Facebook Empresas: 5 dicas da rede social para negócios

por | dez 9, 2010 | Facebook | 34 Comentários

Assim como as demais redes sociais, o Facebook foi fundado pensando nas pessoas. Contudo, conforme ele foi se desenvolvendo, surgiu a necessidade de que fossem criadas ferramentas específicas para negócios. Com isso, surgiu o Facebook Empresas.

Desde então, a rede está constantemente investindo em novos recursos exclusivos para empresas e organizações. Essas ferramentas transformam o Facebook em um poderoso canal de marketing digital.

De grandes corporações a microempresas, a rede social tem ferramentas que auxiliam na divulgação de qualquer tipo de negócio.

Facebook Empresas: o que é?

O Facebook Empresas, também chamado de Facebook Business, desponta como uma excelente opção para negócios que querem marcar presença online.

Os recursos servem não só para a rede social Facebook, mas para todas as outras marcas, como Instagram, Messenger e WhatsApp.

Dentre as funcionalidades exclusivas para negócios estão a possibilidade de criar anúncios e análise de métricas, por exemplo.

Todas essas ferramentas estão reunidas em uma plataforma à parte, chamada Gerenciador de Negócios. Ela pode ser acessada por meio do link business.facebook.com.

Nesse Gerenciador, é possível fazer o manejo de todos os recursos oferecidos exclusivamente para negócios. Assim, fica fácil separar o que é pessoal e o que é referente à sua empresa no Facebook.

5 dicas para impulsionar seu negócio com o Facebook Empresas

Para que você entenda melhor como usar todos os recursos oferecidos pelo Facebook Empresas podem ajudar o seu negócio a crescer, listamos aqui 5 dicas:

1. Crie uma página

O primeiro passo a ser dado por quem quer utilizar o Facebook Empresas é criar uma página. Elas são a principal ferramenta disponibilizada para negócios.

A sua página é a sua empresa dentro do Facebook. É nela que você vai fazer publicações e interagir com o seu público.

Por aqui, já te ensinamos passo-a-passo como criar e configurar uma página no Facebook.

É importante ressaltar que, não ter uma página invalida todos os demais recursos. Por isso, se você ainda não tem uma, esse é o momento de criá-la.

2. Interaja com seu público

Em sua página, você terá a chance de interagir com o seu público. Nela, você vai encontrar algumas formas de conversar com quem te acompanha.

A primeira forma é por meio dos comentários. Sempre que você publicar algo, as pessoas que seguem o seu negócio poderão deixar comentários nas postagens.

É importante que você esteja atento à eles e pronto para respondê-los. Nem sempre os comentários serão bons ou positivos. Por isso, é preciso ter jogo de cintura.

Outra forma é por meio da sua caixa de entrada. Nesse recurso, também chamado de inbox, as pessoas te podem enviar mensagens e você pode responder em um chat privado.

Aqui, também é importante ter o cuidado de responder a todos sempre com educação e cordialidade.

3. Se faça presente

Mais importante do que estar no Facebook é se fazer presente. De nada adianta criar uma página se você não vai mantê-la atualizada.

É muito desagradável pesquisar por uma empresa e encontrar uma fanpage abandonada. Por isso, separe um tempo para investir na produção de conteúdos para o seu negócio.

Por aqui, já demos dezenas de dicas sobre como você pode fazer isso da melhor maneira. Temos até mesmo um guia recheado de ideias para você se inspirar.

Para facilitar esse trabalho, você pode contar com mais um recurso exclusivo para empresas, que é o agendamento de postagens por meio do Estúdio de Criação.

4. Conheça seu público

Dentre as ferramentas exclusivas para negócio, o Facebook disponibiliza o Insights. Com ele, você descobre uma série de informações sobre o seu público, como: gênero, idade e localização.

Esses dados são de extrema importância para que você defina a persona do seu negócio e crie conteúdos direcionados para ela.

Saiba Mais: Persona: descubra quem é o seu cliente e o que ele realmente quer

5. Saiba o que está dando certo

Uma dos nossos mantras por aqui é o lema “elimine o que não funciona e multiplique o que funciona”. Isso significa que, como em toda estratégia de marketing, você deve mensurar e avaliar todas as ações que executa no Facebook.

E, para te ajudar com isso, a rede social possui ferramentas próprias para esse fim. Elas contam com informações que te ajudam a contabilizar interações e a identificar quais conteúdos trazem os melhores resultados para as suas contas.

Com isso, você pode parar de perder tempo com o que não dá retorno e investir apenas naquilo que efetivamente dá resultado.

Anúncios no Facebook Empresas

Um dos principais recursos do Facebook Empresas é a possibilidade de criar anúncios e promover publicações para expandir seus negócios. Com essa função, você cria campanhas e promoções e as direciona para um público definido, de acordo com seus clientes.

De forma resumida, você paga para que o Facebook entregue seu conteúdo para aquelas pessoas que tem mais interesse no seu negócio. E aqui as possibilidade são infinitas.

O Facebook Ads permite que você escolha entre vários objetivos para as suas promoções. São eles:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalação de aplicativos;
  • Visualizações de vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Conversão;
  • Venda do catálogo;
  • Visitas ao estabelecimento.

Cada um desses objetivos possui características únicas e explicamos cada um deles aqui.

Durante a criação do anúncio, esses objetivos são combinados com diversas possibilidades relacionados à segmentação. Uma vez que você pode escolher para quem deseja enviar a publicação, há ferramentas que auxiliam exatamente nisso.

Você pode, por exemplo, criar públicos personalizados de quem se envolveu com os conteúdos das suas páginas ou até mesmo procurar por pessoas que sejam parecidas com os seus clientes, em termos de hábitos e gostos.

São uma série de recursos exclusivos criados pelo Facebook Empresas. Se você tiver interesse em saber mais sobre eles e aprender a criar anúncios para promover o seu negócio, pode acessar o Intensivo Anúncios no Facebook e Instagram.


Agora que você já teve um panorama geral do que o Facebook Empresas pode oferecer para o seu negócio, está na hora de por a mão na massa e começar a criar sua estratégia digital.

Ainda há muito o que aprender. Por isso, aproveite para navegar pelos conteúdos aqui do blog, que estão repletos com informações úteis e ir mais a fundo nas possibilidades do Facebook Empresas.

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Entidades: Facebook | Instagram | WhatsApp

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34 Comentários

  1. Carina Brito

    Boa tarde,
    Infelizmente a pequena minha empresa tinha uma página de perfil normal, e esta semana o Facebook eliminou a minha página! Informei-me e disseram-me que tinha de criar uma página de empresa, pois as empresas não podem ter páginas de perfil normais.
    Como tenho uma conta pessoal, criei a partir dessa conta uma página de empresa. (Pois tinham me dito que tinha de associar a minha página de empresa a um ou mais administradores de perfil pessoal)
    O que me está a acontecer, é que sempre que clico em “gosto” ou comento alguma coisa nos perfis das pessoas da minha página de empresa, estas acções aparecem enquanto perfil pessoal e não enquanto empresa! Não faz sentido porque quero interagir com os meus “Fãs” enquanto empresa e não enquanto perfil pessoal!
    O que devo fazer?

    Carina Brito

    Responder
    • CamilaCamargo

      Oi Carina. O Facebook é bem claro quando se cria um perfil. Se for de uma empresa e ele descobrir a mesma está sujeita a eliminação da rede. Mais informações sobre isso pode ser obtidas na Central de Ajuda (http://www.facebook.com/help/?section=using). Quanto ao seu problema, mais pessoas comentaram isso comigo, mas não seio o que fazer. Tente sair do Facebook e fazer o login novamente. Sinceramente não sei se isso é um problema do Facebook ou algo proposital. Aliás, se alguém souber como resolver este problema de diferenciação entre perfil e página na hora de interagir compartilha aí com a gente.

      Mas agradeço seu comentário e espero que o post tenha sido útil.

      Responder
      • Fernando

        DO LADO DIREITO TEM UM ICONE PARA TROCAR O USUARIO E INTERAGIR COMO ADM DA PAGINA ESTA ATÉ ESCRITO ULTILIZAR COMO EMPRESA X

        PRECISO DE AJUDAR PARA CRIAR UM VISUL MAIS BONITO, OUVI FALAR PARA COLOCAR EM HTML A PAGINA INFORMACOES … SABE A RESPEITO
        ENFIM A EMPRESA É http://WWW.BREJAEMCASA.COM.BR SE POSSIVEL MANDAR INFORMACOES POR EMAIL AGRADECEMOS: CONTATO@BREJAEMCASA.COM.BR

        Responder
        • Camila Camargo

          Oi Fernando.

          Se você clicar neste ícone irá utlizar o Facebook como Página e poderá interagir com as empresas que sua página curte.

          Você pode usar aplicativos HTML, como o Static HTML para inserir imagens, formulários, vídeos e outros itens em sua página.

