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Endomarketing: 10 boas ações para uma cultura organizacional

por | nov 26, 2020 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Passamos uma boa parte de nossas vidas exercendo nossa função em um ambiente corporativo. Por isso, é muito importante fazer aquilo que amamos. Além disso, práticas de endomarketing podem manter a cultura organizacional saudável e produtiva.

ENDOMARKETING CONCEITO

Assim como as organizações produzem ações de marketing visando buscar clientes, o endomarketing é a estratégia de marketing voltada para seus clientes internos.

Ou seja, endomarketing é o conjunto de ações de marketing institucional, com o objetivo de melhorar a imagem da empresa com seus colaboradores.

Por esse motivo, algumas pessoas também chamam o endomarketing de marketing interno. Essas estratégias ajudam a divulgar os benefícios em se trabalhar em uma determinada empresa.

Com esse clima de “um bom motivo para trabalhar aqui”, muitas empresas conseguem reduzir consideravelmente seu turnover. Ou seja, a rotatividade de funcionários.

Saiba Mais: Palestra motivacional e 10 vídeos inspiradores para equipes

O conceito surgiu por aqui lá em 1975, há um bom tempo. Primeiramente, foi aplicado por um executivo da empresa Johnson & Johnson.

Quando a multinacional começou a desenvolver ações de integração entre seus colaboradores, muitas outras empresas grandes se interessaram pelo tema. O que não significa que o endomarketing é restrito apenas as grandes corporações.

O objetivo não é apenas criar uma comunicação ou propaganda institucional com os colaboradores. Mas também incentivar a participação deles em estratégias focadas em resultados.

COMO SE APLICA O ENDOMARKETING

Para aplicar as estratégias de endomarketing com sua equipe, é importante que tanto o departamento de recursos humanos como o de marketing estejam alinhados.

São esses dois departamentos que devem sentar e elaborar as estratégias de endomarketing conjuntamente. O RH irá colaborar levantando os principais desafios e demandas dos colaboradores. Já o marketing irá definir a forma de repassar a mensagem do RH e a criação do material necessário.

As estratégias elaboradas devem facilitar a interação entre uma empresa e seus funcionários. Essas interações podem ser focadas em alinhamentos de objetivos, metas e feedbacks de melhorias contínuas, por exemplo.

Além disso, o endomarketing visa desenvolver estratégias de longo prazo e fortalecimento da cultura organizacional.

EXEMPLOS DE ENDOMARKETING: AÇÕES QUE VOCÊ PODE APLICAR COM SUA EQUIPE

1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

Primeiramente, é preciso entender qual a percepção os colaboradores têm sobre a sua empresa.Entender como eles se sentem em relação ao ambiente de trabalho.

Isso pode ser levantado quando questionamos: o que valorizam? o que sentem falta? quais benefícios eles precisam?

Buscar levantar se eles se sentem motivados, reconhecidos e qualificados em seus cargos.

O resultado da pesquisa de clima organizacional será um guia para elaboração das estratégias de endomarketing.

2. Promova eventos institucionais internos

Seja qual for o formato definido, um café, uma palestra, um happy hour ou jogos internos.

O importante é que esses eventos estimulem o relacionamento entre colaboradores, a criatividade, o trabalho em equipe e a colaboração, por exemplo.

3. Desenvolva a comunicação interna

Existem várias formas para uma organização comunicar e informar seu time. Pode ser pela intranet, mural, grupos em chat, por vídeo, texto, mensagens, etc.

O importante é que a comunicação seja constante e transparente. Além disso, devem ser sistematizadas a fim de atingir todos os colaboradores da mesma forma.

Divulgue o alcance das metas e resultados, assim eles comprovarão que fazem parte desse processo. Também os planos futuros, a longo prazo, para que eles saibam o que a organização espera de cada um.

Se possível, mantenha um canal para que os colaboradores possam se comunicar também com a organização. Principalmente, nas grandes corporações, muitas vezes há dificuldade de comunicação com as áreas mais estratégicas.

