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Google Meu Negócio: o que é e 4 motivos para começar a usar

por | set 10, 2020 | Google | 0 Comentários

Você com certeza já utilizou o Google para procurar mais informações sobre alguma loja ou empresa em que estava interessado, não é mesmo? Seja para encontrar o telefone ou até mesmo o endereço de algum estabelecimento, é comum recorrermos ao buscador para isso. Por isso, foi criado o Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida para que empresas possam inserir mais facilmente seus dados no Google. Com ela, diversas informações como horário de atendimento e localização, por exemplo, passam a ficar disponíveis em uma ficha nos resultados de pesquisa do buscador.

Esses dados passam então a ser encontrados não só na rede de pesquisa do Google, mas também no Google Maps. Dessa forma, os clientes encontram os negócios com muito mais rapidez e precisão.

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Desde que foi lançada, em 2004, essa ferramenta permite que os próprios donos ou responsáveis pela comunicação das empresas gerenciem os dados no negócio disponíveis no Google.

Com ele, em poucos cliques, você pode, por exemplo, informar se seu estabelecimento estará aberto (ou não) no feriado para quem procura pela sua loja.

Por que usar o Google Meu Negócio

Além das vantagens que já citamos, como a possibilidade de gerenciar os dados do seu negócio que aparecem no Google, há ainda muitas outras:

1. Prova Social

Ao cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, um card com todas as informações sobre ela será exibido nas pesquisas feitas no buscador.

Esses dados são compilados em um espaço que também possibilita aos clientes fazerem avaliações e comentários sobre o seu negócio. Dessa forma, ao receber comentários positivos, você acaba gerando provas sociais para sua marca.

Nesse espaço, você também pode responder às avaliações e interagir com os clientes. O que é ótimo para gerar relacionamento.

2. Relatório Mensal

Mensalmente o Google Meu Negócio envia para você um relatório mensal com os números da sua empresa. Esses dados trazem informações importantes sobre quantas pessoas pessoas pesquisaram pela sua marca, quantas clicaram em seu telefone ou pediram uma rota para sua loja física.

Com isso, você consegue ter uma visão melhor sobre o desempenho do seu negócio no buscador.

3. Atualizações

Outra funcionalidade muito útil do Google Meu Negócio é a possibilidade de publicar atualizações sobre a sua empresa.

Você pode informar sobre a chegada de novos produtos, sobre promoções ou até mesmo rechear a sua conta com fotos do seu espaço físico. Assim, quem te encontrar no Google, terá muito mais informações sobre a sua empresa.

Você pode, inclusive, usar esse espaço para divulgar ainda mais o seu perfil nas redes sociais.

4. Horário de pico e funcionamento

Outra possibilidade extremamente útil do Google Meu Negócio diz respeito ao horário de funcionamento do seu negócio. Ao criar sua conta, você já configura qual é o seu período normal de atendimento.

Porém, em vésperas de feriado, por exemplo, o Google te envia emails para que você possa fazer uma atualização informando se atenderá em horário diferenciado ou se  sua loja estará fechada, excepcionalmente nesse dia.

Isso ajuda a fazer com que seus clientes não percam tempo em ir até o seu negócio quando ele estiver fechado.

Além disso, outra função mostra o fluxo de pessoas em seu estabelecimento. Assim, quem pesquisa pela sua empresa já fica sabendo se o horário em que deseja fazer uma visita ao seu negócio é mais ou menos movimentado.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Agora que você já sabe quais as vantagens em ter o seu negócio cadastrado no Google, vamos te mostrar passo-a-passo que você precisa fazer para criar a sua conta:

Passo 1. Acesse a página do Google Meu Negócio e clique em Gerenciar Agora;

Passo 2. Faça login em sua conta do Google. Se você ainda tem uma conta, será necessário criar uma primeiro.

Nos formulários que irão abrir, preencha todas as informações requisitadas sobre sua empresa: nome, país, endereço, categoria etc.

Passo 3. Insira um telefone ou site para o seu negócio. Será necessário colocar pelo menos um canal para que seu público entre em contato com o seu negócio;

Passo 4. Confirme seu vínculo com o estabelecimento;

Passo 5. Selecione uma opção de verificação.

Como gerenciar minha conta do Google Meu Negócio

Para que você possa gerenciar as informações sobre o seu negócio, será necessário fazer a verificação da ficha dele. Isso pode ser feito, por exemplo, por correio e garante que apenas você tenha acesso para incluir os dados sobre sua empresa.

O Google irá enviar para você uma carta com um link e um código. Você precisará acessar esse link e informar o código para concluir a verificação da sua empresa. Para saber mais sobre como funciona esse processo, clique aqui.

Depois da verificação, você estará apto para começar a gerenciar as informações sobre o seu negócio no Google. Para isso, basta acessar https://business.google.com/.

Nessa página, clique sobre a sua empresa e então você terá disponíveis uma série de recursos que permitirão alterar e configurar horário de atendimento, postar fotos, responder comentários e acompanhar as avaliações da sua empresa.


Você não tem nada a perder ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Manter os dados da sua marca atualizados no maior buscador do mundo só traz benefícios ao seu negócio.

Saiba Mais: Livro Google A biografia: como o Google pensa, trabalha e molda nossas vidas

Por isso, criar uma conta para utilizar essa ferramenta pode ser uma parte importante da sua estratégia de marketing digital, pois pode garantir muita visibilidade para a sua empresa.

Então, agora que você já conhece um pouco mais sobre esse recurso, me conta aqui nos comentários se você já usa ou vai começar a usar o Google Meu Negócio para divulgar a sua empresa.

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Entidades: Google

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