          Responder
  2. Carina Brito

    Boa tarde,
    Infelizmente a pequena minha empresa tinha uma página de perfil normal, e esta semana o Facebook eliminou a minha página! Informei-me e disseram-me que tinha de criar uma página de empresa, pois as empresas não podem ter páginas de perfil normais.
    Como tenho uma conta pessoal, criei a partir dessa conta uma página de empresa. (Pois tinham me dito que tinha de associar a minha página de empresa a um ou mais administradores de perfil pessoal)
    O que me está a acontecer, é que sempre que clico em “gosto” ou comento alguma coisa nos perfis das pessoas da minha página de empresa, estas acções aparecem enquanto perfil pessoal e não enquanto empresa! Não faz sentido porque quero interagir com os meus “Fãs” enquanto empresa e não enquanto perfil pessoal!
    O que devo fazer?

    Carina Brito

    Responder
    • CamilaCamargo

      Oi Carina. O Facebook é bem claro quando se cria um perfil. Se for de uma empresa e ele descobrir a mesma está sujeita a eliminação da rede. Mais informações sobre isso pode ser obtidas na Central de Ajuda (http://www.facebook.com/help/?section=using). Quanto ao seu problema, mais pessoas comentaram isso comigo, mas não seio o que fazer. Tente sair do Facebook e fazer o login novamente. Sinceramente não sei se isso é um problema do Facebook ou algo proposital. Aliás, se alguém souber como resolver este problema de diferenciação entre perfil e página na hora de interagir compartilha aí com a gente.

      Mas agradeço seu comentário e espero que o post tenha sido útil.

      Responder
      • Fernando

        DO LADO DIREITO TEM UM ICONE PARA TROCAR O USUARIO E INTERAGIR COMO ADM DA PAGINA ESTA ATÉ ESCRITO ULTILIZAR COMO EMPRESA X

        PRECISO DE AJUDAR PARA CRIAR UM VISUL MAIS BONITO, OUVI FALAR PARA COLOCAR EM HTML A PAGINA INFORMACOES … SABE A RESPEITO
        ENFIM A EMPRESA É http://WWW.BREJAEMCASA.COM.BR SE POSSIVEL MANDAR INFORMACOES POR EMAIL AGRADECEMOS: CONTATO@BREJAEMCASA.COM.BR

        Responder
        • Camila Camargo

          Oi Fernando.

          Se você clicar neste ícone irá utlizar o Facebook como Página e poderá interagir com as empresas que sua página curte.

          Você pode usar aplicativos HTML, como o Static HTML para inserir imagens, formulários, vídeos e outros itens em sua página.

          Responder
  3. Caio

    Olá Camila,

    Venho enfrentando problemas para implementar o Facebook na empresa em que trabalho. Em todo lugar que pesquiso, vejo que a página é melhor do que o perfil do Facebook para empresas, concordo com isso, mas o que vejo, pelo menos nas pequenas empresas, é que elas geralmente tem os dois, perfil e página, pois o perfil tem utilidades que a página não tem, por exemplo prospectar clientes adicionando amigos e tendo cada mais “seguidores” e disseminadores de seu conteúdo. Quando entro em contato com os administradores destas empresas, eles me dizem que ter os dois é uma estratégia, pois usam o perfil para interagirem com seus seguidores e a página para divulgar e publicar promoções.

    Com base na pesquisa que fiz, migrei o perfil pessoal de minha empresa para página e todos os meus amigos viraram fãs. Tem como eu recuperar ou criar um perfil pessoal e permanecer com a mesma página?

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Caio. Sobre estratégia de cada empresa, isso não posso opinar, pois cada uma tem a sua. Porém, o próprio Facebook deixa bem claro no termos de uso de páginas que:

      1. As páginas são perfis especiais que só podem ser utilizados para promover uma organização empresarial ou outras actividades comerciais, políticos ou de beneficência ou empreendimento (incluindo organizações sem fins lucrativos, as campanhas políticas, bandas e celebridades).

      Então, já soube de casos de pessoas que tiveram seus perfis usados como empresa excluídos do Facebook. Além disso, as páginas oferecem inumeras possiblidades de interação que os perfis não possuem. Essa prospecção de clientes que tanto se fala, em minha opinião é spam e invasiva. As pessoas não querem mais, em minha opinião, este tipo de comunicação. Eu sou totalmente contra uma empresa ter um perfil.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Responder
  4. Caio

    Olá Camila,

    Venho enfrentando problemas para implementar o Facebook na empresa em que trabalho. Em todo lugar que pesquiso, vejo que a página é melhor do que o perfil do Facebook para empresas, concordo com isso, mas o que vejo, pelo menos nas pequenas empresas, é que elas geralmente tem os dois, perfil e página, pois o perfil tem utilidades que a página não tem, por exemplo prospectar clientes adicionando amigos e tendo cada mais “seguidores” e disseminadores de seu conteúdo. Quando entro em contato com os administradores destas empresas, eles me dizem que ter os dois é uma estratégia, pois usam o perfil para interagirem com seus seguidores e a página para divulgar e publicar promoções.

    Com base na pesquisa que fiz, migrei o perfil pessoal de minha empresa para página e todos os meus amigos viraram fãs. Tem como eu recuperar ou criar um perfil pessoal e permanecer com a mesma página?

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Caio. Sobre estratégia de cada empresa, isso não posso opinar, pois cada uma tem a sua. Porém, o próprio Facebook deixa bem claro no termos de uso de páginas que:

      1. As páginas são perfis especiais que só podem ser utilizados para promover uma organização empresarial ou outras actividades comerciais, políticos ou de beneficência ou empreendimento (incluindo organizações sem fins lucrativos, as campanhas políticas, bandas e celebridades).

      Então, já soube de casos de pessoas que tiveram seus perfis usados como empresa excluídos do Facebook. Além disso, as páginas oferecem inumeras possiblidades de interação que os perfis não possuem. Essa prospecção de clientes que tanto se fala, em minha opinião é spam e invasiva. As pessoas não querem mais, em minha opinião, este tipo de comunicação. Eu sou totalmente contra uma empresa ter um perfil.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Responder
  5. Caio

    Ajudou sim. Muito Obrigado.

    Parabéns pelo sucesso.

    Responder
  6. Caio

    Ajudou sim. Muito Obrigado.

    Parabéns pelo sucesso.

    Responder
  7. Priscila

    Olá Camila,

    Gostei muito de suas explanações sobre a página empresarial no Facebook.
    Eu fiz uma página empresarial, mas tenho dificuldade em divulga-la. Achei ruim ficar atrelada ao meu perfil, inclusive vim em busca de informações para criar a página como usuário, para que eu possa convidar as pessoas. Pois eu gostaria de convidar várias pessoas (o que é possível através de importação de contatos), mas que não são meus amigos diretos.

    Devo adicionar estas pessoas como meus amigos, para então publicar no meu mural, ou no mural delas o link da minha página empresarial?

    Muito grata!

    Um abraço,
    Priscila.

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Priscila. Esse seria um mundo ideal, mas o Facebook não permite que você entre em contato direto com os fãs. O Facebook não quer que as empresas sejam invasivas, perturbem os usuários e o que pode promover a saída deles da rede. Para divulgar sua página, use os anúncios do Facebook, convide seus amigos, integre o Facebook aos seu site e a todas as ferramentas de comunicação da sua empresa.

      Responder
  8. Priscila

    Olá Camila,

    Gostei muito de suas explanações sobre a página empresarial no Facebook.
    Eu fiz uma página empresarial, mas tenho dificuldade em divulga-la. Achei ruim ficar atrelada ao meu perfil, inclusive vim em busca de informações para criar a página como usuário, para que eu possa convidar as pessoas. Pois eu gostaria de convidar várias pessoas (o que é possível através de importação de contatos), mas que não são meus amigos diretos.

    Devo adicionar estas pessoas como meus amigos, para então publicar no meu mural, ou no mural delas o link da minha página empresarial?

    Muito grata!

    Um abraço,
    Priscila.

    Responder
    • Camila Camargo

      Oi Priscila. Esse seria um mundo ideal, mas o Facebook não permite que você entre em contato direto com os fãs. O Facebook não quer que as empresas sejam invasivas, perturbem os usuários e o que pode promover a saída deles da rede. Para divulgar sua página, use os anúncios do Facebook, convide seus amigos, integre o Facebook aos seu site e a todas as ferramentas de comunicação da sua empresa.

      Responder
  9. Paulo André Alves Teixeira

    há como recuperar uma url personalizada?   eu criei uma … mas não sei o que fiz … não sei se apaguei  … ela não está disponivel … mas não a encontro … o que faço??

    Responder
  10. Paulo André Alves Teixeira

    há como recuperar uma url personalizada?   eu criei uma … mas não sei o que fiz … não sei se apaguei  … ela não está disponivel … mas não a encontro … o que faço??

    Responder
  11. Márcio

    Qual o caminho para criar uma seção chamada TRABALHE CONOSCO no Facebook? Nos botões não existe essa possibilidade.

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, Márcio
      Até onde sabemos não existe uma guia para isso.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder

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