4. Invista na integração entre equipes 

A famosa festa da firma, os aniversariantes do mês e o cafezinho da tarde são uma ótima forma de integração entre equipes.

Entretanto, é possível que a empresa desenvolva ações mais intensificadas de interação, com base nas informações da pesquisa de clima organizacional.

Exemplos: um dia de cinema, assistir um jogo de futebol no estádio, uma excursão para o campo para um fim de semana relax.

O importante é considerar o que o time gosta, para que eles aproveitem e a interação entre os colaboradores flua.

5. Tenha um programa de benefícios

Além do plano de saúde e do vale refeição, outros benefícios podem ser inclusos na política da organização. Esses benefícios são importantes para reter talentos.

Algumas dicas de benefícios normalmente bem vistos pelos colaboradores são o auxílio-capacitação, auxílio-creche e horário flexível.

Uma dica aqui é consultar a convenção sindical e a legislação trabalhista para cumprir as exigências de cada categoria e evitar problemas.

6. Realize treinamentos

Investir na capacitação da equipe garante mais segurança e autonomia no desempenho das funções. Além de uma equipe capacitada, você também terá uma equipe motivada.

A dica aqui é fazer ações para replicar o conhecimento adquirido. Quando um colaborador realizar um curso, ele poderá compartilhar o conhecimento com os demais colegas.

7. Participe de eventos

Incentive a participação da sua equipe em feiras, palestras e eventos relacionados ao seu mercado. Essas iniciativas também são formas de praticar o endomarketing.

Além disso, realizar palestras e convidar participantes do time pra palestrar também é um agente motivador.

8. Materialize um ambiente inspirador

Instalações e local de trabalho seguro, limpo e com ferramentas adequadas são obrigações básicas de toda empresa.

Mas, além disso, as organizações podem planejar espaços acolhedores, decorados e modernos. Quem não gosta de compartilhar um espaço bonito, não é mesmo?

Há empresas que investem em salas de descanso, espaço para leitura, sala de ginástica e outros.

Utilizar esses espaços para espalhar as cores e ideias institucionais também é muito importante. Estampar a missão, visão e valores nas paredes, frases e pensamentos que a organização acredita também é uma forma de materializar e reforçar os valores de uma empresa.

São formas de manter sempre fresco na memória dos funcionários quais valores eles compartilham com a organização e porque escolheram trabalhar ali.

9. Invista em uma cultura inovadora

Somos seres em constante evolução. Assim como o mercado ao nosso redor muda de forma acelerada, a empresa também precisa acompanhar.

É inerente ao ser humano buscar sua evolução através da inovação. Por isso, a importância de implantar processos novos, estimular o uso de tecnologias e novas ferramentas.

Isso tudo ajuda a compartilhar uma cultura inovadora e estimular a criatividade das equipes.

10. Capriche na produção de materiais institucionais

Seja por meio de vídeos institucionais, redes sociais, calendários ou agendas.

Compartilhe a história da organização com seus colaboradores, toda sua trajetória, conquistas e dificuldades superadas. São formas de fazer com que a equipe se sinta pertencente na vida da organização.

Se possível, chame os colaboradores para participarem desses materiais, seja com fotos, depoimentos, vídeos.

Isso também estimula novos talentos a querer fazer parte da equipe.

ENDOMARKETING: QUAIS VANTAGENS A ORGANIZAÇÃO TERÁ COM ESSAS AÇÕES?

1. Equipe motivada

Trabalhar em um local que cuida, incentiva e reconhece seus colaboradores é certamente muito motivador. Cada vez mais as pessoas consideram isso como o seu trabalho ideal.

Isso os torna guardiões da marca. Por isso, é comum, em empresas que trabalharam de forma correta o endomarketing, que seus colaboradores indiquem a organização como um lugar bom para trabalhar.

Normalmente quanto a empresa alcança uma certificação como a Great Place to Work, os colaboradores se engajam, compartilhando a novidade em suas redes sociais e usando avatar nas fotos de perfil.

2. Mais produtividade

A motivação está diretamente ligada à produtividade. Uma equipe motivada tende a ser mais produtiva e por isso, atingir mais metas.

Além disso, as ações de endomarketing deixam claro onde a empresa quer chegar e o que espera de seus colaboradores. Assim, fica mais fácil ser pró-ativo e entregar um trabalho melhor.

3. Retenção de talentos

Profissionais bem qualificados são disputados entre organizações. Uma política forte de endomarketing leva ao desinteresse por outras organizações.

Quando RH e marketing estão bem alinhados, conseguem desenvolver políticas e ações que atendam todas as necessidades da pirâmide humana.

4. Engajamento 

A comunicação interna bem estruturada, acompanhada de ações de endomarketing, incentivam a participação de todos da equipe.

Assim, as pessoas se sentem mais seguras em contribuir, dar ideias inovadoras e apontar falhas nos processos.

5. Clima Organizacional

Ações de endomarketing tornam o clima organizacional saudável. Isto contribui para menor rotatividade, menos atestados médicos, menos intrigas entre colaboradores, menos fofoca entre times e rivalidade negativa.

Ao invés disso, o público interno preza pelo respeito, pela colaboração, pela empatia e pela conquista de metas.

ENDOMARKETING: EXEMPLOS DE APLICAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS

Toyota

A Toyota é uma empresa muito conhecida do ramo automotivo, isso quase todo mundo sabe. O que pouca gente conhece é que quando um colaborador é admitido, o mesmo passará por cinco meses de treinamento.

Esse treinamento não é apenas técnico, mas também, tem por objetivo disseminar os valores e posicionamento da marca no mercado. Assim é possível alinhar objetivos e ações pessoais com os da organização. Além disso, é uma organização que investe tempo para entender as necessidades de seus colaboradores e está sempre aberta para sugestões e melhorias.

Em se tratando de recursos humanos, seu trabalho prioriza a integração e a criatividade da equipe.

Netflix

A plataforma que trabalha em todos os países mantém um bom desempenho também quando o assunto é endomarketing. Lá os colaboradores são incentivados a tomarem decisão pelo bem de sua marca, de forma autônoma e desburocratizada.

A empresa mantém escritórios temáticos de acordo com suas produções de sucesso. Tudo para que seus colaboradores se sintam parte do processo, não afastando eles das grandes celebridades contratadas pela marca.

Magazine Luiza

A empresa vem se destacando entre seus colaboradores por incentivar a capacitação e treinamentos contínuos e também por descentralizar a tomada de decisão.

Hoje, o Magazine Luiza é uma das empresas que mais crescem e mais faturam no mercado brasileiro.

FIAT

A FIAT tem por lema tratar seus clientes internos com o mesmo cuidado que trata os externos. Pensando nisso, os colaboradores são os primeiros a testar os veículos lançados.

Outra ação de endomarketing muito bacana é o envolvimento familiar. A FIAT promove comemorações como: aniversários, bodas de casamento e baile de debutantes que reúnem funcionários e familiares.

ENDOMARKETING: CONCLUSÃO

Percebemos que o endomarketing é uma forma de cuidar do capital humano da organização. Uma estratégia bem aplicada pode ser capaz de motivar e reter um talento na organização.

O que vale destacar aqui, é que as ações de endomarketing não são únicas ou realizáveis apenas por um momento. Elas devem estar incluídas no planejamento estratégico da organização e alinhadas com seus objetivos.

Por se tratar de ações de longo prazo, as estratégias de endomarketing devem ser avaliadas, testadas e melhoradas constantemente. Ou seja, são parte da rotina organizacional.

Seja qual for o seu negócio: marketing digital, comércio, produção, ensino: se você possui uma equipe de colaboradores, pode e deve aplicar as estratégias que sugerimos nesse texto.

Isso não só é bom para sua equipe, mas também pode trazer resultados surpreendentes para a sua organização.

E você já vivenciou uma estratégia de endomarketing bem aplicada em alguma organização?

Se sim, compartilhe aqui nos comentários. Queremos saber o que as empresas estão fazendo para reter talentos.

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Entidades: Magazine Luiza | Netflix

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