Em 2020, com muitas empresas aderindo ao home office por conta da pandemia do coronavírus, a busca por plataformas para reuniões online cresceu muito. Por isso, falaremos hoje sobre o Google Meet.
Para se ter uma noção do quanto a demanda por esse tipo de serviço aumentou, o Zoom (plataforma de videoconferência) tinha cerca de 10 milhões de usuários e passou para mais de 300 milhões em 2020.
Isso chamou a atenção de grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook, que melhoraram e lançaram ferramentas com o objetivo de abocanhar mais essa fatia desse mercado.
O Google Meet, que até então estava disponível apenas na versão paga, foi liberado para acesso gratuito por um período, o que agradou muitos e tornou o serviço mais conhecido.
Quer aprender como funciona e como usar o Google Meet no seu negócio? É o que vamos te mostrar nesse artigo.
O QUE É GOOGLE MEET?
O Google Meet é um serviço de comunicação online e por vídeo, desenvolvido pelo Google e voltado para o mundo corporativo.
Lançado em 2017, ele veio para substituir o Google Hangouts, juntamente com o Google Chats.
Com o Google Meet, você pode realizar uma reunião online de videoconferência com sua equipe de trabalho ou clientes com toda a segurança.
O Meet é uma das ferramentas do Google que está inclusa no Google Workspace, que é um pacote pago com soluções de produtividade para empresas, escolas e outras organizações.
GOOGLE MEET COMO FUNCIONA?
O Google Meet funciona como qualquer outro serviço de comunicação por videoconferência online. O acesso é fácil e rápido, sendo que possui uma versão gratuita e paga com diversos recursos extras.
Ele está incluso no pacote de ferramentas do Google voltada para as empresas, o Google Workspace, que antes era conhecido como G Suite.
Além do Meet, o Workspace oferece um e-mail personalizado para empresa e as ferramentas de colaboração: Gmail, Agenda, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, entre outros.
Assim como as demais soluções oferecidas, atualmente há um plano do Google Meet gratuito onde você pode criar reuniões de até 1 hora de duração e com até 100 participantes.
Agora, se você precisa de mais e quer saber quanto é o Google Meet, precisamos dizer que você precisará assinar um dos planos pagos do Google Workspace.
Separamos algumas funcionalidades e recursos do Google Meet para te apresentar. Umas estão disponíveis tanto na versão gratuita quanto na paga, outras somente assinando um plano:
RECURSOS DISPONÍVEIS NA VERSÃO GRATUITA E PAGA
- Compatível com diversos dispositivos;
- Compartilhamento de tela com os participantes;
- Número ilimitado de reuniões;
- Troca de mensagens com os participantes;
- Layouts e configurações de tela ajustáveis;
- Controles para os organizadores da reunião;
- Integração com os aplicativos do Google e Microsoft Office;
- Legendas automáticas (close caption) ao vivo (apenas em inglês);
- Aplicativos para celulares;
- Possibilidade de convidar participantes externos;
- Criptografia em trânsito e em repouso;
- Verificação em duas etapas.
RECURSOS DISPONÍVEIS APENAS NA VERSÃO PAGA
- Transmissão ao vivo no domínio para até 100 mil pessoas;
- Gravação de videochamada salva no Google Drive;
- Ajuste automático de luz em videoconferências;
- Cancelamento de ruído inteligente;
- Suporte online 24 horas em diversos idiomas;
- Drives compartilhados;
- Armazenamento de 100 GB por usuário no plano Essentials e ilimitado no plano Enterprise.
COMO UTILIZAR O GOOGLE MEET?
Você poderá utilizar o Google Meet tanto nos dispositivos móveis quanto em computadores. A vantagem para quem for usar no PC é que não é necessário instalar nenhum programa, podendo acessar direto no navegador.
Abaixo te mostraremos como usar o Google Meet no PC e no celular:
GOOGLE MEET PARA PC
Passo 1. Clique aqui para Google Meet entrar. Lembrando que não é necessário fazer o download de nenhum programa, plugin ou aplicativo no computador;
Passo 2. Faça login com a sua conta Google. Caso ainda não tenha uma conta no Google, clique aqui para criá-la;
Passo 3. Terão duas opções: a de criar uma reunião ou de participar de uma utilizando um código ou link;
Passo 4. Se você foi convidado para uma reunião e recebeu um código ou link, cole ou digite na respectiva opção e depois clique em Participar;
Passo 5. Para criar uma reunião no Google Meet, clique em Nova reunião;
Passo 6. Escolha entre as opções de Criar uma reunião para depois, Iniciar uma reunião instantânea e Programar no Google Agenda.
GOOGLE MEET PARA CELULAR
Passo 1. Para baixar o Google Meet, clique abaixo no nome do sistema operacional do seu celular:
– Google Meet para iOS (iPhone e iPad)
Passo 2. Quando entrar pela primeira vez, autorize o acesso do aplicativo à câmera e ao microfone do seu celular;
Passo 3. Entre no aplicativo e faça login com a sua conta Google. Para usuários de celular Android, isso é feito automaticamente. Caso ainda não tenha uma conta no Google, clique aqui para criá-la;
Passo 4. Você encontrará duas opções: a de criar uma reunião ou de participar de uma utilizando um código;
Passo 5. Se você foi convidado para uma reunião e recebeu um código, toque em Participar com código, digite a sequência no campo e depois clique em Participar;
Passo 6. Agora, se você precisa criar uma reunião no Google Meet, clique em Nova reunião;
Passo 7. Escolha entre as opções de Gerar um link da reunião para compartilhar, Iniciar uma reunião agora e Programar no Google Agenda.
GOOGLE MEET NO GMAIL
Passo 1. Acesse seu Gmail, clicando aqui;
Passo 2. Na barra lateral esquerda do seu mail, no menu Meet, estarão as duas opções: para criar uma reunião e de participar de uma utilizando um código;
Passo 3. Se você é convidado, clique em Participar de reunião, digite o código do convite no pop-up que aparecer e em seguida clique em Participar;
Passo 4. Para criar uma reunião no Google Meet, escolha e clique em Nova reunião;
Passo 5. Envie o link da videochamada para os convidados e clique em Iniciar agora.
No aplicativo para celular ou mesmo na versão web do Google Meet, antes e depois de entrar em uma reunião, você verá os ícones de câmera e microfone, é onde você poderá habilitar ou desabilitar esses recursos.
Se você é o organizador da videoconferência, precisará aprovar os participantes. Um pop-up aparecerá na sua tela com as opções Negar e Confirmar.
Se você receber um link para participar de uma reunião, clique em Participar. Será necessário aguardar o organizador aprovar a sua participação.
Caso ele demore muito, a solicitação será cancelada e você precisará solicitar novamente.
Para se aprofundar mais em todos os recursos do Meet, a empresa possui um Centro de Aprendizagem do Google com um treinamento que possui todas as informações.
Como mencionamos no início do texto, o Facebook também “se mexeu” e criou uma plataforma para fazer videochamadas com até 50 pessoas pelo WhatsApp, o Messenger Rooms.
Quer saber como funciona? Então, é só clicar aqui.
0 comentários