Os melhores sites para gerar CNPJ de graça

por | fev 28, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


A tarefa de gerar CNPJ é uma atividade muito comum para programadores, pois em muitas situações é preciso testar cadastros de usuários onde o CNPJ é um dado obrigatório.

Existem programadores que criam suas próprias ferramentas pra gerar números válidos de CNPJ, mas muitos utilizam ferramentas que já foram criadas e estão disponíveis de graça na internet.

Como os números de CNPJ são únicos e possuem uma regra para criação, não basta simplesmente construir um número no formato do CNPJ (00.000.000/0000-00). E é nesse momento que os geradores online de CNPJ se tornam úteis, pois eles geram CNPJs válidos para os testes.

Mas lembre-se: os CNPJs gerados online não podem ser utilizados para “identificar” empresas fantasmas, burlar cadastros ou qualquer outra atividade ilegal.

Pode ser que por uma mera coincidência um número de CNPJ gerado aleatoriamente por geradores online possa ser real, mas isso não te dá o direito de usá-lo para preencher formulários sem que seja com o objetivo de testar as funcionalidades, seja em um site ou sistema.


Agora que você já sabe como proceder com os CNPJs gerados através de ferramentas online, veja uma lista com os melhores geradores de CNPJ disponíveis de graça na internet.

Os melhores sites para gerar CNPJ

Na lista a seguir, você vai encontrar os 10 melhores sites para gerar CNPJ de graça e com poucos cliques.

Alguns sites possuem um visual mais limpo e de fácil uso, outros mesmo sendo fáceis de usar possuem muitos banners publicitários, que uma forma que muitos profissionais e empresas utilizam para monetizar a ferramenta e mantê-la gratuita para o público.

De todos os sites dessa lista, o mais utilizado e melhor posicionado nos resultados de busca do Google é o 4Devs. Além de ter uma interface super simples e os banners publicitários não afetarem a usabilidade e a navegação.

gerar cnpj

O que é CNPJ?

O CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, um cadastro feito na Receita Federal para identificar a regularizar as empresas e as pessoas por trás delas que usam seus nomes com fins lucrativos.


Através do CNPJ, é possível saber informações como data de abertura da empresa, nome da empresa, tanto o fantasia quanto a razão social, as atividades que essa empresa está apta a realizar e seus códigos (CNAEs), o endereço e a situação cadastral.

Como é a composição do CNPJ?

O CNPJ é composto por 3 partes:

  • Inscrição raiz (01.234.567);

  • Quantidade de estabelecimentos (/0001);

  • Dígitos verificadores (-89).


Como saber se o CNPJ é real?

Para saber se um número de CNPJ é real, você pode acessar o site da Receita Federal e informar o CNPJ. O sistema fará uma busca pelo número informado e se encontrar algo vai exibir o cartão do CNPJ na tela com as informações sobre a empresa.

O que fazer se o CNPJ estiver irregular?

Se ao validar um CNPJ através do site da Receita Federal a situação cadastral dele aparece com algo diferente de ATIVO é sinal de que existe algum problema e ele está irregular.

São várias as situações que podem deixar um CNPJ como irregular, principalmente a falta de pagamento de impostos e pendência de documentos junto à Receita Federal.

Para regularizar o seu CNPJ, o caminho mais eficiente é procurar o escritório de contabilidade que atende a sua empresa ou procurar um contador da sua confiança.

Outra possibilidade é agendar uma consulta na Receita Federal para que eles te informem o motivo do seu CNPJ estar irregular.


A tarefa de manter o CNPJ regularizado além de evitar multas e transtornos com a Receita Federal, vai permitir a você obter benefícios em bancos e até mesmo do Governo Federal, como aconteceu em 2020, durante a pandemia, onde o Governo Federal realizou diversas ações para ajudar os empresários que estavam com suas empresas regularizadas.

Com seu CNPJ em dia, você e sua empresa só têm a ganhar.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.