Entenda como funciona o alcance no Facebook

por | nov 14, 2017 | Facebook | 7 Comentários

O Facebook é um grande aliado para você que busca entender mais sobre os resultados da sua fanpage. E uma das métricas mais comentadas é o Alcance no Facebook.

A rede social prioriza notícias de acordo com o comportamento do usuário. Por isso, entender e analisar cada métrica é crucial para que seu negócio conquiste mais fãs, aumente o engajamento e gere mais vendas.

Porém, com o excesso de informação diária gerada no Facebook, fica ainda mais difícil obter alcance orgânico.

Por isso, separamos aqui informações importantes para você entender melhor o que é alcance no Facebook e como ele pode influenciar diretamente a análise das suas métricas.

O QUE É ALCANCE NO FACEBOOK

O alcance das publicações representa o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas. No gráfico apresentando no Facebook Insights, a métrica é dividida entre alcance orgânico e pago.

Entenda como funciona o alcance no Facebook

O alcance total refere-se ao número de pessoas que receberam alguma atividade da sua página, independentemente de onde a tenham visto. Podendo ser as suas próprias publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios feitos pela sua página, menções e check-ins.

O alcance total também é dividindo entre orgânico e pago, conforme apresentando no gráfico abaixo.

Entenda como funciona o alcance no Facebook

Lembre-se: o fato do seu conteúdo ter obtido um alto índice de alcance indica apenas que muitas pessoas o visualizaram. Já o engajamento que ele conquistar dirá quantas pessoas interagiram ou gostaram daquele conteúdo.

DIFERENÇA ENTRE ALCANCE ORGÂNICO E PAGO

O alcance orgânico representa o número total de pessoas que visualizaram suas publicações por meio de uma distribuição não paga. Ou seja, são todos os conteúdos que chegam de forma espontânea para o usuário.

O alcance pago mostra o número total de pessoas que viram suas publicações através de anúncios, ou seja, posts patrocinados.

O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?

Mas a pergunta que não quer calar… É verdade que O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?

A resposta é SIM.

Em Janeiro de 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o algoritmo do Facebook sofreu uma alteração para favorecer post de amigos e familiares, diminuindo assim o alcance das marcas dentro da plataforma.

Cada dia cresce o número de conteúdo sendo compartilhado por pessoas e empresas nas redes sociais. Por esse motivo, a ideia do CEO do Facebook é priorizar posts que realmente vão gerar alguma interação com os usuários.

No gráfico abaixo, fornecido pelo Social Baker, podemos observar a queda do alcance orgânico versus o aumento do alcance pago.

O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO

Mas isso não significa que você deva desistir do alcance orgânico. Muito pelo contrário: vale a pena definir bem suas estratégias para se destacar entre seus concorrentes.

O próprio Facebook afirma que as publicações orgânicas têm o seu valor. Segunda a rede social, as marcas que aplicarem uma estratégia de conteúdo relevante para os usuários irão, sim, alcançar as pessoas no Feed de Notícias.

CONTINUE NO BLOG

Agora que você já sabe que, para alcançar seus potenciais clientes, você precisa fornecer conteúdo relevante, que tal aprender estratégias de como criar publicações engajadas no Facebook?

Então confere o post abaixo que temos dicas incríveis para você aplicar na sua página:

3 NOVAS REGRAS DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK PARA COMEÇAR A APLICAR EM SUA PÁGINA

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Continua depois da publicidade

Entidades: Facebook

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

Facebook Business Suite: o que é e como usar?

O Facebook Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite administrar as contas do Facebook do Instagram, e do Messenger em apenas um único lugar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e fazer a conexão com mais usuários sem muito esforço.    Nele, você...

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

10 ferramentas para programar publicações no Facebook

Você sabe como programar publicações no Facebook? Se você cuida de uma página na rede social, ou se utiliza muito a plataforma como uma forma de negócio, deve saber que o tempo é um dos fatores mais importantes e um dos que mais vai influenciar o alcance que terá o...

Como entrar no Facebook sem senha?

Como entrar no Facebook sem senha?

Quanto mais praticidade durante as tarefas, mais o seu dia vai render. Se você trabalha em frente ao computador, saber alguns atalhos do teclado pode melhorar o seu rendimento. Além disso, já deixar suas senhas salvas nos navegadores pode aumentar ainda mais o seu...

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Facebook Pay: o que é e como usar para fazer pagamentos

Com a digitalização dos bancos e dos métodos de pagamento, as pessoas buscam cada vez mais formas práticas e seguras de quitar suas dívidas. E uma dessas novas alternativas é o Facebook Pay. Após o surgimento dos aplicativos de banco e até mesmo dos bancos digitais...

O que é Facebook Gaming e como usar?

O que é Facebook Gaming e como usar?

Você conhece a ferramenta do Facebook Gaming na rede social? Ela foi lançada em 2018 no Brasil com o objetivo de ser uma concorrente direta para serviços streamer como Twitch e YouTube Gaming. Em resumo, o Facebook Gaming é uma plataforma de transmissão ao vivo de...

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Quando começamos a anunciar, geralmente a insegurança faz com que o famoso "branco" apareça na hora de criar um anúncio. É justamente para ajudar neste problema que a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser sua maior aliada.  Confira a seguir como usar a...

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

O que é e como usar o Facebook Watch para assistir vídeos

Mais do que uma rede social, o Facebook oferece serviços que vão além de curtir, comentar e compartilhar. Um exemplo desses recursos é o Facebook Watch, plataforma de streaming da empresa. A ferramenta permite que os criadores de conteúdo e veículos de mídia possam...

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Facebook Lite: O que é e como entrar?

Embora o Facebook ainda seja uma rede social muito utilizada em todo o mundo, é fato que seu app ocupa muito espaço no celular. Além do mais, se você quiser utilizar o bate papo e trocar mensagens no seu smartphone, precisa ter um segundo aplicativo chamado Messenger,...

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

iOS 14 Facebook Ads: Como se preparar para as atualizações?

Se você anuncia no Facebook, em algum momento já deve ter recebido ou lido alguma informação sobre as mudanças do iOS 14 no Facebook Ads. A nova postura da Apple em relação ao rastreamento de usuários dentro de aplicativos para dispositivos que rodam o iOS está dando...

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram?

Como impulsionar no Facebook e Instagram? Não tem jeito! Se você quer que os seus posts nas redes sociais alcancem cada vez mais pessoas e tenham cada vez mais visualizações, precisa saber responder essa pergunta. Além do mais, essa é uma outra maneira de conseguir...

7 Comentários

  1. Guatemir Vidal

    Oi! Camila esse conteúdo é muito bom, com ele vou poder criar posts interessantes. Obrigado!

    Responder
    • Stephanie Quadros

      Que legal Guatemir!

      Ficamos felizes em estar lhe ajudando!

      Um abraço,

      #EquipeCamilaPorto

      Responder
  2. João Almeida

    Oi, Camila. Fiquei com uma dúvida: os anúncios diminuem o alcance orgânico das páginas? Há alguma informação a respeito disso? Estou começando a trabalhar na área e, como sigo as suas dicas de engajamento na forma orgânica, não queria perder o engajamento que tenho atualmente. Obrigado desde já!

    Responder
    • Glaucia Périco

      Oi, João
      Não temos informação a respeito.
      Os anúncios fazem com que as publicações cheguem a mais pessoas.
      Um abraço, #EquipeCP

      Responder
  3. Paulo

    Olá. Sou Personal trainer em SP. E gostaria de saber se o social Sell irá me ajudar a ter mais alunos

    Responder
    • Andressa Elesbão

      Oi, Paulo.
      Sim, o curso pode te ajudar a conquistar novos alunos por meio das mídias sociais.
      Você pode entrar em nosso site para verificar melhor: https://socialsell.com.br/
      Abraços, #EquipeCP

      Responder
  4. Leonardo

    Obrigado pelo conteúdo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Continua depois da publicidade

Pin It on Pinterest