Facebook Graph Search: primeiras impressões

por | jan 31, 2013 | Facebook | 4 Comentários

No dia 31 de janeiro o Graph Search do Facebook foi habilitado em minha conta. Após alguns dias na lista de espera, eis que o mais novo “brinquedo” do Facebook – e agora meu também – chegou!

A notícia veio logo cedo, assim que abri meu Facebook, a mensagem tão esperada estava lá:

Mensagem Facebook Graph Search habilitada

Tour pelo novo recurso

Ao ativar o Graph Search, o Facebook me convidou a conhecer alguns recursos do Graph Search para apresentar possibilidades de uso. Começamos por uma pesquisa por ex-alunos da mesma faculdade em que me formei.  A procura foi segmentada para “amigos que frequentaram a mesma universidade que eu”. Logo após, partimos para as categorias, onde poderia buscar por restaurantes nas proximidades da faculdade, músicas que meus amigos ouviram e fotos de amigos.

Resultados de busca Graph SearchAqui já é possível observar a quantidade absurda de dados que o Facebook se propõe a organizar como o Graph Search. Praticamente TUDO o que fizermos no Facebook ou em sites conectados ao Facebook via plug-ins sociais e aplicativos, por exemplo, pode ser inserido nos resultados de pesquisa.

Ao pesquisar por restaurantes, por exemplo, os resultados são bem completos. Envolvem desde as páginas dos lugares próximos, até check-ins de amigos, fotos e avaliações. Aqui, é importante reforçar a importância de negócios locais preencherem com o máximo de cuidado e informações a área “Sobre” de suas páginas, bem como categorizá-la corretamente. A partir das informações inseridas pelo administrador da página, será possível encontra-la com mais facilidade nas buscas (para mais dicas e sugestões sobre como sua página pode se beneficiar mais do Graph Search, sugiro a leitura do post “Facebook Graph Search: o que muda para você?”).

Negocios locais e categorias na Graph Search

Mudanças no visual do Facebook

Feito o tour, chegou a hora de usar o recurso. Porém, uma mudança no layout do Facebook me chamou a atenção: a mudança de lugar dos ícones de notificações de novos pedidos de amizade, mensagens e notificações. O que era do lado esquerdo, mudo para o lado direito.

Já havia lido em blogs especializados que o Facebook faria alterações na posição destes ícones, justamente para beneficiar os anúncios. Isso porque, eles (em minha opinião) são os locais que sempre olhamos. Como estavam do lado oposto dos anúncios, muitos já haviam criado o banner blindness ou Ad blindness, ou seja, “um fenômeno na usabilidade onde os visitantes de um site, conscientemente ou inconscientemente, ignoram banners e propaganda” (Wikipedia).

Novo layout privilegia anuncios

Desta maneira, com uma alteração na usabilidade e disposição de ícones tão relevantes, nossos olhos verão com mais frequência o lado direito do Facebook, onde os anúncios ficam.

Com a alteração no layout, a barra de busca, com a caixa em branco, some, dando espaço para uma barra total azul com o texto “Procure por pessoas, lugares ou coisas”. Ok, nada muito significativo.

Filtros e resultados interessantes para administradores de páginas

Se você administra fan pages no Facebook, pode usar o Graph Search para encontrar informações interessantes sobre sua página e a página dos concorrentes. No exemplo abaixo, usando os filtros de busca do Graph Search, pesquisei por pessoas, que não são meus amigos no Facebook, que curtem a página da .com/teúdo e do amigo Ique Muniz. A partir desta informação, posso conhecer quais dos meus fãs também conhecem e se interessam pelos meus concorrentes.

Filtros de busca Graph Search beneficiam marcas

Posso ir mais longe, filtrar por mulheres, que moram em São Paulo que curtem a página da .com/teúdo e do Ique Muniz. Obviamente, a busca revela poucos resultados, mas eles podem ser muito úteis para campanhas específicas ou levantamento de possíveis clientes, caso eu insira apenas as páginas dos meus concorrentes na busca.

Segmentação de buscas no Graph Search

As alternativas são imensas. Os filtros de busca realmente permitem segmentar de uma forma tão impressionante, que fico até com medo com o que pode ser feito com esta quantidade de informação. É claro que cabe aos usuários tomarem cuidado com o que postam na rede, bem como o que fazem por aí. Lembre-se, praticamente todos os sites aceitam conexão com os dados do Facebook e, dependendo do que você lê ou curte, pode falar muito sobre você.

Estas foram minhas primeiras impressões sobre o Graph Search. Para ficar por dentro de mais novidades, curta a página da .com/teúdo no Facebook!

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Como desativar o Facebook temporariamente?

Como desativar o Facebook temporariamente?

Está precisando de um tempo longe das redes sociais mas não sabe como desativar o Facebook temporariamente? Fique com a gente até o final desse post e confira o passo a passo para desativar sua conta. O Facebook é uma das maiores redes sociais. Apesar de não estar...

Como excluir o Facebook pelo celular?

Como excluir o Facebook pelo celular?

O Facebook é uma das principais redes sociais do mercado. Mas sabia que tem como excluir o Facebook pelo celular? Caso você queira se desfazer da sua conta por algum motivo, é só seguir nosso tutorial para saber como excluir o Facebook pelo celular.  Além de excluir o...

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

4 Comentários

  1. Denise Tonin

    Excelente Camila! Obrigada pelas infos! Vamos aguardar então! beijos

    Responder
    • Camila Camargo

      Obrigada pela visita Denise!

      Responder
  2. Denise Tonin

    Excelente Camila! Obrigada pelas infos! Vamos aguardar então! beijos

    Responder
    • Camila Camargo

      Obrigada pela visita Denise!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest