele dia e a opção de filtrar os tópicos por localização e categorias.

2. Filtre e compare com outras palavras

Após buscar por um termo na barra de pesquisa, você será encaminhado para uma página onde, na parte superior, terá um relatório sobre a sua busca. Você também verá uma opção destinada para comparação dos mais populares e volume de busca. Para digitar outro termo para ter uma comparação, basta clicar em “+ Comparar”, vendo a relação entre ambos.

No menu inferior, você terá as opções de configurações e filtros da sua pesquisa. Assim será possível filtrar por localização dos usuários, por intervalo de estudo (período de tempo), com base em categorias selecionadas por você e a fonte dos dados obtidos, como YouTube, Google, Google Imagem ou Google Notícias.

Saiba Mais: Como funciona o Google?

3. Confira a relevância em cada região

Ao descer mais a página de sua pesquisa, você terá as informações de relevância da sua busca em cada região. Ao definir uma localização, você verá o nível de interesse da sua busca nas sub-regiões da localização que você selecionou. 


Já no canto superior direito do Google Trends, você pode organizar a subdivisão da busca por região em cidades ou estados, podendo até mesmo baixar os dados em uma planilha e ainda ter acesso ao código para compartilhar os dados e informações nas suas redes sociais ou incorporar no seu site.

4. Veja os termos relacionados

Conferindo mais sobre o relatório que o Trends disponibiliza do termo buscado, você ainda terá mais dois blocos bastante úteis. O primeiro e posicionado na esquerda mostram os tópicos relacionados ao termo que você pesquisou no Google Trends.

Agora, no segundo bloco, posicionado do lado direito da página, você verá os termos relacionados à sua pesquisa, mas das buscas feitas no Google. Em ambos os blocos, o usuário pode fazer o download dos dados para compartilhar nas redes sociais ou adicionar ao site. 

Você também pode selecionar as informações desejadas clicando em “Em ascensão”, para conferir os termos que estão crescendo, ou em “Principal”, para conferir os principais tópicos, os mais populares naquele momento.

Saiba Mais: Como achar jogos escondidos do Google?


5. Descubra as tendências na pesquisa

google trends

O Google Trends também possui algumas funções extras, a primeira e mais comum é a “Tendências de Pesquisa”, aquela pequena lista que citamos antes e que fica localizada na página inicial. Com ele, você tem acesso as principais pesquisas feitas na última hora no Google. 

Assim, você pode filtrar pelas mais populares ou por localização no mundo todo, também podendo conferir as tendências de dias passados. Para facilitar, a ferramenta permite que você se inscreva para receber notificações no e-mail de hora em hora com os termos mais pesquisados.

6. Confira o que esteve em alta

google trends

Essa é uma alternativa que a ferramenta atualiza somente uma vez por ano, oferecendo um balanço geral dos últimos 12 meses sobre os termos mais buscados no Google. Você não terá acesso somente as informações do ano anterior, podendo também voltar mais ainda e conferir os assuntos mais buscados de outros anos, podendo fazer uma leitura mais ampla e completa da sociedade.

Saiba Mais: Como usar o Google Classroom?

7. Monitore o desempenho de marketing

Uma das funções mais interessantes do Google Trends, é poder acompanhar os resultados de suas ações e estratégias de marketing. Isso acontece ao acompanhar os picos de popularidade da sua marca ou de seus produtos, identificando assim se o seu plano está funcionando e alcançando os resultados esperados. Embora essas informações não sejam completamente definitivas, podem proporcionar um bom direcionamento de suas estratégias.


Essa opção de segmentação do Google Trends se destaca por sua eficiência, permitindo que o usuário até mesmo acompanhe quais palavras estão sendo mais associadas a sua marca, isso acaba sendo chamado de “Awareness”. Você poderá ver dúvidas, críticas, serviços e produtos, desde que sejam relacionados a sua marca. Isso pode ser um ponto chave para o seu planejamento, identificando o que está funcionando e o que precisa mudar.

Saiba Mais: O que é Google Drive e como usar?


Entidades: Google | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas