Como entrar no Gmail no celular? Confira o passo a passo

por | dez 14, 2021 | Google | 0 Comentários


A tarefa de entrar no Gmail no celular é algo que pode ser bem prático. Esse texto vai tirar todas as suas dúvidas a respeito de como fazer esse passo a passo se você tem uma conta Gmail.

O Gmail é um serviço de Webmail gratuito do Google, configurado em HTTPS, o que garante segurança entre as mensagens criptografadas. Quando uma conta do Gmail é criada, você passa a ter também uma conta do Google de forma automática, basta fazer login e pronto.

O melhor disso é que a conta Google oferece 15 GB de armazenamento para distribuir entre os serviços do Gmail, Google Drive e Google fotos. A possibilidade de ter tanto espaço em um só lugar fez com que várias pessoas escolham o Gmail, pois não precisam de outra conta para ter acesso a todos os serviços.

Mas se mesmo assim você não estiver satisfeito com a quantidade de espaço disponível, você usa mais armazenamento, existe a opção de acrescentar mais memória. Para realizar esse serviço, é preciso contratar o Google One, um recurso premium que pode ser bastante útil para a necessidade de armazenar uma quantidade considerável de mídia no seu computador.

Vantagens do Gmail

  • Acrescenta marcadores aos e-mails para facilitar a organização;
  • Contém grande espaço de armazenamento: aceita até 25 MB por mensagem para anexos e 15 GB distribuídos pelos serviços existentes na plataforma do Google;
  • Oferece RSS integrado – distribuição do conteúdo em tempo real;
  • Possibilidade de dividir as mensagens em grupos – faculdade, trabalho, família, amigos;
  • Possui o Google chat – serviço de mensagens instantâneas que armazena o histórico de conversação;
  • Apresenta filtro de mensagem – campo para realizar a busca de mensagens;
  • Permite que as imagens sejam salvas no Google Fotos;
  • Tem a opção de verificar se o email enviado foi lido pelo destinatário;
  • Tem a opção de editar documentos do Office em anexos de email;
  • Apresenta a função de adicionar uma assinatura personalizada ao final do texto a ser enviado;
  • Tem uma aba lateral com todos os contatos para facilitar a busca por seus amigos e a comunicação;
  • Faz a integração com o Google Drive e permite o acesso de terceiro aos arquivos compartilhados.

Saiba Mais: Como fazer backup dos contatos do iPhone para o Gmail?


Como entrar no Gmail no celular?

Nesse tutorial, será usado como exemplo o aplicativo para Android:

Passo 1.

Inicialmente, desbloqueie a tela do seu celular e procure pelo ícone do Google, que geralmente já vem instalado no dispositivo. No sistema Android, geralmente, você já encontra uma pasta que já vem junto com vários outros aplicativos do Google.

Nessa pasta, você encontra aplicativos como o Chrome, Gmail, Maps, Youtube e Fotos. Escolha o aplicativo do Google ou do Chrome, que com certeza deve ter no seu aparelho. Para o tutorial, vamos usar o site do Google para mostrar como fazer cada etapa;

Passo 2.


Depois que você selecionar esse ícone, o dispositivo vai direcionar para a página inicial de busca do Google. Nele, encontramos o ícone de um círculo azul com a silhueta de uma pessoa desenhada. Selecione esse símbolo que se encontra na parte superior direita da tela;

Passo 3.

Aparecerá na sua tela uma mensagem com opções relacionadas à conta do Google, como configurações, ajuda e feedback. Nessa parte, selecione o botão azul no qual está escrito “Fazer login”;

Passo 4.

O dispositivo vai verificar os seus dados e depois você vai entrar na página de fazer o login da conta do Google;Como entrar no Gmail no celular? Confira o passo a passo


Passo 5.

Agora é só digitar o seu email do G mail nesse espaço em retângulo. Em seguida, selecionar a opção “Próxima”;

Passo 6.

A etapa seguinte é digitar a sua senha usada para entrar no Gmail e depois clicar no botão escrito “Próxima”;

Passo 7.


Pode ser que apareça para você o novo recurso de segurança usado pelo Google para melhorar a segurança dos usuários. Essa parte se chama “Verificação em duas etapas” e ela consiste em verificar se é você mesmo que está tentando entrar na conta e evitar a invasão de outras pessoas.

O Google enviará uma notificação para o seu celular e você deve tocar em “Sim” para confirmar a sua identidade. Mas se preferir tentar fazer o mesmo se outras formas existe a opção “Tentar de outro jeito”;

Passo 8.

As outras opções para realizar tal procedimento são:

  • Receber um código de segurança para validar por meio de smartphone ou tablet;
  • Obter a verificação automática no número do celular.

Como entrar no Gmail no celular? Confira o passo a passo

Passo 9.


Assim que você conectar a sua conta do email do Gmail com o aparelho, ela aparecerá na parte de cima da tela. Depois disso, existe a possibilidade de fazer o backup dos contatos e sincronizar as mensagens que receber no smartphone. Caso queira ativar essa opção basta clicar em “Ativar backup e sincronização”;

Passo 10.

A próxima página se refere aos termos de serviço do Google e do Google Play. Depois de ler, é só selecionar “Concordo”;

Passo 11.

Em seguida, aparece um texto sobre a Política de Privacidade. Depois de ler, vá em “Aceitar”;


Passo 12.

Após aceitar os Termos, o seu email do Gmail e a sua foto vão aparecer ao mesmo tempo sempre na página do Google e nas configurações da conta;

Como entrar no Gmail no celular? Confira o passo a passo

Passo 13.

Existe um pequeno tutorial explicando como a plataforma funciona. Clique em “Primeiros passos” e comece a fazer buscas no Google;

Passo 14.


Você vai digitar no buscador do Google o termo “Gmail login” e depois acessar o primeiro site que aparece no resultado de pesquisa;

Passo 15.

Quando você entrar no site do Gmail, vai ser direcionado automaticamente para a minha conta. Agora já é possível ver a sua caixa de entrada e se manter conectado com várias contas.

Como entrar no Gmail no celular? Confira o passo a passo

Saiba Mais: Gmail libera vídeo chamada para até 100 pessoas pelo Google Meet

Gmail login no celular pelo aplicativo

Uma forma de ter acesso ao Webmail na palma da sua mão é baixar o aplicativo do Gmail, que conta com versão para celular Android e iOS por meio do Google Play e da App Store.


O aplicativo do Gmail pode ser configurado como Webmail padrão no Android ou no iOS.

Nele, você pode realizar todas as funções já existentes no email do computador. O lado bom de entrar no Gmail no celular é que alguns recursos ficam mais interessantes de serem usados.

As videochamadas em alta qualidade são exemplos disso. Elas podem ser feitas por meio do Google Meet com mais praticidade. Caso você esteja na rua e seja convidado para uma reunião ou precise falar com uma pessoa de última hora, por exemplo, o aplicativo do Gmail passa a ser uma mão na roda.

Outra função que é bastante útil para ser usada é a sugestão de resposta inteligente, pois essa opção lhe ajuda a manter a interação com os outros contatos durante a correria do dia a dia.

Já é possível utilizar a resposta inteligente quando você estiver sem tempo de responder algum email, mas ainda assim achar importante enviar uma mensagem ao destinatário.


Esse recurso é muito bom para ser utilizado em situações como quando a pessoa entra de férias e vai ficar um tempo sem responder os e-mails. Nesse caso, a mensagem automática pode informar a partir de qual dia o dono da conta vai ter como entrar em contato contigo.

O app Gmail também ajuda na sua segurança, pois ele possui um filtro que tem como função bloquear mensagens que sejam identificadas como spam, malware, phishing e links suspeitos. Quando e-mails desse tipo forem detectados, o Gmail envia um alerta para que você não faça o download de anexos nem responda mensagens.

Casos frequentes de tentativa de hackeamento acontecem por conta de deslizes como clicar em links que contenham vírus. Por isso é muito importante ficar ligado antes de interagir com qualquer conteúdo que você receba na caixa de entrada ou de spam.

A partir do app Gmail, você também pode cancelar o envio de um email que já tenha sido encaminhado para o destinatário, mas o tempo para realizar o procedimento é de apenas 5 segundos. Isso evita que alguma mensagem contendo erros seja enviada de modo acidental.

Por isso, entrar no seu endereço do Gmail no celular pelo app é um modo mais fácil de ser avisado quando receber novos emails, pois o aparelho ativa a central de notificações na tela de bloqueio ou no canto superior da tela.


No próprio aplicativo, você também consegue enviar e responder convites de eventos aos seus amigos pelo Google Agenda. Os recursos de integração com outros usuários ficam no chamado Google Workspace, onde fica o Google Chat e o Google Meet.

Atualmente existe uma nova versão mais leve do aplicativo de email do Google, que se chama Gmail Go. Ele foi liberado para todos os celulares Android e possui praticamente todos os mesmos recursos do app Gmail.

A diferença é que ele não vem com a aba do Google Meet e o consumo de memória RAM é menor. Conecte-se com as suas contas do Google para entrar no Gmail pelo celular a qualquer instante com praticidade.


Entidades: Google

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixar músicas online: os 20 melhores sites Frases de Amor: as 230 mais belas Como entrar no Gmail no celular? Cantinho do Café: 15 ideias incríveis Horas iguais: qual o significado? Receitas para Airfryer: as 8 melhores