Firmware Stock Rom: o que é e como baixar no Android?

por | jan 31, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários


Você conhece o Firmware Stock Rom e como ele pode ser usado no seu aparelho com sistema Android? Muitas vezes, quando os dispositivos começam a apresentar problemas de funcionamento, os usuários tentam resolver tudo por conta própria, já que muitos não enxergam como viável levar o aparelho em uma autorizada ou alguém especializado para solucionar o problema.

Assim, a maioria costuma  utilizar os famosos Firmware Stock Rom, que são os Rom que vieram instalados de fábricas nos dispositivos, especialmente nos casos de aparelhos com sistema Android. Ao utilizar esses Firmware, todo o aparelho é formato, e o sistema fica de forma muito semelhante a de quando você comprou o aparelho. Assim, neste post separamos tudo que você precisa saber sobre o Firmware Stock Rom, como baixar, onde baixar e se é seguro utilizá-lo no seu smartphone.

Saiba mais: Códigos secretos Android: Os 71 principais que você precisa conhecer

O que é o Firmware Stock Rom?

Firmware Stock Rom

Imagem: Trick Droid

Como dito acima, o Firmware Stock Rom é o sistema puro do celular que veio instalado de loja. Os usuários costumam baixar esses tipos de arquivos para evitar que o dispositivo fique travando ou solucionar a situação caso esteja com outros problemas. Esse tipo de Rom, especialmente se já estiverem com as atualizações que normalmente ocorrem nos sistemas, podem solucionar a maioria desses problemas e deixando o celular praticamente como novo novamente.


A principal função dos Firmware Stock Rom é armazenar os dados e informações necessários para as inicializações de rotina dos aparelhos, garantindo um funcionamento perfeito para os smartphones. Da forma mais simplificada possível, podemos dizer que o Firmware é o que dá vida ao hardware que está instalado no dispositivo.

Cada aparelho terá o seu Firmware Stock Rom próprio e compatível de fábrica, nos sites de cada um dos fabricantes ou em sites especializados nos Stock Rom é possível encontrar cada um deles entre as mais variadas empresas.

Como o Firmware Stock Rom pode te ajudar?

Alguns erros e problemas comuns em aparelhos celulares são os Imei Null, Bootloop infinitos, aparelho travado na tela inicial, celular brickado (hard brick), ligar o aparelho e ficar apenas na tela ou na logo do fabricante e outros. Esses problemas podem ser solucionados ao usar um Firmware Stock Rom, já que a troca de software por um novo praticamente reinicia tudo do zero.

Saiba mais: Como mudar o visual dos apps do Android: 22 opções

Firmware Stock Rom download – onde fazer?

Você pode encontrar o Firmware Stock Rom compatível com o seu smartphone Android em diversos sites na internet. É possível achar o Stock Rom até mesmo nos sites dos fabricantes do seu aparelho. Existe um site que reúne praticamente todos os portais que tenham os Firmware Stock Rom dos aparelhos Android, porém, não nos responsabilizamos pelo uso que você dará a esses arquivos. 


Firmware Stock Rom

Caso queira conferir, o site a qual nos referimos é o Baixar Firmware: Download Stock Rom. Lá, você encontrará o que procura para os aparelhos Samsung, Motorola, Lenovo, Xiomi, LG, Blu, Alcatel, Asus, Acer e Huawei. Basta ir até a tabela que contém os logos de todas as marcas, escolher a que seja do seu celular e clicar. Você será encaminhado para o site que possui o Firmware Stock Rom que você deseja.

Saiba mais: Ler QR Code no Android: os 7 melhores aplicativos para baixar

É seguro usar o Firmware Stock Rom?

Se você está em dúvidas se o Firmware Stock Rom é seguro para usar no seu smartphone, a resposta mais direta possível para essa pergunta é: Não! Ao tentar realizar a instalação do Stock Rom por conta própria e ainda com arquivos que você achou na internet, pode ser bastante perigoso, o seu celular pode ficar pior do que está no momento. Até mesmo as instalações dos Firmware Stock Rom oficiais são perigosos e raramente recomendadas, então realizar o processo por conta própria e com poucas informações, não é nada aconselhável.

O seu aparelho corre risco de ficar inutilizável por uma pequena pausa que você dê na instalação ou até mesmo por um pequeno erro na hora de utilizar o Firmware Stock Rom. Caso o arquivo também não seja compatível com o Hardware do seu aparelho, o resultado final pode ser catastrófico e você corre risco de perder o dispositivo para sempre.

Saiba mais: Como usar um celular Android como roteador wifi?


Existe uma versão do Firmware Stock Rom para iPhone?

Os usuários de aparelhos com sistema iOS podem não ter acesso a um Firmware Stock Roms compatíveis para iPhones. Isso pois os sistemas Android oferecem uma maior liberdade de configurações, já os sistemas iOS são mais privativos e não permitem tantas alterações.

Contudo, você pode encontrar Firmware Stock Rom não oficiais para aparelhos iPhone mais antigos, o objetivo principal desses arquivos é deixar o aparelho mais leve, basta procurar no Google que você encontrará. Porém, não compartilharemos links por serem opções até mesmo menos seguras que os Firmware Stock Rom oficiais e os não oficiais para Android.

Saiba mais: O aplicativo parou de funcionar: o que é e como corrigir no Android?


Entidades: Android

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.