Continua depois da publicidade

Facebook Lite: O que é e como entrar?

por | maio 7, 2021 | Facebook | 0 Comentários

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger, que te dá acesso ao bate papo do Facebook e permite postar stories, por exemplo.

Bem, não são todos os aparelhos celulares que possuem espaço de armazenamento o suficiente, já que muito espaço é necessário. Mas há uma solução para isso, se você sofre com esse problema, conheça o Facebook Lite, a versão que ocupa menos espaço de armazenamento.

Saiba mais: Como impulsionar no Facebook e Instagram?

O que é o Facebook Lite?

O Facebook Lite foi criado pela própria empresa do Facebook pensando em quem quer mais espaço em seus smartphones e velocidade na rede social. Segundo informações do próprio Facebook, o Lite também consome menos dados, funcionando até mesmo com redes de dados 2G. E caso você sofra com internet instável e lenta, o Lite também pode rodar nesse cenário. Além do mais, visualmente ele possui um design mais simples em comparação com o original.

Contudo, vale destacar que o Facebook Lite contém apenas os recursos básicos da rede social, o que deve ser suficiente se você utiliza a rede apenas para visualizar algumas postagens, postar, publicar stories e trocar mensagens, por exemplo. O recurso de Android mínimo para ter o app é de Android 4 ou iOS 9.0, assim sendo compatível com celulares mais antigos. Ele está disponível tanto para Android como para aparelhos iOS, e pode ser baixado nas lojas App Store ou Play Store.

Saiba mais: iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Quais as diferenças entre o Lite e o Facebook?

Agora que você já sabe o que é o Facebook Lite, confira também quais as principais diferenças entre esse app e o original:

Recursos

Como dito antes, o Facebook Lite foi pensado para ocupar menos espaço e ser mais prático e rápido. Com isso, ele acaba tendo menos recursos do que o Facebook. Contudo, os recursos principais ainda estão disponíveis, como acessar o feed dos amigos e fazer postagens, por exemplo. Além do mais, o layout do Facebook Lite acaba sendo muito mais básico em comparação com o app original. Mas isso acaba sendo necessário para que a acessibilidade e o processamento baixo sejam mantidos.

Enquanto a rede social original exige que apps extras como o Messenger sejam instalados para ter funções como troca de mensagens e stories, o Facebook Lite não precisa disso e já oferece essas opções no próprio app. Contudo, o Lite não permite que você utilize recursos como o “Marketplace” ou “Locais”. Após atualizações recentes, o Facebook Lite também permite transmissões ao vivo, mesmo que limitadas. Você não pode utilizar filtros e adicionar um local, por exemplo.

O que você pode fazer no Facebook Lite?

  • Receber notificações como curtidas e comentários nas suas publicações;
  • Você pode utilizar o bate-papo e enviar mensagens em grupo sem o Messenger também será possível;
  • Compartilhar vídeos, fotos e posts incluindo locais, sentimentos e atividades;
  • Conferir o feed dos seus amigos;
  • Vender e comprar no Facebook Marketplace, localmente;
  • Publicar em páginas como o administrador;
  • Expressar utilizando as reações;
  • Ver e publicar Stories sem restrições do aplicativo;
  • Publicar em grupos;
  • Editar cartões para os pôster com o fundo colorido;
  • Fazer buscas por post, grupo, pessoas ou páginas;
  • Você poderá ver e publicar seus Stories sem nenhuma restrição do aplicativo;
  • Publicar e responder perguntas no perfil pessoal;
  • Inserir anúncios nas páginas do Facebook;
  • Ver os links salvos e memórias do “Neste Dia”;
  • Cutucar, remover e adicionar amigos, colocá-los em modo soneca e etc;
  • Mesmo que com limitações, você pode fazer transmissões de vídeos ao vivo;

O que você não pode fazer no Facebook Lite?

  • Esperar o mesmo design da rede social original, já que é bem mais simples no Lite;
  • Fazer edições avançadas em posts com fotos;
  • Utilizar enquetes em seus posts com múltiplas opções de respostas;
  • Usar recursos de bots, compras in-app e jogos;

Facebook Lite

Espaço

Para começar, por ser um aplicativo menor, o tempo de download do mesmo em seu aparelho também será muito mais baixo. E se você sofre com falta de espaço em seu smartphone, mas quer continuar tendo acesso ao Facebook, então o Facebook Lite é perfeito para você. Enquanto o aplicativo original ocupa cerca de 158 MB somente na instalação, o Lite ocupa cerca de 2,3 MB e também funciona em aparelhos mais antigos.

Levando em consideração o tempo de uso e o Cache (armazenamento temporário), o Facebook pode chegar a ocupar cerca de 1 GB de espaço, já o Lite, mesmo levando tudo isso em conta, ocupa mais ou menos 30 MB do espaço de seu aparelho.

Facebook Lite

Dados Móveis

Se você utiliza sua rede de dados móveis para acessar o Facebook, não precisa se preocupar tanto com o consumo que pode ser bastante alto. Com o Facebook Lite o uso de dados fica em segundo plano, juntamente com as atualizações. Mas se mesmo assim você ainda quiser reduzir mais o consumo de dados, existe uma maneira.

Para fazer essas alterações, basta abrir o Facebook Lite e ir no menu e procurar a opção de “Utilização de Dados”. Após isso, habilite a função de “Economizador de Dados”. O app ainda permite que você confira a quantidade de dados gastos anteriormente e você pode escolher o intervalo de tempo para visualizar o consumo, seja de 90 dias, um mês ou uma semana.

Processamento e desempenho

Talvez uma das maiores vantagens do Facebook Lite seja que ele foi desenvolvido para funcionar utilizando uma memória RAM menor. Assim, quem possui um aparelho mais antigo ou limitado, com um processamento menos potente, podem utilizar do app sem muitas dificuldades. A performance geral do aparelho também pode melhorar, já que o Facebook Lite não exigirá muito para funcionar no aparelho e também acabará consumindo menos bateria.

Saiba mais: Melhor forma de impulsionar no Facebook: Impulsionar ou criar um anúncio?

O que é o Facebook Messenger Lite?

Assim como o Facebook Lite é uma versão mais leve do Facebook, o Facebook Messenger Lite é uma variação do app de mensagens da rede social, o Messenger. Ele está disponível para download em aparelhos Android na Play Store. Como esperado, o espaço ocupado pelo aplicativo no download é de apenas 10 MB, podendo ser ideal para os usuários que sofrem com problemas de internet lenta, interferência ou telefone antigo que tende com a falta de espaço, por exemplo.

Além do mais, o Facebook Messenger Lite exige muito menos da capacidade de processamento do seu aparelho celular. Com isso, ele acaba exigindo menos de seu smartphone que contém um hardware de entrada, por exemplo.

O app contém apenas as funções básicas do Messenger, e você não precisa ter uma conta no Facebook para utilizá-lo. Segundo a descrição do mesmo na Google Play Store, com app você pode:

  • Conversar com pessoas que utilizem o Facebook Lite, Facebook ou Messenger.
  • Conferir o status de cada um para ver se estão online.
  • Conversar tanto individualmente ou em grupos.
  • Usar gifs, figurinhas, emojis ou enviar fotos e links.
  • Utilizando a rede wi-fi, você pode realizar ligações de voz ou por vídeo de forma gratuita, ao menos que o wi-fi esteja desligado, o que poderá resultar em uma cobrança de seus dados móveis.

Saiba mais: Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Entrar no Facebook Lite

Para acessar o Facebook Lite, é bastante simples. Você pode utilizar a sua própria conta do Facebook original, ou se não tiver criar uma conta do zero. Basta seguir os passos:

Passo 1. Vá até a loja de aplicativos virtuais do seu aparelho e procure por “Facebook Lite”.

Passo 2. Clique em “Instalar” para que o app seja baixado no seu smartphone.

Passo 3. Abra o aplicativo e digite seu e-mail ou número de telefone e a senha para realizar o login.

Passo 4. Se você não tiver uma conta, basta clicar no botão verde escrito “Criar nova conta” e inserir os dados solicitados para continuar com o login.

Facebook Lite

Pronto, o acesso é idêntico ao do Facebook original, basta fazer bom proveito da rede social sem se preocupar com o espaço no seu aparelho ou consumo de dados.

Continua depois da publicidade

Entidades: Android | Facebook | Google | Instagram

Tags:

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados.  Quem atua no mercado...

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Como criar catálogo de produtos no Facebook?

Pretende começar a vender produtos na internet? Caso sua resposta seja sim, criar catálogo de produtos no Facebook pode ser uma ótima alternativa para sua loja virtual. Com as redes sociais, você pode anunciar os itens que pretende comercializar e adicionar...

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites: como funcionará o clone do Clubhouse?

Facebook Soundbites, essa é a nova iniciativa do Facebook anunciada em abril de 2021. Trata-se de um conjunto de ferramentas de áudio, com o objetivo de oferecer aos usuários da rede social, experiências em áudio, assim como acontece na concorrente Clubhouse. As novas...

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Atividade fora do Facebook: como controlar sua privacidade

Não é de hoje que somos alvo de fake news. Uma que está rodando por aí é sobre a Atividade Fora do Facebook. A partir do momento em que repassamos uma informação sem realizar a checagem do conteúdo somos responsáveis pela propagação da notícia. Foi justamente isso que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest