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Estúdio de Criação Facebook: para que serve e como usar

por | out 2, 2020 | Redes Sociais | 0 Comentários

Se você trabalha criando conteúdo para as redes sociais, certamente já sonhou com uma ferramenta que integrasse agendamentos, mensagens e métricas, não é mesmo? Pois saiba que ela existe e é o Estúdio de Criação Facebook.

O Estúdio de Criação Facebook é uma plataforma gratuita desenvolvida para facilitar a vida de quem precisa gerenciar páginas do Facebook e perfis do Instagram.

Ela conta com diversos recursos e reúne funções importantes, como agendamento de publicações e mensagens inbox.

Hoje, vamos te mostrar como começar a usá-la para gerenciar as mídias sociais do seu negócio.

Para que serve o Estúdio de Criação Facebook?

O Estúdio de criação Facebook, também chamado de Creator Studio, é uma plataforma que integra as principais funções necessárias para criadores de conteúdo.

Nele, você encontra as ferramentas necessárias para: publicar, gerenciar, monetizar e mensurar os conteúdos de sua página no Facebook e perfil no Instagram.

Para entender melhor o quão completa essa ferramenta é, vejamos as funções que o Estúdio de Criação reúne para cada rede social:

Recursos do Estúdio de Criação Facebook e Instagram

Publicar conteúdo: é possível publicar e agendar vários conteúdos de uma única vez, usar datas retroativas ou salvá-los como rascunho.

Antes do Estúdio, já era possível programar posts para o Facebook. O grande diferencial é que agora também é possível programar para o Instagram.

Outro ponto interessante é que com ele, você também pode fazer publicação cruzada entre várias páginas.

Alertas e conselhos: na página inicial do Estúdio de Criação Facebook, você encontra uma série de alertas e conselhos sobre suas páginas e contas.

Além disso, tem uma visão geral das principais publicações das contas selecionadas.

Biblioteca de conteúdo: todo o seu conteúdo postado nas páginas do Facebook e contas no Instagram (até mesmo os Stories) está disponível para consulta e edição na seção Biblioteca de Conteúdo.

Desempenho e informações: o Estúdio de Criação Facebook reúne uma série de dados e insights para você acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos seus conteúdos.

Use-o para obter métricas sobre seus ganhos e informações sobre o seu público.

Caixa de entrada: o inbox das suas páginas também está no Estúdio de Criação Facebook.

Use-o para responder mensagens e comentários deixados pelos seus fãs e clientes, seja na sua página do Facebook ou conta do Instagram.

Monetização: para quem trabalha com anúncios in-stream, o Estúdio de Criação Facebook também conta com uma aba exclusiva para acompanhar seus ganhos na plataforma.

Rights Manager: preocupado se seu conteúdo está sendo plagiado?

O Estúdio de Criação dispõe de um recurso que permite rastrear o seu conteúdo autoral e descobrir se ele está sendo usado de forma indevida por terceiros.

Coleção de sons: no Estúdio você também encontra uma biblioteca de áudio, efeitos e músicas gratuitos para usar em seus vídeos.

Basta escolher o que mais tem a ver com seu conteúdo, baixar e usar.

Páginas: na parte de páginas no Estúdio de Criação Facebook, administradores podem ter uma visão geral do desempenho da fanpage e atribuir e remover funções administrativas.

Como acessar o Estúdio de Criação Facebook

Se você tem uma conta no Facebook e uma página, basta acessar https://business.facebook.com/creatorstudio e você já poderá usar o Estúdio de Criação Facebook.

Não há necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro, nem novo login. Também não é preciso baixar nenhum programa ou aplicativo.

Agora, pra usar as ferramentas disponíveis para gestão, algumas etapas são necessárias.

Como conectar-se ao Instagram no Estúdio de Criação

Para gerenciar suas contas no Instagram no Estúdio de Criação Facebook, você deve ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo no Instagram.

Além disso, é preciso que ela esteja vinculada sua conta do Instagram a uma página do Facebook que você gerencia.

Se esses requisitos estiverem cumpridos, você deve:

Passo 1. Acessar o Estúdio de Criação em um computador;

Passo 2. Selecionar o ícone da logo do Instagram na parte superior da tela;

Passo 3.  Clicar em Contas do Instagram no menu lateral esquerdo;

Passo 4. Em seguida, clicar em Adicionar conta do Instagram;

Passo 5. Por fim, faça login da conta que deseja usar no Estúdio de Criação Facebook.

Pronto, você já poderá usar o Estúdio de Criação Facebook para programar posts, responder DMs e acompanhar as métricas do seu Instagram.

Como agendar publicações no Estúdio de Criação Facebook

O recurso mais amado do Creator Studio é, sem dúvida, o agendamento gratuito de publicações.

Muita gente que antes pagava ferramentas de terceiros para ter acesso a esse recurso, agora aproveita essa função do Estúdio.

Por isso, vamos te mostrar como usá-la.

Agendar posts no Facebook:

Passo 1. Acesse o Estúdio de Criação Facebook;

Passo 2. Clique em Publique Algo;

Passo 3. Na janela que irá abrir, insira o texto e a mídia que deseja usar em sua publicação;

Passo 4. Role a página e clique na seta ao lado do botão Publicar;

Passo 5. No menu suspenso, selecione a opção Agendar;

Passo 6. Em seguida, defina dia e horário para que o post seja publicado;

Passo 7. Então, basta clicar em Programar.

Pronto, seu post para o Facebook estará agendado.

Caso precise editá-lo, basta acessar sua Biblioteca de Conteúdo e depois a aba Programados. Lá você pode ver todos os conteúdos que estão agendados.

Agendar posts no Instagram

Passo 1. Acesse o Estúdio de Criação em um computador;

Passo 2. Selecione o ícone da logo do Instagram na parte superior da tela;

Passo 3. No menu lateral direito, selecione o botão Criar publicação;

Passo 4. Selecione Feed do Instagram;

Passo 5. Faça upload do texto e da mídia do seu post;

Passo 6. Marque o box no fim da página se desejar que sua publicação também vá para o Facebook;

Passo 7. Clique na seta ao lado de Publicar e escolha Programação;

Passo 8. Defina dia e hora para o post ir para o ar e clique em Programação.

Pronto, sua publicação para o Instagram estará programada para ser distribuída no dia e horário que você escolheu.

Para colocar um vídeo no IGTV o processo é basicamente o mesmo, a diferença é que no passo 4 você precisará escolher o IGTV.

Importante: ainda não há como programar Stories do Instagram no Estúdio de Criação. Você consegue apenas criar histórias para o Facebook, mas elas são publicadas na hora.

O Estúdio de Criação Facebook vale a pena?

Muitas pessoas se perguntam se usar o Estúdio de Criação Facebook vale a pena. E, de modo geral, a resposta é: sim!

Em primeiro lugar: vale, pois sem ela você não tem acesso aos insights das suas páginas, por exemplo. Já que foi tudo transportado para lá.

Outro ponto é que a ferramenta vem sendo aprimorada a cada dia e facilita muito ter tudo em um só lugar.

O fato de permitir agendar os posts do Instagram já é um grande ponto a favor do Estúdio.

Mas é importante ter em mente que nem tudo são flores.

Muito gente enfrenta dificuldades com o Estúdio de Criação. Problemas como: posts agendados que somem ou que são publicados mais de uma vez.

Acreditamos que isso se deve ao fato de ser uma ferramenta recente e ainda em desenvolvimento.

De qualquer maneira, acreditamos que vale sim usar o Estúdio de Criação Facebook e, justamente por isso, usamos ele diariamente.

E você, pretende utilizar o Creator Studio na estratégia de marketing digital da sua empresa? Conta aqui nos comentários o que acha dessa ferramenta.

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Entidades: Facebook | Instagram

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