Ensaio fotográfico casal: dicas e ideias para fazer o seu

por | jun 10, 2022 | Notícias | 0 Comentários


Falando sobre fotografia que é um conjunto de detalhes que somam técnica do fotografo com a pós-produção, existe um detalhe entre esses dois que precisamos ter controle que é a direção dos fotografados. Não adianta ter o melhor equipamento, a melhor luz, a melhor configuração e a melhor edição, e não ter a melhor pose.

É justamente nesse quesito que o artigo de hoje vai ajudar você a fazer um ensaio fotográfico casal de sucesso, com ótimas dicas de poses.

Ensaio fotográfico casal: dicas e ideias para fazer o seu ensaio

Aqui nós temos 2 seguimentos, onde um é no papel de fotógrafo profissional e o outro é no papel de você produzir suas fotos, seja sozinho ou com ajuda de algum amigo.

Se você for um fotógrafo, para ter um bom desempenho nas fotos, é necessário buscar um bom relacionamento com o casal antes de iniciar os “clicks”.

Conhecer um pouco do casal, analisar quais são os gostos que eles tem, ver qual cenário eles se identificam mais e principalmente sua história de vida. Ás vezes muitos casais acabam achando que suas histórias de vida não trazem tanto detalhes para o que pode ser utilizado nos detalhes.


Por isso, é importante marcar uma reunião antes, fazer uma prévia do cotidiano de cada um e extrair ao máximo as informações que serão necessárias.

Se você vai produzir suas fotos por conta própria, converse com seu parceiro e pensem em locais que representem um pouco da história de vocês, como local onde vocês se conheceram, locais onde mais se encontram, algum elemento que represente o relacionamento de vocês, como algum presente, um carro ou moto, dentre outros. Mas isso veremos um pouco mais a frente.

Saiba Mais: Os 11 melhores sites para remover fundo de fotos online

Ensaio fotográfico casal: Escolha do cenário

Como mencionado anteriormente, a história do casal diz muito na escolha do cenário. Isso ajudará a escolher um local onde eles se sintam mais a vontade pra fotos, e de repente criem a sua identidade nesse cenário.

Você deverá identificar se o casal é tímido ou desinibido, pois o casal que aparentemente se mostra tímido, não ficará a vontade pra tirar fotos no local cercado de pessoas, diferentemente de casais desinibidos, que poderiam ser fotografados no meio de uma multidão de pessoas.


Sugere-se que o casal faça essa escolha de modo que possam ficar tranquilos. A escolha do cenário pode variar em um campo, litoral ou nos centros urbanos, dentre outros.

Sempre que for fotografar em ambientes externos, ao ar livre, fique atento a posição do sol para que tenha um aproveitamento da luz natural, de modo que favoreça na sua produção.

Ensaio fotográfico casal

Fonte: Pinterest

Ensaio fotográfico casal: Ideias para usar roupas e objetos

É importante que o casal usem roupas confortáveis, roupas que eles gostem de usar no seu dia-a-dia e que estejam adequadas a temperatura do cenário escolhido, exceto você esteja buscando fotos mais controversas e descontraídas, como por exemplo, fotos de trajes de gala na praia. Não seria comum, mas provavelmente seria engraçado.

Não fica viável escolher roupas que não tragam mobilidade para o casal, ou que de repente os deixem com muito frio ou calor, o que vai importar é que eles estejam seguros e confortáveis com suas escolhas. E falando em objetos, é sugerido que se leve o mínimo possível para que o cenário fique o mais natural possível e para que apareça o que realmente vai importar, que são as pessoas.


Ensaio fotográfico casal

Fonte: Pinterest

Ensaio fotográfico casal: Deixe o casal à vontade ou esteja a vontade

O fotógrafo ao iniciar seus trabalhos, deve pedir permissão ao casal, não verbalmente e sim ter uma conexão entre o casal, é necessário que aconteça uma interação entre eles durante o ensaio, é importante que o casal se toque, converse e possa se sentir através de gestos e contato visual um com o outro, fazendo com que o fotografo tire fotos inesperadas e capture cenas naturais.

No deslocamento para o local do ensaio fotográfico do casal, perceba algum lugar que possa tirar fotos lindas, com algumas paisagens para criar planos de fundos diferentes.

Um improviso assim acaba surpreendendo o casal e permitindo imagens mais autênticas. Fotografar casais envolve emoção e sentimento da parte deles.  Para ter uma boa captura da imagem, é preciso que o sentimento haja entre eles e para quem estiver fotografando, apenas mostre seu ponto de vista de uma forma autêntica.

Uma boa dica é tentar capturar momentos em que o casal não espera estar sendo fotografado. Isso rende boas fotos, com sorrisos naturais e até troca de carinhos sem serem artificiais. Fotografe o máximo possível.


Ensaio fotográfico casal

Fonte: Pinterest

Ensaio fotográfico casal: Foque nas cenas e não no casal

É importante que o casal esteja bem posicionado e deixar que eles interajam entre eles, sendo assim quando esse momento mágico acontecer, você estará pronto para tirar as melhores fotografias. Quando se fala em focar nas cenas e não no casal, é deixar que o casal fique a vontade para se movimentar com naturalidade, sem interferir em seus movimentos.

Fotos de casais, como em pré casamento, registrando os noivos e a cena como um todo. É preciso registrar amor contido naquele momento.

Alguns casais extrovertidos já tomam a iniciativa de algumas cenas, como correndo, caminhando e até mesmo pulando, já outros casais, mais introvertidos, tendem a escolher suas fotos sentadas no chão, em bancos, ou em algumas poses estáticas.

Para casais mais ousados, sugira causar. Os ensaios normalmente seguem um tipo de padrão como um lindo cenário, uma bela luz, que tornam o cenário com belas imagens e com amor, porém como quase uma regra.


É sugerido a esses casais que fotografem a noite, aproveite as estrelas, use as luzes da cidade, seja ousado!

Ensaio fotográfico casal

Fonte: Pinterest

Saiba Mais: Pose para fotos sozinha: 48 ideias para arrasar

Ensaio fotográfico casal: Equipamentos que podem te ajudar

Ensaio fotográfico casal

Fonte: Pinterest

Essas dicas são mais para você que é fotógrafo, principalmente se for iniciante ou para os entusiastas a fotografia. Dessa forma, pode valer o investimento em equipamentos.


Para um cenário natural ou com luz externa, um equipamento com lentes simples fixas, já irão ajudar muito no momento como este. Configurar o disparo para o modo de sequência, ajuda a não perder a foto se um dos dois piscar os olhos. Alguns flashes limitam o movimento e a dinâmica do ensaio, e de alguma forma acabam criando uma dependência do fotógrafo pelo equipamento.

Em algumas cenas de ação é necessário utilizar o foco em AI SERVO para manter a câmera acompanhando o movimento do casal. Indicam-se lentes leves para que não se perca a mobilidade e tentar utilizar duas distancias focais, uma grande teleobjetiva e outra grande ocular, permitindo você usar e criar variedades de imagens aproveitando o cenário e fotos com ângulos mais fechados.

Se você for optar em usar apenas uma lente, opte em escolher a 50mm que é bem mais versátil e realiza lindos resultados.

Ensaio fotográfico casal: Saiba como usar a função de seu celular para tirar belíssimas fotos

Existe uma função em seu aparelho onde tira as fotos que é o Temporizador ou Timer, onde tem um ícone ou figura de despertador. Nele, você consegue colocar os segundos que você espera que dê tempo para alcançar o tempo do click, podendo ser de 3 a 10 segundos para você se posicionar para a foto.

Com essa função no celular, você consegue usar um tripé, usar o braço como apoio, usar qualquer apoio que dê pra colocar o aparelho celular, e é só aproveitar as poses. Divirta-se!


Saiba Mais: Como usar o editor de fotos profissional Lightroom no celular

Ensaio fotográfico casal: Ideias de como tirar fotos de casal do seu aparelho celular em casa

Este vídeo do Youtube do Canal Iza Ribeiro contém dicas de fotos para casal para você fazer sozinho. Vale a pena assistir!

Neste vídeo do Canal Adriano Portugal, um fotógrafo renomado ensina como tirar fotos em poses diferentes, e diga-se de passagem, fotos belíssimas!

Ensaio fotográfico casal: Aprendendo a fotografar

Se você quer aprender a fotografar como hobby e aceita pagar para aprimorar suas fotos ou se você quer iniciar na profissão de fotógrafo e não sabe por onde, a Udemy tem cursos online que podem lhe ajudar.

No curso Fotografia: Direção de Casais na Prática, você irá aprender sobre comportamento humano, noções de luz e composições voltadas para a direção de casais, leitura corporal, tipos de luz e modificadores, composição, empatia, edição das fotos da prática, ainda contém um ensaio completo gravado exemplificando todas as técnicas, como a própria plataforma diz.


O valor do curso é R$229,90, mas em alguns períodos você pode conseguir um valor promocional. Vale a pena ficar atento aos períodos promocionais.


Entidades: Pinterest | Youtube

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shopee Xpress: como rastrear seu pedido Casa de madeira: 10 projetos para te inspirar Apelido para namorado Criptomoedas para 2022 Bolos Vulcão Corretora de criptomoedas