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Facebook Ads para Afiliados: Como funciona?

Você sabe como funciona o Facebook Ads para afiliados? Tiramos algumas dúvidas e damos dicas para você vender mais
Sumário

Por aqui estamos sempre frisando o potencial que o Facebook tem para alavancar qualquer negócio. Entre tantas formas de se ganhar dinheiro na internet, uma delas é ser um afiliado. Dito isso, hoje vamos falar sobre o Facebook ads para afiliados. 

Quem atua no mercado de afiliação, tem no Facebook uma ótima vitrine para direcionar sua audiência para seu link de afiliado. Com o aumento das visitas, as chances de converter uma venda aumentam. Se você já é um profissional nesse mercado ou deseja iniciar sua carreira. Vamos listar boas práticas de Facebook Ads para afiliados. 

Saiba mais: Sites para afiliados: como aumentar a sua renda

Facebook Ads para afiliados: Como começar?

A primeira regra, é claro, é ter uma página no Facebook. Mas atenção, uma fanpage e não um perfil, afinal, perfis pessoais não têm acesso ao investimento em anúncios. 

O segundo passo é cadastrar um cartão de crédito em sua conta de anúncios ou carregar uma valor em sua conta, via pagamento por boleto. É necessário ter um saldo ou uma forma de pagamento para investir em anúncios. 

Suas ações serão realizadas e monitoradas pelo gerenciador de anúncios, que é uma ferramenta disponível na rede social. Por essa ferramenta é possível criar anúncios e avaliar métricas dos anúncios publicados. O mais bacana é que esse monitoramento pode ser realizado em tempo real no gerenciador de anúncios. 

Facebook Ads para afiliados: Criando um anúncio

No gerenciador de anúncios do Facebook, existem vários objetivos ao criar um anúncio. Cada objetivo trará um resultado diferente. São eles: Reconhecimento da marca, tráfego, alcance, envolvimento, conversões, geração de cadastro, venda por catálogo, entre outros.  

Facebook Ads para Afiliados

O formato de anúncio mais utilizado no mercado de afiliados é o tráfego. Isso porque, através dessa categoria de anúncio, é possível criar uma campanha que redireciona o público para um link. Nesse caso, seu link de afiliado. 

Porém, conforme o profissional de afiliação vai aprofundando seus conhecimentos em marketing digital, nada o impede de utilizar as demais categorias. Como por exemplo, gerar leads para divulgar seu link de afiliado por e-mail, por exemplo.

Importante: antes de divulgar seu link de afiliado no Facebook Ads, vale muito a pena ler as políticas de privacidade da plataforma. Isso porque, dependendo de como você divulga seu link, pode ter sua conta de anúncios. bloqueada. Além disso, divulgar o link direto de uma plataforma de afiliados, pode gerar bloqueios. 

Isso porque, como há muitas pessoas fazendo coisas erradas, o Facebook geralmente coloca links de empresas como Hotmart, Eduzz e Monetizze, que são plataformas conhecidas do mercado de afiliados, como suspeitas. Por isso, ter um link seu, que leve para uma página de captura ou venda própria, pode ser a forma mais efetiva de evitar bloqueios em seus anúncios.

Saiba mais: Como evitar bloqueio de contas no Facebook

5 dicas para você aplicar ao fazer Facebook Ads para afiliados

Agora vamos falar sobre como você pode organizar suas campanhas no Facebook, além de dicas que podem ajudar no alcance de seus objetivos.

Crie páginas de captura 

As páginas de captura são a forma mais segura para você investir em tráfego no Facebook Ads. Como falamos anteriormente, você não deve divulgar seu link de afiliado diretamente na ferramenta, isso inclusive pode levar sua conta a ser banida. 

Ao invés disso, você pode direcionar sua audiência para sua landing page, introduzindo-o na pré-venda do seu produto de afiliado. Só então, a partir desta página, poderá direcioná-lo para seu link afiliado. 

As páginas de captura podem ter outros objetivos também. Como por exemplo, coleta de e-mails ou contato dos possíveis clientes. A função da sua landing page precisa estar alinhada com a sua campanha de marketing. 

Defina metas 

Você precisa definir metas claras para suas campanhas no Facebook Ads. Seu objetivo é vender mais? Você quer apenas lucrar independentemente da porcentagem? Aumentar sua carteira de clientes? 

Ao definir esses objetivos, fica mais fácil utilizar a ferramenta do Facebook para criar seus anúncios de forma mais assertiva. De forma resumida, todo afiliado que vender mais. Por isso, como uma métrica fundamental, você pode usar o ROAS.

