Ferramentas grátis para analisar o desempenho de fan pages

por | jul 19, 2012 | Facebook | 28 Comentários

Ninguém pode negar que o Facebook, no quesito recursos, é a rede social que oferece mais alternativas. Desde as opções de personalização, passando pelos aplicativos e anúncios, ele oferece o ciclo do Facebook Marketing com recursos próprios e robustos. Quando falo em ciclo do Facebook Marketing, me refiro ao esquema que começa:

1º Construir e personalizar uma página;

2º Conquistar audiência e seus primeiros fãs;

3º Amplificar a comunicação da sua empresa com o engajamento de fãs e amigos de fãs;

4º Analisar todos esses passos com métricas e dados.

O foco do texto de hoje é na quarta etapa do Facebook Marketing, ou seja, na de analisar e mensurar o desempenho da sua página. Para quem está dando os primeiros passos no Facebook, entender e extrair informações do Facebook Insights é um pouco complicado. Apesar de explicar ao lado de cada métrica o que ela significa, nem todos conseguem decifrar o que os dados coletados ao longo de 28 dias podem esclarecer sobre o desempenho da sua empresa no Facebook.

Para tentar ajuda-lo a começar a entender as informações do Facebook Insights ou trazer mais análises para o seu acompanhamento, trago três ferramentas extremamente simples, gratuitas e que permitem elaborar relatórios e avaliar o desempenho da sua página, especialmente no que tange o conteúdo e engajamento.

Quintly

O Quintly é uma das minhas favoritas. Com ele, é possível acompanhar o desempenho das minhas páginas e comparar com páginas de concorrentes. Ele possui um plano grátis que permite avaliar vários dados de suas páginas no Facebook, comparar com concorrentes, criar análises de crescimento, engajamento, melhor horário para postar no Facebook e vários outros recursos.

ferramentas-dados-facebook-gratis

O Quintly também oferece a opção para avaliar outras redes sociais. Porém, para isso é preciso contratar um plano pago. No gratuito, apenas o Facebook está incluso.

SimplyMeasured

Das opções que trago aqui hoje, a SimplyMeasured é, de longe, a mais completa. A empresa oferece relatórios grátis não apenas para Facebook, mas para praticamente todas as principais redes sociais.

ferramentas-gratis-dados-facebook-midias-sociais-instagram

Sobre o relatórios do Facebook, a SimplyMeasured permite que você faça:

  • Um relatório geral sobre a sua página;
  • Análise competitiva do seu mercado ou concorrentes;
  • Análise do conteúdo da sua página;
  • Relatório de duas semanas sobre os Insights da sua página.

Sendo assim, são quatro relatórios grátis e mais completos que ajudarão a encontrar ainda mais informações sobre o desempenho da sua presença online. Com os dados coletados nestes relatórios, combinados com o que você conseguir extrair de informações do seu Facebook Insights, é possível pensar em mais estratégias e opções para corrigir ou melhorar sua presença na rede.

Para completar, você pode exportar os dados para o Excel e criar um relatório mensal, trimestral, semestral e anual do desempenho da sua página e a do seu cliente no Facebook, algo muito importante e que mostra que você está evoluindo (ou não). Se preferir, exporte direto para o PowerPoint para fazer apresentações.

Além do Facebook, é possível levantar dados do:

  • Instagram;
  • Twitter;
  • Google+;
  • Vine;
  • Seu site ou blog.

Cyfe

A Cyfe é uma das minhas ferramentas favoritas. Além de muito simples de usar, possui conexão com dezenas de serviços online. De Zendesk até PayPal, você pode monitorar muitas coisas usando esta ferramenta. Quando se fala em avaliação de dados do Facebook, ele ajuda muito, pois oferece um painel simples, mas com dados legais de alcance, engajamento e aumento da base de fãs em 30 dias.

ferramentas-gratis-analise-facebook

A única desvantagem é que só é possível ter um painel por vez no plano grátis. Mas, se você curtir, pode assinar um plano pago e ter acesso a muito mais dashboards.

Atenção

Legal, agora você tem um monte de ferramentas que “mastigam” os dados do Facebook Insights para você e, por isso, você nem precisa se preocupar em acompanhar as informações fornecidas direto pelo Facebook. Não é bem assim.

Os dados coletados por essas ferramentas possuem critérios de qualidade definidos por eles a partir de um padrão do mercado. Por isso, sempre acompanhe os dados da sua página direto da fonte para ter mais clareza e certeza das informações.

Estas ferramentas são extremamente úteis para completar com mais dados e recursos que você talvez não consiga ainda extrair do próprio Facebook Insights. Não é fácil ser como diz o ditado: “cobrar o escanteio e fazer o gol de cabeça”, por isso, se você tem dificuldades com métricas e dados, estas ferramentas simples podem ajudar, mas não substituir 100% a sua dedicação e busca por conhecimento.

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28 Comentários

  1. Alinne

    Muito bom texto.

    Responder
    • pontocomteudo

      Muito obrigada Alinne!

      Responder
  2. Alinne

    Muito bom texto.

    Responder
    • pontocomteudo

      Muito obrigada Alinne!

      Responder
  3. Antônio Rebêlo

    Gostei muito da matéria. Parabéns!

    Responder
  4. Antônio Rebêlo

    Gostei muito da matéria. Parabéns!

    Responder
  5. Isabela Gasparoti

    Muito pertinente esse post. O interessante é que cada uma dessas ferramentas são diferentes, mas acabam se complementando na análise.

    Responder
    • Camila Camargo

      Muito obrigada pelo comentário Isabela.

      Responder
  6. Isabela Gasparoti

    Muito pertinente esse post. O interessante é que cada uma dessas ferramentas são diferentes, mas acabam se complementando na análise.

    Responder
    • Camila Camargo

      Muito obrigada pelo comentário Isabela.

      Responder
  7. jonathas

    Excelentes dicas.

    Você sabe de alguma ferramenta que seja em português? Infelizmente nem todos meus clientes sabem inglês.

    Responder
    • Camila Camargo

      Em português não Jonathas.

      Responder
  8. jonathas

    Excelentes dicas.

    Você sabe de alguma ferramenta que seja em português? Infelizmente nem todos meus clientes sabem inglês.

    Responder
    • Camila Camargo

      Em português não Jonathas.

      Responder
  9. Marcello Ruoppolo

    Hoje em dia já temos algumas ferramentas em português, mas pra ser sincero não achei muito boas até agora

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Marcello, tudo bem?

      Você pode indicar as ferramentas?
      Seria muito legal a sua dica 🙂

      Abraço.

      Responder
  10. Marcello Ruoppolo

    Hoje em dia já temos algumas ferramentas em português, mas pra ser sincero não achei muito boas até agora

    Responder
    • Camile Woinarski

      Oi Marcello, tudo bem?

      Você pode indicar as ferramentas?
      Seria muito legal a sua dica 🙂

      Abraço.

      Responder
  11. Douglas

    Camila, parabéns pelo Blog! Conteúdo simplesmente fantástico!!
    Fica como Sugestão, se possível, vc gravar um vídeo explicando como usa cada uma dessas ferramentas, pro pessoal que está começando agora e tem dificuldades com o inglês.
    Muito sucesso p vc!!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Obrigada pela dica, Douglas 😉
      Muito sucesso para você também!

      Responder
  12. Douglas

    Camila, parabéns pelo Blog! Conteúdo simplesmente fantástico!!
    Fica como Sugestão, se possível, vc gravar um vídeo explicando como usa cada uma dessas ferramentas, pro pessoal que está começando agora e tem dificuldades com o inglês.
    Muito sucesso p vc!!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Obrigada pela dica, Douglas 😉
      Muito sucesso para você também!

      Responder
  13. Sarah

    Camila, parabéns pelo conteúdo que sempre proporciona, de forma simples e direta, sem enrolação em busca de audiência, é de longe uma profissional ímpar! Obrigada pelo esclarecimento!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Aeeee! Ótimo saber que gostou do conteúdo Sarah.

      Ficamos muito felizes 🙂

      Responder
  14. Sarah

    Camila, parabéns pelo conteúdo que sempre proporciona, de forma simples e direta, sem enrolação em busca de audiência, é de longe uma profissional ímpar! Obrigada pelo esclarecimento!

    Responder
    • Camile Woinarski

      Aeeee! Ótimo saber que gostou do conteúdo Sarah.

      Ficamos muito felizes 🙂

      Responder
  15. VALTER DE ARRUDA RITO FILHO

    camila vc menciona que é grátis, mas a única grátis é a Cyfe, a Symply inclusive é paga, grátis é só 30 dias. É isso mesmo?

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Valter
      É possível que a ferramenta tenha mudado. Vamos verificar
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

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