Fonte de currículo: as 10 melhores para usar e se destacar

por | abr 12, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Se você está em busca de emprego, saiba que quanto mais você aprimorar o seu currículo, em questões de conteúdo e visualmente, mais chances você terá. Um ponto que você também deve levar em conta é a fonte de currículo. A tarefa de escolher a fonte certa pode deixar o seu mais profissional e ainda facilitar a legibilidade para que o recrutador possa ler suas informações mais facilmente.

Sabemos que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Assim, quanto mais coisas você tiver ao seu favor, mesmo que seja algo mínimo, mais chances você terá de sair na frente dos outros concorrentes em uma vaga de emprego. Para te ajudar das melhores formas possíveis, neste texto vamos falar mais detalhadamente sobre as melhores opções de fonte de currículo para você usar.

Saiba Mais: Modelo de currículo: 9 modelos prontos para usar

Qual a melhor fonte de currículo para se usar?

Existem dois pontos principais que você deve levar em conta na hora de escolher a melhor fonte para currículo. Tenha em mente que o seu currículo é um documento digital de texto, ou seja, o seu principal objetivo é ser lido por outra pessoa. Assim, você precisa fazer o máximo para que as letras sejam o mais legível possível.

Mas não é só isso: a tipografia que você escolher, ou seja, a fonte usada, também pode falar um pouco sobre você como profissional. Se o recrutador for alguém mais detalhista, muito provavelmente ele irá reparar se você escolheu uma fonte de currículo mais moderna ou uma considerada mais clássica.


Eles costumam observar isso para conhecer um pouco mais sobre a personalidade do candidato e ter uma ideia sobre sua carreira e perfil profissional. Com isso em mente e sem pressão nenhuma, você precisa escolher sabiamente a fonte. Porém fique tranquilo, pois existem diversas opções que você pode usar.

Um ponto que pode facilitar é saber que cada currículo possui seu objetivo, seja ele montando para uma vaga específica, seja ele feito de forma geral ou para diferentes vagas. Sempre vão existir pontos negativos e positivos em todos os currículos, mas no caso da fonte de currículo, podemos ajudar um pouco, separamos 10 opções que você pode testar no seu.

Saiba Mais: Como fazer um currículo? Confira 10 dicas infalíveis

As 10 melhores fonte de currículo

Como dito antes, existem diversas opções de fonte de currículo que você pode utilizar, mas neste artigo, vamos falar sobre as 10 principais e que costumam ser mais indicadas e utilizadas.

1. Times New Roman

fonte de currículo

Imagem: Design Culture


A Times New Roman é uma das fontes mais populares e tradicionais. Ela é bastante indicada como fonte de currículo por proporcionar uma fácil leitura e lembrar o design de uma fonte de máquina de escrever, ou seja, mais rústica e clássica. 

Levando isso em conta, se você quer que o seu currículo passe uma imagem mais séria, então esta é uma fonte que você pode usar. Profissionais de advocacia, engenheiros, arquitetos e outros profissionais considerados mais formais costumam utilizar a Times New Roman.

Saiba Mais: Currículo para primeiro emprego: como fazer o seu online?

2. Arial

A fonte Arial é outra fonte de currículo muito utilizada, sendo praticamente um consenso geral para todos. Considerada um pouco mais moderna que a Times New Roman, continua sendo uma das clássicas, mas ainda proporciona uma fácil leitura e mescla um pouco do clássico e do moderno, praticamente um meio termo entre ambos.

Assim, ela ainda é uma ótima opção que você pode usar como fonte de currículo.


3. Calibri

Entre as fontes padrões do Windows, temos a Arial, Times New Roman e também a Calibri, mostrando o quão popular e ótima de usar ela é. Dessa forma, você também possui uma garantia de que a fonte será mantida a mesma sempre que o recrutador abrir o seu currículo digitalmente.

No entanto, essas três fontes citadas não são perfeitas e compartilham o mesmo problema. Praticamente todos os candidatos utilizam uma das três, como uma alternativa segura, assim, o seu currículo pode ficar muito padrão e semelhante ao dos outros candidatos. Não podemos dizer que essa é uma fonte de currículo ruim, porém você não se destaca com ela. Caso queira mais opções, veja a seguir outras para fugir do geral.

4. Garamond

A Garamond é uma das melhores opções de fonte de currículo e passa um ar mais clássico para o seu documento de texto. Essa é uma ótima escolha se você quer manter o visual parecido com uma das três opções acima, mas ainda fugir dos clichês. Essa é uma opção de fonte que é indicada para profissionais que precisam manter uma certa formalidade.

5. Gill Sans

fonte de currículo

Imagem: Free Best Fonts

A Gill Sans é uma fonte que existe desde os anos 20 e traz um ar clássico de elegância e sofisticação para o seu currículo. Ela se destaca pela fácil legibilidade que proporciona e é uma ótima opção para garantir o agrado de qualquer recrutador.


Se você quer fugir do clichê, mas ainda ter a garantia de agradar na fonte de currículo, a Gill Sans é a sua escolha.

Saiba Mais: Como fazer um currículo Lattes?

6. Cambria

A fonte de currículo Cambria se difere das outras acima em um aspecto: enquanto as outras foram criadas para serem lidas em materiais impressos, a Cambria é desenvolvida para se adaptar perfeitamente em dispositivos digitais. Porém, não pense que ela é uma opção ruim para materiais impressos, já que ela também cumpre seu papel neles.

Ela passa um ar mais prático e moderno e é ideal para quem quer passar exatamente essa mensagem ao recrutador.

7. Didot

A mensagem que a fonte de currículo Didot passa ao recrutador é de sofisticação e delicadeza. Assim, se você é um profissional da indústria de fotografia, design, modelos e moda, essa é a fonte perfeita. Contudo, fique atento ao seu lado negativo, já que a legibilidade dela em texto pequeno não é das melhores. Se for usar, procure deixar o texto em um tamanho de razoável para grande, a nossa sugestão é deixar a fonte acima de 11 pts.


8. Georgia

A Georgia é uma fonte de currículo muito semelhante ao Times New Roman e é considerada mais moderna por duas coisas: a Georgia é uma fonte projetada para ser utilizada justamente em dispositivos digitais. Além disso, essa fonte possui traços mais fortes que o Times, facilitando ainda mais a leitura, inclusive de textos considerados pequenos.

9. Helvetica

A Helvetica é a fonte que a empresa BMW utiliza em seu logotipo. Só por isso podemos ver que essa será uma fonte de currículo que não deixa a desejar e é bastante confiável. Independente da sua profissão, a Helvetica é uma alternativa de fonte segura para o seu currículo.

10. Trebuchet

fonte de currículo

Imagem: Cufon Fonts

Por último, mas não menos importante quando falamos de fonte de currículo, temos a Trebuchet, uma alternativa bastante semelhante a Arial, mas que ainda foge do clichê e genérico. Ela é originada diretamente da Arial, mas adaptada para ser utilizada de forma online.

Saiba Mais: Como fazer currículo pelo celular


O tamanho ideal para a fonte de currículo

Um outro ponto que você sempre deve ficar atento e é relacionado a fonte de currículo, é o tamanho que deve ser utilizado.

O que sugerimos é deixar o tamanho variando entre 11 pts ou 12 pts. Se você deixar menor que isso, pode dificultar a leitura do currículo, mas se as fontes para currículo for maior que isso fica grande demais e pode ocupar espaços desnecessários no seu documento.

Saiba Mais: Como montar um currículo: 4 regras básicas para evitar erros


Entidades: BMW | Microsoft

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.