Geração de leads: 3 melhores ferramentas brasileiras

por | maio 27, 2021 | Marketing Digital | 0 Comentários

Um relatório divulgado pela empresa HubSpot, em 2020, identificou que a principal prioridade dos profissionais de marketing é a geração de leads. Para deixar esse processo mais automatizado e dinâmico, é fundamental contar com o apoio de ferramentas. Existem diversas alternativas no mercado brasileiro que auxiliam na captura de leads, organização da base de contatos e na criação de landing pages. 

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, é complicado escolher qual é a melhor alternativa para o seu negócio. Por isso, desenvolvemos essa lista com algumas opções, destacando como elas funcionam, quais são os seus benefícios e de que forma elas podem impactar positivamente em sua rotina de trabalho. 

Saiba mais: O que é lead: aprenda como qualificar e nutrir sua lista em 6 passos

Escolher uma opção brasileira é uma das melhores decisões para o seu negócio. Isso porque, você pode integrar a plataforma com outras ferramentas que já são utilizadas pelo time de marketing; o pagamento é feito em moeda nacional; os tutoriais e o suporte são em português, entre outros benefícios. 

As melhores ferramentas brasileiras para geração de leads

RD Station

Trata-se de um dos softwares mais conhecidos quando o assunto é geração de leads. Ele oferece diversas funcionalidades para os usuários. Dentre as mais comuns, encontram-se: construir campanhas mais assertivas, nutrir leads, buscar oportunidades comerciais mais qualificadas e atingir resultados melhores. Para isso, ela conta com ferramentas, como: e-mail, Landing Pages e Pop-ups. 

Com o apoio dessa tecnologia, você ou seu time de marketing não perderá mais tempo procurando as informações mais importantes do negócio, uma vez que elas estarão centralizadas em um único lugar. Uma das principais vantagens da ferramenta é que ela é bastante prática. Além disso, o usuário tem acesso a dezenas de modelos (Landing Pages, Pop-ups e emails) para facilitar o seu trabalho.

RD Station

O software permite enviar para o lead a mensagem no momento que ele mais precisa. Você pode desenvolver jornadas personalizadas e que melhoram em até cinco vezes as conversões da sua marca. O mais interessante é que o processo não é construído de qualquer forma. É possível ter acesso a diversos dados que ajudam a conhecer o perfil da audiência com mais clareza.

Outro ponto positivo é que você pode estabelecer quais são os critérios para escolher automaticamente os leads com maior potencial para se transformarem em oportunidades qualificadas. As funcionalidades da ferramenta são organizadas de acordo com o funil de Marketing e Vendas. Dessa forma, o usuário consegue aproveitar os recursos com mais praticidade. 

Planejar 

O primeiro passo é a etapa do planejamento. Aqui, é importante estabelecer qual será o objetivo da campanha. Para deixar o processo menos burocrático, existem diversos modelos que explicam as fases que devem ser colocadas em prática em sua estratégia de marketing.  

O alinhamento é essencial no marketing digital. Por isso, o RD Station permite desenvolver projetos e listas de tarefas. O usuário compartilha prazos com os membros da equipe. Assim, é possível gerar uma entrega mais qualidade e com melhores resultados. 

Atração

Após a etapa do planejamento, chegou a hora de criar conteúdo interessantes para a sua audiência e atrair mais usuários para os canais do seu negócio. 

  • Redes sociais: possibilidade de programar as suas publicações em calendários semanais e mensais. Você pode fazer edições de forma prática, visualizar o cenário atual e agendar as publicações nas redes sociais; 
  • Painel de palavras-chave by semrush: o usuário pode monitorar o volume de buscas e a competitividade de palavras-chave para melhorar a performance nos buscadores, como o Google; 
  • Anúncios no Facebook: administre os anúncios do Facebook por meio da ferramenta e desenvolva estratégias de remarketing para potencializar a conversão de leads. 

Conversão 

Esta é uma das etapas mais aguardadas pelos usuários do RD Station. Nela, você pode capturar os dados dos visitantes da página e transformá-los em leads. 

  • Landing Pages, formulários e Pop-ups: permite desenvolver páginas responsivas, Pop-ups e formulários para compartilhar ofertas com a audiência e ajudar na conversão de visitantes em leads; 
  • Botões de Whatsapp: ajuda na comunicação da sua empresa com os usuários do site no momento certo utilizando o aplicativo de mensagens. Você pode capturar os dados do contato de forma automática pelo RD Station Marketing. 

Saiba mais: Gerador de Link WhatsApp

Relacionar 

O RD Station é uma ótima ferramenta para organizar os leads do seu negócio. Por meio dela, é possível concentrar em um único lugar todos os dados dos seus contatos. Você pode consultar o histórico e visualizar quais foram as páginas mais visitadas. 

Um dos principais desafios do marketing é gerar leads qualificados. A ferramenta ajuda a conversar com o usuário correto. Isso só é possível com a segmentação das campanhas e os fluxos de Automação. Você pode organizar seus contatos de acordo com vários critérios e entender com mais clareza qual é o perfil da sua base. 

Já o Lead Tracking ajuda o profissional a monitorar os seus leads durante todo o percurso da jornada de compra. Você sabe exatamente qual é o caminho que ele precisa seguir até finalizar um negócio. Isso é muito importante porque permite entender quais são as páginas que estão gerando mais retorno para a sua marca. 

Leadlovers

A Leadlovers é outra ferramenta que não pode ser ignorada da nossa lista. Ela contém diversas funcionalidades para automatizar as estratégias de marketing digital da sua empresa. Se o objetivo da sua empresa é gerar mais leads, a ferramenta deixa esse processo mais fácil com o apoio de um ChatBots

Diversas empresas do mercado como a Uber, Disney, MasterCard e Spotify já relataram que a utilização de ChatBots aumentou em até 800% a conversão das páginas. Por meio dessa ferramenta, você consegue aumentar a lista de e-mail com mais agilidade, capturar leads de forma automática e adicioná-los em funis de relacionamento e vendas. 

O crescimento de leads só é possível porque os usuários podem conversar com o seu negócio a qualquer hora do dia, sete dias por semana. E o melhor: sem precisar alocar uma colaborador da equipe para se dedicar exclusivamente a esse tipo de atendimento, uma vez que o processo é feito de forma automática. 

Geracao de Leads

Para gerar mais leads, a Leadlovers ajuda o empreendedor a construir páginas com facilidade e agilidade. Você pode publicá-las em poucos minutos, sem investir na contratação de um designer ou programador para a equipe. A ferramenta contém mais de 250 modelos de e-mails prontos. Basta personalizá-los de acordo com o perfil da empresa.  

É fundamental deixar claro que as páginas são responsivas, isto é: se ajustam com qualidade para qualquer tipo de tela, seja desktop, tablet e celular. É um ótimo recurso para melhorar a experiência do usuário e aumentar o número de acessos do site. A Leadlovers ainda contém outras funcionalidades interessantes para o seu negócio. 

  • CRM;
  • Videoconferências; 
  • Formulário de captura e páginas de acordo com à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); 
  • Automação para Telegram
  • Automação de SMS Marketing;
  • Encurtador de URLs;
  • Relatório personalizados de e-mail marketing;
  • Importação de Leads;
  • Limpeza de leads. 

E-goi

A próxima ferramenta da nossa lista é a E-goi. Ela ajuda a desenvolver Landing Pages/Páginas de Captura de forma prática e gratuita. A funcionalidade está disponível sem custos em qualquer plano da empresa. Nela, você economiza bastante tempo, já que o processo de edição é bem simples. Basta arrastar os elementos e colocá-los nos lugares indicados. 

Se você tem dificuldades para desenvolver uma landing page do zero, não se preocupe. Ela contém diversos modelos com design profissional e que são adaptáveis em qualquer dispositivo. A segmentação automática é outra funcionalidade interessante.

Geracao de Leads

Funciona assim: após um usuário cadastrar no formulário da sua landing page, ele é segmentado de forma automática em sua base de contatos. Esse processo é definido pelo próprio cliente. Além desse recurso, a ferramenta disponibiliza outras vantagens quando o assunto é páginas de captura.

  • URL Amigável;
  • Pixel de Remarketing;
  • Otimização das Landing Pages com palavras chave;
  • Personalização de Mensagens
  • Limitação de Inscrições
  • Página de agradecimento após o cadastro do usuário. 

Para gerar leads qualificados, você pode contar com o apoio de outras ferramentas, como: notificações Web Push, formulários Pop Up, anúncios online, integração com Facebook Lead Ads e outros plugins. Ela é bastante prática e não é necessário ser um especialista em Marketing Digital para dar os primeiros passos. 

Um dos principais erros que grande parte das empresas cometem ao contratar uma ferramenta de geração de leads é não utilizá-la no dia a dia da empresa. Não é complicado encontrar equipes de marketing com dezenas de ferramentas de marketing digital disponíveis e sem aplicá-las nas estratégias que são definidas na etapa do planejamento. 

Por isso, antes de escolher qual é a melhor ferramenta de geração de leads para o seu negócio, analise com cuidado as informações que foram mencionadas acima. Verifique se os recursos disponíveis e o processo de trabalho estão adequados com a rotina da sua empresa. Dessa forma, você pode tomar uma decisão mais assertiva para o seu negócio. 

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