ROAS

O ROAS geralmente é uma das métricas mais fáceis de calcular. ROAS quer dizer Return Over Ad Spent, em inglês. Em português a métrica significa Retorno Sobre Gasto com Anúncios. Em linhas gerais, ela permite calcular quanto você gastou e quanto lucrou.

Por exemplo, se você gastou R$100 para vender um curso que paga comissão de R$297, basta dividir 297 por 100. Nesta campanha você teve um ROAS de 2,97. Isso significa que a cada 1 real gasto, você retornou 2,97.

Faça testes 

Sempre falamos aqui no blog sobre os testes A/B. Testar é uma excelente forma de descobrir o que funciona para o seu negócio. Podemos nos inspirar nos anúncios de outras empresas, porém nem sempre o que funciona para eles, funcionará em seu anúncio. 

Por isso, você deve testar seu público. Por exemplo, ao fazer um anúncio com uma imagem, crie outro anúncio, com a mesma segmentação, porém outra imagem. Acompanhe para saber qual imagem converteu mais resultados no seu objetivo.

Saiba mais: Métricas: 10 formas de avaliar as suas estratégias digitais

Comece por campanhas internas 

Para quem está começando a criar anúncios no Facebook Ads, uma dica muito bacana é iniciar com campanhas internas. Só depois, crie campanhas para sua página de captura. Essa ordem faz com que seus anúncios sejam aprovados de maneira mais rápida na rede social. 

Na prática, esta é uma forma de “esquentar sua conta de anúncios”. Ao fazer campanhas com objetivo de Envolvimento, mensagens, visualização de vídeos, por exemplo, você corre menos riscos de ter sua conta sinalizada ou bloqueada. Isso porque, um dos principais problemas está ao levar as pessoas para fora do Facebook.

Comece devagar, com uma verba mais baixa, teste algumas chamadas, headlines, imagens, públicos. Na medida em que tiver mais confiança, aumente sua verba e diversifique seus objetivos, apostando também em campanhas de tráfego, por exemplo.

Saiba mais: Gerador de Ideias para Copywriting

Coloque limites em suas campanhas 

É natural para quem está começando, não saber exatamente os resultados que conseguirá alcançar. Com isso, você tem a opção de limitar suas campanhas no Facebook Ads por tempo e/ou por valor. Isso evitará que você extrapole o seu orçamento com publicidade. Ainda mais se seus gastos estão cadastrados no cartão de crédito, essa é uma ótima forma de controlá-los. 

Estipule um orçamento diário para seus anúncios e deixe-o registrado na plataforma. Ao começar sua jornada como afiliado, defina um valor que está disposto a investir para entrar no mercado. Assim como qualquer outro negócio novo, ter uma verba inicial é muito importante.

A mesma coisa acontece no mercado de afiliados. Defina um valor para investir e começar a entender como as coisas funcionam. Defina uma ROAS de 1, por exemplo, para que você consiga rodar sem ficar no prejuízo. Essa pode ser sua primeira meta e ponto de partida no mercado.

Facebook Ads para afiliados: Dica bônus 

Você sabia que pode induzir sua audiência a tomar uma ação para que você alcance seus objetivos? Estamos falando do call to action. 

O call to action ou chamada para ação em português, é uma estratégia que muitos sites utilizam para incentivar pessoas a tomarem uma ação em sua página. Seja por meio de frases ou com a criação de um botão do tipo leia mais.  

Vou dar um exemplo aqui nesse texto mesmo. Clique aqui e leia o texto explicativo com todos os tipos de call to action para você aplicar em suas campanhas. 

Facebook Ads para afiliados: Vale a pena?

Vários negócios alcançaram resultados muito positivos em suas campanhas dentro do Facebook. Com o mercado de afiliados não tem o porquê ser diferente. O grande problema é que no primeiro erro ou resultado não muito positivo, as pessoas já desistem de utilizar a ferramenta de anúncios. 

Por isso, recomendamos fortemente testar tudo que você puder (imagens, vídeos, headlines, call to action, copywriting). Os testes, porém, não devem ser restritos apenas às campanhas que não obtiveram o resultado desejado. Você pode testar as campanhas que estão convertendo, e assim, descobrir se é capaz de otimizar ainda mais o seu resultado. 

Muito bem, se você leu até aqui, sabemos que as chances de você aumentar suas vendas com Facebook estão maiores! Continuar sempre investindo em seu conhecimento sobre marketing digital, é clichê falar, porém sabemos que isso te ajudará muito em seus objetivos. 

Se você tiver mais dicas de como se dar bem no mercado de Facebook Ads para Afiliados, compartilhe com todos nos comentários.

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