Fica Lá em Casa – o primeiro site de hospedagem colaborativa do Brasil

por | dez 29, 2011 | Empreendedorismo | 8 Comentários

Ao longo de 2011 falei várias vezes sobre consumo colaborativo.  Agora, fechando o ano, vou apresentar mais um site nacional que trás para a nossa realidade tendências consolidadas lá fora.

O Fica Lá em Casa é o primeiro site de hospedagem coletivado Brasil. Apontado pela revista Time como uma das “10 ideias que mudarão o mundo”, o consumo colaborativo tem como base o compartilhamento, empréstimo, troca ou aluguel entre pessoas, alavancado e disseminado pela internet e pelas redes sociais.

No Fica Lá em Casa você pode viajar o mundo pagando bem mais barato que hotéis convencionais. A economia chega, em média, a 83%. Além da vantagem econômica, há a oportunidade de fazer muitas amizades.

Outro ponto positivo é a possibilidade de receber pessoas do mundo todo em sua casa, alugando seu espaço disponível e ganhar uma renda extra, ter contato com outra cultura, aprimorar o idioma e fazer amigos de diferentes países. O site terá abrangência mundial e divulgação nos principais países, além de ser traduzido para sete idiomas.

Vale anunciar tudo, desde casas desocupadas, quartos vagos, colchão no chão e sofá disponível até barcos, trailers e espaço no quintal para acampar. A ideia é compartilhar, dar utilidade a um espaço vago e ainda contribuir com a sustentabilidade, preservando o planeta.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RZS1vT6nNsg]

Sustentabilidade

A cada dia são construídos mais hotéis no mundo para hospedar um número cada vez maior de turistas. E a construção civil é responsável por 40% do uso dos recursos naturais que estão ficando escassos. O sistema de hospedagem colaborativa tem a pegada de carbono 80% menor que hotéis tradicionais.

Vantagens

Outra ideia revolucionária do site é a troca temporária de casas, onde, por exemplo, um morador de Paris pode passar suas férias em sua casa no Brasil e você ir aproveitar uma temporada na França, assim as duas partes fogem dos altos custos de hotéis e podem viver toda a experiência de um morador local.

Os usuários ainda terão a possibilidade de participar de grupos de interesses, comunidades nas quais as pessoas se conectam por afinidades, gostos e perfis. Um advogado, por exemplo, pode hospedar outro advogado, um surfista outro surfista e assim por diante.

Regras

Tudo realizado com muita segurança, pois contam com o suporte do site. Os anfitriões são qualificados pelos seus hóspedes e estes selecionados antecipadamente pelos anfitriões. O crédito é liberado para o dono da casa apenas 24 horas após o início da hospedagem, o que garante ao hóspede a certeza da estadia ou seu dinheiro de volta.

O site contará ainda com um sistema de busca reversa, ideia totalmente inovadora no mundo. Segundo Leandro Pinheiro, idealizador do projeto, “esta ferramenta permitirá a uma pessoa que colocou sua casa no site busque outras pessoas com afinidades e mesmo perfil e possa trocar mensagens para se conhecerem melhor e convidar: fica lá em casa”.

O site está na fase de pré-cadastro e já é possível anunciar seu espaço disponível. É muito simples, rápido e o melhor: é grátis. Você se cadastra no site, coloca algumas fotos e pronto! É só esperar os contatos e conhecer gente nova.

Hospedagem colaborativa no cinema

Um exemplo muito bacana de hospedagem colaborativa veio dos cinemas. O filme “O Amor não tira férias” apresenta uma forma bem caricata e divertida do que pode acontecer quando alguém decide trocar de casa por uns tempos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aoOXQcH0-A4]

Fonte: Assessoria de imprensa

[lomadeewpro category=’93’ keywords=’viagem, fotos’]

Continua depois da publicidade

Entidades: Youtube

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Mensagens de Agradecimento: onde encontrar as mais belas?

Ter um sentimento de gratidão em qualquer área da vida torna o dia a dia mais prazeroso e dá mais ânimo para enfrentar os desafios diários. Além disso, saber dizer obrigado dá uma sensação de leveza não só para a pessoa que agradece. Dessa maneira, mesmo que você...

Como criar um slogan para sua empresa?

Como criar um slogan para sua empresa?

Se você é dono de uma empresa, negócio ou está começando o seu próprio, então uma coisa que você precisa fazer é chamar atenção para a sua marca, e uma das formas de fazer isso é através do slogan. Afinal de contas, é preciso clientes para você se dar bem no mercado,...

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

Como criar um site de vendas grátis? 5 melhores plataformas

De acordo com o site Google Trends, a busca por como criar um site de vendas grátis aumentou bastante nos últimos meses. O aumento na busca por esse termo pode ser justificado pela facilidade de iniciar um novo negócio. A missão de vender online pode ser uma ótima...

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

Portal da Drogaria: o que é e como funciona?

O Portal da Drogaria é um sistema que atua com uma administração de qualidade e fornecimento de infraestrutura para vários programas de desconto em medicamentos. Desenvolvido em 2006, foi idealizado para fazer integração de farmácias e convênios nos programas de apoio...

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

Sankhya: como usar e fazer a gestão do seu negócio

A Sankhya Brasil é indicada para aquelas empresas que não sabem para onde está indo o seu dinheiro ou que têm dificuldades para cuidar da administração de pessoas, tomar decisões estratégicas ou que não conseguem ter uma visão completa sobre o seu negócio.  Se você...

8 Comentários

  1. Mauro Basso

    GOSTARIA DE CONHECER PESSOAS, SITES OU ORGANIZAÇÕES QUE FAÇAM TROCA TEMPORÁRIA DE CASAS SIMPLES PARA FERIAS, NÃO ESTOU PROCURANDO PALACETES….

    Responder
  2. Mauro Basso

    GOSTARIA DE CONHECER PESSOAS, SITES OU ORGANIZAÇÕES QUE FAÇAM TROCA TEMPORÁRIA DE CASAS SIMPLES PARA FERIAS, NÃO ESTOU PROCURANDO PALACETES….

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest