Fotos e vídeos 360 graus: como promover seu negócio no Facebook usando esses recursos

por | jun 16, 2016 | Facebook | 24 Comentários

Seja em seus perfis ou nas páginas que administram, as pessoas gostam muito de postar fotos. Diariamente, milhões de fotos são compartilhadas no Facebook e este formato de conteúdo, junto com os vídeos, são as grandes apostas do Facebook para o futuro. Prova disso é o lançamento das fotos e vídeos 360 graus.

O que são as fotos e vídeos 360 graus do Facebook?

Você já viu as fotos e vídeos 360 graus no Facebook? Hoje, vamos falar sobre eles e desvendar como eles podem ajudar a promover o seu negócio na maior rede social do mundo.

As fotos em 360 graus é um novo formato de imagem, feito para que as pessoas possam compartilhar uma cena de forma mais próxima de como ela é na realidade. Em linhas gerais, quando você posta uma foto em 360 graus no Facebook, as pessoas podem ver todos os ângulos da cena: acima, abaixo, atrás e ao lado. O mesmo, também ocorre com os vídeos.

Isso é muito legal, pois as pessoas podem ter a sensação do que está por trás da câmera, não apenas a visão daquele ponto do cenário. Legal não é?

Como funcionam as fotos e vídeos em 360 graus?

Quando você postar uma foto 360 graus no Facebook, as pessoas podem interagir com a imagem. Basta arrastar a imagem com o mouse (se estiver vendo no computador), com o dedo ou apenas inclinando o celular, desta maneira a imagem começa a se mover e você pode navegar dentro dela (se estiver no telefone).

Para você saber como funciona na prática, olha só que legal como a imagem fica, faça um teste com o post abaixo:

 


Como as imagens em 360 graus podem ajudar o seu negócio?

As pessoas sempre estão em busca de experiências marcantes e que surpreendam de uma maneira positiva. E quando isso acontece, correm para compartilhar com seus amigos, não é mesmo?

Com uma foto em 360 graus no Facebook, você pode criar experiências incríveis para o seu cliente e também para os possíveis clientes. E estas experiências podem ser diversas, tudo depende da sua criatividade.

 

Negócios locais e as fotos e vídeos 360 graus

Se você tem um negócio local (padaria, restaurante, imobiliária, shopping, boate, buffet infantil, academia…) pode mostrar o ambiente todo para seus clientes. Você pode também levar seus seguidores para conhecer os bastidores da sua empresa ou algum lugar famoso da cidade, se você trabalha com turismo, por exemplo.

Quer exemplos?

A minha aluna Débora, tem uma imobiliária, a Atual Imóveis. Ela já está usando as fotos em 360 graus para proporcionar uma experiência diferenciada para seus clientes, enquanto seus concorrentes, em muitos momentos, nem fotos oferecem. Com as fotos 360 graus, os interessados têm uma visão bem diferente do imóvel, antes mesmo da visita. Dê uma olhadinha:

 

Para quem é artista, as imagens em 360 graus também podem fazer diferença, olha só!
Um caso que bombou na web foi o clipe da música “O Farol”, da cantora Ivete Sangalo. Para o lançamento da música a cantora, que já usa bastante o Facebook e o Instagram para se comunicar com os fãs, investiu no formato de vídeo em 360 graus.
Ela foi a primeira cantora brasileira a lançar um clipe nesse estilo. O resultado é que ela foi parar nos Trending Topics e em uma hora o vídeo já contabilizava mais de 70 mil visualizações e mais de 2 mil compartilhamentos.

Estas são algumas ideias, mas o que você pode fazer com as imagens e os vídeos depende do ramo do seu negócio e do que você quer transmitir para seus seguidores.

camila-porto-fotos e vídeos 360 graus

As imagens em 360 graus é mais um formato de conteúdo que irá ajudar você a oferecer um conteúdo diferenciado para os seus fãs e alcançar um engajamento mais alto. Afinal, o cliente se envolve com o ambiente e sente como se estive lá. Pode ser uma forte ferramenta para aumentar suas vendas #ficaadica.

Quer multiplicar seu engajamento? A Camila tem um e-book gratuito de 22 táticas testadas e comprovadas para aumentar seu engajamento.

Como criar e postar fotos e vídeos em 360 graus

Para compartilhar uma foto ou vídeo em 360 graus no Facebook é fácil e rápido. As imagens são mais fáceis, pois basta fazer uma foto usando o modo panorama. Muitos celulares e câmeras têm essa função.

Já os vídeos são um pouco mais complexos, pois você precisa ter uma câmera chamada de esférica. Essa câmera, possui a função de inserir automaticamente as informações de que o vídeo é em 360 graus. Na ajuda do Facebook você pode ter mais informações sobre essas câmeras.

Aqui tem um passo a passo, para você que quer postar uma foto em 360 graus:

  • Tire uma foto panorâmica com sua câmera fotográfica ou com seu smartphone, iOS ou Android. Alguns smartphones Android não possuem essa função, então, é só baixar um aplicativo que faça fotos 360 graus 😉
  • Com a foto pronta, abra o aplicativo do Facebook no seu celular e poste a foto. Da maneira que faz com todas as outras fotos, é bem simples mesmo! As fotos que terão o efeito 360 estarão sinalizadas com um pequeno globo no canto inferior direito.
  • Quando a foto estiver publicada, você e os seus seguidores poderão navegar por ela.


Lembre sempre de certificar se há o ícone do compasso nela, esse ícone identifica as fotos em 360 graus.

camila porto - foto 360 graus-fotos e vídeos 360 graus

Uma notícia legal:

Quem tem smartphone compatível com Samsung Gear VR, pode ter uma experiência ainda mais legal. É só colocar o celular no headset Gear VR que poderá ver as fotos e vídeos 360 graus em realidade virtual!

As imagens estão disponíveis para visualização no Facebook pelo desktop ou nas versões mais recentes do aplicativo para iOS e Android.

Gostou do post? Comente e compartilhe com seus amigos!

Continue aqui no Blog:

Fazer conteúdos diferenciados é essencial para o sucesso de uma página no Facebook, não é? E sucesso é fazer com que seus fãs interajam com as suas publicações.

Confira aqui no Blog o texto 3 dicas PODEROSAS para gerar engajamento no Facebook para bombar a sua página!

QUER MAIS?

Agora que você já sabe criar um conteúdo de fotos e vídeos 360 graus, quer usar o Facebook para vender?

Conheça um sistema de três passos (que qualquer pessoa pode usar) para usar o Facebook e aumentar em até 5x as suas vendas.

O acelerador de resultados Facebook Essencial é um treinamento completo para quem quer aprender tudo o que há de essencial para seu negócio vender mais. Inscreva-se!

Facebook Essencial Camila Porto-fotos e vídeos 360 graus

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Facebook | Instagram

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

24 Comentários

  1. Camila Smaniotto

    Oi Camila, tudo bem? Segui todos os passos que vc ensina porém minha foto panorâmica não fica 360. Já tentei diversas vezes e não consegui. Depois que sobe a foto o ícone do globo não aparece. Será que estou fazendo algo errado?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Camila, tudo bem e com você?

      Poxa que estranho 🙁
      Você tentou carregar mais de uma foto? Pois só é possível enviar 1 foto por vez.
      Caso não seja esse o problema, aconselho você a entrar na Central de Ajuda do Facebook para verificar se na sua conta já está disponível esse recurso.

      Espero ter ajudado!
      Abraço.

      Responder
  2. Camila Smaniotto

    Oi Camila, tudo bem? Segui todos os passos que vc ensina porém minha foto panorâmica não fica 360. Já tentei diversas vezes e não consegui. Depois que sobe a foto o ícone do globo não aparece. Será que estou fazendo algo errado?

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Camila, tudo bem e com você?

      Poxa que estranho 🙁
      Você tentou carregar mais de uma foto? Pois só é possível enviar 1 foto por vez.
      Caso não seja esse o problema, aconselho você a entrar na Central de Ajuda do Facebook para verificar se na sua conta já está disponível esse recurso.

      Espero ter ajudado!
      Abraço.

      Responder
  3. Marcos Antonio Victoriano

    Oi Camila…. Achei super incrível fotos e videos 360 graus. Quero apreender mais…Faço locação de som e vai me ajudar muito…

    Responder
  4. Marcos Antonio Victoriano

    Oi Camila…. Achei super incrível fotos e videos 360 graus. Quero apreender mais…Faço locação de som e vai me ajudar muito…

    Responder
  5. Ronaldo

    Show! Gostei muito, isso leva a um outro nível, principalmente em publicações de serviços.

    Responder
  6. Ronaldo

    Show! Gostei muito, isso leva a um outro nível, principalmente em publicações de serviços.

    Responder
  7. Tatiana

    Camila tenta fazer com a foto no modo Ambiente. Tentei com a panorâmica e também não consegui, mas com a Ambiente vai. No meu celular este modo tem o ícone de um globo.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Legal! Obrigada pela dica, Tatiana 🙂

      Responder
    • David Rodrigues Lima

      Tatiana, qual é o seu aparelho?

      Responder
  8. Tatiana

    Camila tenta fazer com a foto no modo Ambiente. Tentei com a panorâmica e também não consegui, mas com a Ambiente vai. No meu celular este modo tem o ícone de um globo.

    Responder
    • Camile Woinarski

      Legal! Obrigada pela dica, Tatiana 🙂

      Responder
    • David Rodrigues Lima

      Tatiana, qual é o seu aparelho?

      Responder
  9. Flávia

    Oi Camila, no meu caso eu faço as imagens panorâmicas com um renderizador pra maquetes eletrônicas, mas o face não reconhece essas imagens como 360. só consigo ver pelo computador e no site do software. Tenho um gear vr e quero poder utilizá-las nele. tem como me ajudar? obrigada

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Flávia.

      É possível usar o Gear VR para fazer as imagens e publicá-las no Facebook.
      Sugiro que você veja o passo a passo para subir uma imagem 360 graus no Facebook neste link:
      https://www.facebook.com/help/831943030271035

      Talvez, você pode ter deixado passar algum desses passos e por isso a sua outra foto não subiu de maneira correta.

      Grande abraço.

      Responder
  10. Flávia

    Oi Camila, no meu caso eu faço as imagens panorâmicas com um renderizador pra maquetes eletrônicas, mas o face não reconhece essas imagens como 360. só consigo ver pelo computador e no site do software. Tenho um gear vr e quero poder utilizá-las nele. tem como me ajudar? obrigada

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi, Flávia.

      É possível usar o Gear VR para fazer as imagens e publicá-las no Facebook.
      Sugiro que você veja o passo a passo para subir uma imagem 360 graus no Facebook neste link:
      https://www.facebook.com/help/831943030271035

      Talvez, você pode ter deixado passar algum desses passos e por isso a sua outra foto não subiu de maneira correta.

      Grande abraço.

      Responder
    • Glaucia Périco

      Legal, Roberto!
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  11. Rafael

    Só estou conseguindo postar essas fotos 360 em perfil pessoal. E não no perfil da empresa. É normal?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Esse recurso também esta disponível para páginas, verifique com o suporte do Facebook o motivo de você não conseguir postar
      Um abraço #EquipeCP

      Responder
  12. Vanessa Rommel

    Esse recurso esta disponível para páginas também??

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Vanessa
      Até onde sabemos, sim
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest