Geek e Nerd: quais as diferenças?

por | abr 27, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Não é de se estranhar quando alguém confunde os termos geek e nerd, pois eles são bastante semelhantes, mas não são iguais. É comum até mesmo que as pessoas utilizem geek e nerd como sinônimos. Mas eles possuem origens diferentes e definem tipos diferentes de pessoas. Contudo, é totalmente possível que alguém carregue ambos os títulos, geek e nerd.

Os defensores de utilizar os termos como sinônimos costumam dizer que geek é somente uma forma mais socialmente aceita de se referir ao nerd. Alguns até mesmo dizem que o geek é uma forma mais “descolada” de se chamar alguém de nerd, mas não é bem assim que funciona. Você sabe as diferenças entre os termos geek e nerd? Se não souber, pode ficar tranquilo, pois neste post vamos explicar cada um e as diferenças para que você não confunda mais.

Saiba Mais: Os 14 melhores jogos para WhatsApp

Quais as principais diferenças entre geek e nerd?

A seguir, você poderá conferir as explicações e diferenças entre geek e nerd para então entender mais sobre as comparações e controvérsias a respeito. 

O que é Geek?

Começando por geek, o termo teve seu início a ser utilizado na segunda metade do século XIX, mais especificamente na Europa. Segundo a definição de geek no dicionário Oxford, a sua origem poderia ser a palavra alemã “gek” que significa “louco ou bobo”. Outra possibilidade de origem é a palavra “Geck” em inglês, que significa “bobo”. Ou seja, desde o início, o geek vem sendo utilizado como sinônimo e para se referir a alguém bobo. 


Pouco tempo depois, geek passou a ser utilizada para se referir a alguns artistas de ruas que performaram de forma bizarra na rua para conseguir dinheiro. Com o tempo, o termo geek passou a ser utilizado para se referir a “pessoas estranhas” de forma geral, como algo mais genérico.

Se pegarmos dicionários mais atuais da língua inglesa, será possível ver que o termo geek agora é direcionado a pessoas que são especialistas ou entusiastas de tecnologia. De forma mais geral, o termo também pode fazer referência a alguém que tenha interesse em assuntos ou atividades específicas. Outra característica que também é atrelada ao geek é a falta de trato social, um ponto que também é bastante ligado ao nerd.

Falando de forma mais popular, os geeks estão mais inclinados a interesses como tecnologia, videogames, computadores, cinema, quadrinhos, gadgets e outros tópicos que sejam da cultura pop. Embora tenha surgido como algo negativo, atualmente o termo é utilizado de forma bastante positiva. Parte disso por causa do grande crescimento e evolução da tecnologia e internet. 

Saiba Mais: Como achar jogos escondidos do Google?

Quem são os nerds?

Na língua inglesa, o termo nerd é mais recente que o termo geek. Mas analisando a definição de cada um, podemos dizer que os nerds estão circulando pelo mundo a mais tempo que os geeks. Foi no final dos anos 1950 que a palavra “nerd” começou a ser mais utilizada, sendo acreditado que a origem foi a palavra da língua inglesa “Nert”, que significa “louco”.


Pouco tempo depois de seu surgimento, o termo nerd foi mais utilizado de forma pejorativa, se referindo a pessoas inteligentes e estudiosas, porém, que também tinham poucas habilidades sociais para se envolver com pessoas. Os nerds sempre passaram muito tempo sendo alvos de violência, preconceito e outros tipos de bullying, completamente marginalizados.

Devido a essas dificuldades, não era estranho encontrar grupos fechados de nerds que se apoiavam e falavam sobre jogos de RPG, temas científicos, programação e outros assuntos de interesse. Em produções audiovisuais como séries e filmes, temos um visual bastante estereotipado para o nerd, com suspensórios, camisa xadrez e os clássicos óculos grandes.  

Essa imagem estereotipada, misturada com o preconceito e as características únicas fizeram com que a palavra nerd virasse um sinônimo de estranho, uma pessoa sem habilidades para ter relações sociais e deslocado. Os principais interesses que os nerds costumam ter são jogos RPG, tecnologia, física, matemática, química, livros, estudos e etc.  

Saiba Mais: Jogo de guerra: os 20 melhores para celular

Comparações entre geek e nerd

Uma pesquisa por palavras-chaves do Twitter que são vinculadas a geek e nerd foi feita pelo engenheiro de software Burr Settles, em 2013. Na pesquisa, foram analisadas mais de 2,3 milhões de tuítes feitos na rede social. Settles organizou e publicou o resultado na forma de um gráfico, mostrando como o geek e nerd são vistos pelas pessoas:


geek e nerd

Imagem: Stack Prop

Para entender o gráfico, quanto mais acima a palavra estiver, mais geek será, e quanto mais a direita, mais nerd. Analisando os resultados, podemos ver que temas como documentários, iPod, cultura, webcomics, tecnologia, Unix e outras tendências parecidas tem mais ligação com o grupo dos geeks. 

Contudo, temas como capítulo, seminário, Harvard, violoncelista, bioquímica, física, biologia, matemática, neurociências e outros são mais relacionados ao público nerd. Outros assuntos como Os Vingadores, Star Wars, videogame, óculos, cosplays, biblioteca, MacBook e alguns outros são direcionados quase que igualmente ao geek e nerd. Isso acaba mostrando que tanto os geeks, quanto os nerds, possuem muita semelhança.

Saiba Mais: Jogo multijogador: os 20 melhores para jogar com os amigos

Geek e nerd no mercado de trabalho

Podem existir muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho para geek e nerd. O infográfico feito pelo site Masters In IT pode acabar ajudando. O gráfico mostra diversas diferenças entre geek e nerd, um dos pontos abordados é o mercado de trabalho para cada um.


Segundo as informações do infográfico, os nerds costumam atuar nos ramos de programação, engenharia, ciências, atendimento em lojas de vídeo e tecnologia da informação. Já os geeks, atuam mais como marketing, design gráfico, webdesign, tecnologia da informação, barista, bartender e design de jogos.

Saiba Mais: Game Turbo: o que é e como usar?


Entidades: Twitter

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.