Game Turbo: o que é e como usar?

por | fev 16, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


A indústria de games só cresce no mundo, e os jogos mobile acompanham essa evolução. Junto disso, novas ferramentas surgem para contribuir no desempenho dos games nos aparelhos móveis. No caso da Xiaomi, a empresa conta com o Game Turbo, um app que compõe o sistema MIUI.

O gerenciador de desempenho já é muito comum para os gamers que usam o computador e aos poucos está se tornando um programa popular em smartphones. Com isso, se você tem um Xiaomi e costuma jogar, mas não utiliza o Game Turbo, saiba que está perdendo um grande recurso.

O que é o Game Turbo Xiaomi?

O Game Turbo é um aplicativo da Xiaomi nativo do sistema MIUI, que permite otimizar e administrar o desempenho dos jogos, o que vai melhorar a experiência do usuário.

O aplicativo foi desenvolvido com a colaboração da Qualcomm, uma das maiores empresas na produção de chipsets para celulares. Dessa maneira, O trabalho conjunto com a Xiaomi viabilizou a criação do Game Turbo e as constantes atualizações.

O app é realmente útil para os gamers, mas é preciso fazer alguns alertas sobre essa ferramenta. O Game Turbo é um recurso exclusivo dos chipsets da Qualcomm. Além disso, assim que foi lançado, ele só estava disponível em aparelhos com Snapdragon 888 e 870, mas depois de um tempo também pode ser usado em celulares com Snapdragon 865.


Como funciona o Game Turbo?

O recurso já vem instalado de fábrica no formato de app e pode ser acessado a partir do aplicativo “Segurança”. Ao entrar nessa ferramenta, você pode acessar a lista de games que está instalada no seu celular. Entre as funcionalidades mais simples que o Game Turbo oferece, o usuário pode bloquear notificações, ter acesso ao controle dos gastos de dados móveis e Wi-Fi e configurar o brilho da tela.

Quando o aplicativo é executado, é aberto uma guia que fica no formato de um ícone quase invisível na lateral da tela. Essa guia mostra algumas informações como a porcentagem de uso da GPU e da CPU, e a temperatura do aparelho. Também indica alguns recursos, por exemplo, abrir diretamente apps que ficam em funcionamento no modo pop-up, o que possibilita ao usuário responder mensagens nas redes sociais e fazer pesquisas nos navegadores.

Você pode fazer gravações de vídeo durante sua jogatina, gravar sua voz e modificá-la com efeitos, tem fácil acesso ao recurso de limpar cache, entre outros atalhos. Ainda é possível desligar a tela do celular sem que o jogo precise ser desligado. Dessa maneira, quando a tela for desbloqueada, o game vai continuar disponível.

Um outro recurso bem legal é poder se conectar em outro display. Isso significa que a pessoa pode sincronizar o smartphone com a televisão ou computador. Também existe a função de bloquear áreas da tela para evitar toques indesejados.

Monitoramento do desempenho do aparelho

Os aparelhos que contam com a aba de configurações avançadas de GPU podem acessar as opções de desempenho, indicado por um triângulo que mostra as alternativas de qualidade, desempenho e taxa de quadros.


Com esses dados, você pode configurar de acordo com o seu gosto e o tipo de jogo que está jogando para escolher o frame rate para garantir uma fluidez mais alta possível.

Sendo assim, você pode configurar um perfil de jogatina customizado para cada game, também configurá-lo conforme o desempenho desejado para aquele jogo específico.

Saiba Mais: Como jogar Pokémon Unite? Confira nossas dicas

Então, existem quatro modalidades de desempenho: Padrão, Economia de Energia, Equilibrado e Alta qualidade. Ainda há a opção personalizada, que é a possibilidade de escolher configurações especificas da GPU.

Com o modo customizado, em vez de usar as predefinições estabelecidas pela Xiaomi, o usuário pode realizar uma série de configurações manuais, como escolher a taxa de quadros (30, 45, 60, 90 e 120 FPS). Vale lembrar que os FPS máximos que um game pode alcançar também seguem as próprias delimitações do jogo, ou seja, pode ter títulos que não ultrapassem os 60 FPS.


Além disso, é preciso conferir se o seu aparelho tem uma taxa maior do que 60 FPS.

Além de poder configurar a GPU, você pode definir a resolução do game, com a possibilidade de limitar a 720p, ou usar filtros avançados para aumentar a renderização gráfica. Entre os plugins, o usuário tem o filtro suavizante, que tem a meta de suavizar as bordas e acabar com o chato efeito “recortado” que pode ocorrer nas linhas dos sujeitos.

Outro filtro bem bacana é o anisotrópico. Seu objetivo é melhorar as texturas. Com isso, superfícies e objetos podem usufruir de uma maior tridimensionalidade. É importante deixar claro que esses filtros melhoram a qualidade gráfica, mas têm uma exigência maior e pode ocorrer certa queda em termos de desempenho. Mas tudo vai depender e se basear nos recursos de hardware exigidos pelo game que você está jogando.

Ainda existe uma alternativa adicional com o nome de “Qualidade do filtro de textura”, com a qual se pode ajustar todas as opções para “Alta Velocidade”, “Equilibrado” e “Alta Qualidade”. Dessa maneira, você pode definir ao desempenho que mais te agrada.

A Xiaomi também produziu configurações para poder ajustar os controles de toque na tela. Portanto, você pode variar a resposta e a sensibilidade ao toque, tal como diminuí-la próximo às bordas para evitar acionar os gestos de navegação sem querer.


O app ainda conta com o booster “Gráficos Aprimorados”, que consiste em uma série de predefinições gráficas para definir o contraste visual e dar ao game uma aparência diferente do padrão.

Todas essas possibilidades que o Game Turbo proporciona são ideais para o público gamer, já que não há muito atrás era preciso fazer root no celular, baixar aplicativos fora da Google Play Store e ter certo conhecimento nesse tipo de configuração de manipulação de desempenho de games.

Game Turbo - Foto 1Foto: Divulgação/Xiaomi News

Com isso, era bem comum ver em fóruns as pessoas relatarem que o celular estragou ao tentar impulsionar os jogos mobile. Sendo assim, usar esse tipo de aplicativo de terceiros hoje em dia é opcional. Diversos game tuners estão disponíveis para download ou direto de fábrica no próprio sistema Android.

Caso você queira saber de mais informações técnicas, ver na prática o uso do Turbo Game, ver mais mudanças possíveis dentro desse recurso dos seus dispositivos Xiaomi, confira este vídeo.



Entidades: Xiaomi

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.