Formas de anúncios no Twitter

por | dez 15, 2010 | Redes Sociais | 0 Comentários

Uma onda de melhorias e adaptações está varrendo alguns dos maiores sites do mundo. Você já viu que o Google irá modificar o modelo de anúncios do Adwords, o Facebook permite que o próprio usuário avalie a relevância dos anúncios patrocinados, o LinkedIn também apresentou seu sistema de anúncios e o Orkut implantou várias otimizações em suas páginas que permitem formas mais personalizadas de comunicação corporativa na rede social.

Há alguns dias, o Twitter anunciou oficialmente a inserção dos Promoted Tweets, Promoted Topics e Promoted Accounts em suas páginas. Depois de “quebrar a cabeça” para arrumar uma forma de monetizar a rede social, pelo jeito a empresa encontrou uma forma de fazer dinheiro com tanta popularidade. Além dos promoteds, finalmente saiu o “Analytics” do Twitter, que irá permitir o acompanhamento dos resultados de todas estas campanhas.

Formas de anúncios no Twitter

O que são todos estes Promoteds?

Promoted Tweets

Os Promoted Tweets são, literalmente, tweets patrocinados por marcas. Porém, segundo o Twitter, eles não são anúncios patrocinados. Eles são considerados como conteúdo normal, mas pago (entendeu? Eu não). A lógica de cobrança dos Promoted Tweets é a CPE, ou seja, Custo Por Engajamento. Sempre que alguma pessoa que recebeu o tweet promovido em sua timeline retweetar ou interagir de alguma forma com a mensagem, ela será cobrada do anunciante.

Fonte: Twitter

Promoted Topics

Ao acessar o Twitter, é possível visualizar o Trend Topic. Basicamente, o TT é um termômetro que mede a popularidade de um assunto em todo o mundo, um país ou uma cidade. Hoje no Brasil é possível visualizar a popularidade de assuntos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os Promoted Trends nada mais são do que um assunto patrocinado por uma marca aparecer nos Trend Topics. Ao invés de se tornar popular pelo número de conversas, ele aparece nos TT com uma ajudinha financeira.

Formas de anúncios no Twitter

Promoted Accounts

Recentemente o Twitter inseriu a ferramenta de sugestão de pessoas que você pode seguir. O “Who to Follow” é uma forma de sugerir pessoas que, de acordo com seu perfil, podem ser interessantes para você.

O Promoted Accounts nada mais é do que uma marca aparecer nas sugestões do “Who to Follow” com um ajuda financeira. De acordo com o Twitter, há toda uma lógica por trás desta ferramenta e apenas marcas que realmente têm a ver com seu perfil serão sugeridas.

Formas de anúncios no Twitter

Mensuração

Chamado de Advertiser Analytics (algo como, Análise do Anunciante) o Twitter oferece uma ferramenta focada em suas possibilidades de interação na rede. Nesta área, o anunciante pode acompanhar o número de retweets, impressões, cliques, replies e seguidores.

Formas de anúncios no Twitter

Além das métricas básicas, o Twitter ainda oferece mais um tipo de gráfico, no qual é possível acompanhar o alcance da sua campanha ao longo do tempo. Por meio de uma linha do tempo, é possível visualizar o volume de interações.

Formas de anúncios no Twitter

E agora? Será que vai?

Todas estas formas de anúncios já estão disponíveis, porém, pelo o que é possível observar, são destinadas apenas às empresas com muita verba. Não sei até que ponto uma empresa de pequeno ou médio porte podem se dar ao luxo de anunciar no Twitter.

Por ser uma rede popular e permitir um espaço e opções pequenas para anunciar, acredito que este canal seja focado em “peixes grandes”. Além disso, acredito que este custo elevado (pelo o que eu vi os valores começam em US$10 mil) seja para evitar uma enxurrada de empresas nas timelines. Já imaginou se todos começam a anunciar? O Twitter iria virar apenas um canal de publicidade.

Com um custo elevado, acredito que a forma “tradicional” de ganhar visibilidade no Twitter seja a mais indicada e possível de ser realizada por empresas de todos os tamanhos.

  • Produzir conteúdo relevante para o seu seguidor;
  • Atendê-lo de forma rápida e responder dúvidas de forma eficiente;
  • Entender a lógica da ferramenta e evitar gafes;
  • Interagir com seus clientes

Podem ser formas mais efetivas e “reais” de obter a atenção do seu consumidor nesta ferramenta onde tudo se dá forma muito rápida e pode tomar grandes proporções.

Para completar, cada um dos formatos de anúncios possuem algumas regras para serem exibidos apenas nas timelines de determinados usuários. Não sei como é feito esta filtragem, mas é possível saber mais sobre o assunto na página do Twitter.

Até a próxima!

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook | Google | Linkedin

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

Etus ou Mlabs? Conheça as diferenças e como escolher a melhor

Etus ou Mlabs? Conheça as diferenças e como escolher a melhor

Na hora de contratar uma plataforma de gerenciamento de suas redes sociais, Etus ou Mlabs sempre deixam as empresas e empreendedores em dúvida. A indecisão é justificável porque as duas alternativas são bastante parecidas. No entanto, cada uma tem as suas...

Como monetizar um canal no YouTube?

Como monetizar um canal no YouTube?

Você conhece as formas mais conhecidas de como monetizar um canal no YouTube? Existem diversas formas de você ganhar dinheiro com o YouTube, já que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda vinda desta rede social. Embora seja trabalhoso e competitivo, ser um...

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

Como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram

O Arrasta pra Cima, como ficou conhecido o efeito de abrir páginas, é cobiçado por muitos usuários do Instagram. Mas você sabe o que é preciso para conseguir utilizá-lo nos seus Stories? Neste post, nosso assunto é como colocar o Arrasta pra Cima no Instagram....

Tema de aniversário Tik Tok: 10 ideias para se inspirar

Tema de aniversário Tik Tok: 10 ideias para se inspirar

Você já pensou em fazer uma festa com tema de aniversário Tik Tok? Em alta, o Tik Tok é uma rede social focada no compartilhamento de vídeos que cada vez mais ganha espaço e usuários na internet. Com essa grande base de fãs, é esperado que muitos queiram utilizar a...

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

10 ferramentas para agendar posts no Instagram 

Muito além de entretenimento, as redes sociais são grandes ferramentas para trabalhar, seja para divulgar seus produtos ou serviços, seja como um social media, até mesmo como um afiliado. Além do conhecimento, saber mexer com os recursos dessas plataformas demandam...

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

Live no Instagram: como fazer com mais de uma pessoa?

A live no Instagram é uma das principais ferramentas disponibilizadas pela rede social. Embora a plataforma tenha começado como uma rede de compartilhamento de fotos, ela foi evoluindo para mais do que isso.  Além de postagens de fotos no Feed, também temos áreas...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Como criar um post para Instagram no Canva Online?

Nesse texto você vai aprender como criar post para Instagram no Canva Online e também vai entender como funciona a plataforma. Ao invés de recorrer a softwares como o Photoshop, Ilustrador e InDesign, o Canva permite editar templates com o tema que você deseja e serve...

Como funciona o Explorar do Instagram?

Como funciona o Explorar do Instagram?

Você pode até usar bastante, mas sabe como funciona o Explorar do Instagram? A plataforma fez um comunicado em junho de 2021 explicando como as publicações serão ranqueadas na rede social. O comunicado abrange os posts das seções do Feed, Reels e do Explorar. A...

Como anunciar no Tik Tok?

Como anunciar no Tik Tok?

O TikTok vem sendo uma das redes sociais mais populares do momento, mas você sabe como anunciar no Tik Tok? Os anúncios patrocinados podem ser importantes caso você utilize a plataforma também como uma ferramenta de trabalho, e não apenas como entretenimento. Assim,...

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Como deixar espaço em branco no Instagram?

Deixar um espaço em branco no Instagram ou pular linhas pode ser um pouco complicado, já que a rede social normalmente não entende quando deve inserir uma quebra de linha. E alternativas normais como um simples clique no “Enter” não vão funcionar. Assim, a sua...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest