Facebook planeja trocar de nome? O que se sabe sobre a nova mudança da rede

por | out 20, 2021 | Notícias | 0 Comentários


Facebook planeja trocar de nome? Sob olhares atentos dos reguladores ao redor do mundo, o Facebook está planejando se renomear com um novo nome de grupo que se concentra no metaverso, informou o The Verge na terça-feira. A mudança de nome será anunciada na próxima semana, segundo o The Verge, citando uma fonte com conhecimento direto do assunto.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tem falado sobre o metaverso, um mundo digital onde as pessoas podem se mover entre diferentes dispositivos e se comunicar em um ambiente virtual, desde julho, e o grupo tem investido fortemente em realidade virtual e realidade aumentada, desenvolvendo hardware como o Oculus Fones de ouvido de RV e trabalhando em óculos de RA e tecnologias de pulseira.

Facebook planeja trocar de nome?

A mudança provavelmente posicionaria o aplicativo carro-chefe como um dos muitos produtos de uma empresa controladora que supervisiona marcas como Instagram e WhatsApp, de acordo com o relatório. Outra empresa de tecnologia já adotou uma mudança neste sentido. Em 2015 a Google criou a Alphabet, uma holding que concentra todas as empresas do grupo.

Saiba mais: Aquisição do Giphy pelo Facebook causa preocupação no Reino Unido

O Facebook disse que não comenta “boatos ou especulações”. Se for verdade, a reformulação da marca faria sentido, já que o negócio principal do Facebook se torna menos importante para o grupo e busca renovar uma imagem manchada pelo escrutínio regulatório e legal de como lida com a segurança do usuário e discurso de ódio, disseram analistas.


“Isso reflete a expansão dos negócios do Facebook. E, em segundo lugar, acho que a marca do Facebook provavelmente não é a maior, considerando todos os eventos dos últimos três anos ou mais”, disse o analista de internet James Cordwell, da Atlantic Equities, para a Reuters.

O Facebook está sob amplo escrutínio de legisladores e reguladores globais sobre suas práticas de moderação de conteúdo e danos vinculados às suas plataformas, com documentos internos vazados por uma fonte que daria a possibilidade para uma audiência.

facebook planeja trocar de nome

“Ter uma marca principal diferente evitará que essa associação negativa seja transferida para uma nova marca, ou outras marcas que estão no portfólio”, disse Shankha Basu, professor associado de marketing da Universidade de Leeds, em entrevista para a Reuters.

No mês passado, o Facebook nomeou Andrew Bosworth, que chefia os esforços de realidade aumentada e realidade virtual da empresa de mídia social, incluindo produtos como o fone de ouvido Oculus Quest VR, como diretor de tecnologia.

Saiba mais: Horizon Workroom: Novo recurso de videochamadas imersivas do Facebook está à caminho


O termo Metaverso, já vem sendo utilizado há pelo 3 décadas. Ele é muito usado no Vale do Silício e tem sido também utilizado por outras empresas de tecnologia. Um dos exemplos é o jogo Roblox, o qual se refere como uma empresa neste formato. A Epic Games com o Fortnite também se considerada parte do metaverso. Zuckerberg planeja falar sobre a mudança de nome na conferência anual Connect da empresa em 28 de outubro, mas pode ser revelado antes, disse a Verge.

O fato é que se a mudança ocorrer nos mesmos moldes da promovida pelo Google, nada muda para o usuário. Seria apenas uma mudança nas relações públicas das empresa e, certamente, o nome Facebook ou outros produtos da empresa, seriam menos utilizados. O que, de certa forma, poderia ajudar a minimizar a visão negativa sobre as marcas e direcionar os problemas para algo menos específico. Isso já acontece com a Alphabet, quando há escândalos ou problemas envolvendo seus produtos, a mídia negativa se direciona para a “marca principal”.

Vamos acompanhar e ver se os boatos se confirmam.

Fonte: Reuters


Entidades: Facebook

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas