Empréstimos no cartão de credito: como fazer?

por | abr 7, 2022 | Finanças | 0 Comentários


Todo mundo em algum momento da vida pode precisar de um empréstimo, seja para realizar um sonho ou para uma necessidade maior. Melhor ainda se puder ser com empréstimos no cartão de crédito e ainda sem comprometer o seu limite do cartão, não é?

Nos últimos tempos está cada vez mais simples fazer a adesão de um empréstimo após as evoluções bancárias, principalmente realizadas pelas fintechs, que são empresas de soluções financeiras com uso de tecnologias.

Junto a essas facilitações, surgiu a possibilidade de se fazer empréstimo através do cartão de crédito. Não são todas as instituições bancárias que permitem, mas já há muitas delas disponibilizando o serviço.

Como saber se meu cartão de crédito faz empréstimo?

É simples: entre em contato com a instituição do seu cartão através dos canais de atendimento ou verifique no aplicativo ou site se há a disponibilidade desse serviço.

Normalmente essa função está disponível na opção Empréstimos ou na própria opção Cartão de Crédito.


Quais cartões fazem empréstimo nesta modalidade?

empréstimos no cartão de crédito

Cartão C6 Bank

É o cartão da C6 Bank que é um dos bancos digitais atuais que permite ao seu cliente várias modalidades de crédito e tudo realizado através do seu aplicativo.

Pan Mastercard Zero Anuidade

É o cartão do Banco Pan da bandeira Mastercard com taxa zero de anuidade. Também é uma conta digital onde as operações são realizadas por seu aplicativo.

Itaucard Click Platinum

Um dos vários cartões que o Banco Itaú disponibiliza aos seus clientes é o Itaú Click Platinum e que permite realizar empréstimo através da função do cartão de crédito.

Inter Mastercard Gold

É o cartão de entrada do Banco Inter, bem reconhecido pela cor laranja. O Banco Inter foi um dos pioneiros na modalidade de conta digital no Brasil.

Santander SX

É o cartão do Banco Santander que também disponibiliza a opção de empréstimo através da função cartão de crédito.


Como funciona a solicitação de empréstimos no cartão de crédito?

A vantagem é que você não precisa ser correntista de um banco para conseguir um empréstimo, pois ele é feito diretamente através do cartão de crédito, mas sem ocupar o limite do cartão. Porém, as parcelas do empréstimo são registradas diretamente na fatura.

É importante ficar atento as taxas, pois por não se tratar de uma modalidade tradicional, os juros tendem a serem maiores.

O valor solicitado será creditado/depositado em uma conta corrente ou poupança de sua preferência desde que você seja o titular dela.

Saiba Mais: Qual o melhor banco digital para empréstimo

Qual valor posso pegar emprestado?

Algumas operadoras de cartão dão como margem de crédito para empréstimos o mesmo valor do limite do seu cartão. Isso acontece porque não haverá nenhuma garantia sobre o seu pagamento ser cumprido.


Também é possível que ocorra valores diferentes, pois as operadoras/bancos podem ter regras diferentes para a disponibilização de crédito.

Outro ponto importante é que as taxas de juros elas podem variar de acordo com o perfil de crédito do solicitante, por exemplo, de acordo com o seu score. Assim, uma outra pessoa pode ter taxas melhores ou piores que as suas.

Tenha muita atenção ao solicitar empréstimos no cartão de crédito

Fique atento aos juros abusivos, pois as taxas de juros para esta modalidade costumam ser mais altas devido a falta de garantias sobre seu pagamento. Entretanto, os juros abusivos são uma prática ilegal.

Se você quiser consultar, o Banco Central disponibiliza todas as taxas de juros cobradas pelas instituições bancárias. A seguir, listamos algumas taxas dos principais bancos que foram retiradas diretamente do site do BC:

Empréstimos no cartão de crédito

Fonte: Banco Central


Como solicitar empréstimos no cartão de crédito?

Acesse o seu aplicativo ou site do cartão de crédito.

Na tela de adesão, informe o valor desejado e faça uma simulação de acordo com a quantidade de parcelas desejadas. Nele, você também terá informações como taxas de juros e o valor de cada parcela.

Se a simulação estiver de acordo com o seu bolso, confirme a operação para que seja enviada uma proposta de análise do crédito para seu perfil. O banco irá analisar todas as informações e verificar seu histórico. Nessa etapa são analisadas, por exemplo, faixa de renda, score de crédito (SPC/SERASA), relacionamentos com outras instituições, etc.

Após aprovado, será enviada uma notificação para que você confirme digitalmente a sua adesão ao empréstimo de acordo com os termos combinados e demonstrado na simulação. Leia com atenção e assine o contrato.

Normalmente após essa etapa, você não conseguirá desfazer a operação, pois você assinou que estava de acordo com as condições e o dinheiro será creditado na sua conta corrente.


Depois é só aguardar o dinheiro ser liberado na sua conta. Para isso, há instituições que fazem a liberação de modo instantâneo e outras que liberam em até 3 dias úteis. Isso pode variar de acordo com o valor solicitado também.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.